Autor |
Mensagem |
kiki Moderador |
# nov/07
olá caros amigos
eu tinha em mente algumas comparações entre estas duas bandas, e achei que seria legal faze-las com as próprias canções. então resolvi fazer num video:
não é acusação de plágio, muito pelo contrário. na minha opinião, os mutantes foi a banda que melhor absorveu as inovações dos beatles no brasil. aqui neste video estão apenas alguns trechos onde fica nitido a referencia, mas ela pode ser percebida menos diretamente em diversas músicas.
até mais
|
Grow Veterano |
# nov/07
· votar
vc descobriu hoje q os mutantes foram incluenciados pelos beatles?
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
Grow não, por que?
|
jimmy vandrake Veterano |
# nov/07
· votar
Naquela época quem não sofria influência dos Beatles ??????
|
old steel Veterano |
# nov/07
· votar
Eu acho que os beatles e os mutantes foram infuenciados por ácido lisérgico.
|
Grow Veterano |
# nov/07
· votar
kiki ah, pq estranhei o tópico com algo tão óbvio. Mas valeu pelo vídeo
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
Grow óbvio é, mas acho que fala-se pouco de beatles aqui (nos ultimos tempos apareceu um pouco mais), e fala-se pouquissimo de mutantes...
|
jimmy vandrake Veterano |
# nov/07
· votar
kiki
O pessoal fala bastante, depende o que o tópico traz como tema. Vc acabou de traçar um novo paralelo, fãs de ambos aparecerão, e aqueles outros que entram só para avacalhar e dizer que fulano é melhor, prefiro ciclano etc. . . e tal
|
RickSalve Veterano |
# nov/07
· votar
Os Mutantes tem muitas musicas parecidas com as do Beatles mesmo, isso é fato, e a dona Rita Lee solo tem algumas até que parecem plagios de outras bandas, mas isso é outro assunto.
Mas com certeza o Mutantes foi fortemente influencia pelos Beatles
|
pierrex Veterano |
# nov/07
· votar
li que sean lennon perguntou a arnaldo baptista de onte eles tiravam inspiração pra ser tão geniais e tal e a resposta foi tipo: "do seu pai, porra!"
|
TWT ICE Veterano |
# nov/07
· votar
eu vi em algum lugar q os idolos do filho do jonh lennon sao os mutantes....
|
Grow Veterano |
# nov/07
· votar
a rita até gravou um disco com versões em português de músicas dos beatles
|
Bog Veterano
|
# nov/07
· votar
pierrex
É, eu conheço essa também! :)
kiki
Cara, vc já leu o livro do Carlos Calado, A Divina Comédia dos Mutantes? Lá ele fala claramente sobre isso. O Arnaldo começou com uma banda cover de Beatles. O Sérgio aprendeu a tocar guitarra tirando os riffs dos Beatles.
Os Mutantes só ganharam vida própria quando começaram a colocar o humor e as misturas para funcionar. E Caetano Veloso e Gilberto Gil tiveram muita culpa nessa história.
Mas mesmo tendo "vida própria", muitas músicas dos Mutantes têm uma sonoridade "meio Beatles". A influência é clara. Pelo menos até eles conhecerem o Yes, e virarem uma banda clone da mesma. Aí, sem o humor e as misturas, os caras se tornaram uma banda tecnicamente sofisticada, mas quase nada original. Não que seja ruim, mas o que era "o diferencial" deles ficou para trás.
Pena que "o retorno" não deu assim tão certo. Diz que o Arnaldo tem muitas variações de humor, e não suportou o Sérgio, que é um chato mandão, ehhehe
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
pierrex TWT ICE legal essas histórias!
Bog Cara, vc já leu o livro do Carlos Calado, A Divina Comédia dos Mutantes? ainda não. meu irmão comprou e leu metade, eu to na fila...
