tocar em barzinho

Autor Mensagem
Eddie Van Hallen
Veterano
# nov/08


galera
como eu faço pra conseguir tocar em um barzinho??
eu simplesmente falo com o dono e ele deixa?

POSITIVE
Veterano
# nov/08
· votar


eu simplesmente falo com o dono

Sim.

e ele deixa?

Nem sempre.

Eddie Van Hallen
Veterano
# nov/08
· votar


POSITIVE
tah
intao como é?

POSITIVE
Veterano
# nov/08
· votar


Eddie Van Hallen

Ah, é como vc disse mesmo cara, tem que correr atrás.

Dono de bar e restaurante sempre gosta de um sonzinho, pra animar, eu disse que nem sempre porque alguns obviamente já tem, outros ( geralmente os de ambiente fechado) preferem tocar um cd.

Minha dica é procurar por ambientes abertos e se distanciar de bateristas( nada contra, mas por alguma razão da humanidade os donos não gostam do "barulho da bateria").

atari
Veterano
# nov/08
· votar


Eddie Van Hallen

prove que você é bom.

mjcmello
Veterano
# nov/08
· votar


Não sei como está a legislação agora, mas eu me lembro que há alguns anos atrás era necessário ter a carteirinha do sindicato dos músicos. Os bares podiam eram multados por causa disso.

Falkon36
Veterano
# nov/08
· votar


carteirinha do sindicato dos músicos. Os bares podiam eram multados por causa disso.

aff tomaram que ja tenham tirado isso, porque o mundo hoje ta ficando muito politcamente correto,odeio isso -.-

mjcmello
Veterano
# nov/08
· votar


É Falkon, eles querem tirar dinheiro de todo mundo.

Eu nunca tirei porque eu não sou músico por profissão. Eu sou engenheiro e para exercer minha profissão eu tenho que ter o CREA. Um médico, por exemplo, precisa ter o CRM. Para o músico é a mesma coisa. Para exercer a profissão de músico precisa ser registrado (entenda-se registro = pagar a taxa anual = $$$$$).

Dorff
Veterano
# nov/08
· votar


grave algum material com vc tocando, mp3, vídeo, etc...
procure o dono do bar e ofereça seus serviços, apresentando-lhe seu material...
se ele gostar vcs combinam um valor e fechou...

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


mjcmello
Não sei como está a legislação agora, mas eu me lembro que há alguns anos atrás era necessário ter a carteirinha do sindicato dos músicos.

Carteira de sindicato não precisa. Voce tem que ter a carteira da OMB (Ordem dos Músicos do Brasil)
www.ombmg.org.br
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


mjcmello
Para exercer a profissão de músico precisa ser registrado (entenda-se registro = pagar a taxa anual = $$$$$).

Exatamente isso.

mjcmello
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Voce tem que ter a carteira da OMB (Ordem dos Músicos do Brasil)

Você está certo. Acho que eu confundi... rsrs

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# nov/08
· votar


Eddie Van Hallen

Apresente-se ao dono do bar e peça para dar uma canja, sem compromisso.

Mas não se esqueça de uma coisa: você tem que tocar um repertório bem popular, com clássicos do samba, da MPB, do rock nacional, etc.

Ou seja, lá você vai tocar para os outros, e não para você...

Abs.

has4
Veterano
# nov/08
· votar


Eddie Van Hallen
Se vc tocar bem qlq uma da Banda Van Hallen, e se eu tivesse um barzinho, contrato na hora, man!

Boa Sorte aí!

fernando tecladista
Veterano
# nov/08
· votar


Mas não se esqueça de uma coisa: você tem que tocar um repertório bem popular, com clássicos do samba, da MPB, do rock nacional, etc.

só pra dar um retoque

você vai lá tocar o estilo do bar, veja se o bar é o estilo da banda
de inicio eu também tocaria as mais manjadas, pra cativar o público mas colocaria algumas lado B pra mostrar o que também a banda gosta, mas mantendo o estilo do bar

Ou seja, lá você vai tocar para os outros, e não para você... (2)

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# nov/08
· votar


Eddie Van Hallen

Eu não sei qual é o estilo da sua banda, mas se vocês tocam apenas um segmento de música, fica difícil e restringe muito.

É claro que existem bares onde só se toca blues e rock.

Mas, o que vira dinheiro, na verdade, quer queira quer não, são casas grandes de música sertaneja e country, onde o público é bem maior. Paga-se a entrada, o couvert artístico e se consome muito mais. Geralmente, são casas frequentadas por empresários, promotores de eventos, donos de rodeio, etc.

