Alguém sabe me dizer que música é essa pelas cifras da harmonia dela?

Autor Mensagem
Caledonian
Veterano
# nov/07


Tem uma música que estou procurando depois que ouvi na rádio, mas não sei quem canta nem o nome da música. Mas como sou músico logo depois que a música terminou eu já sabia a harmonia dela e a cifrei.
Quero saber se tem como descobrir que música é essa apenas conhecendo a harmonia, pelas cifras, que em sequência, sem considerar os tempos e os compassos é a seguinte:

G7M ......... Bb7M ........ Am7 .......... D4/7... D7
G7M ......... Bb7M ........ Am7 .......... D4/7... D7
Dm7 ......... F/G ... F5-/G ........ C7M ......... Cm7
G7M ......... C/D ....... G7M

Achei a voz do cantor parecida com a do Stevie Wonder, mas não tenho certeza se é ele.

Agradeço qualquer resposta.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


Caledonian
de mais informações... mais ou menos o ritmo, andamento, estilo da musica.
quando eu li as cifras tava achando que seria uma bossa, pelos acordes... mas ai voce falou que parecia stevie wonder.

marcio_zav
Veterano
# nov/07
· votar


O a melodia? lembra?

faz um midi

Caledonian
Veterano
# nov/07 · Editado por: Caledonian
· votar


Se o fórum tivesse um meio de postar partituras eu até colocaria o início dela para ajudar mas acho que não dá para fazer isso por aqui.

A música é do estilo pop internacional, é lenta, cantada em inglês, um beat8 com andamento entre 70 e 80 mais ou menos.
Eu ouvi essa música na rádio Antena 1.

Sam
Moderador
# nov/07
· votar


Caledonian
Enquanto o fórum não tem esse recurso, faz a partitura e bota no rapidshare =)

Dogs2
Veterano
# nov/07
· votar


Sam

Enquanto o fórum não tem esse recurso, faz a partitura e bota no rapidshare =)


Opaaaa, senti cheiro de novidades!

Caledonian
Veterano
# nov/07
· votar


O a melodia? lembra?

faz um midi

Olá Márcio, segui a tua sugestão e fiz um midi e hospedei aqui para vocês baixarem e poderem ouvir e tentar identificar a música.
http://www.mediafire.com/?60exdwgpj2k

É uma seqüência bem rudimentar, só a melodia com a harmonia básica mas que já dá para ter uma idéia.

Tecnicolor
Veterano
# nov/07
· votar


Caledonian

Baixei mas não consegui ouvir seu arquivo. Aparentemente meu comp está rodando normalmente aruivos mid.

marcio_zav
Veterano
# nov/07
· votar


Caledonian


Hmm, nao consegui reconhecer nao =/

Ken Himura
Veterano
# nov/07
· votar


A harmonia é bonita, lembra bossa/jazz mesmo. Ouvi o mid, lembro de já ter ouvido a melodia, mas não lembro o nome nem o intérprete...



Liga pra rádio e fala a hora em que você ouviu, eles vão te passar a programação.

Caledonian
Veterano
# nov/07
· votar


E então gente, alguém conseguiu identificar a música?

Detalhe: o midi que eu hospedei no MediaFire e gravei no meu teclado está no formato 0 (zero) que os programas da Microsoft têm dificuldade para ler, acho que o Windows Media Player só lê o midi formato 1. Eu geralmente leio os midi 0 no Jet Audio ou Sound Forge.

Caledonian
Veterano
# nov/07 · Editado por: Caledonian
· votar


Mais alguém escutou?
O trecho da música está aqui:
http://www.mediafire.com/?60exdwgpj2k

ERRATA: corrigindo o post acima, onde se lê "Sound Forge" leia-se "Cakewalk".

Caledonian
Veterano
# nov/07
· votar


E então gente, alguém sabe?

Caledonian
Veterano
# nov/07
· votar


Pessoal, dá uma força aí. Dêem uma escutada na música do link que deixei de amostra para tentar decifrar a musiquinha.

LeandroP
Moderador
# nov/07
· votar


F5-/G ????

Caledonian
Veterano
# dez/07
· votar


LeandroPanucci

Sim Leandro, isso mesmo. F5-/G é o acorde de Fá maior com o baixo em Sol e com a quinta diminuída.

LeandroP
Moderador
# dez/07 · Editado por: LeandroP
· votar


Caledonian

Não seria um G7(9)?

A harmonia é familiar, mas também não consigo lembrar.

Caledonian
Veterano
# dez/07
· votar


Não seria um G7(9)?

A harmonia é familiar, mas também não consigo lembrar.


Não, é F5-/G mesmo.
Você conseguiu ouvir a midi?
(pergunto porque alguns colegas disseram que não conseguiram ouvir nada no link que eu postei).

