como dever lêr as figuras pontuadas nas partituras?

    Autor Mensagem
    cr.marcos
    Veterano
    # mar/08


    boa tarde como são solfejadas as figuras pontudas nas partituras?

    thigsm
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    É o valor da figura mais 1/2 do valor dela

    cr.marcos
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    BOM ISSO EU SEI VALEU

    Dogs2
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Depende se for ponto de aumento ou de diminuição

    makumbator
    Moderador
    # mar/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    cr.marcos

    é difícil explicar isso através de texto...mas vamos lá:pense em um compasso de 4/4 preenchido com colcheias(8 delas, portanto). Muito bem, agora bata com o pé(ou qualquer coisa) junto dessas colcheias e cante com o som ocupando as 3 primeiras. Pronto, vc estará lendo uma semínima pontuada. O mesmo procedimento vale para as demais figuras(mínimas, semicolcheias, fusas...), basta subdividí-las e repetir o processo.

    EDIT: isso vale para o ponto de aumento(a direita da nota) e não o ponto de diminuição(abaixo ou sobre a nota)

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pensa num compasso 4 por 4, uma semínima vale 1 tempo certo?
    Se você põe o ponto de aumento então ele tem que aumentar em metade o valor da nota, ou seja, se antes ela valia 1 tempo, agora valerá 1 tempo e meio(1+1/2).
    Em outras palavras se antes ela equivalia a 2 colcheias agora equivalerá a 3 colcheias.

    Private Pyle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cr.marcos

    boa tarde como são solfejadas as figuras pontudas nas partituras?

    thiago motta

    É o valor da figura mais 1/2 do valor dela

    cr.marcos

    BOM ISSO EU SEI VALEU


    Ué? Mas que é que você quer então?
    Especifique.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Veja a figura pontuada como se fosse uma ligadura de duas figuras, onde uma tem o dobro da duração da outra.

    Por exemplo, uma semínima pontuada pode ser vista como uma semínima com sinal de ligadura pra uma colcheia, e vice-e-versa, na mesma nota.

    Pratique a leitura com ligaduras, e depois procure "limpar" os compassos com o ponto de aumento, quando for necessário.

    Um amigo me falou de uma contagem italiana, onde você pode subdividir o compasso. Ao invés de contar 1, 2, 3, 4, conte a vogal e entre eles: 1e, 2e, 3e, 4e. Eu não aprendi isso na escola, mas pelo o que aprendi por aí é isso.

    cr.marcos
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Olhem a partitura da musica wave tom jobim são das figuras dessa musica que falo

    thigsm
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cr.marcos
    Posta ela aí cara não ta querendo que o pessoal advinhe qual parte da musica é né?

    cr.marcos
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    e a partiura toda

    makumbator
    Moderador
    # mar/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    cr.marcos

    Eu, o LeandroPanucci e o
    Rodrigo_Iron já explicamos bastante como se conta figuras com ponto de aumento. Agora cabe a vc tentar praticar e entender o que foi passado. Não interessa a música em particular, o processo de contagem é o mesmo.

    RockGuy
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cr.marcos

    como dever lêr as figuras pontuadas nas partituras?

    Aprenda a escrever primeiro.

    Brincadeira cara, não precisa insultar não.

    cr.marcos
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ae o rockguy isso foi um erro de digitação o certo é devo lêr valeu mané!!!!!!!!!!!!!!!!

    CheshireCat
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cr.marcos
    ae o rockguy isso foi um erro de digitação o certo é devo lêr valeu mané!!!!!!!!!!!!!!!!
    moço, ler não tem acento...

    e se você quiser ajuda, especifique melhor o que você não entende da música, já que você disse que sabe como ler O_o

    cr.marcos
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    isso aqui é um fórum músical lêr e assim mesmo que se escreve.
    ler sem o acento significa lesão por esforço repetitivo.fala serio

