Autor |
Mensagem |
blues with a feeling Veterano |
# ago/08
eu queria como formar escalas maiores sustenidas pq do 3° por 4° grau tem um semitom e do 7° para o 8° tb,certo? mas quando faço no papel dá tudo errado,ai vou ver na net é outra coisa totalmente diferente
alguém pode me ajudar com isso
|
Ch4p0L1N Veterano |
# ago/08
· votar
A resposta está exatamente aqui
|
alexdiffer Veterano |
# ago/08
· votar
blues with a feeling http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/143428/
Criei esse topico para ajudar na parte das escalas, modos e campo harmonico
|
blues with a feeling Veterano |
# ago/08
· votar
mas ainda ñ puderam tirar minha duvida
|
alexdiffer Veterano |
# ago/08
· votar
blues with a feeling Vou tentar simplificar aqui pra vc....
O processo basico de formação de uma escala provem de certas regras teoricas que envolve o uso de intervalos combinados entre si....
Para a escala maior a regra é a seguinte:
Tom-tom-semitom-tom-tom-tom-semitom
ou seja
Da tonica para a 2ª nota temos 1 tom, da 2ª nota para a 3ª mais 1 tom, da 3ª para a 4ª um semitom, da 4ª para a 5ª temos 1 tom, da 5ª para a 6ª mais 1 tom, da 6ª para a 7ª mais 1 tom.
Eu uso particularmente a seguinte escala como guia:
C - C#- D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C
Entre cada uma destas notas existe meio tom...seguindo a regra voce pode formar qualquer escala....ou se melhor achar use a seguinte formula:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/166358/
Lembre-se que G# por exemplo é o mesmo que pensar em Ab
|
blues with a feeling Veterano |
# ago/08
· votar
no caso seguindo a formula ficaria assim:
c# - d# - e - f - g - a - b c
apenas duas sustenidas,mas isso ñ está certo
se eu colocar um tom em d# ficaria fá e nom d#
|
blues with a feeling Veterano |
# ago/08
· votar
F# G# A B C# D E F# escala de F#m....
no caso aqui tb seria errado pq na menores o 3º grau é menor ou seja ficaria Ab correto?
|
alexdiffer Veterano |
# ago/08
· votar
blues with a feeling
use as relativas menores para focar mais facil.......
F#m eh o mesmo que pensar em A (la maior) :
A B C# D E F# G#
ou seja a escala de F#m eh F# G# A B C# D E
de F# para G# = Tom de G# para A = Semiton de A para B = Tom de B para C#= Tom de C# para D = Semiton de D para E = Tom de E para F# = Semiton
a estrutura entao é = Tom-semiton-ton-ton-semiton-ton-semiton
o terceiro grau só é menor na escala menor melodica
|
blues with a feeling Veterano |
# ago/08
· votar
e quando saberei qual acorde menor pertence a melodica,natural ou a harmonica?
|
alexdiffer Veterano |
# ago/08
· votar
blues with a feeling Acorde analizado sozinho nao quer dizer nada voce tera que analizar toda a serie harmonica, ou seja, toda a progressão de acordes para saber em qual campo harmonico vc se encontra
|