Fernando Faria Veterano |
# ago/08 · Editado por: Fernando Faria
MOSAICOS – A ARTE DE GONZAGUINHA Especial retrata trajetória do cantor e compositor, trazendo participações especiais de MPB-4, Daniel Gonzaga, Marília Medalha, Luiza Possi e Gisella
Artista que soube como poucos aliar uma produção musical politicamente combativa com canções românticas de apelo popular, Luiz Gonzaga Jr. (1945-1991) é o tema do programa "Mosaicos – A Arte de Gonzaguinha", que a TV Cultura apresenta no próximo domingo, dia 31/08, às 20h30. O especial, produzido a partir de imagens de arquivo e gravações inéditas, traz as participações do grupo MPB-4 e dos cantores Daniel Gonzaga (filho do homenageado), Marília Medalha, Gisella e Luiza Possi.
Autor de dezenas de sucessos, como "Explode coração", "Comportamento geral", "O que é, o que é" e "Grito de alerta", Gonzaguinha ajudou a impulsionar a carreira de grandes intérpretes que gravaram suas canções, a exemplo de Maria Bethânia, Zizi Possi e Nana Caymmi. "A maneira de compor dele já era diferente. Era uma proposta interessante de letra que não seguia a mesma linha de todo mundo", comenta Magro Waghabi, integrante do MPB-4, em depoimento para o programa. "Quando o Gonzaguinha começou a fazer uma música mais melodiosa, mais amorosa, a expressão dele ficou inteiramente relaxada com qualquer compromisso que ele pudesse ter – a não ser com a emoção dele mesmo. A partir desse momento, ele ganhou o mundo", diz Marília Medalha.
"Mosaicos – A Arte de Gonzaguinha" recupera no acervo da TV Cultura as participações históricas do compositor em programas da emissora: "MPB Especial" (1973), "Ponto de Encontro" (1978), "Vox Populi" (1982), "Ensaio" (1990) e "Gonzaguinha da Vida" (TV Tupi, 1979). São registros que revelam a personalidade controvertida do artista. "Eu não dou autógrafo. Eu aprendi que o autógrafo é uma coisa que de repente distancia as pessoas, porque a pessoa chega perto querendo autógrafo e essa é uma desculpa pra falar com a gente. Então hoje eu prefiro muito mais conversar com as pessoas", diz Gonzaguinha em entrevista para o "Vox Populi", de 1982.
Filho do compositor Luiz Gonzaga com a cantora Odaléia Guedes dos Santos (falecida com a artista tinha 2 anos), Gonzaguinha foi criado no Morro de São Carlos pelos seus pais adotivos, Dina e Henrique Xavier Pinheiro. Freqüentou desde cedo os blocos e rodas de samba do Estácio e, mais tarde entrou na faculdade de economia e conheceu, na Tijuca, o compositor Ivan Lins e o letrista Aldir Blanc (todos integrantes do Movimento Artístico Universitário – MAU), com quem apresentaria, alguns anos mais tarde, o programa Som Livre Exportação, na TV Globo.
Em 1969, no II Festival Universitário de Música Popular do Rio de Janeiro foi o vencedor com "O Trem". Durante a ditadura militar (1964-1985), o artista sofreu muito com a censura por conta de sua produção combativa, como "Comportamento geral". Gonzaguinha lançou 16 LPs ao longo de sua carreira, interrompida por sua morte, em 1991, num acidente automobilístico.
Repertório dos convidados:
* "O que é, o que é?" (Gonzaguinha) com MPB-4 * "Odaléia, noites brasileiras" (Gonzaguinha) com Marília Medalha * "Com a perna no mundo" (Gonzaguinha) com Luiza Possi * "Eu apenas queria que você soubesse" (Gonzaguinha) com Gisella * "Comportamento geral" (Gonzaguinha) com Daniel Gonzaga * "Diga lá, Coração" (Gonzaguinha) com Gisella * "Recado" (Gonzaguinha) com Daniel Gonzaga * "Sangrando" (Gonzaguinha) com Luiza Possi * "Nós, os grandes artistas" (Gonzaguinha) com Marília Medalha * "Assim seja, amém" (Miltinho/Gonzaguinha) com Miltinho e Magro
PROGRAMA MOSAICOS_EQUIPE Coordenador do Núcleo de Música/TV Cultura: Fernando Faro Direção: Nico Prado Roteiro: Alexandre Pavan Produção: Fernando Abdo Produção musical: César Gavin Assistentes de produção: Deborah Morabia, Ivo Madruga e Luiz Felipe Trezza Estagiário: Fernando Faria
|