matemática e música - pesquisa para faculdade

Autor Mensagem
danimi
Veterano
# jun/07 · Editado por: danimi


e ae galera blz?

to fazendo uma pesquisa para a faculdade...faço curso de matemática por isso decidi unir o útil ao agradável...e lembrei da galera do fórum...

como é uma pesquisa quantitativa preciso da opinião da galera...

a pesquisa é a seguinte:

Você acha que a música pode ser uma alternativa para o ensino da matemática?

respostas galera...

1 - sim

2 - não

3 - não sei...


obrigado e aguardo a resposta de todos...

me ajudem...rs...

abraço

tiago0101
Veterano
# jun/07
· votar


corrige ae velho, matematica ajuda no ensino da matematica n rola...

danimi
Veterano
# jun/07
· votar


tiago0101

ae cara
vlw hein...rs nem tinha percebido...

abraço

Dogs2
Veterano
# jun/07
· votar


Não, complicaria demais as coisas
Se a pessoa já entende de matemática, aprender música através dela fica fácil
Se a pessoa já entende de música, aprender matemática através dela fica fácil

Não pense que música seja uma boa metodologia, porque se você for entrar em termos específicos de teoria a coisa foge extremamente do foco, e então a prioridade vira música, não matemática.

Enfim, desista.

Dogs2
Veterano
# jun/07
· votar


Outra coisa: quando você pensa "será que matemática pode ser aprendida de maneira mais fácil através da música..." a primeira pergunta que deve vir a cabeça é "como?"
Teorizar é uma coisa, colocar em prática é outra

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/07
· votar


Sim, totalmente !!!

Pitágoras foi o cara, e pela matemática ele fez muita coisa pela música.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/07
· votar


Valores de tempo, divisões ritimicas, notas e pausas, solfejo ritimico, afinação, sistema tonal, tudo isso foi baseado e é explicado na matemática.

Mande bala, gostei do tema e da junção das coisas.

danimi
Veterano
# jun/07
· votar


Dogs2

seria tipo assim...

nas series iniciais, seria mais com musica mesmo...tocada...como forma de ficar mais facil de decorar...e em séries mais avançadas seria como o JoeCruzGuitar disse mesmo...

mais ou menos isso...

esse projeto ficará só no papel...

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/07
· votar


isso ai, sem contar na engenharia acustica... som, frequencia, altura, intensidade, acustica, etc...etc...etc....

não manjo porra nenhuma disso tecnicamente, mas a matematica explica hehehehhe

danimi
Veterano
# jun/07
· votar


JoeCruzGuitar

isso mesmo cara...

principalmente logaritmos...

mas dae seria assim...naum ensinariamos matematica atraves de musica...e sim a musica como uma alternativa ...um exemplo mesmo...para se ensinar a matematica

danimi
Veterano
# jun/07
· votar


JoeCruzGuitar

se vc puder cara...me ajuda a divulgar a pesquisa ae
rs

vlw

Dogs2
Veterano
# jun/07 · Editado por: Dogs2
· votar


danimi
Você acha que isso ajuda a compreensão da matemática?
Sinceramente isso só complica. Também acho extremamente interessante a junção do tema, tendo em vista que música é extremamente matemática, mas seria metodologicamente ridículo. Não consigo imaginar isso dando certo

Dogs2
Veterano
# jun/07
· votar


danimi
e sim a musica como uma alternativa

aí sim seria uma boa pedida

danimi
Veterano
# jun/07
· votar


Dogs2

blz cara....vl pela sua opinião...me ajudou mesmo...seu voto entaum seria sim? se a musica for usada como uma alternativa?

