Alguém já tentou viver da música na Europa? O q acham disso?

Autor Mensagem
Guitarrist
Veterano
# dez/06 · Editado por: Guitarrist


Olá galera,

Alguém já foi pra Europa, ou pra outro lugar fora do país tentar viver de música? Ou mesmo conheceu um pouco disso lá, tentou, conviveu, enfim... Há alguma experiência positiva ou negativa nesse sentido?

E os demais colegas do FCC? O que vc's acham de tentar a vida musical na Europa? Digo no sentindo de tocar em uma banda, especialmente de rock, acham que compensam se tivessem a oportunidade?
Ou, falando do Brasil, o que acham das vantagens e desvantagens daqui numa comparação direta?
Imaginem se vc's tivessem a oportunidade de ir pra Europa, vc iria? Mesmo que com pouco dinheiro no bolso...rs ?!
E se fosse, o que faria? Gravaria um cd aqui e levaria? Ou não gastaria com isso e economizaria pra começar do zero lá... Iria sem nada e tentaria montar uma banda lá? Ou ainda iria só pra conhecer os músicos e fazer talvez algum curso e trabalhar... Levaria seu instrumento ou compraria lá...?!

Enfim, se alguém quiser refletir sobre esse assunto eu agradeço muito. É que surgiu essa possibilidade pra mim, e fiquei pensando porque não trocar uma idéia! Estou sempre navegando pelo fcc, e de repente alguém tenha uma experiência ou perspectiva que possa somar!
Valeu.

NESCAU
Veterano
# dez/06
· votar


Tá ai uma pergunta que eu tb gostaria de saber a resposta... Já me passou pela cabeça várias vezes a idéia de ir pra fora viver de musica.

Fastturtle
Veterano
# dez/06
· votar


Guitarrist
axo q depend do tipo d musica q vc vai fzer, grana, apoio, etc...

Facchini
Veterano
# dez/06
· votar


Tá ai uma pergunta que eu tb gostaria de saber a resposta... Já me passou pela cabeça várias vezes a idéia de ir pra fora viver de musica.

(2)

Para projetos futuros claro.

paulo_fox
Veterano
# dez/06
· votar


Cara eu sou portugues (europeu) eu nao conheço o mercado dai mas aki tb nao é mt facil nao.........

posso de falar que bandas portuguesas com bastante talento e nao se conseguem lançar enquanto bandas de merda tipo DZR´T (nao sei s voces conhecem) fazem uma participaçao numa novela e a partir dai sao os maiores musicos do mundo......acho isto uma merd* mas enfim

no meu ver e po estilo que tu keres tocar "especialmente de rock" o melhor pais era msm inglaterra pois é o que tem o maior mercado e o que lança mais bandas desse genero........de resto acho tudo um lixo =)

s acha que tem uma banda com talento e pode vir a dar algo a soluçao é USA

Midgard
Veterano
# dez/06
· votar


paulo_fox

\o/

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


paulo_fox

Então Paulo, muitos músicos, sobretudo de rock, sempre sonham e tentam o mercado britânico e até americano mesmo!
E já que vc é português, eu aproveito pra lhe perguntar... E os portugueses e demais europeus que tocam rock, metal e afins... também tentam percorrer esse caminho?
Poxa, se pra um brasileiro pensar em viajar pra tão longe, pra um europeu é muito mais fácil, ainda mais agora com a União Européia... Ou o pessoal aí tem uma visão diferente das coisas?
Obrigado.

Sir Cam
Veterano
# dez/06
· votar


Vai pra Finlândia e monta uma banda de Power Metal que é grana na certa, sem zueiras.

Gabriel Anjos
Veterano
# dez/06
· votar


Guitarrist
O negocio é complicado pra todos.
Eu moro em Portugal e tenho uma banda de thrash metal. É ultra complicado tentar algo.

GeorgeHarry
Veterano
# dez/06 · Editado por: GeorgeHarry
· votar


NESCAU
Adoro você no leite.

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


Gabriel Anjos

Legal Gabriel, mas fala um pouco mais... Tipo, o que te levou até Portugal?
A perspectivas do pessoal da banda que vc tem e da galera do meio musical, se eles tem a mesma visão nossa aqui, que o lance é EUA, Inglaterra, Alemanha ou até a Finlandia como disse nosso colega Sir Cam...hehe.
Como é a visão do pessoal aí, se muda muito, se aumenta as perspectivas, ou é como no Brasil, onde as bandas de rock pesado, heavy e thrash, tem que ficar tocando ao esmo! Se é que vc me entende...
Valeu.

Gabriel Anjos
Veterano
# dez/06
· votar


Guitarrist
Clica no VETERANO embaixo do meu nickname e pega meu msn.

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


E aí pessoal, achei que esse tópico ia tá cheio de opiniões!!!

Nada?!

