ISRC - o seu estudio lança?

Autor Mensagem
fulanno
Veterano
# set/08 · Editado por: fulanno


olá pessoal, estou criando este topico para debater a respeito do ISRC - Código Internacional de Normatização de Gravações, o qual o produtor fonografico deve emitir a cada nova gravação.
Esse código permite ter controle total sobre os direitos autorais dos titulares dos fonogramas gravados, quando perante execução publica em veiculos de comunicação como radios, televisões etc.
o orgão que controla os direitos autorais é o ECAD - Escritorio Central de Arrecadação e Distribuição.
Para Fazer uso do ISRC, o emissor deve estar filiado á alguma das 10 associações de musica que compõem o ECAD.

sendo assim, para fazer gravações e depois não se preocupar com perda de direitos autorais, caso a musica estoure, é importante seu estudio lançar o ISRC sobre cada musica, visto que o produtor fatura tbm, com a execução do mesmo.

comentem ai pessoal

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


tem gente que nem sabe oque é isso.uma vez falei com um cara num estudio aqui perto da cidade e o cara disse que isso não tem nada a ver com ele. falei que ele tava super desinformado. qualquer duvida vejam o site do ecad www.ecad.org.br

para quem não sabe o ISRC é aquele código que vem nos encartes dos cds embaixo do titulo.com isso é possivel identificar a gravação em qualquer lugar do mundo.

BaNdAiD
Veterano
# set/08
· votar


fulanno

ÓTIMO ASSUNTO!!!
Eu ja tinha ouvido falar no ISRC, mas não sabia como lançá-lo.

Me tira uma dúvida: Vc sabe se a filiação à ABRAMUS é gratis? pq pelo que eu ví, várias associações cobram uma taxa...

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


BaNdAiD
eu me associei a abramus e a filiação é gratis.todos os serviços são gratis . o que é cobrado é o programa do SISRC que na abramus sai por 75 pila. na socinpro é 100.

fulanno
Veterano
# set/08 · Editado por: fulanno
· votar


para se filiar vc entra no site e baixa a proposta de filiação preenche com os documentos necessarios e envia pra alguma das unidades deles, depois entra em contato com eles por telefone pra pegar o numero da conta para fazer o deposito dos 75 pila.
notar que na abramus vc pode se filiar em varias categorias, como produtor , musico, interprete e compositor

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


BaNdAiD
mas se tu for se associar, axo que é melhor se associar á uma das associações efetivas; que são:
ABRAMUS
AMAR
SBACEM
SICAM
SOCINPRO
UBC

existem tbm as associações administradas pelas efetivas, que são ela:

ABRAC
ANACIM
ASSIM
SADEMBRA

eu preferi abramus

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


cade o pessoal que tem estudio? todo mundo grava assim de qulquer jeito?

makumbator
Moderador
# set/08 · Editado por: makumbator
· votar


fulanno

Conheço o sistema. Inclusive já preenchi para outras pessoas(utilizando a numeração passada pelo produtor em questão). O cd áudio pré-master na ocasião foi queimado no CD architect da Sony, que tem os campos de ISRC para serem incluídos no CD enviado para copiagem industrial. Mas em produções independentes(principalmente nos primeiros trabalhos), quase não se usa esse sistema(por motivo de economia, devido ao cachê de um produtor filiado à associações).
Acho inclusive que é esse o sistema utilizado em databases como gracenote(incluído em vários tocadores e programas de músicas). Após se colocar um disco original em um computador com acesso à internet, ele rapidinho já descobre qual é o disco em questão(inclusive se é edição especial), mostra a capa, nome das músicas, etc...

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


makumbator
o programa SISRC fornecido pelas associaçoes aos filiados como produtor fonografico contem campos de informações Exclusivamente para obra, fonogramas, e dados dos titulares.
há tambem a opção de se gravar uma versão de uma musica de outro autor.mas para isso deve-se ter a previa autorização do mesmo, ou a qual editora ele cedeu os direitos.
na verdade funciona mais ou menos como vc falow.
mas o SISRC é diferente do cd arquitect sendo de uso exclusivo dos produtos filiados, porem a filiação ás associações não tem custo algum, a não ser a aquisição do programa.
em estudios pequenos como vc falou, o pessoal quase não usa,por pura falta de informação, pois se vc produz o cd para alguem, pode lançar tbm o ISRC, e ainda ter a participação nos lucros caso haja execução publica, oq aí pra cima no eixo, rio-sp é mais provavel do que aqui no sul.

makumbator
Moderador
# set/08 · Editado por: makumbator
· votar


fulanno

Mas esse programa(SISRC), no caso serve apenas para atribuir a numeração em programas de gravação de CD áudio(funcionando parecido a um plug-in em outro software)? Ou ele mesmo já é um programa de autoração de CD, que inclui campos de ISRC(como o CD Architect)? Vou ver na internet mais sobre isso para me inteirar do assunto, pois na verdade nem parece tão caro(achei que fosse bem mais).

