Qual as regras para uma boa composiçaõ?

    Autor Mensagem
    felipervilha
    Veterano
    # dez/08


    Olâ pessoal to querendo compor umas musicas para uma futura banda xD....
    Gostaria de saber o segredo de uma boa composição sou novo na musica então qualquer dica ajuda,Se tiverem alguma apostila ou algum estudo sobre isso agradeço a todos..............

    Brucy Bertholi
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    A principal regra é não ter regras.

    Na música, o que é bom pra mim pode não ser bom pra você.

    Você vai começar a compor quando surgir a ideia que tiver, naquela hora que tiver tocando só de bobeira dai surge um riff massa e talz, e você começa a trabalhar em cima dele.

    =)

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    A principal regra é não ter regras.

    right

    Clauber guns
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Clauber guns
    · votar


    Qual as regras para uma boa composiçaõ?

    O 1º passo é aprender a escrever.

    Depois deixa a musica fluir e ja era.

    slash_web
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    agradar aos ouvidos

    Bolo de laranja
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    A principal regra é não ter regras.

    Não exatamente não ter regras,mas fugir delas.

    Shoenberg,criador do dodecafonismo,fugia de suas próprias regras quando lhe era conveniente.

    Abraço

    leobozzo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    primeiro ouça muitas musicas observndo como organiza-se a estrutura de cada uma... depois você tenta fugir desses padrões

    tanto de arranjos, letras, harmonias

    garanto que o que você compor vai ter muito mais chance de ser lembrado do que se vc fizer "mais do mesmo"

    tenta misturar ritmos, estilos etc pode ser interessante... mas tudo com cuidado pra nao ficar chato hehe

    ana cris.
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: ana cris.
    · votar


    felipervilha
    Isso não é regra, mas ajuda: você deve pelo menos ter um idéia sobre o que você quer escrever; volte toda sua atenção à música que a letra surge! Isso acontece comigo, escrevo poesia há muito tempo, se quiser dê uma olhada no tópico de poesias. Simplesmente as palavras concatenam com as idéias e a composição se forma, assim deve ser o seu relacionamento com a música. Espero ter ajudado. Um abraço e muita sorte!
    Ps: Observe seus pequenos erros ortográficos, isso é básico!

    krlwz
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    As minhas dicas são essas:

    -As letras devem estar em sintonia com a melodia:não seria legal falar sobre algo que te deixa furioso e colocar uma melodia mais calma
    -As rimas não devem ser muito repetitivas."Quebre-as" algumas vezes senão você fica sem opções pra rimar.Você fica preso.
    -Se quiser falar sobre algo que atinge a sociedade ai vai o meu conselho: pegue um caderno, caneta, um violão(ou qualquer outro instrumento) e ligue a televisão na hora do jornal!
    -Se quiser falar sobre amor, olhe as estrelas!xD

    Espero ter ajudado!
    Falou!

    ana cris.
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Se quiser falar sobre amor, olhe as estrelas!
    Ótima dica ;D

    Akasuna no Sasori
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    -As letras devem estar em sintonia com a melodia:não seria legal falar sobre algo que te deixa furioso e colocar uma melodia mais calma
    -As rimas não devem ser muito repetitivas."Quebre-as" algumas vezes senão você fica sem opções pra rimar.Você fica preso.
    -Se quiser falar sobre algo que atinge a sociedade ai vai o meu conselho: pegue um caderno, caneta, um violão(ou qualquer outro instrumento) e ligue a televisão na hora do jornal!
    -Se quiser falar sobre amor, olhe as estrelas!xD


    concordo 100%

    mas o principal é expressar seus sentimentos

    Faop
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ter sentimento. Acho que isso ja vale por muita coisa.

    Blackus
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    que poesia o que, o cara quer saber de ocmpor, isso é fórum de música, não de literatura...

    ROTTA
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Gostaria de saber o segredo de uma boa composição

    Simplicidade...
    Abraços.

    Elton Murray
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Elton Murray
    · votar


    Blackus
    que poesia o que, o cara quer saber de ocmpor, isso é fórum de música, não de literatura...


    Concordo plenamente, acho que nos ultimos tempos a música vem perdendo seu valor melódico, se tornando assim, apenas um fator secundário abaixo de uma poesia. O que se ouve por aí nas rádios nem como poesia tem valor: harmonias mais do que manjadas e melodias repetitivas e sem graças, além de letras bem fracas.
    Pra mim o principal fator da música é a transmissão de sentimentos em cima da subjetividade. Só pra citar um exemplo, até mesmo na música popular, uma que todo mundo já cansou de ouvir: For The Love Of God, do Steve Vai. Você só de ouvir já sabe o que ele tenta passar, e não precisa usar palavra alguma.

    PS: Não quero causar polêmica com ninguém, apenas expus minha visão.

    Blackus
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Elton Murray
    Não é que eu ache que músicas não devem ter letra, só acho que não é o principal.

    Lu_Sampaio
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    10% de inspiração, e 90% de transpiração.

    Leia bastante, se informe e seja o mais honesto possível. Tente escrever aquilo que você realmente vive, e tenha conhecimento suficiente pra discorrer.

    Quanto ao arranjo, estude bastante harmonia.

    Só não vá me escrever "créu, créu, créu", pelo amor de Deus!!!

    Dogs2
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Tente montar a música estruturalmente, com repetições de partes e variações. Assim ela não fica porra-louca e mantém uma coerência, além de ficar mis bem trabalhada. Mas isso não é regra pra uma boa composição, é só uma sugestão.

    Elton Murray
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Blackus
    É, você está certo. Eu é que fui um pouco inflamado na hora. Afinal muito do que eu escuto tem letra.
    Você em poucas palavras resumiu o que eu deveria ter dito.

    Bob Keyboard
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    felipervilha


    Cara, isso depende muito, como todos disseram aqui no tópico, não há basicamente uma Regra' para se compor, a composição é abordada, é artesanal e apóia-se na arte de ouvir e interpretar. Na composição, não há referencia por qualquer estilo musical: o estilo resulta da experiência e da predileção de cada um. Compor é, ao mesmo tempo, uma atividade e uma maneira de pensar que engloba todos os estilos. As primeiras tentativas nesse terreno podem ser inspiradas por qualquer tipo de musica. O que possa ser a musica esta fora do nosso controle, depende muito do gosto e da experiência da pessoa, e embora a criatividade seja muito importante nesse gênero, que fique bem claro a relação entre criatividade e composição. A composição é UM dos modos de ser criativo em musica; há outros, a interpretação, por exemplo.
    Bem, espero ter ajudado amigo, como todos estão fazendo neste tópico, depois me manda o Cd valeu?
    Abraços

    Falkon36
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    vai fazendo sua musica e dps vai comparando com musicas de nivel alto,para ver o nivel de qualidade da sua musica

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual as regras para uma boa composiçaõ?