Mudanças de tom

    Autor Mensagem
    paty24
    Veterano
    # jan/08


    Pessoal,

    Estudo teoria musical e toco flauta doce, mas, por falta de tempo para me dedicar mais, meu progresso tem sido um pouco lento. Nesse momento, estou constatando que é impossível tocar Wave, do Tom Jobim, na flauta doce soprano, pois a partitura exige notas muito mais graves do que essa flauta é capaz de fazer. Ouvi algo sobre "mudar o tom da música" mas não sei como. Com certeza, estou tentando tocar uma partitura que não é apropriada para flauta. A dúvida, existe como "adaptar" essa partitura para a flauta?

    Obrigada.

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    paty24
    olha, ate onde eu sei (nao sou flautista, mas mudança de tom vale pra qualquer instrumento):

    se tem notas mais graves que a flatuta, tem que subir, no minimo ate a nota mais grave da sua flauta (do, na flauta doce)

    só tem que ver se ao subir, nao faltará nos agudos, nao sei dessa musica como vai ficar. a flauta doce é um instrumento que tem uma tessitura bastante limitada.

    basicamente é assim: voce pega a musica original e ve quanto precisa subir. por exemplo a nota mais grave é um sol, e voce quer que seja um dó. então voce tem que subir uma quarta (dois tons e meio). então voce sobe todas as notas da musica um tom e meio.

    deu pra entender? se nao deu, pergunte.

    paty24
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Kiki,

    Obrigada,

    Vou tentar fazer isso. Mas a música fica diferente? A mudança de tom acarreta outras mudanças?

    Obrigada

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    paty24
    de nada!

    A mudança de tom acarreta outras mudanças?
    a principio não.
    o que acontece é que da diferenças pra fazer os arranjos, improvisos, dependendo do instrumento utilizado. mas só o fato de voce adaptar pra um instrumento que não o original já vai mudar alguma coisa.

    também tem um fenomeno, completamente subjetivo, que acontece com algumas musicas, que parecem que não soam bem quando muda de tom. isso na minha opinião. mas o unico jeito de sentir isso é mudando o tom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mudanças de tom