Revolução: A partir de hoje é permitido fazer download de musicas

Autor Mensagem
Atoyot
Veterano
# jan/08 · Editado por: Atoyot


..sem se pagar qualquer taxa, e de maneira legal, como mostra o artigo a seguir:

http://entertainment.timesonline.co.uk/tol/arts_and_entertainment/musi c/article3261591.ece

Aparentemente as gravadoras decidiram que realmente não há sentido em vender CDs - pois o lucro é nulo - e resolveram aceitar o conceito de file sharing através da internet.

A partir de hoje, é totalmente grátis o download de 25 milhoes de músicas a partir do software "Qtrax":

http://qtrax.com/index.php

Taí, acabou-se aquela coisa de piratear música. A partir de hoje, a idéia de se vender a música em forma gravada não existe mais. Ela será grátis, e o rendimento do artista será proveniente apenas de suas performances ao vivo.

De qualquer modo, o software tá em versão beta, e de acordo com a wikipedia 3 das 4 gravadores (EMI, SonyBMG, Universal Music Group and Warner Music Group) não fizeram nenhuma declaracao oficial a respeito, então o software pode ser muito bem um hoax.. Mas acho muita sacanagem os caras anunciarem algo antes de resolver bem com as gravadoras se rola ou não permitir os downloads

Penta_Blues
Moderador
# jan/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Atoyot
A notícia é interessante se for verdadeira, mas prefiro recebê-la com cautela...
Não acho que as gravadoras vão abrir mão de "seus" artistas e de seu investimento, nem os músicos de seus Direitos Autorais. Ainda acho mais justo, tanto para os artistas quanto para os consumidores, a compra de faixas para que o adquirente monte o CD como melhor lhe convier à semelhança do que é feito em sites como o Sonora.
Na minha opinião, o assunto está longe de se encerrar...
Valeu!!!

Jg Destroyer
Veterano
# jan/08
· votar


Atoyot

suspeito...

Rodrigues
Veterano
# jan/08
· votar


suspeito...(2)

Prometherion
Veterano
# jan/08
· votar


suspeito...(3) suspeitíssimo...

não acredito nisso nem f#@%...

_FrEd_
Veterano
# jan/08
· votar


Na minha opinião, o assunto está longe de se encerrar... (2)

Eu duvido que as gravadoras façam isso. É como se elas estivesse distribuindo de graça as músicas gravadas... Ou seja, ao invés do "lucro nulo" vão ter eh prejuízo.

Penta_Blues
Moderador
# jan/08
· votar


Bom dia!!!

_FrEd_
Ou seja, ao invés do "lucro nulo" vão ter eh prejuízo.
Perfeito!
Até porque não acredito nesse tal "lucro nulo"...
Valeu!!!

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/08
· votar


E se realmente for verdade, os músicos vão sobreviver só de shows e merchandising mesmo.
É uma notícia suspeita, e caso seja verdadeira... triste.

_FrEd_
Veterano
# jan/08
· votar


zaqueu_grunge

Triste demais... acho q tem mt ignorante que ta comemorando isso...

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/08
· votar


_FrEd_
Triste demais... acho q tem mt ignorante que ta comemorando isso...

Sim. Essa decisão é como a dos capacetes aqui no Brasil, preferem tentar cortas os galhinhos ao invés de cortar o mal pela raiz.

O que falta é a reeducação do povo, e um pouco mais de bom-senso por parte das gravadoras em colocar preços mais acessíveis (cortando algumas coisas como arte de capa e até mesmo diminuindo o número de faixas, algo entre um single e um CD propriamente dito, em versões mais baratas do CD).

Ou até mesmo colocar para baixar por um preço acessível, algo como R$ 1,00 por música. É pouco o lucro? Pra uma gravadora, é. Mas é melhor do que nada.

Penta_Blues
Moderador
# jan/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

zaqueu_grunge
É pouco o lucro? Pra uma gravadora, é. Mas é melhor do que nada.
Não se pensarmos que as Gravadoras podem ganhar no volume de vendas, já que deixando os preços mais coerentes pode haver um aumento nas mesmas.
O problema neste caso é que não há diferença entre baixar a faixa à venda e baixar a cópia pirata. Pelo menos num CD convencional existem outros atrativos além da música propriamente dita; existe a arte, que vc pode até achar menos importante, mas que é fundamental, principalmente quando falamos em fãs.
Valeu!!!

Tekila
Veterano
# jan/08
· votar


Cara, a loja online do itunes ja esta faturando na casa dos bilhões, vendendo as musicas a 0.99$ as vezes menos

Bog
Veterano
# jan/08 · Editado por: Bog
· votar


E para certos artistas, até que as lojas virtuais têm se mostrado uma coisa boa. Especialmente aqueles que já estão consolidados e não precisam mais da estrutura de marketing de uma grande gravadora.

