Há diferença de som no cd mp3?

Autor Mensagem
zoso
Veterano
# jan/07


Me falaram q no cd mp3 o som é mais lata, perde um pouco a qualidade e talz... eu não vi diferença nenhuma quando escutei, até comparei o mesmo som com o original.Afinal perde ou não um pouco a qualidade do som?????

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


zoso
Vc está falando da qualidade do som de um CD original pra uma mp3?
Cara, a diferença é escandalosa!
O CD original tem qualidade mil vezes superior.

zoso
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface

Jura?, eu não achei diferença no som de casa mas no carro dá para perceber mesmo a diferença.

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


zoso
As vezes dá pra levar...
Mas tem músicas q ficam compactadas de tal forma q parece q vc ligou ela num flanger! hauehuaheuhaehuauehauea

zoso
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface

cara será q dependendo da forma q ficam compactadas o som fica igual ao original?

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


zoso
Impossível! PQ são compactadas.

zoso
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
então a diferença em geral é mínima?

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


zoso
Tem gente q nem percebe... Eu já acho gritante.

Sniper
Veterano
# jan/07
· votar


Ha muita diferença

zoso
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
Acho q depende muito do aparelho também não?

Guitar_L
Veterano
# jan/07
· votar


zoso
Depende de como foi feita a mp3, quanto mais alta a taxa de kbps, mais qualidade (com infelizmente maior tamanho).
Abraços

zoso
Veterano
# jan/07
· votar


Guitar_Luppi

então eles não são feitos todos iguais?

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


Não

jOe_RaMoNe
Veterano
# jan/07
· votar


zoso
no mp3 vc perde muito som, muita qualidade, muita mesmo,


de ouvido pra grande maioria das pessoas é dificil percebe,


ma compare um cd origianl e uma mp3 usando um analisador de espectro.

ROTTA
Veterano
# jan/07 · Editado por: ROTTA
· votar


O CD original tem qualidade mil vezes superior.

Exatamente. O que o algoritmo do MP3 faz é remover freqüências tidas como inaudíveis pelo ser humano, além de comprimir os dados digitais do áudio. Em taxas de bits mais altas (acima de 200kpbs), acredito que as diferenças fiquem pouco perceptíveis, mas em 128kpbs, que é quase um padrão internet afora, as diferenças são evidentes em um som decente.

Abraços.

Saitu
Veterano
# jan/07
· votar


Nossa, a diferença eh mto grande msm huehuehue por isso que eu curto mto ouvir cds originais e pah... e eu sou cheio de merdenhas com essas paradas...

Atum Bluesman
Veterano
# jan/07
· votar


Para ouvir HC da na mesma, mas pegue música clássica ou jazz/blues e compare uma mp3 com um cd, é muita diferença, especilmente eu que uso um Home Theater no lugar das caixinhas de som, eu percebo essa diferença muito claramente.

Cypher
Veterano
# jan/07
· votar


se a música tiver qualidade boa (200kbps pra cima) não tem muita diferença não :P

Bog
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
Impossível! PQ são compactadas.

Só uma correção. Existem SIM algoritmos de compressão sem perdas. Exemplo óbvio: o zip. Você no final tem o mesmíssimo arquivo que havia compactado no início.

O probelma é que este NÃO É o caso do MP3, ou do WMA, ou do MPEG ou do JPEG, por exemplo. Esses algoritmos todos trabalham com técnicas variadas Não lembro exatamente delas, mas quando vi isso na faculdade (e lá se vão 6 anos!), lembro que eram truques e malabarismos inacreditáveis. Inclui uma transformada de fourrier seguida de CORTES em frequências supostamente inaudíveis, ou difíceis de perceber, ou que não aparecem muito no arquivo original. Quanto mais cortes, mais perceptível é a diferença. Logo, quanto mais comprimido, mais gritante é a diferença para o original.

Agora, em muitos casos é difícil de perceber essa tal diferença num aparelho de som comum em volume moderado, ou numa caixinha de som de PC, ou num fone de ouvido vagabundo. Escuto muita gente falando que é capaz de perceber as coisas, e depois vejo o cara usando um fone de ouvido com resposta máxima inferior a 20kHz.

Eu mesmo comecei a brincar de mixar coisas recentemente, e sinceramente não consigo ouvir a diferença de uma MP3 a 320 kbps e o meu mix original. Uso como monitores uns fones de ouvido grandões, bons, que em tese têm resposta até 28kHz. Já na MP3 de 128kbps, eu consigo notar a diferença, mas apenas se fizer uma comparação DIRETA entre o original e o compactado, ouvindo um e o outro seguidamente. Se me mostrassem a MP3 com 128 kbps e perguntasse se era o original ou o compactado, eu não saberia responder.

