Bm7/9 B7/6 B7/6- F7/6 F7/6-

    Autor Mensagem
    Sversut
    Veterano
    # out/03


    Ilustres,
    Tenho aqui alguns acordes de execução meio complicada:
    1) Am7/9> pela formação, é normal x05500> ACEGB ou outra forma similar

    2) Mas no caso de Bm7/9 (Cm7/9 etc)parece mais complicado, pela falta de dedos.
    BDFAC#> O problema está no C#
    Se usar pestana normal na 2ª casa, fica dificil executar o C#, a menos que eu exclua a 3ª (D) 224222. É moleza, mas pode ser assim, omitindo??
    >>>Já ouvi algo no sentido de que, qd houver dissonante, 7, 9, etc, estas devem acrescidas, podendo ser omitida a 5ª ou mesmo a 3ª.

    3) B7/6 e B7/6- F7/6 F7/6- e outros...
    O problema está em que normalmente esse 7/6- aparece após o 7/6 (MPB), e aí, na forma que executo, há brusca mudança de dedos para um simples detalhes do 6-
    B7/6> 224244
    B7/6-> 224243
    F7/6> 131231
    F7/6-> 131221
    Tem aí uma mudança de dedos simples, mas complicada pra executar no time.
    Da mesma forma, posso omitir algo, como nesse caso a 5ª?? Ou há forma diferente e mais simples.
    Sei que o mesmo acorde pode ser feito de diversas maneiras e tal...

    Enfim, o que me dizem??
    Falowwwwww
    Sversut

    renatocaster
    Moderador
    # out/03
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    os acordes com 9ª,11ª,13ª,etc.. subentende-se q eles possuem tb a 7ª, daí por ex Cm7/9. No caso de falta de dedos, a primeira a dançar é a 5ª do acorde em questão. lembrando tb que possuem os acordes "add"(de addiction) q são formados pela tríade mais a nota em questão. ex: Cadd11 (t 3 5 11). para te facilitar use a regra universal de formação de acordes: T b2 b3 3 4J b5(ou#4) 5J #5 6 b7(ou simplesmente "7") 7M T(8ª) para as demais acima da oitava é só somar "sete"

    Sversut
    Veterano
    # out/03
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    Tá, mas estão certas as execuções que citei??
    Há formas mais simples nessas passagens rápidas??
    Posso omitir a 5ª ao que vc disse.
    T+

    Sversut
    Veterano
    # out/03
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    Ninguém sabe isssso??

    LOW Fl
    Veterano
    # out/03
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    [/T]Sversut

    Bom você se referiu a seguinte mudança de acordes:
    B7/6> 224244
    B7/6-> 224243

    B7/6> 224244 -->VocÊ pode fazer uma minipestana com o dedo 4 na quarta casa da primeira e da segunda corda. E ja deixa o dedo 2 posisionado na 3a casa. Ai você levanta a minipestana somente na 1a corda, ai pronto o acor de B7/6-
    já vai está formado.
    minipestna
    e---4-------------3-----------------
    B---4-------------4-----------------
    G---2-------------2-----------------
    D---4-------------4-----------------
    A---2-------------2-----------------
    E---2-------------2-----------------


    Isso é um jeito mais avançado de fazer

    LOW Fl
    Veterano
    # out/03
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    Sversut
    O acorde de B7/6 pode ser chamado de B7/13 tambem.

    o jeito mais facil de você fazer a mudança de acordes B7/6 para B7/6-, é essa



    e------------------------------------------------------
    B----9-------8-----------------------------------------
    G----8-------8-----------------------------------------
    D----7-------7-----------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E----7-------7-----------------------------------------


    Simples rapido e indolor

    Sversut
    Veterano
    # out/03
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    Low
    Essa minipestana acho complicado, pois tenho fazer tb a pestana normal, casa 2, e preciso tb apertar F# na corda Ré.
    Haja dedos, ou então não entendi.
    Acho que o outro jeito deve ser mnais fácil, ou então simplesmente elimino esse F# da corda Ré, daí fica fácil.
    Falowww

    LOW Fl
    Veterano
    # out/03
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    Sversut
    Eu dei o segundo exemplo que é mais facil e pratico, que é o que a maioria dos guitarrista de MPB e de Jazz faz, que é a mais usual e comum.