Heheh, falo porque tenho uns conhecidos que são de uma banda que era "uma das menores da gravadora" e agora são "uma das maiores independentes". Colocaram o último disco a venda na loja da UOL , e na última vez que conversei com eles, estavam bem felizes com o resultado, disseram que vende menos que CD mas o $ vai bem mais limpo e transparente para eles.

Mas isso é porque eles já são conhecidos e não precisam mais ser divulgados para que as pessoas saibam que eles existem.

brunohardrocker
Veterano
# jan/08
· votar


hoax.

Prometherion
Veterano
# jan/08
· votar


hoax

com certeza, essa discussão toda nem adianta porque isso é boato.

fernando tecladista
Veterano
# jan/08
· votar


Ela será grátis, e o rendimento do artista será proveniente apenas de suas performances ao vivo.


leia-se contratos no estilo "capitalismo-selvagem" onde no minimo 80% da grana de shows vai pro c* da gravadora, onde o artista vende a alma dele e a mãe junto

hard rock and roll
Veterano
# jan/08
· votar


prefiro continuar no bit torrent/frostwire

suspeito...(4)

as gravadoras só desistirão dos CDs quando promoverem sozinhas os shows e segurar uns 70% da grana do artista, e ainda sim com ingressos mais caros

Steve Van Halen
Veterano
# jan/08
· votar


MENTIRA DESGRAÇADA, só mais uma maneira de distribuir mais viros. Lucro zero que nada, apesar delas nao estarem numa situaçao agradavel, ainda ta cheio de artista ganhando disco de ouro e platina (um exemplo rapido que eu me lembrei agora: por miseros mil discos q o iron maiden nao ganhou disco de ouro no primeiro dia de vendas do A Matter of Life and Death na ALemanha ou finlandia (nao me lembro)). Ainda ta cheio de lojas de discos e fnacs da vida que vendem cds pra caramba. Pode nao ser mais o negocio de gastos estravagantes dos rockstars mas ainda é um engocio que movimenta muito dinheiro. Ao menos que o album tenha uma produçao milionaria, discos de bandas famosas e consagradas ainda gera uma bela grana

Steve Van Halen
Veterano
# jan/08
· votar


zaqueu_grunge

O que falta é a reeducação do povo, e um pouco mais de bom-senso por parte das gravadoras em colocar preços mais acessíveis (cortando algumas coisas como arte de capa e até mesmo diminuindo o número de

Acho que realmente essa é a solução. Uma coisa que eu vi dar muito certo. No show do malmsteen, quando o Dr. Sin abriu, no fim do show eles anunciaram que no saguão principal da casa de show, uma equipe tava vendendo o ultimo cd deles a R$5,00. Era apenas o CD e um papelao em volta com a capa e contra capa (sem encarte nem plastico duro pra proteger o CD). MAs isso deu tão certo que na metade do show do malmsteen quando eu fui no banheiro, aproveitei pra comprar um cd desses e acabei comprando a penultima copia. Isso que quase ng tava la pra ver o dr. sin. Em compensaçao, o malmsteen q tava vendendo cd a 25 reais nao vendeu quase nenhuma copia...

pagode nem morto
Veterano
# jan/08
· votar


Steve Van Halen

Já ví uma dupla de sertanejo (não lembro qual) que fez coisa parecida, só que o CD era semelhante a um CD normal (com caixa e capa). Eles vendiam o CD por R$ 5,00. Essa é a melhor solução pros artistas e pras gravadoras.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/08
· votar


Por que eu acreditaria num cara cujo nick é Toyota de trás pra frente, e cujo último tópico foi em 2006?

RobertSmith
Veterano
# jan/08
· votar


é verdade. já ti ha entrado no site pra tentar baixar só que não tavaliberado ainda pra donwload.
vi uma reportagem sobre isso no site da bbc. só que já tá diferente da que eu li a tarde. aí o link:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/01/080128_music forfreedenial.shtml

james_the_bronson
Veterano
# jan/08
· votar


O plano do site é permitir que usuários baixem música de graça pela internet. O licenciamento das músicas seria pago com dinheiro proveniente de anúncios.

Tão simples :] ...

Mesmo assim: Lobistas do caralho /o\ ...

james_the_bronson
Veterano
# jan/08
· votar


Previsão: Galera puta da vida porque não produzem mais cds. Ou então porque até produzem, mas não lançam aqui...

Sharper
Veterano
# jan/08
· votar


Não adianta fugir da realidade. Música JÁ É DE GRAÇA HÁ MUITO TEMPO! Desde a época da fita K7 nego copia música.

