Qual é a linha que separa o rock do hard rock e o hard rock do metal?

Autor Mensagem
zedoidiao
Veterano
# fev/08
· votar


pra mim o que separa tudo isso é a época,e a criatividade do ser humano.(que vem decaindo infelizmente)

Pompermayer
Veterano
# fev/08
· votar


Luisa Albano

O Hard Rock, como o nome mesmo diz é um "Rock pesado", é um derivado do Rock N' Roll mais encorpado, com a presença mais acentuada de baixos e guitarras distorcidas.
Já o Heavy Metal se apresenta como um derivado do próprio Hard Rock, e daí surge o termo, que na minha opinião é mais correto, Metal.
Qual é diferença entre Heavy Metal e Hard Rock?
O Heavy Metal tem a característica de ser mais trabalhado, mais encorpado do que o Hard Rock, que é mais simples. Outro fator que diferencia os dois é velocidade, o Heavy metal apresenta, normalmente, uma velocidade bem elevada, com a presença do pedal duplo (ou bumbo duplo) na bateria, dos riffs e solos alucinantes na guitarra, dos solos de baixos e algumas vezes a presença do teclado, solando e bem trabalhado. Já o Hard Rock mantém uma velocidade média, sendo mais puxado que o Rock N' Roll, mas não tão rápido quanto o Heavy Metal.
O Metal (como prefiro chamar o estilo) é divido em várias subdivisões importantes para a formação do caráter músical de cada banda. Não se mistura o estilo Heavy Metal (geralmente com vocais finos, às vezes femininos, guitarras muito trabalhadas, teclados harmônicos, baixos também muito trabalhados e a bateria sempre mantendo uma alta velocidade com pedais duplos, centenas de pratos, dezenas de tambores e 2 ou 3 bumbos) de Stryper, por exemplo, com o Death Metal (Vocais Gruturais, guitarras muito pesadas, baixos distorcidos e pesados, teclados muitas vezes sombrios, e bateria sempre mantendo uma alta velocidade com pedais duplos, centenas de pratos, dezenas de tambores e 2 ou 3 bumbos) de Demon Hunter, nem o Metal Core (um Death Metal melódico, com guitarras, baixos e teclados solando, e vocais melódicos e gruturais alternados, e bateria sempre mantendo uma alta velocidade com pedais duplos, centenas de pratos, dezenas de tambores e 2 ou 3 bumbos)de As I Lay Dying com o Metal melódico (Vocais finos, melódicos, e bateria sempre mantendo uma alta velocidade com pedais duplos, centenas de pratos, dezenas de tambores e 2 ou 3 bumbos, muitas vezes usa como influência músicas clássicas como Beethoven e até mesmo populares, como samba e MPB) de Angra. Essas subdivisões são necessárias e não idiotices, determinam uma certa corrente seguida pela banda e até mesmo uma ideologia que os separa, como black metal de Black Sabbath, Black Label Society, Iron Maiden e White Metal de Stryper, As I Lay Dying, Demon Hunter.
Como você pode ver, uma caracteristica do Metal é a bateria, lavando uma velocidade elevada à musica, mas é bom lembrar que nem todos os estilos de metal são rápidos, como o Doom Metal ou as versões acústicas das bandas que geralmente são bem lentas.

Façam uma comparação mais ou menos assim: uma banda é classificada como rock quando faz tais e tais coisas. Se fizer tais coisas é hard rock, e se fizer tais coisas é metal.

E dêem uns exemplos assim: uma banda que esteja na mesma linha de peso de tal banda é rock, se estiver na mesma linha de peso de tal banda é hard rock, e de tal banda pra cima já é metal.


Rock clássico é Aborto Elétrico, Legião Urbana, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Coldplay, Keane, Snow Patrol, U2...

Hard Rock é Deep Purple, AC/DC, Guns n' Roses, Metallica, Dream Theater...

Metal é Angra, Stryper, As I Lay Dying, Demon Hunter, Megadeth, Shaman, Iron Maiden, Viper...