Dogs2
Veterano
# jun/07
· votar


danimi
Se for pra usar a música como alternativa sim
Se for pra usar a música como único meio nem ferrado

A música é como uma brincadeira matemática, seria divertido ensinar desse jeito, mas sem perder o foco que é a matemática. Música tem relação com a matemática, mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa haiuahiauha

danimi
Veterano
# jun/07
· votar


Dogs2

e se eu mudar a pergunta do meu trabalho?

o q vc axa de:

Você acha que a música pode ser uma alternativa para o ensino da matemática?

fernando tecladista
Veterano
# jun/07
· votar


Você acha que a música pode ser uma alternativa para o ensino da matemática?
2 - não

a matematica aparece com formulas e padrões e explica alguns "porques" daquilo ser bonito tanto em música como outras artes: pintura, escultura...

sou uma negação em matematica e conheço muitos músicos mais ligados as areas humanas: letras, pscologia..

Pedro Renato
Veterano
# jun/07
· votar


Com certeza a Música ajudaria no ensino da Matemática.Digo porque tornaria tal coisa mais atraente, pelo menos ao meu ver.
Se a professora fizesse isso, eu com certeza aproveitaria mais as aulas [ naum sou mto fã de matemática]

e concordo com o que disse o JoeCruzGuitar embora eu não manje muito dessa parte teórica.

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


danimi

Concordo com o Dogs2: isso só complica, de forma alguma torna as coisas mais simples. Só faz sentido para quem conhece música, ou tem interesse por isso. Neste caso, você estaria construindo o conhecimento matemático sobre algo que a pessoa já tem. Partir do 0, pegar uma pessoa com conhecimento musical nulo, e tentar ensinar para ela matemática a partir da música, não me parece fazer muito sentido. Não imagino sendo posto em prática.

Seria mais ou menos a mesma coisa que tentar ensinar algumas coisas de computação a partir de digitalização/codificação/processamento digital de áudio. Se a pessoa não tem idéia alguma sobre esses assuntos, o negócio só vai ficar ainda mais obscuro.

pacman jp
Veterano
# jun/07
· votar


danimi

cara, colocando o que ja questionaram aqui, se a escola tem na grade Noçoes de Música, ajuda sim...
caso contrario, pode até atrapalhar...

ah, procura no Orkut a comunidade "Música e Matemática"...
vc pode achar coisas muito boas lá.

Fernando de almeida
Veterano
# jun/07
· votar


Sim ...

A parte de intervalos pode ser relacionado com o cálculo de frequencias (sabia que a distancia de um oitava, a relação da frequencia de uma nota para outra á o dobro??? Ex. Lá 440Hz oitavando Lá 880Hz)

Um som pode ser representtado graficamente, por exemplo por uma senóide. Se pegarmos esse sinal e aplicarmos a ele a série de Fourier, vamos ver todas as harmônicas que somadas resultarão novamente nesse sinal.

makumbator
Moderador
# jun/07
· votar


danimi

Recomendo para vc a leitura do livro: Matemática e Música: O pensamento analógico na construção de significados, de Oscar João Abdounur, editora escrituras, coleção Ensaios transversais(1999).

Mas para aplicar o livro, os alunos precisam ter boa noção de música e matemática(além do interesse, claro).

Mih
Veterano
# jun/07
· votar


Oii

Siiimm...
Eu acho que sim...a música poderia ajudar..apesar de no inicio poder parecer um pouco complicado, acho q nem tem nda a ve...com certeza ajudaria mt.... ;]

LuizJu88
Veterano
# jun/07 · Editado por: LuizJu88
· votar


Acho que pode ser usada sim como alternativa...mas tem ter cautela e verificar bem o que você quer atingir pra não desviar e acabar nao ensinando nem um nem outro.
Uma coisa interessante que une essas coisas(se bem que é mais fisica nesse caso) é o estudo das séries harmonicas.
Como alguem disse aí em cima Pitagoras foi o cara!

Deve ser por isso que todos meus ex-professores de Fisica e grande parte dos de matemática eram também músicos.

guitartube
Veterano
# jun/07
· votar


danimi

som, frequencia, altura, intensidade
Um som pode ser representtado graficamente, por exemplo por uma senóide
série de Fourier
séries harmonicas.

