Autor |
Mensagem |
__déh__ Veterano |
# jul/07
Olá pessoal !! ^^
Entao,... improvizar é algo engraçado.... tipo..., minha amiga do técnico de piano pega um partitura de teclado e arrasaaaaaaaa no piano..., faz umas coisa mto locaaaa!! só olhando as cifras :'(
Eu já tentei fazer issu (tenho noção de acordes, já fiz teclado)..., mas fica tão sem graça =/
Minha fessora de piano diz q não tem muito o q ensinar a improvizar, é algo q vem de dentro, nao tem regra, tem q ser criativo, e mandar ver!!!!
Achu tao lindo!! O q vcs acham? Eu ainda posso econtrar um jeito de improvisar? o0
|
Ch4p0L1N Veterano |
# jul/07
· votar
Eu ainda posso econtrar um jeito de improvisar?
claro, depois de mto treino e experiencia
|
Rafael do Baixo Veterano |
# jul/07 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar
__déh__
O básico pra pessoa improvisar é ela ter um algum conhecimento sobre as escalas,modos,acordes,arpejos e suas inversões.
Nós podemos comparar a improvisação como o aprendizado de uma língua estrangeira por exemplo,para você estar apto a se expressar nessa língua,você tem q aprender um pouco de sua gramática,para aprender suas palavras,para então aprender a formar frases e assim poder iniciar um diálogo.(A grosso modo é isso)
Pra improvisar é o mesmo princípio,vc tem q aprender bem essa "língua musical"(escalas e etc),para então você ter como expressar o q sente.Improvisação é prática e sentimento,vc expressa os seus sentimentos em música,se vc se sente triste,o seu improviso,por mais alegre q vc tente executá-lo,ele sairá com um ar de tristeza.
No início nós sempre sentimos alguma dificuldade,seja no raciocínio da coisa,ou em sua execução,mas é algo q com o tempo de prática se torna automático,você faz sem pensar e sem dificuldades,como falar a sua língua natal,ou ler um texto.
Acho q eu me enrolei um pouco na explicação da minha idéia,mas dá pra entender. =)
|
Renan Gonçalves Flores Veterano |
# jul/07
· votar
Eu estou me iniciando na improvisação, mas acho que com o que eu vou te passar já da pra improvisar alguma coisa:
Você tem que aprender
1) Sustenidos e bemóis;
2) Escala Maior e Menor; (e também os graus)
3) Formação de acordes maiores, menores, diminutos, semi-diminutos e as outras variações (com 9ª, 7ªmenor, 5ª aumentada etc)
4) Campo Harmônico maior e menor;
===*com isso já da pra improvisar em cima de músicas simples (vai sair bem feio e esquisito mesmo tá :-)*===
5) Escalas pentatônica maior e menor; (essas escalas servem para praticamente qualquer tipo de música)
===*aqui já da pra improvisar em cima de muita coisa, especialmente no rock (como você toca teclado, experimenta deep purple)*===
6) Escalas menor harmônica e menor melódica;
7) Campo harmônico das mesmas.
Pronto! Com bastante treino você já vai poder improvisar em cima de bastante coisa, bem, eu toco guitarra e não sei como funciona direito no teclado, mas acho que deve ser quase a mesma coisa.
8) Aprender os modos gregos (I.jônio, II.dórico, III.frígio, IV.lídio, V.mixolídio, VI.eólio e VII.lócrio).
Aqui é onde estou. Aqui você vai aprender a improvisar usando mais as distâncias de semi-tons e quando aparece um acorde diferente na música.
Mais o que vale na improvisação é o sentimento. Deixa teu interior fluir. Deixe-se levar pela música. Sozinho você vai encontrar as notas que se encaixam. E o improviso muitas vezes serve pra isso: vc nao sabe o que fazer agora na musica (esqueceu o solo, p exemplo), improvisa, mano!
É por aí, espero ter te ajudado. Siga sempre as orientações do seu tutor e com certeza um dia vc chega lá.
