OPINIÃO sobre Legião Urbana e "rock" brasileiro

Autor Mensagem
jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


mas que é pop é pop.
rsrsrsrsrsrsrs

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake

Valeu, entendeu o que quis dizer.

Mas não é verdade? Converse com alguém fã (maioria) da Legião sobre Mutantes, Rainbow, Hendrix etc. Muitos nem sabem do que se trata.

Melhor: Joy Division. Acho que, como vc tbm muito bem falou, a Legião é uma grande banda e tal e... bom e etc. rsrsrs

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


PAGEWATERSRAUL999
Tô pensando aqui em como criar um tópico para tratar esta relação de Industria fonografica X Musica X Moda X Comportamento X Consumo, com o objetivo de ilustrar as transições através das gerações e interesses.

Dogs2
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
Difícil é definir exatamente o que é pop e o que não é.

Simplesmente porque há dois tipos de pop

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake

Legal. Gosto dessa preocupação.
Acho que teria de ser feita uma divisão por décadas, estilos etc.
Por exemplo: A discoteca roubou a cena fonográfica no fim da década de 70. O próprio Punk fez a maioria das gravadoras procurar artistas punk p gravar da noite p dia.
Tem essa coisa da MTV nos anos 80, 90 etc.
Na verdade, dá uma tese... rss

Dogs2
Veterano
# mar/07
· votar


dois ou mais

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake

Aquela música da Plebe 'Minha Renda' revela bem esses bastidores...

Tem tbm 'Muita Estrela e Pouca Constelação' do Marcelo Nova e Raul...

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


PAGEWATERSRAUL999
Na verdade, dá uma tese... rss
É por aí, o legal aqui do fórum é que a gente vai poder ouvir um monte de opiniões de pessoas que entendem muito do assunto, como você,até os talibãs mais fanáticos que não querem saber de porra nenhuma além de defenderem suas bandas/guitarristas prediletos.

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake

Você já leu o livro do Caetano Veloso? Apesar do cara se achar "um pouco" o dono do universo, ele fala algumas coisas interessantes. E tenho que tirar o chapéu: a Tropicália foi uma coisa foda. Ele queria justamente mexer com essa coisa, bagunçar a indústria fonográfica brasileira, quebrar a estrutura dos festivais, puxar coisas do pop americano (dos anos 60, né) para a MPB brasileira, colocar um pouco de anarquia e bagunça naquela coisa cheia de regras que a MPB estava se tornando.

Nem preciso dizer que, enquanto o pessoal daqui do Förum em grande parte tem como ídolos máximos os Iron Maidens da vida, meu negócio é Mutantes e Tom Zé! =)

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Dogs2
acho que mais de dois, depende o estilo principal da banda e o que ela esta fazendo.

Dogs2
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake
vc leu o link que eu postei?
No geral tem três tipos de pop: o que simplesmente não é erudito nem folclórico (isso inclue heavy metal, progressivo, Björk, Bonde do Tigrão) e um subgênero desse pop, que é o conhecido pop da Madonna, Spice Girls e assim vai... mas o terceiro pop é uma coisa meio estranha, ah, dá uma lida no link

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
Cara não li esse livro, mas vou por ele aqui na fila dos livros a serem lidos, tem o Noites tropicais do Nelson Mota que ainda não li, mas também é bem legal.

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


Dogs2

É verdade, existem várias coisas que se definem como 'pop'.

Mas eu também não concordo com o que está na Wikipedia. Segundo o que está escrito ali no final, conclui-se que a Kelly Key é MPB. No meu entendimento, pop não é necessariamente norte-americano (brasileiro é americano também, bah). Seguindo esse raciocínio, rock, blues e jazz também têm que ser norte-americanos, e o que se toca no Brasil precisaria sempre receber um outro nome.

Dificil definir pop. Para mim, pop é qualquer música que tenha o potencial de atingir as massas LEIGAS, sem que haja a necessidade de haver uma bagabem musical anterior. De forma geral, isso acaba agrupando vários elementos como:

1. Foco no canto
2. Letra com rimas
3. Melodias marcantes
4. Repetições
5. Refrões e temas recorrentes

Obviamente, nem todos os elementos estão sempre presentes, e essa definição é bem abrangente. Acaba colocando no mesmo saco Sweet Child of Mine e Spice Girls. Cabe aí no meio de rock a samba, de música dançante a rap. Acho que a minha idéia de pop está muito mais próxima do "não-erudito" do que o "música popular norte-americana".