TIO_TEDDY
Veterano
# dez/06
· votar


E os demais colegas do FCC? O que vc's acham de tentar a vida musical na Europa? Digo no sentindo de tocar em uma banda, especialmente de rock, acham que compensam se tivessem a oportunidade?

Acho que não vale a pena, além do choque da cultura (língua e coisas do tipo), deve rolar um preconceito pelo fato de ser brasileiro e desconhecido

paulo_fox
Veterano
# dez/06
· votar


Guitarrist

o pessoal aki nao procura mt fora pk ja é fodidu dentro do pais quanto + fora...mas conheço bandas que se tao a lançar e tao tentando lá fora mas e mt dificil msm.......
aki sai mt musica de merd* tipo floribella, dzr´t ate enjoa

metal em portugal nao da...o metal aki é mt underground... veja o caso dos moonspell a banda de metal portuguesa mais conhecida em portugal nao tem mt sucesso mas fora do pais ja diferente tem + aceitaçao....

no seu caso rock ja e + facil mas nao mt =)

Sir Cam

isso tem razao filandia, noruega e esses paises mais a norte tem um mercado na vertente do metal mt maior.....mas tb as bandas de lá sao todas macabras =)

Gabriel Anjos

es de portugal? de onde?!
eu sou do porto qual o nome da tua banda?

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


paulo_fox

Legal Paulo.
Mas o que eu pergunto também, é como músico! Não sair daqui com banda...
Do tipo invés de iniciar uma banda aqui, ir pra fora pra iniciar em outro país! Ou se isso no final das contas da na mesma, ou se muda as perspectivas etc...

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


TIO_TEDDY

Pois é, vc tem razão. Mas por outro lado eu fico pensando, será que não é ilusão também ficar tocando rock no Brasil, onde o mercado pra quem quer ganhar a vida com isso é ínfimo, e ainda mais no meu caso que eu canto em inglês!
Ir pra outro país é foda, por deixar tudo pra trás e começar do zero, mas ficar aqui tb não vejo muita esperança...
Sei lá, to pensando... hehheehe.

paulo_fox
Veterano
# dez/06
· votar


Guitarrist

Com talento e dedicaçao acho que podemos chegar onde quisermos.....
Se eu achass que tinha potencial/talento e uma oportunidade de me dar bem inda que pequena eu mandava-me pk ia tentar fazer akilo k + gosto k é musica........

arriscava tudo pk imagina que tu vens pra europa/USA ou outro lugar e consegues o k keres pah maravilha s nao conseguires voltas pra casa e pelo menos nao te vais ficar a lamentara vida todo por teres ficado a tocar no teu quarto e nao teres tentado...........

mas tb nao sejas precipitado pensa bem pk afinal esta é so a minha opiniao mas a vida e tua ok.....

qualquer k seja a tua escolha desejo-t BOA SORTE =)

guxtavo
Veterano
# dez/06
· votar


Guitarrist
vc's tivessem a oportunidade de ir pra Europa, vc iria? Mesmo que com pouco dinheiro no bolso...rs ?!

não cara...isso é contar com o ovo que ta no c* da galinha...não tentei sobreviver disso la (pois tenho 16 anos e fui a istudo)...mas qdo fui pra inglaterra (em lendres) tive mto contato com o underground la... e é mais facil de aparecer que aqui no brasil (pois na maioria de shows, bares, convenções há sempre um "agente" pra fazer as bandas ou musicos que chamarem mais atenção a fazer alguns showzinhos mias abertos) mas ainda é bem dificil...sair do underground é dificil em qualquer lugar...
e ainda com pouco dindin velho...vc tah loko?! pra um cara que sai daqui pra ir pra la...nos primeiros meses o preço de vida la é mto mias caro do que aqui (pelo fato de vc ter que converter o REAL em LIBRA que 4,5 reais +-)...

é mot dificl cara...se vc der sorte e montar uma banda em uma semana, fizer musicas ou ir com elas prontas, insaiar massa, deixar ela mto top, ter uma presença de palco FDP, e consiguir ser carismatico (oque não e´dificil pra um brasileiro) vc tem uma chance de diria 13% pra menos...

mesmo o brasileiro sendo foda, gente fina e carismatico...ainda é um brasileiro e ainda assim descriminado de uma maneira ou de outra la...

então é barra....




EU NÃO IRIA...mas se vc tiver garantias de ir e sonsifuir voltar...até pode tentar...mas fora isso pe completa loucura...

espero ter ajudado

flw

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


guxtavo

Pow Gustavo, valeu pelo depoimento.
Eu estava planejando de ir pra Itália obter minha cidadania, e obviamente de lá seguir para Londres. Teria a grana apenas para este processo. Para me manter na Inglaterra, teria que arrumar um trabalho e tocar uma banda a parte e ao mesmo tempo.
O duro ainda, é que sou brasileiro e falo mal o ingles, estaria indo pra me matricular numa escola também para aprender... e o foda é que sou vocalista também! Se o pessoal perceber meu sotaque aí é que pode ser mais complicado ainda... por outro lado, tem quem diga que preconceito lá é pequeno que é a cidade mais cosmopolita do mundo etc...
Realmente não sei o que fazer no meu caso.
Se vc puder me falar um pouco mais sobre isso, eu agradeço muito.