Portanto, nada de preconceito. É bom estar sempre atualizado e antenado quanto ao repertório. Se for preciso, contratem uma dupla sertaneja e um tecladista. Aí o negócio vira. Logo logo, vocês estarão tocando de quinta a domingo e fazendo shows direto.

Abs.

Imperador
Veterano
# nov/08
· votar


Mas qual é o cachê pra quem tá iniciando (em bares pequenos)?

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# nov/08
· votar


Imperador

Mas qual é o cachê pra quem tá iniciando (em bares pequenos)?

Começa-se, geralmente, de graça, quase que ensaiando mesmo, só prá pegar experiência. O dono da casa poderá fornecer prá cada um um lanche e um refrigerante ou um drink a título de incentivo.

Depois que a casa já estiver levantada, ou seja, com um certo público consumidor, a banda ou seu líder irá sentar para conversar com o dono da casa sobre uma paga fixa para cada um por noite. Geralmente, o valor varia entre R$30,00 e R$60,00 por noite.

Isso vai depender do movimento da casa, do dinheiro que entra, da localização da casa, do número de seleções que vocês fizerem por noite, entre outros fatores.

Logicamente, uma casa pequena irá pagar um cachê menor; uma casa maior e mais cheia poderá pagar um cachê maior.

Abs.

Guigster
Veterano
# nov/08 · Editado por: Guigster
· votar


Imperador
Vou tentar ajudar com umas dicas,eu faço violão e voz (bossa nova).
Fecho couvert artístico, tem um bar que está combinado R$5,00 (eu+baixista) e outro bar (que toco sozinho) R$3,00 reais por pessoa que entra.
Normalmente é mais fácil fechar assim, porque depende de você se não for ninguem o dono não sai no prejuizo, se lotar os 2 saem no lucro ;)

então faça os cálculos
R$ 5,00 se entrar 50 pessoas no bar você leva R$250,00 (no meu caso divido com meu amigo baixista)

Outra dica é ficar de olho nos aniversariantes do orkut, e convidar para comemorar no seu bar,sem falar que é sempre bom chamar os parentes ;) hehehehe

Guigster
Veterano
# nov/08 · Editado por: Guigster
· votar


Eddie Van Hallen
Essas dicas servem para você também...
Se você não tem material nem contato,prepara um "release"pessoal,faças algumas gravações caseiras, e corre atrás,começa a frequentar o lugar que você tem na cabeça, conversa com quem é responsável pela programação da casa.

Dono de bar gosta de lugar cheio, se você consegue levar um bom público (que gasta bastante de preferência), outra dica é conseguir um parceiro (baxista) que te acompanhe e leve mais gente pro bar!

Imperador
Veterano
# nov/08
· votar


Obrigado supermulti, suas informações foram bem esclarecedoras :)

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# nov/08
· votar


Imperador

Acho que tocar por couvert artístico é muito arriscado.

Quando você pensa que naquela noite vão entrar 60 pessoas, acabam entrando 30 e, dessas 30, somente umas 20 acabam consumindo alguma coisa.

E o dono da casa jamais perde. Se ele combinar R$50,00 por noite prá cada um da banda e o movimento for fraco, ele não vai hesitar em te dizer, no final da noite, depois que fechar o caixa, que não vai dar prá pagar o cachê combinado...

E tem mais: se o dono da casa perceber que toda noite a casa está lotando, ele vai parar de te pagar o couvert artístico e vai querer te pagar um cachê fixo...

Tocar por couvert artístico é uma roleta russa. Às vezes, a casa está abarrotada de gente e nem metade dos pagantes está consumindo de forma efetiva.

Abs.

Guigster
Veterano
# nov/08 · Editado por: Guigster
· votar


supermulti
é amigo mais 20 pessoas com couvert artistico à R$3,00 já são R$60,00 reais, portanto é muito dificil, você sair com menos de R$50,00.

E outra coisa couvert artístico não tem nada a ver se o cliente vai consumir ou não, a partir do momento que ele pisa dentro da casa ele já é obrigado a pagar o couvert artistico,se ele não toma 1 cerveja lá dentro o problema é dele,ele tem que pagar teus 3 reais...

"E tem mais: se o dono da casa perceber que toda noite a casa está lotando, ele vai parar de te pagar o couvert artístico e vai querer te pagar um cachê fixo..."

Não, porque se a ta conseguindo lota a casa o dono do bar vai ficar muito feliz, e não vai se arriscar em tirar você,até pq não tem porque,voce que traz bastante pessoas pro bar!

