Como sei se estou pronto para dar aulas para iniciantes?

    Autor Mensagem
    INNARELLI
    Membro Novato
    # out/14


    hoje sonhei que tinha desenvolvido um método de ensino, mas na verdade ainda penso em desenvolver.
    A minha veia de professor é de trabalho voluntário e esquecer um pouco de sonhar com algum reconhecimento com a profissão de compositor.
    então esse sonho que tive hoje pode ser alguma coisa, um indício, uma revelação ou uma vontade, ou até mesmo um desejo realizado.

    tito lemos
    Veterano
    # out/14
    · votar


    INNARELLI

    Professor de que? De filosofia?

    INNARELLI
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    tito lemos
    não, música.

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    O sonho pode ter sido um desejo realizado? Tipo, então você pode ter se realizado no próprio sonho, o que te dispensaria da necessidade de fazer algo acordado?

    Enfim, para dar aula para iniciantes eu recomendaria que você dominasse alguns métodos destinados a iniciantes. Que fizesse uma compilação deles, extraindo o melhor de cada um. Para isso, é importante ter a noção clara de cada passo, sabendo exatamente aonde eles estão levando. As aulas devem ser planejadas com bastante antecedência. Não comece a primeira aula sem ter planejado o que dirá na décima! Elabore um curso completo antes de começar!

    E dê uma pesquisada aqui no fórum, veja as perguntas que os iniciantes habitualmente fazem e certifique-se que é capaz de dar respostas claras para elas.

    tito lemos
    Veterano
    # out/14
    · votar


    INNARELLI
    De repente, dependendo do alinhamento dos planetas, da bolsa de valores e do preço do cânhamo na Índia, pode ser que dê certo.

    INNARELLI
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    entamoeba
    o que vc disse tem certa razão, meia razão pra ser mais assertivo.
    não tenho conhecimento científico sobre escalas ou modos. penso no ensino fundamental do instrumento violão mesmo sem saber nada de teoria. acredito que um bom método seja o da ação do aluno e demonstração do professor para a parte prática, i.e, os entes envolvidos com (a grosso modo) violão na mão. penso num método platônico de ensino, nada inovador, nem científico, apenas mexendo na mente do aluno (a grosso modo) pra fazer a cabeça funcionar.
    por exemplo usando como referência na primeira aula as duas cordas mi e os tons. na segunda aula as outras cordas como demonstração do aprendizado assimilado e formação de dois acordes, seus sustenidos, acordes básicos e um ritmo. na terceira aula mais dois acordes, e lembrar da primeira aula sobre semitom e tom. na quarta aula, uso dos quatro acordes ensinados, solfejo e mais um ritmo. quinta aula: exercício de 1234 e exercícios de abertura dos dedos. sexta aula: mão direita i m a nunca repetir o mesmo dedo e mostrar como o violão de cordas de nylon é eclético. sétima aula: dedo um fazendo pestana na primeira casa tocando todas as notas e mostrar ao aluno um acorde em pestana, o Fá e o Fá menor. oitava aula: prova de assimilação de conteúdo. viajar entre os acordes e tons sustenidos bemóis e exercício com acordes de pestanas na segunda casa o Bm e o Cm e Fá e Fá menor. aula de número 9: compor uma música sem interferência do professor e o aluno mostrar que está ágil no 1234 em todas as casas. décima aula: postura clássica, estudo iniciado com partitura.

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    INNARELLI,
    Muito louco tudo isso, hein?! Você, que é um videomaker fecundo, deveria tentar fazer uma videoaula! Assim poderíamos conhecer o teu trabalho como professor e te dar um feedback!

    INNARELLI
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    entamoeba
    ih véi pra essas coisas eu sou tímido, e mais: ozeias rodrigues e mateus starling ficariam com ciúmes. brincadeiras a parte, eles são top. nao tenho pretensão de fazer vídeo aulas.

    INNARELLI
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    entamoeba
    você pode me explicar melhor;se,acredita no meu método?

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Não conheço teu método.

    Eu acredito que qualquer pessoa que tenha interesse e alguma vivência como músico seja capaz de elaborar um método, desde que leve a sério o projeto. Considero que métodos porcamente elaborados e aulas dadas de qualquer jeito são um desrespeito com o aluno, esteja ele pagando ou não.

    Honestidade é fundamental. Você só pode ensinar aquilo que domina, aquilo que tem plena segurança para falar a respeito, e deve fazê-lo de forma mais clara possível. Não faço ideia se você domina todos os assuntos que são do interesse de um iniciante ou se reflete sobre eles o suficiente para expô-los com clareza.

    INNARELLI
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    todo estudante de música tem que cumprir o ofício de estudante. posso ensinar música pop, desde o rock ao prog, depende de como o aluno enxerga a música. nao vou ensinar legião pq o renato russo toca, mas pra dar bagagem de acorde pra um iniciante. rock nacional é tudo pop desde os anos 80 e new wave. gosto de lobão, legião, cidade negra , bob marley, nirvana, cazuza, ultraje, léo jaime, banda metrô, e o iniciante deve saber tirar música do jeito que for, seja por ouvido ou escrevendo as notas no papel ou pela melodia. pra passar de nível musical deve saber solfejo pelo menos, ou seja, entoar as notas. posso passar blowing in the wind, a paz, vamos fugir, não tenho nada pra dizer.
    e mais pra frente posso ensinar mpb, escalas, riffs, solos em partitura, e posso usar muito material didático. mas só o aluno vai descobrir que tipo de músico é.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como sei se estou pronto para dar aulas para iniciantes?