Aulas para deficientes visuais e (ou) auditivos.

    Autor Mensagem
    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/08


    Nestes últimos 2 anos eu tive a experiencia de dar aulas para deficientes visuais e auditivos,e por força da necessidade eu estou quase terminando um "método" para estas aulas, se alguém tiver alguma coisa, e queira compartilhar. Será de grande proveito.
    Deficintes visuais: Aulas de bateria e teclado.
    Deficiente auditivo: Aulas de flauta doce, teclado (só com partitura)
    Um abraço

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Legal a iniciativa. Ja vi alguns deficientes visuais tocando violão e guitarra, eles tocavam como se fosse um piano. E alguns outros não, tocavam normal.
    A flauta pra visuais eu acho que também é valido, só acho que é dificil pra crianças. Uma vez que eles sentirem o instrumento, vão conseguir achar os orifícios.
    Vou dar uma procurada aqui, acho que tenho alguma coisa. Mas pode ser que demore, se não tiver aqui em casa vou ter que ir ver no meu arquivo

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Valeu...

    CheshireCat
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Quero aprender a ler partitura em braile. Meu professor dá aula pra cegos, e eu acho bacana, quero fazer isso também. =)

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo

    deficientes auditivos não quer dizer surdos, certo??
    Uma coisa legal é que os surdos tem mais facilidade para se adaptar a instrumentos de percussão, como bateria, por poder sentir o "ritmo" no corpo...

    Seria interessante vc mostrar exemplos aos alunos, como a evelyn glennie!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    BaNdAiD
    deficientes auditivos não quer dizer surdos, certo??

    Uns ouvem muito pouco e com ajuda de aparelhos. Os outros são totalmente surdos.

    instrumentos de percussão

    Isso eu fiz quando eu comecei, depois eu passei para partituras. Tenho aluno que está tocando clarinete.(Ainda com limitações) Quero coloca-lo na banda da cidade.
    Qualquer idéia é válida. Quero aprimorar um pouco mais, e isso só vai acontecer com troca de idéias. Principalmente aquí.

    CheshireCat
    Quero aprender a ler partitura em braile

    Eu já leio muita coisa em braile. Estou estudadndo. Mas já me viro.
    Tem uma Escola aquí na cidade que tem uma máquina para escrever em braile, eles tem me ajudado bastante.

    Qualquer coisa que vc souber, não deixe de postar. Até as que vc acha que são meio sem sentido. Eu tenho feito várias experiencias ( método de ensino) as vezes não dá certo, aí tenho que pensar em outra forma.

    Eu vou começar a ensinar pessoas com deficiência fisica ( principalmente nas mãos) vou tentar.

    Um abraço

    Headstock invertido
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Legal isso cara! Eu ainda acho que deveria se ensinar Braile e linguegem de sinais na escola pra todo mundo, afinal o deficiente aprende a lingua de sinais, mas ele tenta falar e o outro não entende e não sabe falar com ele...resultado: eles ficam apenas se falando entre si...

    Pardal
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo

    Antes de tudo, parabéns pela iniciativa!

    Segundo de tudo, eu aprendi a escrever partituras em braille, tive aulas disso na faculdade como optativa. Acho que eu consigo te passar uma apostila que ensine a escrever, caso você precise, mas acho que você já sabe, não?

    Depois de tudo, parabéns denovo! Continua nesse caminho, é uma área pouco explorada. Aqui em BH temos o São Rafael, uma escola para cegos e deficientes visuais. Dá pra aprender muita coisa lá... Aí na sua cidade tem algo do tipo?

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Headstock invertido
    Eu ainda acho que deveria se ensinar Braile e linguegem de sinais na escola pra todo mundo

    Exatamente, principalmente pras pessoas aprenderem que não é linguagem de sinais, e sim língua de sinais! heuheuheuhe

    Lingua brasileira de sinais.

    Existe uma enorme diferença entre língua e linguagem:

    Não se devem confundir os conceitos de linguagem e de língua. Enquanto aquela (linguagem) diz respeito à capacidade ou faculdade de exercitar a comunicação, latente ou em ação ou exercício, esta última (língua ou idioma) refere-se a um conjunto de palavras e expressões usadas por um povo, por uma nação, munido de regras próprias (sua gramática).

    Portanto, referir-se a LIBRAS como linguagem não é correto.

    Prof. Rosélio Araujo

    Sugiro que o sr. se aprofunde um pouco mais nas complexidades do mundo dos surdos, e suas particularidades. Para muitos, ensinar uma atividade de "ouvinte" a um surdo pode ser um ato negativo. Procure a comunidade da sua cidade e busque debater com eles, se possível!

    Abraços!!!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Pardal
    partituras em braille
    mas acho que você já sabe, não?

    O que eu sei é bem pouco,(com relação ao que eles sabem) só dá me virar mesmo. Se puder enviar eu e mais um "monte" de pessoas vão ficar agradecidas.


    Um abraço

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    BaNdAiD
    Lingua brasileira de sinais.

    Eu ando com uma folha com os desenhos, estou treinando.


    Sugiro que o sr. se aprofunde um pouco mais nas complexidades do mundo dos surdos, e suas particularidades.

    Este ano eu "ralei" para poder dar conta. É muito didícil.

    Um abraço

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Headstock invertido
    Eu ainda acho que deveria se ensinar Braile e linguegem de sinais na escola pra todo mundo,

    É....Sería muito bom.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Pardal
    [i]Depois de tudo, parabéns denovo!

    Estou fazendo sem pensar em nenhúm retorno financeiro, muitos destes alunos nem pagam nada. Outro dia veio um amigo me visitar e disse que iria chamar a reportagem de uma emissora para filmar tudo. Eu disse que não. Eu não quero patrocinio de ninguém, não quero que isso dê IBOPE para "Merda de televisão" nenhuma. Bando de "sanguesugas" que gostam de aproveitar da desgraça do povo. Deixa eu ficar calado.
    Um abraço

    Thombjork
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    A Evelyn Glennie é um ótimo exemplo de deficiente auditivo e grande músicista. Ela tem menos de 20% da audição e é uma das melhores percussionistas que já vi! Uma grande sonoridade!

    Prof. Jones
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Olá Prof. Grosélio, tb sou professor de bateria e percussão em BH/MG. Vendo
    sua experiência, queria saber se vc pode me dar dicas(ou até compartilhar o seu método comigo), pois dou aula para um deficiente visual a mais ou menos 1 ano e já trabalhei com ele vários rudimentos e aplicações, ritmos, exercícios de independência e tiramos várias músicas, mas precisamos estudar leituras de caixa e bumbo(mas da forma tradicional não dá, acho que tinha de ser em braile).
    Aguardo suas dicas, muito obrigado e um grande abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aulas para deficientes visuais e (ou) auditivos.