Ou se oferece algo a mais pelo preço (caixinha, encarte, jujuba de brinde), ou se cobra um preço q saia mais em conta pro comprador que o trabalho de baixar, gravar, etc ou não vende. Simples.

Quem quer ganhar dinheiro tem que aprender a "dançar conforme a música". É assim que funciona no mundo dos negócios.

Quem quer fazer arte, faz até de graça. Essa é a diferença q nego não entendeu ainda.

Meu amigo, quer dinheiro? Faça algo pelo qual as pessoas estejam dispostas a pagar. Quer fazer arte? Faça pela arte.

Penta_Blues
Moderador
# jan/08
· votar


Bom dia!!!

Sharper
Um tanto quanto radical, mas no fundo deveria ser quase isso no que se refere a vender, por outro lado, artista também tem que comer, se vestir, pagar suas contas, etc...
Mas é um bom ponto de vista!
Valeu!!!

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/08
· votar


Steve Van Halen
Exato. Pagar 5 reais num CD original (mesmo sem as "frescuras") pra quem gosta da banda é um valor ínfimo. A coisa complica quando você se vê obrigado a gastar, como você mesmo disse, 25 reais num CD...

Eu mesmo compro no máximo um CD original "normal" a cada dois ou três meses, mas sempre que posso comprar CDs demo ou dessas versões mais simples que vários artistas distribuem a 5 reais (aqui na região não são poucos, a coisa está começando a evoluir) eu compro.

O povo quer algo barato pra poder ouvir sem ficar com peso na con$$ciência, só que as gravadoras não desconfiam, preferem atochar de supostos "bônus" (que só encarecem mais o preço final do disco) do que simplificar e baratear.

Sharper
Veterano
# jan/08
· votar


Penta_Blues
por outro lado, artista também tem que comer, se vestir, pagar suas contas, etc...

Eu toco guitarra, sou "artista" e ninguém me dá dinheiro por isso. Como, me visto e pago minhas contas fazendo análise de sistemas. Por isso, as pessoas estão dispostas a me pagar bem mais do que por um cd meu. Vou fazer o q? Chorar pq ninguém quer comprar meu cd?

Ah, vc foi bem educado na sua resposta e espero que não entenda a minha como mal-educada, é só o jeito de falar, beleza? :D

Se bem que se eu nunca mais tocar guitarra é uma coisa, meus vizinhos vão agradecer, talvez. Mas seria triste se os Foo Fighters nunca mais lançassem um disco.

Mas com isso, entra um outro lado: quantas milhares de vezes vc já viu uma banda ser criticada por fazer um trabalho "comercial"? Fazer música "pra vender", em vez de fazer arte?

Músico profissional tem que fazer música pra vender, senão, como vão pagar as contas? :) Por isso que tem tanto pagode e sertanejo. Pq tem gente que está disposta a pagar por isso.

Não ter gente disposta a pagar por música de qualidade não a impede de ser feita. Apenas obriga o músico de qualidade a achar um emprego de verdade, a fazer algo pelo qual alguém lhe queira pagar, como todos os outros seres humanos, e fazer sua música pelo prazer, pela arte como recompensa em si mesma. Acredito até que seja mais bem feita dessa forma que como um trabalho.

marcio_smdo
Veterano
# jan/08
· votar


Vejam a reportagem de hoje do Globo, onde as gravadoras desmentem acordo:

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2008/01/28/qtrax_gravadoras_neg am_acordo_com_servico_de_musicas_gratuitas_na_web-328254703.asp

Abraço

Penta_Blues
Moderador
# jan/08
· votar


Bom dia!!!

Sharper
Mas com isso, entra um outro lado: quantas milhares de vezes vc já viu uma banda ser criticada por fazer um trabalho "comercial"? Fazer música "pra vender", em vez de fazer arte?
Isso levanta uma outra questão bastante polêmica...
O que é fazer um trabalho comercial?
Um artista não pode vender muito para não correr o risco de "cair nas graças" do grande público e com isso ser taxado de 'comercial"?
Se for assim, só artista ruim faz arte já que vende pouco...rsrs
Pop é tão arte quanto Erudito e Erudito é tão comercial quanto Pop, na minha opinião. Basta lembrar que os grandes gênios, como Mozart, eram pagos pra compor músicas sob encomenda...

espero que não entenda a minha como mal-educada, é só o jeito de falar, beleza? :D
Não se preocupe, meu camarada. Apesar de corrermos o risco de sermos mal-interpretados devido à "frieza" da letra sempre que escrevermos algo, temos o bom-senso para perceber quando alguém responde com a intenção de "tretar"...rs

Valeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Revolução: A partir de hoje é permitido fazer download de musicas