Sir Cam
Veterano
# dez/06
· votar


paulo_fox
Mas que dá uma bela grana lá dá.

Sir Cam
Veterano
# dez/06
· votar


O pessoal fala de não tocar som comercial, que comercial é isso, comercial é aquilo, mas se você for tocar algo muito fora dos ouvidos humanos atuais você morre de fome, aqui no Brasil ou na Europa, nunca fui à Europa pra saber como é, mas com certeza essa questão da música comercial é bem global.

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


Sir Cam

Pois é cara, bota sua opiniao aí tb! Hehehe... vamo animar esse tópico!

Eu fico pensando, pra quem toca rock, lá pelo menos tem um mercado né! Se vai dá certo ou nao, ninguém pode saber! Mas pelo menos tem os pubs hehehehe...

Sir Cam
Veterano
# dez/06
· votar


Guitarrist
Cara, pub, barzinhos e afins tem em todo lugar, foda é achar um de qualidade pra poder tocar, tô começando com uma banda de Heavy/Thrash e realmente não sei onde arrumar show, com certeza na Europa o mercado e os pubs devem ser bem melhores do que os daqui hehe

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


Sir Cam

Exatamente, no caso de banda Heavy, nem dá pra fazer um "circuito" de shows... só apresentações esporádicas!
Acho que lá rola melhor tranquilo! Só precisava saber se tb lá o negócio anda pra frente, ou se fica sempre na mesma...

Valeu.

Sir Cam
Veterano
# dez/06
· votar


Guitarrist
É cara, minha banda tá bem no começo mesmo, mas já tô me preocupando com essa questão de shows, onde rola shows pra banda de heavy mesmo são esses festivais que promovem as bandas underground, pra uma banda de heavy fazer sucesso tem que pelo menos ter uma baladinha decente, ao estilo "Wasting Love" ou "Nothing Else Matters", porque é justamente isso que o povo ouve quando se fala de Metal.

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


Sir Cam

O pior cara, que eu tinha amizade com um camarada guitarrista de uma banda de heavy-metal até conhecida! Site bacana, saiam em revista, 2 cd's gravados, até uns fans pediam autógrafo na rua...rs.
Mas ele disse que nao ganhava dinheiro! Nao dava pra viver apenas da banda nem com o mínimo possivél!
Shows sao escarços e retorno financeiro pra se manter com o mínimo de dignidade quase que não existe! É foda mesmo. Aí tem as excessões né, mas são poucas, como Angra, Shaaman e Sepultura que é uma excessão mesmo! Rsrs...

bya
Veterano
# dez/06
· votar


Sir Cam
Vai pra Finlândia e monta uma banda de Power Metal que é grana na certa, sem zueiras. (2)

GeorgeHarry
Adoro você no leite. HAHAHAHAHAAHHAHAH!!!

Guitarrist
Aí tem as excessões né, mas são poucas, como Angra, Shaaman e Sepultura que é uma excessão mesmo! Rsrs...
De boa, o Angra, Shaman, Sepultura, ganham bem mais grana aqui do que lá fora, pode ter certeza... esse papo aí é meio folclore!

Rafael do Baixo
Veterano
# dez/06
· votar


Viver de música é difícil em qualquer lugar,tenha como o exemplo o Pain of Salvation,banda com um nome,fãs, cds e shows feitos em todo o mundo,e os caras ainda tem q trabalhar em escritório e o escambau,pq só de música segundo eles não dá pra viver!

Eu conheço um cara q foi pra Itália,tocar uma temporada em um restaurante q contratou a banda dele,q toca apenas música brasileira,de baião até mpb,foram tocar por 3 meses e ficaram mais de 8 tocando.Ele falou q a música brasileira tem mercado lá,já q o europeu se amarra num groove,e num suingue,coisas q grande parte dos músicos de lá não tem,e q se vc tiver isso já é o suficiente pra viver de música lá,pq a grana é boa,mas q apesar disso o sucesso não é fácil,ainda mais pra quem quer tocar rock.

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


bya
Foi o que eu quis dizer, eles são as excessões que ganham dinheiro aqui!

Rafael do Baixo
Legal vc ter falado isso. Eu estava realmente conversando com um camarada que tem um primo na Itália, e o chamou para ir pra lá tocar! Mas tinha que ser música brasileira! Pois se fosse rock, eles chamavam alguém mais próximo de lá é claro!
Pra mim não rola pq eu não gosto de música brasileira, gosto de rock/metal!!! Hehehehe.

Eu já ouvi falar no Pain Of Salvation... vixe, nem sabia que eles estavam nessa batalha de ter outro trampo! Mais uma boa informaçao.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém já tentou viver da música na Europa? O q acham disso?