Tekila Veterano |
# out/07
(postei isso no tópico para teclados, mas era para ser aqui, se algum moderador puder deletar o outro tópico eu agradeço)
ae galera, isso pode soar meio bobo para os que já conhecem, mas eu estava na minha aula de harmonia na faculdade e achei isso mto interessante
o professor estava falando sobre progressoes harmonicas, cadencias e a utilizacao disso na musica ocidental. Até então estávamos fazendo progressões harmonicas em modo maior e menor com preparacao e resolucao de dissonancias mas sem muita logica, era um trabalho meio mecanico mesmo e eu nao entendia direito o porque de se fazer isso.
mas enfim, nessa aula eu finalmente comecei a ver a parte inteligente da harmonia e qual a logica dela hehehe meu professor disse : em toda a musica tonal existe apenas TRES tipos de progressoes harmonicas , a fraca, a forte, e a super forte
deixa eu tentar explicar isso entao pra galera pq eu achei isso mto interessante.
a progressao fraca é aquela do tipo I - V / I - III (falando em graus aqui, tanto para modo maior quanto para menor) . ela é uma progressao fraca pois a fundamental do segundo acorde esta presente no primeiro acorde, tornando ao ouvido, uma progressão digamos "boba" que é usada como uma progressao de passagem, quase como um floreio para as progressoes mais extruturais
a progressao forte é aquela que rege toda a musica tonal, é atraves dela que percebemos a tonalidade da musica , em que afirmamos para o ouvinte que estamos tocando algo tonal, e nao modal. progressoes fortes são do tipo I- IV / I - VI pois o segundo acorde tem algum vinculo com o primeiro (que não a fundamental).Aqui vale uma nota que os compositores em geral ao longo do seculo preferiam a progressção I-IV pois esta possui apenas UMA nota em relacao ao acorde anterior, o que causava ao ouvinte uma maior afirmacao da tonalidade ao introduzir 2 elementos novos no acorde
a progressão super forte é aquela do tipo I - II / I - VII na qual existe o total rompimento sonoro onde os acordes nao tem qualquer relação entre si, esse tipo de progressao era usado para causar surpresas ou enfases em determinadas passagens harmonicas mas deve ser usado com cautela para nao perder a nocao de tonalidade
por fim o professor falou sobre progressoes compostas ou seja : digamos que eu faca a progressao I - III - V , do primeiro grau para o terceiro eh uma progressao fraca, do terceiro para o quinto tambem é uma fraca e do primeiro para o quinto TAMBEM é uma progressao fraca, ou seja, voce acaba de criar uma progressão "fraquissima" aos ouvidos, que da a sensacao de nao estar indo para lugar nenhum, c voce continuar I - III - V - VII - II - IV etc... voce vai criar uma musica cheia de floreios , que eventualmente vai perder sua caracterista tonal
agora digamos que voce faca I - III - IV . do primeiro grau para o terceiro é fraco, do terceiro para o quarto é super forte, mas do primeiro grau para o quarto é forte, entao voce criou uma progressao FORTE que é a progressão mais importante da musica tonal
facam o teste, brinquem com as progressoes, e voces vao ver que fica muito mais facil na hora de compor, brincar com essas variantes na hora de criar tensoes e relaxamentos, eu parei de jogar acordes aleatorios e agora tenho mais conciencia do que eu faco na hora de criar
bom, acho que é isso. n sei c ficou mto confuso, mas é que foi a primeira vez que eu entendi harmonia de forma aplicada e pratica e com relacao na historia da musica entao achei que valia a pena compartilhar isso com a galera
abraco
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