Como se chama este tipo de composição?

    Autor Mensagem
    titanix
    Veterano
    # set/08 · Editado por: titanix


    Olá estou com uma duvida cruel, existe um tipo de composição pelo qual sou apaixonado, mas nao sei o nome, trata-se de uma progressão de notas intercaladas com uma nota contínua, não sei se me expressei corretamente, não entendo de teoria musical =(
    Aqui segue uma midi como exemplo, a parte a qual me refiro é o inicio, o trecho tocado em cravo.

    Midi para exemplo

    Espero que possam me ajudar

    Minow
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pedal point?

    james_the_bronson
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Minow

    É um pedal, definitivamente huehuehuehue!!!

    james_the_bronson
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eu ia falar "composição para a rave dos nerds" :\ ...

    makumbator
    Moderador
    # set/08
    · votar


    titanix

    Minow e
    james_the_bronson estão certos, aquele trecho inicial é em pedal. A definição é justamente aquela que vc deu. A nota repetida é usada para dar o efeito de continuidade, e como se houvesse duas vozes( a do pedal e a das demais notas). É um efeito muito usado na música barroca(vivaldi por exemplo, usava isso o tempo todo).

    titanix
    Veterano
    # set/08
    · votar


    É um efeito muito usado na música barroca(vivaldi por exemplo, usava isso o tempo todo).
    Exato, alias foi por ele que eu conheci, isso se chama pedal point então? No caso Vivaldi usava o pedal do piano ou orgão nao é? (Não faço idéia de como aquilo funciona). Até outro dia eu pensava que o nome disso fosse Fuga, mas depois descobri que não é. Obrigado aos que responderam \o\

    makumbator
    Moderador
    # set/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    titanix

    No caso Vivaldi usava o pedal do piano ou orgão nao é? (Não faço idéia de como aquilo funciona)

    Você está confundindo o pedal de piano(objeto) com a técnica de nota pedal. Não há nenhuma relação entre eles. A técnica de nota pedal pode ser feita com QUALQUER instrumento melódico e ou harmônico(cordas, teclas, sopro, canto). É um efeito de composição.

    Vivaldi não usava pedal de piano, pois na época dele não existia o instrumento. A referência nas teclas na época era o cravo( que não tem pedal). Os pedais de órgão tem função diferente dos de piano. A pedaleira de órgão serve para tocar notas graves com os pés(cada pedal é uma nota).
    No piano, cada pedal tem uma função: há o pedal de estudo(ou una corda), que quando pressionado move os martelos para que eles batam em apenas uma corda por nota(com, isso o som do instrumento diminui bastante, pois no piano a maior parte das notas possui 2 ou 3 cordas em uníssono).
    O pedal sostenuto é responsável por manter apenas as notas tocadas no momento em que foi pressionado soando(com isso o instrumento fica mais legato, ou seja, as notas ficam mais ligadas umas às outras).
    O pedal de sustain levanta os abafadores de todas as cordas, e com isso, ao se tocar uma nota qualquer, as outras cordas vibram harmônicamente, gerando um som rico e cheio.

    Fuga é um tipo específico de composição polifônica, em que várias linhas melódicas independentes(2 em diante) se cruzam e se completam, e ao mesmo tempo em que cada uma é um solo, elas também acompanham umas às outras. É o ápice da escrita polifônica.

    Procure fugas de Bach, que vc irá entender esse mecanismo.

    titanix
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Você está confundindo o pedal de piano(objeto) com a técnica de nota pedal. Não há nenhuma relação entre eles. A técnica de nota pedal pode ser feita com QUALQUER instrumento melódico e ou harmônico(cordas, teclas, sopro, canto). É um efeito de composição.

    Então de onde vem o nome pedal point?

    EnrickAlves
    Veterano
    # set/08
    · votar


    A nota que repete sempre é chamada de nota pedal.

    TG Aoshi
    Veterano
    # set/08 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    makumbator
    Saindo um pouco do assunto do tema do tópico, vale lembrar que existem outros tipos de pedais para piano. Nem vou comentar, pq não me recordo direito. Só alguns adendos:

    O "una corda" é só pra pianos de cauda (bom, pelo menos nunca ouvi falar...). Nos pianos de armário, a diminuição de volume ocorre pq os martelos ficam mais próximos das cordas, diminuindo o ataque.
    Outra coisa é que o una corda muda um pouco o timbre do piano (Acho que é pouca coisa mesmo, não me lembro de ter sentido diferença na única vez que pude usar este pedal...)

    Nem todo piano tem o sostenuto. (Não sei se é exclusividade dos pianos de cauda, vou pesquisar direito...)

    Nos pianos de armário é comum ter um feltro entre as cordas e os martelos. Acionado por um pedal este feltro encosta nas cordas, amortecendo o ataque dos martelos, suavizando bastante, tanto timbre, como volume do instrumento. (É muito bom pra não fazer muito barulho, mas quanto ao timbre, o piano perde muita de sua riqueza)

    makumbator
    Moderador
    # set/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    TG Aoshi

    É, nem todos tem os mesmo pedais. Esqueci de dizer também que o pedal una corda está para o piano, como a surdina está para a família do violino, ou seja, diminui o som E altera o timbre(inclusive o una corda é chamado também de pedal de surdina). Mas praticamente só se acha em pianos de 1/4 de cauda para cima. Nos de armário o sistema é o que vc descreveu(aproximação dos martelos). E realmente nem todos os pianos tem o sostenuto(apesar que praticamente todos os de cauda o tem).

    O lance do feltro nos modelos de armário também acabei não falando, mas é isso mesmo: um pedal de estudo que abafa bastante o som(muito útil em apartamento), alguns fabricantes chamam esse tipo de pedal moderador, tem até alguns modelos de armário em que ele não é acionado por pedal, e sim por uma alavanca(tenho um amigo que tem um assim).

    O pedal sostenuto também é chamado de pedal tonal, e o pedal de sustain, pode ser chamado também de pedal forte.

    Inclusive, já li sobre um pedal experimental chamado de sostenente, que consistia em círculos com crina(como arcos de violino), que ao serem acionados ,atritavam-se nas cordas, para dar um som realmente sustentado, a intenção era obter o efeito que só se conseguiu séculos depois com o piano elétrico....bizarro, não?

    TG Aoshi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    makumbator
    hehe! O piano daqui de casa, um de armário, tem o "una corda que não é una corda" (=p), o moderador e o forte.

    Quanto ao moderador, por alavanca nunca tinha visto! No meu, pode-se acioná-lo e travá-lo com o pé mesmo, bem mais prático! \o/

    Mas essas coisas experimentais são bizarras mesmo! Um tempo atrás vi uma tentativa de imitar os pedais de baixo do orgão (!), o "trambolho" tinha duas caixas acústicas! <O> Se um de cauda já é grande, imagine um piano de cauda que vale por dois!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como se chama este tipo de composição?