    Ta acima do seu ultimo post, num tem nem pestana

    Sversut
    Veterano
    # out/03
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    Okei
    Está correto a posição mostrada, só não posso executar a mizinha.
    Não estou com o violao aqui, mas me parece mais simples mesmo.
    E no caso que eu citei> F7/6 F7/6-??
    Provavemente deve ter uma forma mais simples tb
    Se souber, manda aí......

    LOW Fl
    Veterano
    # out/03
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    Sversut
    E no caso que eu citei> F7/6 F7/6-??

    É do mesm jeito da B7/6 para B7/6-, só que vc vai transpor para o tom e fica assi:

    e------------------------------------------------------
    B----3-------2-----------------------------------------
    G----2-------2-----------------------------------------
    D----1-------1-----------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E----1-------1-----------------------------------------


    Sversut
    Veterano
    # out/03
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    Ok
    Isso aí
    Valeu

    John Andrade
    Veterano
    # out/03
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    No caso de acordes com 6ª, costuma-se excluir a 7ª. é preferível que se mantenha a triade "oficial". hehehe
    pode ocorrer exceções.

    no caso do Cm7/9, tente fazer algumas inversões se o desenho ficar complicado. pode ser que facilite.

    um desenho de acorde de Cm7/9:

    e:0 - 5ª
    B:3 - 9ª
    G:3 - 7ª
    D:1 - 3ªm
    A:3 - T
    E:x

    Esse é o desenho mais comum de Cm7/9

    John Andrade
    Veterano
    # out/03 · Editado por: John Andrade
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    A mudança de dedos no mesmo acorde é algo bem característico da MPB. por exemplo:
    em Cm7/9 - Cm(7/9)/G

    vc alterna a tônica e a Quinta. Nessa mudança, a Tônica é omitida... omissão de Tônica é supimpa hein !!! tipo, se torna outro acorde, mas pra entender mais facil, se explica como alternância mesmo...

    No acorde em que a 7ª vira sexta, basta recuar o dedo da 7ª 1/2 tom abaixo.
    Em garota de Ipanema, observa-se bem a mudança do Gm7/13 pra Gm7/13b

    Virgil Gibb
    Veterano
    # out/03
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    Alguém aí sabe como é que se faz os acordes A7+ e Bbo7 ?

    Cassio
    Veterano
    # out/03
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    A7+> X02120
    Bbº7??? Acho que nao existe. Nunca vi
    Em todo caso, seria T 3m 5m 6ª 7ª
    Mas se for Bbº> X12020
    Tá certo??

    NeGrEsCo
    Veterano
    # out/03
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    Cassio
    Bbº eh assim msm

    Sversut
    Veterano
    # out/03
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    Ok
    Cm7/9 tá correto o que disse João Andrade, mas no caso do F7/6 e F7/6- nao fica bem na posição dita por Low
    Pois essa corda solta altera muito som.
    Acho que ali tem que colocr a 5ª, senão...

    Virgil Gibb
    Veterano
    # nov/03
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    Cassio
    Obrigado pela ajuda.

    Virgil Gibb
    Veterano
    # nov/03
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    E o acorde Cmaj7, como é?

    xTec
    Veterano
    # nov/03
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    soh

    Cassio
    Veterano
    # nov/03
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    Virgílio,
    Na verdade há várias formas de se demonstrar o mesmo acorde, embora apenas uma seja a correta.
    No caso aí, é um C7+, ou C7M
    Logo, suponho que vc saiba como fazer o acorde, por sinal, bem simples.
    Em todo caso, é X32000 (Um dó sem o indicado)
    Ou 335453 (pestana na 3ª casa)
    T+

    Virgil Gibb
    Veterano
    # nov/03
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    Cassio
    Ah sei. Na verdade eu já sabia que era assim. É que eu achei que estava meio estranho. A música que tem essa nota é Something dos Beatles C Cmaj7 C7....
    Obrigado

    Cassio
    Veterano
    # nov/03
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    Ok
    Maj é expressão em inglês e tal> maior
    Add é agregar em inglês, ou algo semelhante.
    Questão de notação diversa...
    T+

    Barbara Jolie
    Veterano
    # nov/03
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    Cassio
    E o q quer dizer o
    Sus?

    niredsystalironledfloyd
    Veterano
    # nov/03
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    esse tb vai para as reliquias!

    Sversut
    Veterano
    # nov/03
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    Sra. Barbara
    Sus> Suspenso
    Qd constar sus e mais nada ou sus4, tira a terça e coloca a 4ª.
    Se for pra incluir outras, deve constar sus2, etc

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