Obrigado, hein!

P.S.:

O curioso das databases como gracenote(baseados no ISRC), é que quando se copia um CD de áudio original pelo CD atchitect(ou similar)mandando ele pegar os códigos internos do disco original em questão, as databases passam a considerar o CD Áudio da cópia como se fosse o original, justamente por ter enviado para o CD-R toda a numeração e códigos internos. Já copiei vários CDs assim, e em todos os casos a database "acha" que tenho o CD original no drive do computador.

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


makumbator
Mas esse programa(SISRC), no caso serve apenas para atribuir a numeração em programas de gravação de CD áudio(funcionando parecido a um plug-in em outro software)? Ou ele mesmo já é um programa de autoração de CD, que inclui campos de ISRC(como o CD Architect)?

ele não funciona como um plug-in. ele é um programa de cadastro. assemelha-se a um banco de dados.
ali vc registra informações sobre o fonograma , quem gravou, identificados, por rg, cpf,, ou cnpj se o autor possuir, participação de cada integrante ( no caso de banda ) na elaboração do fonograma. vc pode fazer o cadastro de obra, no caso se for registrar um album inteiro, ou como pout-pourri , no caso de 2 faixas ou mais.
é muito importante citar todos os que trabalharam na gravação, pois é ai que vai ser decidido quem receberá os direitos conexos, ou não.
enfim é como se fosse a certidão de nascimento da musica

fulanno
Veterano
# set/08 · Editado por: fulanno
· votar


Vou ver na internet mais sobre isso para me inteirar do assunto, pois na verdade nem parece tão caro(achei que fosse bem mais).
ai vai alguns links

www.ecad.org.br
www.abramus.org.br
www.socinpro.org.br
www.assim.org.br

BaNdAiD
Veterano
# set/08
· votar


Uma pergunta: Se a banda tem ISRC lançado, ele serve como registro (de patente) da musica?

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


BaNdAiD
Uma pergunta: Se a banda tem ISRC lançado, ele serve como registro (de patente) da musica?

o ISRC tem como prioridade identificar a gravação em qualquer lugar do mundo, servindo exclusivamente para determinar dirietos conexos.
o registro de letra e musica deve ser feito na Biblioteca Nacional no RJ

makumbator
Moderador
# set/08
· votar


fulanno


Muito bem esclarecido. Quando usei esse sistema(no Architect) apenas foram preenchidos a numeração de cada fonograma e mais alguns campos que não me recordo(o produtor que me passou os dados). Mas com esse programa a coisa fica muito mias certinha e profissional.

Obrigado pelos links também.

BaNdAiD
Uma pergunta: Se a banda tem ISRC lançado, ele serve como registro (de patente) da musica?

Lembrando que não existe patente de música. Patente é uma coisa, e registro de obra artística outra bem diferente. Como o fulanno citou, o registro é feito no escritório de direitos autorais da Biblioteca nacional ou na escola de música da UFRJ. O registro de logo e nome de banda(ou grupo, etc...)como marca, para fins comerciais de licenciamento e correlatos, é feito no INPI

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


as pessoas as vezes perguntam: se o ISRC serve para identificar a musica quanto toca na radio ou tv etc, então quer dizer que se eu mandar minha musica para uma radio e eles tocarem eu vou receber?

a resposta é : DEPENDE

é importante saber que a arrecadação dos direitos autorais por meio das radios, é feito pelo ECAD atraves de planilhas e listas de programação que são enviadas mensalmente ao ECAD pelas radios.
portanto se vc mandar sua musica para uma radio, certamente ela não está na lista da programação, então o ECAD não vai reconhecer sua musica, e vc não ganhará nada.
se as pessoas começarem a pedir sua musica, e ela ficar conhecida
certamente os radialistas vão inclui-la na listagem e vc começará a receber.

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


Uma pergunta: Se a banda tem ISRC lançado, ele serve como registro (de patente) da musica?

outra duvida comum. na verdade o ISRC não é registro de musica.
na verdade ele é um cadastro onde se coloca todas as inormações sobre o fonograma. é como se fosse a certidão de nascimento da musica.
ele não te defende contra roubo de autoria.sua musica pode ter o isrc, mas ser registrada por outra pessoa.
ele apenas vai determinar a quem cabe os direitos conexos por execução publica.