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Dogs2
vi lá:
Música Pop é um termo usado para designar qualquer estilo da música popular americana distinguindo-se da clássica da música artística e da música folk [1]. O termo "Pop" pode se referir a qualquer gênero popularmente difundido da música americana rock, hip-hop, dance, R&B e do country, tornando essa uma categoria específica. A expressão "música pop" também pode ser usada para de referir a subgêneros particulares (dentro do gênero musical pop) que são em alguns casos referidos como soft rock, dance pop e pop rock (nos Eua).

Nossa lendo completo acho que ficou uma salada e um pouco contraditório, mas ta aí.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake
É por aí, o legal aqui do fórum é que a gente vai poder ouvir um monte de opiniões de pessoas que entendem muito do assunto, como você,até os talibãs mais fanáticos que não querem saber de porra nenhuma além de defenderem suas bandas/guitarristas prediletos.

Na verdade, um espaço bem democrático. Foi neste sentido que eu me referi esses dias naquele tópico sobre o Grand Funk e o Zepp. O que vale é o entretenimento. Aproveita-se o importante, questiona-se as opiniões diferentes e ignora-se os bobos (muitos até 'nuvem passageira' - amanhã tá curtindo outra coisa...).
Sem contar também que a idade dos participantes é a mais variada possível.
Cada um aprendendo com o outro.

E pensar que na nossa adolescência musical escrevíamos aquelas cartas para as revistas especializadas... Implorávamos para aquele amigo gravar aquele disco importado, pirata.... Pois é, este é um ponto positivo da tecnologia. Mas, o curioso é que não só gosto de lembrar como também acho bem legal o sacrifício/esforço que a galera de 70 e 80 fazia para adquirir material de Rock aqui no Brasil. Tem a coisa da paixão...

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
Você já leu o livro do Caetano Veloso? Apesar do cara se achar "um pouco" o dono do universo, ele fala algumas coisas interessantes. E tenho que tirar o chapéu: a Tropicália foi uma coisa foda. Ele queria justamente mexer com essa coisa, bagunçar a indústria fonográfica brasileira, quebrar a estrutura dos festivais, puxar coisas do pop americano (dos anos 60, né) para a MPB brasileira, colocar um pouco de anarquia e bagunça naquela coisa cheia de regras que a MPB estava se tornando.

Nem preciso dizer que, enquanto o pessoal daqui do Förum em grande parte tem como ídolos máximos os Iron Maidens da vida, meu negócio é Mutantes e Tom Zé! =)


Desculpe me meter, mas concordo também com a importância da Tropicália.
Mas o Caetano 'escorrega' muito. O cara saca muito de muita coisa, como cinema - além de ser um compositor brilhante. Mas regravar essas musiquinhas aí...desses caras... É onde o Lobão alfineta ele.
Quanto ao Iron. Concordo em partes. Tem muito fã alienado mesmo do Maiden. Parece 'metaleiro de shopp'. Mas o Iron Maiden é uma senhora banda de Rock. E sendo assim tem seus fãs de verdade e que curtem Rock Pesado do bom.

pepa hippie
Veterano
# mar/07
· votar


gosto do rock brasileiro quando as musicas se tratam de um lado mais anarquista, tirando isso ainda faltam muita coisa para melhorar.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Sim para o rock nacional falta o seu lugar ao sol, falta o brasil crescer para ter espaço e mídia suficiente para isso. Não é curioso que aqui no fórum, rock é ao assunto mais comentado, parece que o fórum é uma caverna de roqueiros fanáticos discutindo sobre isto, sem som, sem imagem, só na opinião mesmo. Undergrounds digitais, é a síndrome do rock versão digital.
Acho que as gravadoras nunca foram democráticas em relação a isto, acho que grandes roqueiros devem ter ouvido de diretores de gravadoras,
desliga essa distorção, isso não vende, é coisa de americano, brasileiro não gosta, e assim foram deixando o rock de lado para poder exercer alguma posição no cenário da música. É o jogo, o rock os levou até lá, infelizmente poucos levaram o rock a algum lugar. O Brasil é muito pequeno para isso, e também os roqueiros só são unidos em shows em estádio, fora disso é um povo estranho mesmo.

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


PAGEWATERSRAUL999

Com certeza. O Caetano às vezes entra em cada uma... Mas não faz nada de realmente relevante faz tempo. Puxando de novo para o tema do tópico, o Renato Russo também tinha os seus arroubos de egocentrismo pedante. Assim como o Caetano, ele vez por outra falava ou fazia alguma coisa nada a ver, mas agia como se aquilo fosse uma revelação de suma importância para a humanidade. O pior é que no caso do RR, o que ele dizia acabou tomando ares de verdade salvadora. É só dar uma rápida olhada naquele livrinho "Renato Russo de A a Z" para ver que ele também falava muita bobagem...

