Autor |
Mensagem |
Frei Caneca Veterano |
# fev/07
Como todos sabem a vida de músico é difícil, seja pra quem toca na noite, bailes, etc. pra descolar uma grana ou pra quem monta uma banda tendo em mente criar um repertório próprio e correr atrás.
Se na primeira opção, o retorno financeiro demora pra ser razoável na segunda então é pior ainda. E acaba que a família sempre desempenha um papel nisso, seja encorajando ou não. Eu queria saber a opinião de vocês sobre isso. Até que ponto vocês acham que isso influencia ?
|
AgSarola Veterano |
# fev/07
· votar
É tudo muito relativo sem querer ficar em cima do muro. Se você já possui músicos na família talvez exista uma compreensão. Eu acho que você deve levar a carreira de músico paralela a outra vida profissional, pois você precisará até de grana pra encrementar seu set de pedais, instrumento e ampli.
Às vezes se for competente para dar aulas, tocar em estúdio e ainda levar seu projeto pessoal, pode rolar também.
Mas é difícil pra qualquer família dar apoio dependendo da idade.... sei lá beirando os 30 anos, tentando viver de música pode ser dífícil pra qualquer família..... Eu acho que você deve sempre levar a carreira de músico em paralelo com outra vida profissional.... mas isso depende muito!
Abrá
|
SwingBatera Veterano |
# fev/07 · Editado por: SwingBatera
· votar
Depende muito de que tipo de carreira que vc escolhe, e que estilo toca.
Não conheço nenhuma mãe, e nenhum pai, que incentive "bandinhas de rock contra o sistema" (pelo amor de Deus, sem preconceito). A galera que toca esse tipo de rock, que eu até curto, não pode esperar "viver de música" pq realmente isso não dá grana (na absurda maioria dos casos).
Acho que as melhores opções são virar músico de estúdio, orquestra, ou professor de música, mas pra isso tem que estudar muito, e acho que isso não é problema pra quem REALMENTE ama a música e não apenas quer brincar de banda pra pegar mulher. Quanto a tocar em banda (de qlqr estilo que seja), deve ficar em segundo plano, como terapia mesmo. Se vcs forem bons de verdade (ou tocarem música pop xD), o sucesso vem. Com o sucesso vem o dinheiro e consequentemente o apoio da família. Lembrem-se que grandes nomes da música, não se colocaram sua primeira música no topo das paradas, mas sim, enfrentaram anos e anos de pindíba no começo da carreira.
Abraços
|
fernando tecladista Veterano |
# fev/07
· votar
Acho que as melhores opções são virar músico de estúdio, orquestra, ou professor de música,
pra viver de música tem que ser tudo isso junto, de dia dar aulas e/ou algum trabalho de estudo, de noite tocar
como chamam por aqui ser um músico estilo"puta velha"
"bandinhas de rock contra o sistema"
eu gosto de ver bandas com certa ideologia mas vejo que o mercado em si não é muito aberto pra isso, vai cair no "alternativo" e alternativo no brasil é sinonimo de "não tem grana no pedaço"
|
SwingBatera Veterano |
# fev/07
· votar
fernando tecladista
Vc entendeu exatamente o que eu quis dizer.
|
baz Veterano |
# fev/07
· votar
Enquanto você depender da opinião alheia, você não fará nada, não será nada. Sempre há alguém para te desencorajar, se não for na família, será algum amigo, algum concorrente, o mercado de trabalho etc. Por mais piegas que pareça: "Nunca desista de seus sonhos!"
É isso que penso.
|
B r u t u S Veterano |
# fev/07
· votar
o problema da carreira de musico eh o mesmo das outras carreiras, nao tao grave mas similar nos seguintes aspectos.
um advogado por exemplo, nao c forma em direito e sai ganhando dinheiro. ele c kiser "adevogar" tem q tirar a OAB. isso significa estudar mais um monte dps dos 4-5 anos de faculdade.
toda profissao exige q vc esteja sempre c especializando e adquirindo mais conhecimento pois o mercado exige isso do profissional. e para certas profissões, exige q vc esteja no centro do mercado de trabalho e possua experiencia.
um musico, pra sobreviver de musica precisa adquirir conhecimento suficiente para dar aulas caso opte por ser professor, conhecimento musical e didatica. orquestracao e arranjo caso queira ser um musico de estudio ou arranjador. para ser um musico de estudio, ele tem q ter referencias de trabalhos anteriores (experiencia), contatos. ele pode trabalhar de sideman em estudios, gravar jungles para companhias de propaganda. musico de noite, acompanhar cantores ou outros musicos. mas para isso precisa estar no centro da profissao.