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


makumbator
tamo ai p isso. se alguem tiver alguma duvida que estiver ao meu alcance, só perguntar

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


só comentando sobre algo que vi em um outro tópico.

o cara colocou um site que tem muitas dicas para quem quer gravar e tal. site muito bom por sinal, mas axo que a fonte dele está meio desatualizada.
num dos items ele cita que os musicos tem que conseguir produtor fonografico e tudo e providenciarem os GRA das musicas.

na verdade GRA é o antigo código que as musicas deveriam ter antes de ser implantado o ISRC

nos campos de cadastro do ISRC até tem essa opçãopara vc colocar, mas é só se vc for gravar uma musica(no caso de terceiros) devidamente autorizado lógico, e que contenham esse código.

esse código foi substituido pelo ISRC que passou a vigorar a partir de 2004.
portanto se vc gravar em um estudio , exija o ISRC. se o produtor não possuir ou vc não axar nenhum outro estudio que tenha, não é motivo para se desesperar.

existem muitas fabricas ,para onde vc manda a matriz para prensagem de cds que oferecem esse serviço tbm.

Rogério Rangell
Veterano
# nov/08
· votar


ae galera nesse site http://www.nossohit.com.br tem um vídeo explicando o que é ?e como funciona o ISRC,lá tambem tira oISRC on line de graça (em termos )a gente sede uma parte dos direitos à eles , eles ficam como produtor fonográfico .........valeu
aproveitando http://www.myspace.com/rogeriorangell

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


Rogério Rangell

tira oISRC on line de graça (em termos )a gente sede uma parte dos direitos à eles

realmente não é uma das melhores opções. ceder direitos quer dizer, perder grana.é o mesmo que contratar uma editora. só que a vantagem é que a editora briga na justiça por vc caso roubem sua musica.
se os cara ficam com produtor musical, ele s são os primeiros titulares da musica.oque não é tbm uma boa coisa para se fazer pela internet.

Avalon
Veterano
# fev/09
· votar


Boa Tarde!!!
Alguém poderia me informar como faço para conseguir gerar ISRC,
Quais seriam os procedimentos???
Aguardo contato.
Trabalho como architec sony. Só não gero o código.
Obrigada

makumbator
Moderador
# fev/09
· votar


Avalon

Basta consultar os links passados pelo usuário fulanno nesse tópico. Lá você terá todas as informações e procedimentos

Avalon
Veterano
# fev/09 · Editado por: Avalon
· votar


Tenho que dizer os tópicos estão show,
adorei!!!
Tirei todas as minhas dúvidas.
Obrigada a todos pelas informações referente ao ISRC.

fulanno
Veterano
# mar/09
· votar


Avalon
obrigado. qualquer duvida estamos á disposição

fulanno
Veterano
# mar/09
· votar


up

fulanno
Veterano
# fev/10
· votar


up

Manancial Studio
Veterano
# dez/10 · Editado por: Manancial Studio
· votar


...

Manancial Studio
Veterano
# dez/10
· votar


Eu Sou dono de um estudio aki em salvador sou, produtor musical, músico, arranjador, e produtor fonográfico.

"PRODUTOR FONOGRAFICO" é diferente de "PRODUTOR MUSICAL"

"PRODUTOR MUSICAL" - É o responsável pela qualidade músical do DISCO (CD e/ou DVD) não precisa ser necessariamente músico mas tem que entender de mercado, Ex.: O arranjador faz aquele mega arranjo um salsa com um funk e o maracatu invertido, da duas cambalhotas e planta bananeira e o produtor musical reprova dizendo "NÃO VENDE E VAI LEVAR MUITO TEMPO PRA GRAVAR" o produtor musical faz o artista economizar em tempo de estúdio visando um disco de exelência.

"PRODUTOR FONOGRAFICO" - Esse nada mais é do que aquele que arca com todas as despesas do disco; o investidor; que muitas vezes é o próprio artista.

Não se enganem em mandar ninguem tirar o ISRC dos seus FONOGRAMAS (que quer dizer musicas e/ou videos gravados) se foi vc q pagou para gravar vc é o produtor "PRODUTOR FONOGRAFICO" do seu disco, não passe esse direito para ninguêm. Ainda tem gente que cobra pra roubar os direitos dos outros. Vc que paga pra alguém tirar o ISRC de sua música, esta sendo lezado duas vezes.

Vá a uma associação informe-se
ABRAMUS
AMAR
SBACEM
SICAM
SOCINPRO
UBC
e se vc ou sua banda banca o custo do disco, a banda como empresa se torna o "PRODUTOR FONOGRAFICO"

não há nenhum custo para se filiar nem baixar o programa (É TUDO GRÁTIS)

has4
Veterano
# dez/10
· votar


Este assunto é interessante e muito me interessa. Vou pesquisar mais sobre o ISRC - Código Internacional de Normatização de Gravações.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ISRC - o seu estudio lança?