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Minidicionário Melhoramentos da Língua Portuguesa

    ler vtd 1 Conhecer, interpretar as letras do alfabetoe saber juntá-las em palavras. vtd+vi 2 Pronunciar ou recitar em voz alta o que está escrito. vtd 3 Estudar o que está escrito. Conjuga-se como crer
    Dicionário Ediouro de Sinônimos e Antônimos

    Mini Aurélio Século XXI

    ler v.t.d. 1. Percorrer com a vista (o que está escrito), proferindo ou não as palavras, mas conhecendo-as. 2. Ver e estudar (coisa escrita). 3. Decifrar e interpretar o sentido de. 4. Perceber. 5. Adivinhar. [...]
    8. Ver as letras do alfabeto e juntá-las em palavras.

    Dicionário Ediouro de Sinônimos e Antônimos

    Ler
    1. Recitar; decifrar, perceber
    2. Explicar, prelecionar, ensinar
    3. Predizer, adivinhar, prever

    ---

    "lêr" não tinha nenhum entrada. =p

    Espero ter ajudado :] . . .

    cr.marcos
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    A QUANTO TEMPO VC É PROFESSOR DE PORTUGUÊS?
    VOCÊ ESCREVEU ALFABETOE SABE TUDO.
    ESTOU AQUI PARA FALAR DE MÚSICA.

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cr.marcos
    Acho q, como o próprio makumbator disse, a sua dúvida inicial já foi muito bem respondida...
    Se vc explicasse direito a sua dúvida, tenho certeza que alguém responderia... (ao invés de ficar no "blah, blah, blah...")

    cr.marcos
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    já tirei minha dúvida se o Senhor tiver mas alguma dica sobre partituras e leitura musical aceito e chega de brigas estamos aqui pela música.

    CheshireCat
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cr.marcos
    talvez ler tivesse acento na época em que "êle" também tinha... tem uma cartilhada amarelada do meu pai que é da época da antiga grafia... mas hoje em dia não tem mais não =)

    VOCÊ ESCREVEU ALFABETOE SABE TUDO.
    alfabeto? O_o

    ESTOU AQUI PARA FALAR DE MÚSICA.
    moço, a gente não entende a sua dúvida... se você não se explicar, postar a partitura, não tem como a gente falar mais nada a respeito!

    Dogs2
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Dogs2
    · votar


    CheshireCat
    Cara, ele foi bem claro quando falou "como são solfejadas as figuras pontudas nas partituras?". Mesmo ele falando "pontudas" ao invés de "pontuadas", qualquer pessoa com mínima intuição sabe do que ele tá falando.
    E nós entendemos SIM o que ele quis dizer, senão ele não falaria logo depois "já tirei minha dúvida ".
    O problema é que esse povo fica arrumando discussão besta a toa.

    CheshireCat
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Dogs2
    E nós entendemos SIM o que ele quis dizer, senão ele não falaria logo depois "já tirei minha dúvida ".
    opa, ele postou pouco antes que eu... não tinha visto hehe
    achei que ele ainda estava sem entender, porque ele tinha dito que o que tinha sido explicado ele já sabia e ainda tinha dúvidas

    Dogs2
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    CheshireCat
    dibouazzzz ;D

    cr.marcos
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Serei sincero estou arrependido de participar deste fórum.

    CheshireCat
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cr.marcos
    calma, cara! também não é pra tanto O_o
    o povo por aqui pega no pé com relação à escrita sim... mas foi mal se eu te ofendi por causa disso

    nettoroses
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cr.marcos
    cara, pelo que li, respondaram sua dúvida, ensinaram como se faz, mas parece que você quer tudo mastigado, pegue as dicas e vá treinar cara!

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cr.marcos
    já tirei minha dúvida se o Senhor tiver mas alguma dica sobre partituras e leitura musical aceito e chega de brigas estamos aqui pela música.

    briga?

    Bom, se sua dúvida já foi sanada, então tá. =)

    Qualquer coisa é só postar q nozes respondemos

    cr.marcos
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    o senhores me ajudaram muito valeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como dever lêr as figuras pontuadas nas partituras?