Moral da história - a diferença final depende de:
a. O quão comprimido é o arquivo
b. O equipamento usado para tocar o som
c. O ouvido de quem está analisando
d. O quão mentiroso ou metido a perfeccionista é o ouvinte (hahaha)

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/07 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Todas minhas mp3 são em 128, já comparei com o CD, uso um aparelho de som da Sony que as caixas tem pouco mais de 1 metro de altura,ligado ao PC; não noto diferença do MP3 pros CDs originais e sou muito feliz assim.

E já fiz vários testes cegos, em vários volumes, das mesmas músicas, em mp3 e no cd, com diferentes pessoas, nenhuma acertou também.

Sapo Tonto
Veterano
# jan/07
· votar


pura frescuragem um mp3 de uns 160 kbps ja não da pra perceber não, agora pega um d 64 kbps que é gritante a diferença, já é bastante satisfatorio a qualidade das mp3 comparando com a enorme compactação, e não vou fica falando d termos tecnicos por aqui se oque vale não é os testes d qualidade que os aparelhos conseguem captar e sim o ouvido humano,

Vick Vaporub
Veterano
# jan/07
· votar


Minhas mp3's são todas de 192 Kbps, não precisa mais que isso.

Jeff Loomis
Veterano
# jan/07
· votar


Mp3 com 128kbps além de fazer cortes nas frequencias acima de 16khz ainda degradam a qualidade das frequencias agudas q estão abaixo disso.

Mp3 com 320kbps ou com vbr cortam acima de 16khz e pelo menos eu n consigo sentir diferença nos agudos q se encontram abaixo disso.

Mas n é só os cortes q os mp3 fazem para diminuir o tamanho , tem mais coisas só q n tão gritantes.

Jeff Loomis
Veterano
# jan/07
· votar


Eu mesmo comecei a brincar de mixar coisas recentemente, e sinceramente não consigo ouvir a diferença de uma MP3 a 320 kbps e o meu mix original.

Bom , além dos cortes acima de 16khz , tbm não consigo perceber a diferença , por isso eu sempre gravo os meus mix finais em 320kbps.

Mas veja o seguinte , a perda de qualidade é cumulativa se vc for abrir esse arquivo de 320kbps e salvar de novo em 320kbps.

Moral da história - a diferença final depende de:
a. O quão comprimido é o arquivo
b. O equipamento usado para tocar o som
c. O ouvido de quem está analisando
d. O quão mentiroso ou metido a perfeccionista é o ouvinte


b . Uso fones de ouvido daqueles de Dj , n lembro a frequencia minima de resposta de graves , mas a de agudos é 20khz.

c . O meu ouvido ja ta bem treinado , ja gravo a mais de 2 anos , e no inicio eu n percebia mesmo.

d . E eu sou perfeccionista mesmo.

Jeff Loomis
Veterano
# jan/07
· votar


pura frescuragem um mp3 de uns 160 kbps ja não da pra perceber não

Vc q não percebe... FRESCO é vc.

Minhas mp3's são todas de 192 Kbps, não precisa mais que isso.

Depende do uso q vc for fazer delas.

Eu tenho MUITAS musicas no meu pc , por isso compensa ter uma perda de qualidade para ter quantidade.

ki_suco
Veterano
# jan/07
· votar


o algorítmo que compacta sem perda que tem pela net é o FLAC... mas cada música fica na casa de 30mb

Vick Vaporub
Veterano
# jan/07
· votar


Jeff Loomis
Depende do uso q vc for fazer delas.

Só escutar cara, só isso.
Não mexo com música não =p

Ainda bem que meu ouvido não percebe a diferença, 192 tá bom demais.

Ke.Koala
Veterano
# jan/07
· votar


Minhas mp3's são todas de 192 Kbps, não precisa mais que isso (2)

Sapo Tonto
Veterano
# jan/07
· votar


Jeff Loomis
Membro Novato # Enviado: 20/jan/07 10:30
Quote

pura frescuragem um mp3 de uns 160 kbps ja não da pra perceber não

Vc q não percebe... FRESCO é vc.


ahh ta bom eu so fresco, nem sabia ahuHAuHAUAahu

Sapo Tonto
Veterano
# jan/07
· votar


eu q não vou ficar d paranoia medindo qual a míííínima perca d qualidade que eu vou notar, pelo que eu ouço, e é em som, não é em caixas do pc não, ja ta bom demais, agora pra musicos proficionais neh, ta certo, eu sou ouvinte

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Há diferença de som no cd mp3?