aih dizem q eh complicado pq existe poco trabalho pra muito musico. bom, existe poco emprego pra muita profissao. profissao se conquista com experiencia, responsabilidade, profissionalismo e referencias.
entao o importante eh fazer duas coisas no comeco:
1. Baixar a cabeça e tocar muito.
2. Baixar a cabeça e estudar muito.
c vc kiser ser um musico profissional. esperar pelo estrelismo e q a sua estrela brilhe na televisao e radio com a sua musiquinha por mais boa q seja e perfeita, eh esperar ganhar na loteria sem jogar. n vai acontecer, a n ser q vc mexa uns pauzinhos e invista uma grana violenta.
musica no brasil ainda esta no base da piramide da sociedade. eh complicado, mas pra kem toca e c dedica, sabe a satisfacao q eh subir num palco e fazer um show ou uma pessoa vir ateh vc e dizer q curtiu o som q vc gravou. nem q seja um amigo ou conhecido da internet.
a sei la. hehehe... resumindo, profissao musico eh igual a qualquer outra profissao, requer seriedade e profissionalismo. seja profissional e vc tera seu espaço.
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# fev/07
· votar
Minha visão sobre viver de música hoje em dia está diretamente relacionada a se profissionalizar no assunto.
E isto, pra eu q sou guitarrista (de hobby), não se resumiria a tocar 8 horas por dia no meu quarto, montar uma banda, e sair tocando por ai.
Eu acho que se a opção da pessoa é viver de musica, hoje em dia no meio academico existem diversas opcoes, e muitas universidades de bastante renome.
Se meu filho topasse partir pra uma carreira destas, mas com estudo, qual o problema ?
É uma profissão como outra qualquer.
O cara vai estudar num conservatorio bacana, vai aprender sobre seu instrumento, vai aprender a ler e escrever, etc...
Seguindo os estudos, ele vai ingressar numa boa universidade, vai cursar uma graduacao e licenciatura em musica.
Depois disto ele pode fazer aperfeicoaçoes, em producao, regencia, ou qq outra area.
Dai dá pra trabalhar em tv, radio, agencias de publicidade, estudios, gravadoras, escolas/universidades, com banda, coral, orquestra, tocando na noite, no cinema, no teatro...etc...etc...etc...
O campo é até grande pra quem realmente se profissionaliza no assunto.
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# fev/07
· votar
Agora achar que vai montar uma banda, e vai ganhar a vida com isto, sem estudo nem nada, só se dedicando a banda, é igualzinho a molecada que acha que vai virar jogador de futebol profissional um dia, e que vai ganhar rios de dinheiro com a parada.
Acontece ?? Lógico q acontece, mas é raro hein !! hehehe
Tem os caras q não estudam tão seriamente e mesmo assim se viram : Tocando em bandas, sendo musico contratado, tocando na noite, e principalmente dando aulas do instrumento.
Eu acho muito pouco pra voce encarar uma vida inteira nesta profissão, sem garantia de aposentadoria, sem decimo terceiro, sem ferias, sem fundo de garantia, etc...
Acho que quem quer viver de musica, tem que se profissionalizar no assunto atraves do meio academico. Igual a um Administrador, Analista de Sistemas, Engenheiro, ou Medico.
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# fev/07
· votar
Eu escrevo demais kakakak
Só um adendo.
Musica é arte e não ciencia. Quando me refiro ao lance do estudo é apenas pelo lado profissional da coisa.
Um musico bom, não precisa ter diploma pra ser bom sacam !!!
Musica é arte acima de tudo !!!
|
fernando tecladista Veterano |
# fev/07
· votar
seja pra quem toca na noite, bailes, etc. pra descolar uma grana ou pra quem monta uma banda tendo em mente criar um repertório próprio e correr atrás.
um pouco destes questionamentos vai cair um pouco no mesmo assunto deste outro tópico
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/156025/
você pode ser um otimo interprete ou um otimo compositor, mas vai ter que dar tiro pra tudo lado antes que te conheçam
os que conheço por ai que vivem de música ralam pra tudo lado
ou fazer como eu vi o rogerio skylab comentou em uma entrevista:
eu tenho um emprego onde eu trabalho das 6:00 as 13:00 (algo assim) e depois e fico compondo ou faço meus shows
|