É tão ruim assim tocar sem retorno?

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Kamus23
Veterano
# abr/08


Ontem fui no show do chimarruts (que decepção, acho que eu era o unico que gostava de reggae mesmo), o som tava legal mas começou a dar um pau e quem entende um pouco já percebe...

Eles pegaram e foram acabando com o show, mas a galera queria bis bis, dai eles falaram que deu problema tecnico e que não tava dando retorno e que não escutavam nada encima do palco...

Dai veio a ? na cabeça, será que uma banda que toca a um tempo como eles entre outras não consegue tocar umas 2 musicas sem retorno?

Como é a sensação de estar encima do palco sem retorno?

Ps - Eles tocaram mais umas 3 musicas, mas depois de muito bla bla bla...

Abraços

lula_molusco
Veterano
# abr/08
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Só dá pra tocar sem retorno, se você nem liga pro que tá tocando :]

james_the_bronson
Veterano
# abr/08 · Editado por: james_the_bronson
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Pô, no show do Ozzy teve um desencontro fudido em "Iron Man". Acho que foi coisa de 2 compassos de diferença. Sabe quando o cara conta errado a quantidade de repetições? Então...

Sem retorno isso acontece muito mais fácil e fica complicado corrigir...

billy ramone
Veterano
# abr/08
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Eh complicado mesmo sem retorno
lembrei do Sanduiche-iche
hahahahhahaha

kohler1000
Veterano
# abr/08
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Faz assim, tentar começar a tocar junto com uma música no seu computador, ai vai e no meio pede pra alguém tapar seus ouvidos, de modo que vc não consiga ouvir nada, na hora que tirarem vc vai (provavelmente) perceber que está totalmente fora do tempo =)

james_the_bronson
Veterano
# abr/08
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Tim Maia :\ ...

Kamus23
Veterano
# abr/08
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Mais tipo não da pra ouvir encima do palco?

Porque infelismente o show do chima foi numa danceteria (lugar pequeno) e tinha as caixas e tudo...

I.Nosferatu
Veterano
# abr/08
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Show sem retorno é ensaio e olhe lá... rsrsrsrs

Blackus
Veterano
# abr/08
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Mais tipo não da pra ouvir encima do palco?
não dá... tu ouve vagamente, não da pra ouvir o vocal...

MANFREDINI
Veterano
# abr/08
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tocar sem retorno é tocar sem ouvir o que está tocando, simples, agora, tem duas cituações, quando você está cheio de amplificador em cima do palco, que nem o The Who e o Eric Clapton sempre fizeram, você não vai precisar de um retorno, agora, quando o sistema de som é jogado só pra platéia, você tem que ter retorno

Kamus23
Veterano
# abr/08
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MANFREDINI

Essa resposta que eu queria ver, pois existem pessoas que não usam retorno...

Isso vai ser de grande ajuda caso um dia suba encima de um palco...

MANFREDINI
Veterano
# abr/08
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Kamus23

pois é cara, pra que você vai querer um retorno se tá cheio de head válvulado de 100W atrás de você ligados em caixas 4x12?

karil marx
Veterano
# abr/08
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No show do ozzy o zakk tava com 8 caixas 4x12 e mais 8x JCM800 provavelmente no volume 11. E tudo isso atrás dele logo ele não tem desculpa para errar. E mesmo que ele fosse surdo ia sentir o chão tremendo de tão alto que tava aquela porra!

Mas uma coisa que não gostei no show (Rio de Janeiro) foi a acustica do rioarena, tava bem ruinzinha, as frequencias embolavam, o reverb natural tava exagerado, o som mal equalizado (eu tava quase dando um tapa no pessoal da mesa de som) enfim estava ruim, mas nada que prejudicasse as excelentes performances ali apresentadas!

jimmy vandrake
Veterano
# abr/08
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Kamus23
Como é a sensação de estar encima do palco sem retorno?

É como se vosse estivessee na beira de uma rodovia movimentada, uma barulheira sem definição onde não se entende nada.

jimmy vandrake
Veterano
# abr/08
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Sem contar que existemos retornos tipo " PONTO " auricular interna, va acha que não tem retorno mas está dentro do ouvido do cara.

Guitar_L
Veterano
# abr/08
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Kamus23
Mesma coisa que dirigir cego.
O vocal é um dos mais afetados.
Abraços

Rafael Walkabout
Veterano
# abr/08
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É muito ruim e complicado tocar sem retorno.

E também é a desculpa padrão pra quando se toca mal ahuhuahuahu

jimmy vandrake
Veterano
# abr/08
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Rafael Walkabout

Não necessariamente uma desculpa, é fato. A banda pode ser do cacete, sem retorno todo mundo vai ficar perdidinho em cima do palco e aí sim vai errar praca*****.
Quando o som de palco está ruim o negócio é fazer o básico e tchau, querer inventar é pedir para sifu**.

Rafael Walkabout
Veterano
# abr/08
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jimmt vandrake
Sim, mas eu quis dizer que ocorre muito de alguém tocar mal e "inventar" essa desculpa.
"Ah, estava sem retorno".

Tocarsem retorno é sim muito ruim e nesse caso não é desculpa não.

jimmy vandrake
Veterano
# abr/08
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Rafael Walkabout

É verdade tem banda que além de tocar mal, nem sabe orientar o técnico de som para um excelente ajuste de palco, que além de gerar qualidade aos músicos, permita todos se ouvirem.
Aí os caras botam a culpa no som, no técnico no retorno etc. . .