Quanto ao Iron: nada contra. Só estava dizendo que, num fórum onde o que domina é o metal e o hard rock, tem gente que ainda prefere a boa (e velha) música brasileira.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


Sem comparações Caetano e Renato Russo.
Em cada momento um é mais atitude do que o outro.

Vou ser sincero... estou desanimado com o fórum... poucos falam e opinam coisas do que gosto. Vejo cada tópico com mais de 300 respostas... cada merda, cada lixo cultural...

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


PAGEWATERSRAUL999

Não entendi o que você quis dizer. Eu só falei que o Renato Russo, assim como o Caetano, falava abobrinhas de vez em quando. E falava mesmo.

Aliás, você queria o que? Que todos concordassem em tudo? Você está dizendo que o que eu falei é "merda" ou "lixo cultural"?

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
Não entendi o que você quis dizer. Eu só falei que o Renato Russo, assim como o Caetano, falava abobrinhas de vez em quando. E falava mesmo.

Aliás, você queria o que? Que todos concordassem em tudo? Você está dizendo que o que eu falei é "merda" ou "lixo cultural"?



Não velho. Tem nada a ver contigo. Viajei um pouco tbm.

O Caetano fala muito merda mesmo. Não comparo os dois.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


Bog

Refiro-me a alguns tópicos. Nada a ver mesmo contigo.
Muita gente opina sem embasamento. Não é o seu caso.
Eu acabei falando o q acho no lugar errado.

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


PAGEWATERSRAUL999

Hehehhe, ah bom. Tudo bem então, hehehe

albertoellobo
Veterano
# mar/07
· votar


Pra começar, a Legião Urbana foi a banda mais fodástica do planeta e ponto final. Não quero mais discutir Legião, pois tudo que for dito - positivamente ou negativamente, não vai mudar a representatividade da banda na história do rock, na história do Brasil e na MINHA HISTÓRIA DE VIDA.



Então, sobra o Rock Brasil para ser discutido.

O Rock Brasil, ao contrário do que se imagina, começou ainda nos anos 50 com os irmãos Campello, Suzy Darlen, Demétrios, e até Caubi Peixoto - reflexo do "boom" americano no então "rock and roll". Mas foi a partir dos anos 60 que o rock passou a invadir e ameaçar os outros gêneros musicais até então intocáveis aqui no Brasil como a Bossa, o Samba, o Baião, e as de modinhas, boleros e choros. A turma da Jovem Guarda foram os primeiros a tornarem o rock Brasil um estilo de música, comportamento e produto vendável e popular - com publico-alvo, inclusive.
Paralelamente à jovem guarda, vinha acontecendo o movimnto Tropicalista, que misturava Miami com Copacabana, Sampa com Paris, Bahia com Londres, e o resultado era um som desconexo, estilista, intelectualmente inacessível aos jovens da época, que buscavam energia, alegria e prazer corporal (feeling), mas que agradava às elites, pela originalidade (vide os Mutantes), ou pela crítica ao sistema (Caetano/Gil).

Nesta lacuna deixada entre a queda da Jovem Guarda (juntamente com o fim do sonho beatlemaníaco), e a falta de identidade juvenil de massa do Tropicalismo, começou por aqui os primeiros movimentos de soul music, capitaneado por Tim Maia, Cassiano, Hyldon, Carlos DaFé, Tony Tornado, os Diagonais, entre outros.

E o rock? o rock Brasil, nos anos 70, viveu seu pior momento até então, desde que se tornou stab. Com a invasão de músicas e artistas brega no mercado fonográfico (Evaldo Braga, Reginaldo Rossi, César Sampaio), poucas bandas e músicos de rock conseguiram ter algum destaque. Tirando Rita Lee (ex-Mutantes), Raul Seixas, o Terço e o Som Nosso de Cada Dia, pouco se lembra ou se sabe de outros nomes se não for feito um verdadeiro garimpo nos porões da história setentista do rock Brasil. enquanto isso, a Soul Music prosperava, entretendo os jovens naquilo que eles queriam: energia, feelings (prazer corporal) e nada de papo-cabeça semi-incompreensível.

Na virada dos anos 70 pros anos 80, o rock novamente mostrou seu poder no Brasil, quando diversos movimentos de bandas, até então underground, começaram a ser notados pelos donos de gravadoras. Cenas como do Leblon e de Niterói (RJ), de Sampa, e até da Bahia, liberaram dezenas de bandas que implacavam um hit atrás do outro. Blitz, Gang 90, Celso Blues Boy, Lobão, Lulu Santos, Barão Vermelho, Titãs, Camisa de Venus foram os primeiros pavimentadores da estrada por onde passariam os novos roqueiros brasileiros, como Legião Urbana, Paralamas, Engenheiros, Capital Inicial, Ira, entre outros. O rock Brasil, após essa segunda leva de bandas oitentista, foi então definitivamente instalado como produto rentável na história fonográfica do Brasil.

