Teoria musical Aplicada ao Cavaquinho

    Autor Mensagem
    - Saj
    Veterano
    # nov/10


    Olá, há algum tempo estou me dedicando a aprender meu instrumento "Cavaquinho" na parte teórica da coisa.

    Bom, primeiramente eu vou dizer o que já sei fazer, para depois pedir a vocês dicas para continuar meus estudos.

    Bom, já sei montar as escalas do modo tradicional, T, T, St, T, T, T, St.
    mas prefiro fazer por meio das 4ªs e 5ªs por causa da praticidade mesmo.
    Já conheço as menores Relativas(partindo do VIº), Menor harmônica(VIIº #), Menor melódica (VIº e VIIº #)

    Mas tenho muita dificuldade de "decorar" o braço do instrumento, eu olho para ele e só vejo "casas" sendo que gostaria de ver "notas" se é que me entendem.

    Tenho um pouco de dificuldade com intervalos, pois por um pouco de desleixo e informações mal dadas acabei por não entender com clareza(se alguém puder explicar, ou tiver um bom material e puder passar, agradeço.)

    Sei um pouco de inversões, embora isso seja pouco importante num instrumento como o cavaquinho.
    Sei também um pouco sobre harmonia funcional(tenho bastante interesse nessa área.)

    Eaí, tô muito mal(Toco há 1 Ano)?, pra que lado eu devo ir agora?

    Alex Dezel
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Pra você "decorar" as notas do braço do instrumento, você deve fazer assim:
    Sempre que você tocar uma nota, fale o nome daquela nota.
    Assim, aos poucos, você vai guardando a localização e o nome de cada nota.
    Até!
    @AlexDezel

    - Saj
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Alex Dezel

    Obrigado pela dica amigo


    Eu ví num tópico daqui do FCC mesmo, se não me engano foi o LeandroPanutti sobre decorar as escalas usando os intervalos!

    Cmofas?

    Alex Dezel
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Seria assim, pegamos a tônica; por exemplo, Dó. Para Ré, a distância é de 1 tom, ou seja, distância de 2ªM.
    E de Dó para Fá, distância de 2 tons e 1 semi-tom, ou seja, distância de 3ª#.
    E assim por diante, isso é apenas um exemplo.
    @AlexDezel

    - Saj
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Alex Dezel

    até aí tudo bem, começo a me complicar quando aparecem aparecem aquelas nomenclaturas, Justa e etc...

    Alex Dezel
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Não é tão complicado assim.
    Eu guardava os intervalos por semi-tons e tons, mas é melhor usar o método do pianista e maestro Alan Gomes, é só procurar na internet o livro de Harmonia & Improvisação dele, material gratuito.

    mvrasseli
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    - Saj
    Olá! Desculpe parecer do contra, mais não recomendo falar as notas ao mesmo tempo que toca, eu acho isso muito redundante e pode criar um mal custume, seria o mesmo que digitar alguma coisa no teclado do computador e ir dizendo letra por letra. Digo mais, é por isso que muita gente não aprende a digitar sem olhar no teclado, porque fazem muitas associações, quando na verdade é algo TOTALMENTE mecânico. Decorar a escala de um instrumento, assim como digitar, é um ato mecânico e o melhor modo de aprender é pela lei do menor esforço. Mas como?? Bem... Acredito que você tem que ler bastante partituras, a princio talvez você tenha dificuldade de encontrar as notas, mas depois vai ver que está associando automaticamente a nota com a posição.
    Isso também dependerá da capacidade da sua memória mecânica. Flz, boa sorte!

    qew
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Decorar as notas fica facil depois que você compreende os conceitos basicos, o que parece que tu já sabe.

    Não sei no cavaco, mas no violão por exemplo, você sabe que a segunda corda é a B, sabendo disso você sabe que apertando na primeira casa é dó, na terceira é ré, na decima segunda é sí de novo e dobra a escala, sabendo disso e tentando memorizar, com o tempo tu decora.

    - Saj
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    estou obtendo boas respostas aqui!

    Up! para que as dicas continuem vindo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teoria musical Aplicada ao Cavaquinho