Kamus23
Veterano
# abr/08
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jimmt vandrake

Esse tecnicos devem sofrer em algumas bandas...

jimmy vandrake
Veterano
# abr/08
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Kamus23

É uma relação difícil, alguns técnicos insistem em ajustar o som à sua sonoridade, o que não necessariamente serve a banda. Por Exemplo, o técnico é excelente para som gospel, contudo prioriza muito as frequencias mais agudas e brilho, que são completamente desnecessários para bandas de rock. Aí a briga, o gosto do técnico contra o seu. E pior o sacana deixa o PA do jeito que ele quer, não do jeito que vc quer.

Private Pyle
Veterano
# abr/08
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A banda pode ser do cacete, sem retorno todo mundo vai ficar perdidinho em cima do palco e aí sim vai errar praca*****.

Nem tanto. Tem cara que é tão maníaco que coonsegue tocar, por exemplo, só a mão direita de uma peça, com o "retorno" todo na mente, mas aí já é música clássica.

Rafael Walkabout
Veterano
# abr/08
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Kamus23
Esse tecnicos devem sofrer em algumas bandas...
ahhahah certamente.

jimmt vandrake
É uma relação difícil
(2)

fernando tecladista
Veterano
# abr/08 · Editado por: fernando tecladista
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Nem tanto. Tem cara que é tão maníaco que coonsegue tocar, por exemplo, só a mão direita de uma peça, com o "retorno" todo na mente, mas aí já é música clássica.

a questão não é ter a música inteira em mente, é questão de sincornismo com os outros músicos
casar nota com nota, impossivel se você escuta tudo embolado

pra vocalista é pior porque ele não se ouve e perde afinação
como paiativo alguns cantores tem a mania de por a mão na orelha na hora que a banda entra no regaço

has4
Veterano
# abr/08 · Editado por: has4
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cantores tem a mania de por a mão na orelha na hora que a banda entra no regaço

É... que o diga aquele do ZÉ MILIONÁRIO E JOSÉ RICO -(Nesta longa estrada da vida...) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Enfim, acho que o BETHOVEN (não o do FCC) consegue essa façanha aí, mesmo tocando com a mais pauleira das pauleiras punk heavy trash hard metal rock'n'roll banda!

*EDIT
Ou seja,

IM-POS-SI-VEL... quem está no palco tem que se ouvir perfeitamente, mesmo que lá na frente esteja uma merda... nem mesmo a banda *INFERNO NO CÉU conseguiria, mesmo se mudasse o nome da banda para *CÉU NO INFERNO conseguiria rsrsrs

PS.: *Uma banda em que eu participei rsrsrssrsrsrs há muito tempo!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08 · Editado por: Christhian
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MANFREDINI
pois é cara, pra que você vai querer um retorno se tá cheio de head válvulado de 100W atrás de você ligados em caixas 4x12?

Velho, não tem absolutamente nada a ver.

Mesmo usando caixas 4X12 a dispersão de som é imensa, já que vc não tem o direcionamento para todos os músicos da banda. Se vc aumentar só o volume do ampli, passa a ouvir só a sua guitarra e não ouve os outros instrumentos, o que é muito pior. O som ficaria desequilibrado, todos iriam subir volume ao mesmo tempo, o batera não entenderia nada e tudo daria na mesma bosta. Amplificador de palco serve como referência sim, de maneira bem sutil, como complemento, tb de timbre e principalmente para composição de cenário. No show do Symphony X rolou assim: Uma parede imensa de Marshalls no palco sem nenhum uso, só por motivos contratuais e um Dual Rectifier microfonado atrás da parede. Se acabasse o retorno, teria dado merda. Outra questão é que muitos músicos, mesmo forrados de caixas no palco, usam retorno in-ear, com o mix da banda, como se estivessem tocando um Play Along.


Kamus23
Dai veio a ? na cabeça, será que uma banda que toca a um tempo como eles entre outras não consegue tocar umas 2 musicas sem retorno?
Não. Ficaria horrível e só queimaria mais o filme da banda. O que eles poderiam ter feito, se fossem precavidos é, sabendo das qualidades técnicas do local, ter providenciado monitores de ouvido.

Como é a sensação de estar encima do palco sem retorno?
Como um ruído branco, imagine... um chiado total, sem entender nada do que está acontecendo.

Abraços.

PipaAvuada
Veterano
# abr/08
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No show do ozzy o zakk tava com 8 caixas 4x12 e mais 8x JCM800 provavelmente no volume 11. E tudo isso atrás dele logo ele não tem desculpa para errar. E mesmo que ele fosse surdo ia sentir o chão tremendo de tão alto que tava aquela porra!

Mas ele não usa tudo, a maioria é para efeito visual.

NESCAU
Veterano
# abr/08
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Uma única palavra define a expressao "tocar sem retorno". CAOS.

Krist Novoselic
Veterano
# abr/08
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Eu sempre suspeitei que o paredão de caixas de guitarra q a galera usa fosse de enfeite. Um cabeçote marshall com duas caixas 4 de 12 já da volume pra tocar em qualquer palco, não se esqueça q o palco tem os retornos tb... Pra ter ideia eu ja toquei algumas vezes com meu amplificador como retorno, um hartke kickback 15, q tem apenas 120 watts(lembre se que para uso de cotra baixo isso é muito pouco), e consegui tocar normalmente, já usei umas 3 vezes.

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