Exemplos de músicas com compassos compostos.

    Autor Mensagem
    Atum Bluesman
    Veterano
    # ago/07


    Alguém poderia falar o nome de algumas músicas com compassos compostos e qual/quais tipos de compassos são usados?

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Nem sei direito o que é, mas com certeza alguma musica do Dream Theater tem. =)

    kochh
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Compassos compostos são 6 por alguma coisa, 9 por alguma coisa ou 12 por alguma coisa.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    up

    CheshireCat
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    kochh
    Compassos compostos são 6 por alguma coisa, 9 por alguma coisa ou 12 por alguma coisa.
    na verdade são todos os números superiores dos compassos simples multiplicados por 3... faltaram dois então:
    compassos simples(número superior): 2, 3, 4, 5, 7
    compassos compostos(número superior): 6, 9, 12, 15, 21
    os compassos quinários e setenários são raros, mas existem =)
    (estou aprendendo compassos compostos agora hehe)
    mas não sei exemplo de música não... meu professor falou, mas esqueci =(

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    compassos simples(número superior): 2, 3, 4, 5, 7
    compassos compostos(número superior): 6, 9, 12, 15, 21


    5 e 7 são mistos.
    15 e 21 são compostos mistos.

    Exemplo de Música em compasso composto: Nothing Else Matters - Metallica.

    Wrvieira
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    New Millennium Cyanide Christ, do Meshuggah... :P

    Acho que o riff está em 23/16, ou algo do tipo...

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    6/4 é composto ou simples????
    3/8 é simples ou composto????
    2/2 é composto ou simples????
    4/8 é simples ou composto????

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    6/4 é composto ou simples????

    composto

    3/8 é simples ou composto????
    2/2 é composto ou simples????
    4/8 é simples ou composto????

    simples

    Anderson Marques
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    "Communion And The Oracle", do Symphony X. É a mais "viajada" que eu conheço. Talvez ainda mais que "The Dance Of Eternity", do Dream Theater. Mas ouvi dizer do Meshuggah, que tem umas coisas bem loucas.

    Uma coisa que me deixou encucado um tempo foi o fato de a música tema de "Missão Impossível" ser em 5/4. Geralmente, a gente nota quando uma música tem um compasso diferente, mas nessa aí passei batido legal.

    666ordnas
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Atum Bluesman,

    Vários sons do Rush. Não só compassos compostos como mistos também. Eles alternam muito compassos simples, mistos e compostos. Exemplos: The Trees (6/8), Freewill (12/8), La Villa Strangiatto (12/8).

    666ordnas
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    luiz_sjrp,

    6/4 não é composto nem simples, é misto (formado por 4/4+2/4 ou 2/4+4/4; 6 semínimas ou suas subdivisões por compasso).

    Particularidade: o 2/2 é um compasso binário a 4 tempos, ou seja, escreve-se/toca-se como um 4/4 e marca-se o compasso a cada 2 tempos; é como se cada nota vale-se a metade de seu valor.

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    6/4 não é composto nem simples, é misto (formado por 4/4+2/4 ou 2/4+4/4; 6 semínimas ou suas subdivisões por compasso).
    6/4 é composto de 2/2. O que acontece muito hoje em dia é o pessoal usar meio compasso de 4/4 pra armar uma virada. Acaba indo ... 4/4 | 4/4 | 2/4 | 4/4 ... o que você escreveu aí em cima.

    Todos os compassos com numerador 6, 9 e 12 são compostos, porque eles indicam divisão ternária dos tempos, ao contrário da divisão binária nos simples.

    Blackus
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Jacob's Ladder e Limelight do Rush que mudam toda hora, Money do Pink Floyd é em 7/4

    666ordnas
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Luiz_sjrp,

    O Rodrigo_Iron e o Ken Himura tavam certos, o 6/4 é composto do 2/2 (2x3=6/2x2=4).

    6/4=o n.o inferior, no caso, indica as notas em que se subdivide a unidade de tempo (semínimas) e o n.o superior, o total dessas notas num compasso (6); que, agrupadas de 3 em 3, formam 2 mínimas pontuadas. A unidade de tempo é a mínima pontuada, e a unidade de compasso é a semibreve pontuada (tinha confundido com o compasso misto).

    Valeu!

    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Em compassos compostos não lembro de nada agora...

    Mas em compassos alternados eu lembro de várias: O riff principal de "Money" do Pink Floyd é 7/4, uma parte de "Black Dog" do Led Zeppelin é em 5/4, o refrão de "Hit the Lights" do Metallica é 7/8, uma parte de "Trilogy" do Emerson, Lake & Palmer é 5/4, o tema de "Missão Impossível", idem...

    WaguinhoVasconcelos
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    As músicas Chão de Giz do Zé Ramalho e Velha Infância dos Tribalistas podem ser encaixadas no compasso de 6/8. Tente ouví-las e contar 6 repetidas vezes: 1,2,3,4,5,6,1,2,3,4,5,6,1,2,3,4,5,6...e assim por diante....
    Esqueça o "/8" a princípio porque essa informação só é relevante para se ler ou escrever a partitura. O principal para treinar o ouvido, o ritmo e o tempo é contar os 6 tempos...
    Depois tente achar outras músicas que possam encaixar nessa contagem. Tem muitas conhecidas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Exemplos de músicas com compassos compostos.