Partituras: dúvida cruel!

    Autor Mensagem
    patti
    Veterano
    # jul/07


    Olá pessoal,

    Tenho aprendido muito nesse espaço, trocando idéias com gente que sabe e com gente que quer aprender. Isso é muito bom. Dessa vez a minha dúvida é sobre partituras. Por quê cada trecho de uma partitura vem em três pautas? Assim: eu toco na minha flauta doce a melodia, mas além da parte da melodia vem outras duas pautas com outras notas, uma em clave de sol e outra em clave de fá. Isso seria a Harmonia ou o acompanhamento, já que em minha flauta executo apenas a melodia?

    Grata. Patti

    makumbator
    Moderador
    # jul/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    patti

    Nada a ver...há 3 pautas porque essas músicas que vc está tocando tem 3 partes. Se for solo vai vir uma(ou duas para instrumento de teclas solo, ou 3 para órgão solo, harpa as vezes tem 2 em outras 3...).
    Em partitura de orquestra haverá tantas pautas quantos forem os instrumentos(há música orquestral com mais de 20 instrumentos diferentes juntos).

    No seu caso, há uma linha melódica e o acompanhamento em 2 pautas(clave de sol e fá, no seu caso).

    Dogs2
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    patti
    São outros instrumentos.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    makumbator
    ??

    patti
    Como disseram, são outros instrumentos.

    Na flauta é impossível, mas nada impede de vc pegar, por exemplo, dois desses pentagramas e tocar num piano, ou os 3 e tocar num orgão.

    makumbator
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    TG Aoshi

    ?? ?

    hahha!!! Não entendi o que vc não entendeu, entendeu?hehehe

    patti
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Pessoal,

    O que ainda não entendi foi o seguinte: estou errada em tocar apenas uma parte ou não? Se eu tocar com mais uma ou duas pessoas também na flauta, elas podem tocar as outras pautas???

    makumbator
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    patti

    vc só pode tocar uma parte de cada vez, afinal a flauta é instrumento melódico, como vc conseguiria tocar mais de uma parte por vez sozinha? Só milagre!
    Claro que outras pessoas podem tocar as outras partes, mas tem que ver se não são necessárias adaptações, dependo do instrumento que fará o acompanhamento com vc (subir ou descer oitavas em notas fora da tessitura, etc...).

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    makumbator
    Entendi! Xp

    É que vc escreveu de um modo meio confuso, mas acho q eu captei a idéia! =D

    patti
    estou errada em tocar apenas uma parte ou não?
    Não

    Se eu tocar com mais uma ou duas pessoas também na flauta, elas podem tocar as outras pautas???
    Sem dúvida alguma! =)

    O único empecilho que pode aparecer, são aqueles problemas q o makumbator
    falou. Mas como ele mesmo disse, não é nada que não possa ser resolvido!

    Caru
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Se eu tocar com mais uma ou duas pessoas também na flauta, elas podem tocar as outras pautas???
    [i][/i]

    Então, patti, na grande maioria das vezes as partituras pra piano vêm sempre com duas pautas, uma em clave de sol e a outra em fá, ligadas por uma chave no lado esquerdo. Então, se essas duas pautas estiverem ligadas por este símbolo { , essa é a parte para o piano que irá acompanhá-la. Mas, se não ouver essa chave, então essas pautas são pra outros instrumentos que formarão o trio ou até para um outro instrumento que a acompanhará (como o violão, por exemplo, que lê uma pauta em clave de sol).

    Saber as claves utilizadas pelos insturmentos também ajuda. A pauta com clave de sol pode ser pra outras flautas, para um violino.... E a pauta com clave de fá para fagote, violoncelo...

    Mega
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Certamente você está tocando partitura de uma música clássica, cada partitura é feita para um instrumento específico (no caso, o compositor explora os timbres), mas você pode tocar em outros instrumentos mais de uma pauta (dependendo da música, claro, eu já peguei uma música super simples de duas pautas e fiz tudo no violão, oitavando a clave de Fá em alguns momentos), mas se são três pautas com coisas bem distintas a serem executadas, o ideal é uma pessoa para cada. Espero ter contribuído

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Partituras: dúvida cruel!