Outros estilos derivados do Rock N' Roll são Rock Alternativo (System of a Down), Indie Rock (Yellow card), Nu Metal (P.O.D.) sendo o Nu Metal, uma mistura de influências que geram um som, como P.O.D. que tem influências de rock, hip rop, reagge.

Desculpa o texto enorme. Mas tentei responder à sua pergunta, espero que tenha respondido, ou escrevi tudo isso atoa.. hehehehe

james_the_bronson
Veterano
# fev/08
· votar


Hard Rock
Dream Theater

Eita, nem li o texto todo, preguiça mesmo, mas bati o olho nisso /o\ ...

Pompermayer
Veterano
# fev/08
· votar


james_the_bronson
O Dream Theater é mais um Rock progressivo, mas muitos músicos consideram o progressivo como Hard Rock. Mas se estiver errado, peço desculpa.

cuma
Veterano
# fev/08
· votar


Pompermayer
.
dream theater eh metal progressivo, pq tem influencia de rock progressivo mais utiliza andamentos rapidos como no metal...

e vc se engana cara, metallica naum eh hard rock nunca, eh thrash metal q nem o megadeth, slayer, sepultura entre outros

Ricnach
Veterano
# fev/08
· votar


Acho que existem alguns rotulos desnecessários, como os sub-rotulos do Heavy metal, porém o que ALBERTOELLOBO disse é real, a diferença entre Rock Hard e Metal se baseia em questões harmonica e na escolha da estrutura da musica. Quero acrescentar que existe um componenten histórico que separa o Hard do Metal. A partir dos anos sessenta o nome rock'n'roll e Rock and roll foi substituido por Rock, simplesmente. As gravadoras optaram por manter o ritmo do rock misturado à tonalidade ocidental, diminuindo mais ou menos o uso da pentatonica e de uma harmonia modal, assim temos folk rock, classic rock, underground e etc. O hard rock seria o classic rock que surgiu já mais para o final dos anos sessenta, o carro chefe foi com certeza o Led zeppelin, Jimi page já era guitarrista de estudio a mais tempo e já conhecido no meio musical, dai temos Deep purple, Black Sabath, até AC/DC. Como já foi dito o Hard rock se baseia num Riff distorcido, com um som mais "cheio", repetido muitas vezes, harmonia predominantemente modal. O Metal já é posterior, baseado no Hard Rock, algums dizer que o Black sabath já é uma banda Metal, o que é musicalmente erroneo, caso se queira definir o metal pelo estilo de letras, mesmo assim o Black sabath ainda teria caracteristicas Hard rock, mas é sim uma banda que abriu este caminho. O metal inclui mais solos diatonicos mas também possui riffs, as vezes riffs com frases maiores do que usado pelo Hard rock, a banda Iron Maiden traduz muito bem o som Metal. Quanto a tecnica dos instrumentistas, isto não diz respeito a nenhum estilo ou roulo musical, este tipo de nomeclatura indica as caracteristicas das musicas e não dos instrumentistas.

Ricnach
Veterano
# fev/08
· votar


Rock clássico é Aborto Elétrico, Legião Urbana, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Coldplay, Keane, Snow Patrol, U2...

As bandas de Rock brasileiras citadas, junto com o U2 são atualmente entendidas como pop Rock. Mas na época em que surgiram eram todos New Wave.
Coldplay, snow Patrol e Keane são simplesmente PoP.

Sua contribuição sobre as divisões do Metal foi muito boa, mas os exemplos estão misturados... por exemplo:

Metalica e Dream theatrer são bandas de Metal, mesmo que o Dream seja influenciado por rock progressivo...

Pompermayer
Veterano
# fev/08
· votar


cuma
Ricnach
Desculpa aí pelos erros, e valeu pelas correções.

ivandeff
Veterano
# set/11
· votar


No fim das contas, tudo é apenas Rock N' Roll, o que diferencia essas vertentes do Rock é a sonoridade e a estrutura das músicas, só pra explicar de um modo mais simples.

rocknroll1234
Veterano
# set/11
· votar


o nível de distorção,estranhesa ou velocidade em relação ao bogie wagen

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual é a linha que separa o rock do hard rock e o hard rock do metal?