Existe um grande equívoco, tudo que foi mencionado pertence ao campo da física do fenômeno som.
Música é um caso particular, pois é uma sucessão de sons intercalados por pausas (ou ausência de som).
As relações puramente matemáticas para a música, são muito simples e não requerem nada mais complexo que se efetuar uma conta algebrica. As consequências na teoria musical são grandes pq existem muitas combinações e composições de sons sobrepostos o que torna a análise trabalhosa.
Música não é matemática, pq é arte e em arte não existem formulações do que é agradável ou não. Um exemplo clássico é o Blues, embora seja uma música que gerou o rock, o jazz, e outras, sua formulação básica é tida com incorreta pela sequência harmônica e acentuação em tempos fracos, ou seja, a luz da teoria musical, blues não é música.
Embora se possa deduzir matemáticamente que uma sequencia de notas é correta, nada se pode afirmar sobre as pausas entre estas notas, pois para as pausas não existe modelo matemático, logo nada pode-se afirmar sobre a frase musical, a não ser o gosto pessoal de ser boa ou ruim.

Minha resposta é o ítem 2.

Flw!!!!!

pianoid
Veterano
# jun/07
· votar


Música é uma arte que emprega matemática para criar e recombinar padrões sonoros. Matemática é uma ciência que tem em música sua mais agradável expressão. :)

Fora isso, acho melhor aprender matemática por matemática mesmo. :)

Helkiro
Veterano
# jun/07
· votar


Ae damini, gostei muito dessa sua junção para fazer o trabalho.

Minha opnião é a seguinte:
A música ajudaria no ensino da matemática sim, e não somente da matemática.
Se você perceber esse assunto de uma maneira simples, é facil entender que a música é a melhor forma de comunicação que existe. A música pode ser usada para o ensino não somente da matemática, como de qualquer matéria.
Lógico que o aprofundamento teórico com detalhes, que o JoeCruzGuitar falou, até poderia complicar um pouco mas é uma forma de "exemplificar" a matemática com aplicações interessantes.

Logo, minha resposta a sua pergunta é SIM, pode ajudar e muito como uma alternativa ao ensino.

Digo isso com confiança pois tive alguns professores que usavam a música para ensinar Física, Matemática, Inglês e Filosofia, e com certeza aprendi muito mais com estes professores do que com os "métodos normais".

has4
Veterano
# jun/07 · Editado por: has4
· votar


Em tudo há matemática...

7 notas, milhares de músicas x 10 algarismos milhares de números

Agora, cada um na sua. Quer MATEMÁTICA, então, estude MATEMÁTICA APLICADA.

Quer MÚSICA, então, estude TEORIA MUSICAL, HARMONIA etc.

METODOLOGIA para o aprendizado, só como exemplos mesmo.

CONCORDO com o que disse Dogs2
Não pense que música seja uma boa metodologia, porque se você for entrar em termos específicos de teoria a coisa foge extremamente do foco, e então a prioridade vira música, não matemática.

Enfim, desista.
se quiser ENSINAR MATEMÁTICA a partir da MÚSICA como método... vai virar um tremendo FOR ALL (auê pra toda a galera da sala = FORRÓ rsrsrs). VÁ DIRETO AO ASSUNTO e alguma aplicação prática e PT saudação.

has4
Veterano
# jun/07
· votar


Helkiro

alguns professores que usavam a música para ensinar Física, Matemática, Inglês e Filosofia, e com certeza aprendi muito mais com estes professores do que com os "métodos normais".

SIM, assim, sim, eu concordo, MÚSICAS CANTADAS PARA SE APRENDER FÓRMULAS DE MATEMÁTICA, QUÍMICA, FÍSICA e tudo o mais... mas para ensinar matemática a partir dos conceitos teóricos e práticas da música, em si, acho que não dá e só complica tudo.

Midgard
Veterano
# jun/07
· votar


Matematica comanda o mundo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a matemática e música - pesquisa para faculdade