PS.: E também evite ouvir funk, forró saborear, wanessa camargo e rbd, senão tua arte vai embora!
|
Quebradinho Veterano |
# jul/07
· votar
__déh__
espero ter ajudado:
a improvisação vem com muita prática e teoria também, tem de ter muita criatividade,desde que soe bem,pode tocar,vc sabe fazer notas no piano??Troqus de ordem,improvise,invente uns solos do nada,improvisar quer dizer se virar.
|
Eduardo.Santos Veterano |
# jul/07
· votar
passo 1: olhe a partitura e descubra qual a tonalidade
passo 2: toque as notas dessa tonalidade de forma aleatória e sustente as notas do acorde pelo qual vc está passando
passo 3: se vc encontrar um acordr maior com a 7ª menor ele é o 5º grau da tonalidade, se não pertencer à tonalidade na qual vc está então houve uma modulação para uma nova tonalidade.
passo 4: descubra a nova tonalidade e toque as notas da nova tonalidade.
|
Gabriel Cervi Veterano |
# jul/07
· votar
Os caras fazem o improviso parecer um bicho de 7 cabeças...
Se você souber a pentatônica, dá pra tentar alguma coisa; se souber as escalas maiores e menores, melhor ainda; se souber modos gregos, muito melhor...mas é claro que isso só vai prestar se você saber onde e como usa-los...não adianta nada saber tudo isso e não saber tocar guitarra/teclado/baixo...etc...então...
|
Natu Simão Membro Novato |
# mai/19
· votar
Improvisando no smooth jazz. Rhodes do RD 800 https://www.youtube.com/watch?v=Qnye9ehnLlA&list=PLb4uSJGRKwICzTm8tfOE 0YwjBRbOqiuQN
|
beto_piccoli Membro Novato |
# mai/19
· votar
__déh__
Todas as respostas acima são muito úteis, mas acredito que não respondem a sua pergunta. De fato, quanto mais conhecimento teórico e prático das ferramentas como escalas, arpejos e acordes, mais facilidade de utilizá-las na hora oportuna da improvisação. Mas a questão aqui é "como estudar improvisação", ou "como improvisar". A verdade é que você pode praticar a improvisação com qualquer nível de experiência na música e no seu instrumento. Vamos pegar a escala de Dó Maior, como um exemplo que todos aqui provavelmente já devem ter praticado pelo menos um pouco. Você pode estucar a escala de diversas maneiras, subindo e descendo de forma lenta e/ou veloz, adicionando intervalos e ferramentas técnicas típicas do seu instrumento. Mas é só quando você começa a "brincar" com a escala é que você está de fato "estudando improvisação". Existem várias e várias maneiras de desenvolver o hábito da improvisação. Um deles é você pegar qualquer elemento, como a escala, e simplesmente deixar a sua mente compor um caminho melódico através das notas da escala, e quase que imediatamente, você deve tentar tocar essa melodia. Não se apegue tanto à melodia, mude algumas coisas, improvise! Outra maneira é simplesmente pegar melodias e ritmos "emprestados" dos seus músicos favoritos e começar a muda-los também. É um exercício de criatividade.
Espero que isso te ajude!
|
Siruiz Membro Novato |
# mai/19
· votar
Improvisação envolve um elemento psicológico de "se soltar", é como estar compondo a todo instante, sempre algo novo.
Há um elemento técnico de saber em qual terreno (qual conjunto de notas) se está, mas isto é a base; o ato de improvisar é estar solto...
Sugiro você criar sua própria escala, explore um grupo de notas que pareçam soar bem, depois, vá usando essas notas para inventar uma estória. Começe com 3, 4 notas vá aumentando, tendo umas 7 já é suficiente... Teste escapar destas notas e ver como soa; se acostume a reconhecer as diferentes possibilidades de "contar a estória" mediante estas notas; Brinque com o ritmo! Faça pausas, lembre-se: a mesma melodia é outra coisa diversa com uma leve alteração de ritmo.
Tente se soltar nisto, lembre-se, não é um processo mental, analítico, mas antes fluido, de fluir com a música... Deixar surgir uma melodia que você mesmo vai se impressionar e não vai saber bem como foi que surgiu...
O improvisador impressiona a si mesmo.
|