Logico que eu não to falando em toca em Pizzaria, ou Restaurante, dai é diferente!

Imperador
Veterano
# nov/08
· votar


Hehe, calma aê pessoal, vejo que ambos tem pontos válidos,
mas eu ainda to pensando em começar a tocar. O melhor talvez
seja fazer umas apresentações de graça, pra ir pegando o jeito.
Se a resposta for positiva, eu continuo. Senão, só em rodinha de
amigos mesmo, hehe.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# nov/08
· votar


Guigster

20 pessoas com couvert artistico à R$3,00 já são R$60,00 reais, portanto é muito dificil, você sair com menos de R$50,00.

Isso se você tocar sozinho com teclado, por exemplo. Mas, se tocar com mais uma pessoa apenas, você vai sair com R$30,00, e não com R$60,00. Imagine então uma banda completa, com bateria, baixo, guitarra e vocal...

Por isso, prefiro cachê fixo. Se entrar 100 pessoas, ganho o meu cachê. Se entrar 15 pessoas, continuo ganhando a mesma coisa...

Se você toca sozinho, eu acho vantajoso o couvert.

E outra coisa couvert artístico não tem nada a ver se o cliente vai consumir ou não, a partir do momento que ele pisa dentro da casa ele já é obrigado a pagar o couvert artistico,se ele não toma 1 cerveja lá dentro o problema é dele,ele tem que pagar teus 3 reais...

Mas e o dono da casa? Se ele te paga pelo couvert e a casa fica lotada, porém, as pessoas não estão consumindo o previsto, você acha que ele vai gostar e deixar você faturando, enquanto ele não lucra a contento?

Quando isso acontece, alguns donos de casa passam a pagar 50% do couvert para a banda, já que só vendendo bebidas, drinks e porções a casa não está dando muito lucro.

Ou, então, passam a pagar cachê fixo, já que, de sexta e sábado, a casa lota, e os donos não vão deixar você lucrar mais que ele por muito tempo...

Geralmente, paga-se a banda pelo couvert nos dias mais fracos (quinta e domingo).

Não, porque se a ta conseguindo lota a casa o dono do bar vai ficar muito feliz, e não vai se arriscar em tirar você,até pq não tem porque,voce que traz bastante pessoas pro bar!

Isso, se você traz bastante pessoas que consomem e gastam. Porque, só prá fazer volume (excetuando-se o contingente feminino, claro), isso não é nada vantajoso para o dono do bar (logicamente, analisando sob a ótica deste, e não do músico).

É claro que tudo isso é relativo também...

Imperador

O melhor talvez seja fazer umas apresentações de graça, pra ir pegando o jeito.

Se a resposta for positiva, eu continuo.

Por mim, é altamente positiva. Vai fundo.

Abs.

Venal
Veterano
# dez/08
· votar


Eu acho que pedir pra fazer aquela "canja" no meio do show de outros caras é a melhor solução... o foda é que algumas bandas não gostam disso, principalmente se você fizer melhor.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# dez/08
· votar


Venal

o foda é que algumas bandas não gostam disso, principalmente se você fizer melhor.

Pode crer. Geralmente, os mais filhos-da-mãe desregulam toda a equalização da mesa na hora que você vai dar a canja.

Aí, na hora em que você tá tocando, o público e o dono da casa pensam: "Credo, que banda ruim! Esses caras não tocam nada! Que som de lata de sardinha! Que som rachado!"

Huahuahuahuahuahuahua!!!

Abs.

jimmy vandrake
Veterano
# dez/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Carteira de sindicato não precisa. Voce tem que ter a carteira da OMB (Ordem dos Músicos do Brasil)
www.ombmg.org.br
Um abraço


Pô professor deixa o cara tocar, nem mal fechou a parada e vc já está pedindo carteirinha.

Eddie Van Hallen

Leva um material seu, CD demo, Release com o repertório, e claro negocie o cache com o cara. Boa sorte !

Thio
Veterano
# dez/08
· votar


Eu acho é que tinha que ninguém pagar mais a omb e pronto, deixar ela sozinha.
Quanta alopração!

Rmiguez
Veterano
# dez/08
· votar


Eddie Van Hallen

cara.. eu costumo ir a bares onde já tem voz e violão e peço (não pro dono, mas sim pro cara q ta tocando) pra dar uma canja... até hoje nenhum me disse não.

e não é tão simples quanto chegar e pedir.. se quer fazer um negócio mais sério grava uma demo com cerca de 5 músicas do estilo que pretende tocar e deixa nos bares que quiser.

abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tocar em barzinho