Hoje, o Rock Brasil vive uma metamorfose que sugere apenas dois caminhos, ainda: o de preencher a lacuna juvenil por feelings, oferecendo-lhes coisas futeis de não-duráveis - com bandas do tipo de CPM22, Charlie Brown Jr, Detonautas, Pitty; ou então atender o publico que busca elementos mais exóticos na mesclagem do rock com outros estilos, como o Rappa, Planet Hemp, Gabriel, Los Hermanos. Existe também um caminho fixo - com artistas oitentista que conseguiram seu "stick": Titãs, Capital, Barão, Engenheiros, Lulu Santos.

O desafio para o rock Brasil sair deste marasmo é incentivar movimentos de bandas que já existem, explorar novamente o underground e içar novas tendências que possam renovar e alimentar o publico que quer algo diferente do que já há. E isto é plenamente possível pois, sabemos todos muito bem - o rock é uma fonte de tendências praticamente inesgotável.

pacman jp
Veterano
# mar/07
· votar


bem, ainda tô meio perdido de como entrar na discução...

o lance de primeira é:

o cara que fez a matéria no blog, com quase certeza, deve ser um pseudo-intelectual superestimado, ponto de falar mal de uma banda, só pelo fato de não gostar dela... (será que era um blog de metal? sou "metaleiro" tbm, mas ninguém melhor pra falar mal dos outros sem saber pq do que eles...)

Legião Urbana, niilista?

até acho que seja/era nacionalista e otimista até demais... acho que sobre isso que ele viajou muito.

sobre se é pop ou não, vamos conversar... e talvêz saia daqui uma tese de mestrado em antropologia musical (será que isso existe?)

vamos colocar que legião era rock. depois ficou pop. Pronto!

mas ficou pop por se tornar popular, e não por se colocar dentro dos requisitos que classificam bandas assim, do tipo que faz enlatado pra vender...
a legião se tornou pop pq, depois do sucesso e dos rebanhos arrebatados, poderia tocar frevo que venderia como água em parada de 7 de setembro.

superestimada? sim... talvez.
o lance é que eu gosto, me identifico com o molde das letras (não que sejam moldadas, como enlatados), até por uma questão estética. pow, Humberto Gessinger ão é o poeta dos roqueiros, porém, me identifico com suas letras, quase pelo mesmo ponto que gosto das da legião.

sobre música pop, o assunto é mais extenso, então vou deixar de lado...

mas como citaram, muita gente gosta de Legião e de Ivete Sangalo e Jamil...
é... esses mesmos tbm gritam um monte quando toca Sweet Child o'Mine, quandpo toca Smeel Like a Teen Spirits, acham Stairway to Heaven, e adoram akela musica feita pelo Babado novo, D'yer Ma'ker...

mas eninguém fala que Guns'n'Roses é pop, que Nirvana é pop, que Led Zeppelin é pop... falam da Legião só por ser daqui... que povinho mais nacionalista com o país dos outros...

é, santo de casa num faz milagre... mesmo!

contudo, ainda considero Legião minha mjaior influência musical, junto com outros "rocks" nacionais de 80 (ainda não entendi pq as "" pejorativas do John Elf no primeiro coment quando se referia ao rock nacional... rock tem que ser em inglês?), continuo tendo meus gostos, curtindo punk, heavy metal, BRock 80'ista, hard rock de 70 e 80, mpb classica, música regional mineira e nordestina, dentre tantas outras coisas...

acho que falei demais já...
mas num fiquei muito de paraquedista não...

Bog

era vc que num gostava de legião ou o Cain?

pacman jp
Veterano
# mar/07 · Editado por: pacman jp
· votar


albertoellobo

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

só faltava nóis mermo!!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ps: cadê o ilzo_fuzaro? e o resto do "quarteto de cinco" (tô dentro ainda, né? hehehe)

albertoellobo
Veterano
# mar/07
· votar


pacman jp

\0/

Estamos aqui!!!
Huahahuhuahuaa



s: cadê o Fi_dum_rato

Cara, estou procurando nosso maninho faz meses... se vc souber dele, diz que eu preciso falar com ele urgente.

albertoellobo
Veterano
# mar/07
· votar


pacman jp
era vc que num gostava de legião ou o Cain?

É o Bog quem não curte legião

albertoellobo
Veterano
# mar/07
· votar


pacman jp

Vou avisar a turma sobre esse tópico, perai...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a OPINIÃO sobre Legião Urbana e "rock" brasileiro