Pena que "o retorno" não deu assim tão certo. Diz que o Arnaldo tem muitas variações de humor, e não suportou o Sérgio, que é um chato mandão, ehhehe é, eu senti isso mesmo... o sergio era meio de lado no passado, acho que ele descontou as mágoas hoje. o sergio roubou a cena.
|
fernando tecladista Veterano |
# nov/07
· votar
não generalizando mas em música praticamente tudo tem influencia de bach e beatles
|
sebber Veterano |
# mar/15
· votar
Revivendo tópico porque sei que alguns que comentaram continuam na ativa no FCC.
kiki, o vídeo do post de abertura não está mais linkado. Procurei na y2b e só achei um, mas acho que não é o seu.
Se estiver disposto a falar sobre o assunto, por favor posta de novo, se não tiver problema de direitos, claro. Vlw!
|
Ismah Veterano |
# mar/15
· votar
Se estiver disposto a falar sobre o assunto, por favor posta de novo [2]
|
Adler3x3 Veterano |
# mar/15
· votar
Lá pelos anos 70 os Mutantes e o Terço se juntaram e saíram em excursão tocando música dos Beatles. Não lembro bem o ano, deve existir algum vídeo no you tube.
|
kiki Moderador |
# abr/15
· votar
Ismah sebber caramba, bela desenterrada!
eu deletei o video, nem tenho mais o arquivo. no youtube muita gente não entendeu e começou a me xingar dizendo que eu tava acusando alguem de plágio, maior besteirada, perdi a paciencia.
eu fazia um paralelo entre algumas canções: - o final do ticket to ride com o final de virginia (my baby don't car / gloria gloria) - blackbird e vida de cachorro (essa é bem evidente) - octopus garden e virginia (acho que era a parte do "senhor sol").
|
sebber Veterano |
# abr/15
· votar
kiki
Valeu pelo resumo. Baixei oito álbuns dos Mutantes para conhecer mais, e vou observar esses paralelos. Voltarei para comentar.
|
MMI Veterano
|
# abr/15
· votar
kiki
Legal seu tópico, não sabia dele. Entendo você ter perdido a paciência, muita gente fraca das idéias distorce. kkkkkkk
Abç
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# abr/15
· votar
sebber Cara, pra qualquer um que se digne a fazer rock no Brasil, possuir e estudar a discografia dos Mutantes até o "Tudo foi feito pelo Sol" (já na fase progressiva), é uma obrigação. As influências dos Beatles nos Mutantes são óbvias, mas não se trata de imitação, mas sim de referência, posto que eles vão para um lado da síntese com a música brasileira e latino-americana muito interessante. A influência da música erudita neles (vía Maestro Rogério Duprat), também é grande (tal como nos Beatles, vía Maestro George Martin). Considero os Mutantes a maior e melhor banda nacional (estética e técnicamente falando), até hoje! Abç
|
kiki Moderador |
# abr/15
· votar
sebber MMI Mauricio Luiz Bertola é bem explicita a influencia, tanto que recentemente a rita gravou um disco só de beatles. no começo da carreira eles faziam covers de beatles, foram dos primeiros conjuntos no país a tocar - quando os beatles ainda estavam ativos.
e de fato acho que eles conseguiram - no espirito do que depois veio a ser o tropicalismo - beber nessa fonte e avançar. eles foram muito mais escrachados, mais brasileiros, mais psicodélicos. o duprat é muito mais despirocado que o george martin. sem duvida é uma das principais bandas do rock nacional.
|
sebber Veterano |
# abr/15
· votar
Sobre o foco do tópico:
Realmente identifiquei estas e outras semelhanças com os Beatles, principalmente com a sonoridade do disco Magical Mistery Tour. Considerando o contexto da época (dificuldade de importação, veiculação da música internacional), acho normal que uma banda quisesse soar como outra gringa de grande relevância.
A respeito dos Mutantes:
Foi boa a audição para que eu pudesse ter, finalmente, uma ideia de como é o som da banda, pois até então só conhecia os hits.
Reconheço a importância cultural, mas da música, no geral, eu não gostei. Já ouvi sabendo que é uma onda mais descontraída, comédia e tal, então não foi um choque, mas eu pensei que fosse uma das facetas, e foi a única que encontrei.
Notei um trabalho rítmico muito legal, vocalizações interessantes, muita criatividade, mas não me tocou neste momento. Acho que se eu voltar a ouvir irá demorar um bom tempo.
|