LeandroP
Moderador
# dez/07
· votar


Caledonian

Não consegui ouvir. Fiz o download, mas não tinha som nenhum.

É um G7(9). Não existe acorde maior com 5a diminuta. Pegue os intervalos com a tônica em G e você vai notar uma passagem de G7(9/11) - o acorde suspenso - e um G7(9). Não tem F/G e F5-/G. Simplificando, seria apenas G7(4) - G7.

Digo isso pra facilitar a interpretação da cifra, porque não dá pra ouvir a midi.

Caledonian
Veterano
# dez/07 · Editado por: Caledonian
· votar



É um G7(9). Não existe acorde maior com 5a diminuta. Pegue os intervalos com a tônica em G e você vai notar uma passagem de G7(9/11) - o acorde suspenso - e um G7(9). Não tem F/G e F5-/G. Simplificando, seria apenas G7(4) - G7.

Prezado Leandro, eu agradeço sua atenção mas sinto dizer que tenho que discordar de você. O acorde é realmente um Fá com a 5ª diminuída, e existe sim esse acorde. O acorde por você sugerido [ o G7(9) tendo antes a passagem em G7(9/11) ] também encaixa, são relativos, mas prefiro citar do modo que falei. E qualquer acorde baseado na tríade padrão pode ter a quinta diminuída, existe milhares de músicas com essas dissonâncias. E no caso do F5-/G que eu citei é a tríade normal de Fá maior (notas Fá, Lá e Dó) com a quinta (nota Dó) diminuída para Si, apenas a nota do baixo que é composta pelo Sol e não pelo Fá, formando o acorde F5-/G. É isso.

_FrEd_
Veterano
# dez/07
· votar


Caledonian

G7(9) - G B D F A
F5-/G - G A B F

Eh praticamente o mesmo acorde, ainda mais se vc considerar que a 5ª n eh tocada em boa parte dos shapes do acorde 7(9). O acorde "Maior com quinta diminuta com a 2ª no baixo" pode ser matematicamente escrito, mas ta errado, n soh pela quinta, que esta estranhamente colocada, como tb pela 2ª no baixo, que eh uma inversão q teoricamente n existe, e msm que existisse, vc teria que ter uma 2ª no acorde pra daí inverte-lo.

Outro fato é a resolução em C7M, que claramente eh feita pelo V^I, ou seja, G7(9)^C7M, e n F5-/G

Caledonian
Veterano
# dez/07
· votar


pela 2ª no baixo, que eh uma inversão q teoricamente n existe, e msm que existisse, vc teria que ter uma 2ª no acorde pra daí inverte-lo.
Prezado Fred, desculpe dizer mas essa inversão de baixo existe aos borbotões. É tão comum como água da chuva cair do céu.

_FrEd_
Veterano
# dez/07
· votar


Caledonian

Mt gente escreve essas inversões, mas eu nunca vi em nenhum livro falar sobre elas, apenas sobre as padrões (1ª, 2ª, 3ª)... Os acordes que tem "inversões" de 2ª, 4ª e outros intervalos geralmente são escritos de outra forma, como eh o caso do F5-/G

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Caledonian

pela 2ª no baixo, que eh uma inversão q teoricamente n existe, e msm que existisse, vc teria que ter uma 2ª no acorde pra daí inverte-lo.
Prezado Fred, desculpe dizer mas essa inversão de baixo existe aos borbotões. É tão comum como água da chuva cair do céu.


Seria uma nota alheia ao acorde no baixo, não uma inversão....

ps: posso estar errado.

_FrEd_
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman

Seria uma nota alheia ao acorde no baixo, não uma inversão....

Eu nunca vi isso... Tipo, tu toka um C, aí poem um Lá no baixo e o acorde vira C/A? N seria mais correto dizer que isso eh um Am7?

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07 · Editado por: Atum Bluesman
· votar


_FrEd_
Sim realmente... Mas tem que ver também o sentido que o arranjador quis dar para o acorde(modo como você deve construir o acorde no braço)... embaçado isso...

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


_FrEd_
Sem contar que talvez o Am7 não faça parte do campo harmonico em questão, e para não fazer um empréstimo ele só adicionou uma nota no lugar de um acorde inteiro... Vai saber hehehe

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


_FrEd_
Vou pensar no caso... hAUHAUAHUAHAUA

_FrEd_
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman

Kr, eh akela coisa, pra q fikar complicando saka? Acho que essas regras são feitas justamente pro pessoal n fikar "inventando" acordes do nd, pq, se não, um mesmo acorde seria escrito de mil maneiras e ae td mundo ia fikar perdido...

Tipo, n ta errado, mas pra q fazer assim?

Caledonian
Veterano
# dez/07 · Editado por: Caledonian
· votar


E quanto à música, alguém descobriu que canta ela ou seu nome?
:-)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém sabe me dizer que música é essa pelas cifras da harmonia dela?