the beatles e os mutantes

    Autor Mensagem
    kiki
    Moderador
    # nov/07


    olá caros amigos

    eu tinha em mente algumas comparações entre estas duas bandas, e achei que seria legal faze-las com as próprias canções. então resolvi fazer num video:



    não é acusação de plágio, muito pelo contrário. na minha opinião, os mutantes foi a banda que melhor absorveu as inovações dos beatles no brasil.
    aqui neste video estão apenas alguns trechos onde fica nitido a referencia, mas ela pode ser percebida menos diretamente em diversas músicas.

    até mais

    Grow
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    vc descobriu hoje q os mutantes foram incluenciados pelos beatles?

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Grow
    não, por que?

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Naquela época quem não sofria influência dos Beatles ??????

    old steel
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eu acho que os beatles e os mutantes foram infuenciados por ácido lisérgico.

    Grow
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    kiki
    ah, pq estranhei o tópico com algo tão óbvio. Mas valeu pelo vídeo

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Grow
    óbvio é, mas acho que fala-se pouco de beatles aqui (nos ultimos tempos apareceu um pouco mais), e fala-se pouquissimo de mutantes...

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    kiki

    O pessoal fala bastante, depende o que o tópico traz como tema.
    Vc acabou de traçar um novo paralelo, fãs de ambos aparecerão, e aqueles outros que entram só para avacalhar e dizer que fulano é melhor, prefiro ciclano etc. . . e tal

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Os Mutantes tem muitas musicas parecidas com as do Beatles mesmo, isso é fato, e a dona Rita Lee solo tem algumas até que parecem plagios de outras bandas, mas isso é outro assunto.

    Mas com certeza o Mutantes foi fortemente influencia pelos Beatles

    pierrex
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    li que sean lennon perguntou a arnaldo baptista de onte eles tiravam inspiração pra ser tão geniais e tal e a resposta foi tipo: "do seu pai, porra!"

    TWT ICE
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    eu vi em algum lugar q os idolos do filho do jonh lennon sao os mutantes....

    Grow
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    a rita até gravou um disco com versões em português de músicas dos beatles

    Bog
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    pierrex

    É, eu conheço essa também! :)

    kiki

    Cara, vc já leu o livro do Carlos Calado, A Divina Comédia dos Mutantes? Lá ele fala claramente sobre isso. O Arnaldo começou com uma banda cover de Beatles. O Sérgio aprendeu a tocar guitarra tirando os riffs dos Beatles.

    Os Mutantes só ganharam vida própria quando começaram a colocar o humor e as misturas para funcionar. E Caetano Veloso e Gilberto Gil tiveram muita culpa nessa história.

    Mas mesmo tendo "vida própria", muitas músicas dos Mutantes têm uma sonoridade "meio Beatles". A influência é clara. Pelo menos até eles conhecerem o Yes, e virarem uma banda clone da mesma. Aí, sem o humor e as misturas, os caras se tornaram uma banda tecnicamente sofisticada, mas quase nada original. Não que seja ruim, mas o que era "o diferencial" deles ficou para trás.

    Pena que "o retorno" não deu assim tão certo. Diz que o Arnaldo tem muitas variações de humor, e não suportou o Sérgio, que é um chato mandão, ehhehe

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    pierrex
    TWT ICE
    legal essas histórias!

    Bog
    Cara, vc já leu o livro do Carlos Calado, A Divina Comédia dos Mutantes?
    ainda não. meu irmão comprou e leu metade, eu to na fila...

    Pena que "o retorno" não deu assim tão certo. Diz que o Arnaldo tem muitas variações de humor, e não suportou o Sérgio, que é um chato mandão, ehhehe
    é, eu senti isso mesmo... o sergio era meio de lado no passado, acho que ele descontou as mágoas hoje. o sergio roubou a cena.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    não generalizando mas em música praticamente tudo tem influencia de bach e beatles

    sebber
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Revivendo tópico porque sei que alguns que comentaram continuam na ativa no FCC.

    kiki, o vídeo do post de abertura não está mais linkado. Procurei na y2b e só achei um, mas acho que não é o seu.

    Se estiver disposto a falar sobre o assunto, por favor posta de novo, se não tiver problema de direitos, claro. Vlw!

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Se estiver disposto a falar sobre o assunto, por favor posta de novo [2]

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Lá pelos anos 70 os Mutantes e o Terço se juntaram e saíram em excursão tocando música dos Beatles.
    Não lembro bem o ano, deve existir algum vídeo no you tube.

    kiki
    Moderador
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    sebber
    caramba, bela desenterrada!

    eu deletei o video, nem tenho mais o arquivo. no youtube muita gente não entendeu e começou a me xingar dizendo que eu tava acusando alguem de plágio, maior besteirada, perdi a paciencia.

    eu fazia um paralelo entre algumas canções:
    - o final do ticket to ride com o final de virginia (my baby don't car / gloria gloria)
    - blackbird e vida de cachorro (essa é bem evidente)
    - octopus garden e virginia (acho que era a parte do "senhor sol").

    sebber
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    kiki

    Valeu pelo resumo. Baixei oito álbuns dos Mutantes para conhecer mais, e vou observar esses paralelos. Voltarei para comentar.

    MMI
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    kiki

    Legal seu tópico, não sabia dele. Entendo você ter perdido a paciência, muita gente fraca das idéias distorce. kkkkkkk

    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    sebber
    Cara, pra qualquer um que se digne a fazer rock no Brasil, possuir e estudar a discografia dos Mutantes até o "Tudo foi feito pelo Sol" (já na fase progressiva), é uma obrigação.
    As influências dos Beatles nos Mutantes são óbvias, mas não se trata de imitação, mas sim de referência, posto que eles vão para um lado da síntese com a música brasileira e latino-americana muito interessante. A influência da música erudita neles (vía Maestro Rogério Duprat), também é grande (tal como nos Beatles, vía Maestro George Martin).
    Considero os Mutantes a maior e melhor banda nacional (estética e técnicamente falando), até hoje!
    Abç

    kiki
    Moderador
    # abr/15
    · votar


    sebber
    MMI
    Mauricio Luiz Bertola
    é bem explicita a influencia, tanto que recentemente a rita gravou um disco só de beatles.
    no começo da carreira eles faziam covers de beatles, foram dos primeiros conjuntos no país a tocar - quando os beatles ainda estavam ativos.

    e de fato acho que eles conseguiram - no espirito do que depois veio a ser o tropicalismo - beber nessa fonte e avançar. eles foram muito mais escrachados, mais brasileiros, mais psicodélicos.
    o duprat é muito mais despirocado que o george martin.
    sem duvida é uma das principais bandas do rock nacional.

    sebber
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Sobre o foco do tópico:

    Realmente identifiquei estas e outras semelhanças com os Beatles, principalmente com a sonoridade do disco Magical Mistery Tour. Considerando o contexto da época (dificuldade de importação, veiculação da música internacional), acho normal que uma banda quisesse soar como outra gringa de grande relevância.

    A respeito dos Mutantes:

    Foi boa a audição para que eu pudesse ter, finalmente, uma ideia de como é o som da banda, pois até então só conhecia os hits.

    Reconheço a importância cultural, mas da música, no geral, eu não gostei. Já ouvi sabendo que é uma onda mais descontraída, comédia e tal, então não foi um choque, mas eu pensei que fosse uma das facetas, e foi a única que encontrei.

    Notei um trabalho rítmico muito legal, vocalizações interessantes, muita criatividade, mas não me tocou neste momento. Acho que se eu voltar a ouvir irá demorar um bom tempo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a the beatles e os mutantes