O que vocês acharam da faculdade de Rock?

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# nov/06
· votar


Achei que fosse "A escola de rock"

esse filminho é foda!

ruiva jansen
Veterano
# nov/06
· votar


legal, antes rock do que funck!!!

powerguitar10
Veterano
# nov/06
· votar


Se eu fosse viver como produtor certamente faria esse curso...pensem bem...produtores tem mais de 35 anos geralmente...eu com meus 21 anos com um diploma desse na mão iria pegar muitas bandas por ai!

Belloni
Veterano
# nov/06
· votar


Mandei um e-mail perguntando mais informações sobre o curso.

Achei muito interessante! Eu faço Publicidade E Propaganda na Unisinos já, e assim que der uma passada por lá vou ver de perto como vai ser isso.

Sei que a Unisinos tem uma ótima estrutura [físico e monetária] para tal curso, acho que virá coisa boa.

Para os que estão questionando "ensinar Rock"... É como questionavam no passado escola de Artes... Uma pessoa não pode aprender a recitar, cantar, atuar... ela nasce assim, como uma dádiva divina, não é?

Como questionavam as escolas de propaganda e marketing... "Como assim ensinar a vender?" "É só vender, ué!" "A pessoa já nasce com o espirito de vendedor, é só querer!". Entre outras coisas.

Acho que um curso de formação de produtores pode ser muito pertinente no cenário atual de música, já saturado em todos os segmentos. Afinal um instrutor irá te mostrar os caminhos por qual deverá seguir, sem que tu precise esabarrar nos obstáculos que ele já passou e ele poderá te instruir sobre isso.

Tu não vai precisar aprender a mexer em uma mesa de som, softwares complicados, e outras coisas técnicas sozinho... entre outras coisas. Aprender sobre direitos autorais, e um pouco sobre o mundo de gravação profissional...

Resumindo eu acho muito interessante. Mas quando tiver mais informações eu posto aqui.

Abraços.

Mari Azeitona ;D
Veterano
# nov/06
· votar


Belloni
Ponto de vista interessante.

Midgard
Veterano
# nov/06
· votar


Belloni
tenta postar mais detalhes aih \m/

pacman jp
Veterano
# nov/06
· votar


Bog

mas do modo q foi colocado ali, é muito restritivo!
olha só as disciplinas:

Historia do rock 1 e 2
Criação musical
Projeto Cover
Laboratório de rock 1, 2, 3 e 4

o resto todo é possivel ensinar, mas profissionalizar alguem em Criação Musical é demais! é como em Educação Física, ter como disciplina Pular corda 1 e 2, Queimada 1, 2 e 3, Conceitos Básicos de Pique-Esconde...

ja acho estranho a graduação em Composição e Regência.
mas sei lá...
enquanto rola isso, meu curso de Fisica continua sem registro permanente no MEC.

Eduardo 336

tu acha impossível uma pessoa te ensinar marketing no Rock?
Tu acha impossível tu aprender a usar os recursos tecnológicos no rock?

não, não acho...
mas acho imposivel se ensinar a compor, por exemplo...
e patético ensinar a fazer cover, NUMA FACULDADE!!!
e vem cá!
quem vai montar a ementa de História do Rock?
o cara vai ter q citar todos os fatos importantes desse contexto...

mas... ele vai se orientar por onde?
ele fvai falar q Chuck Berry criou o rock (pq foi ele) ou Elvis (pq era branco!)?

ainda acho meio surreal isso...
mas o objetivo deles num é formar "bons profissionais roqueiros", são outro$.

Belloni
Sei que a Unisinos tem uma ótima estrutura [físico e monetária]

e os recursos humanos?
o Campus da minha universidade é palpérrimo, porrém temos 6 doutores só no meu curso. (creio q não é muito comparando a outros centros, mas pela imagem q ela tem, é até demais! e alias, eu tô em Rondônia... já acho demais ter doutores em física aqui!)

Para os que estão questionando "ensinar Rock"... É como questionavam no passado escola de Artes

eu ainda questiono...
é como é feita a classificação de quadros.
quam determina q eles são melhores?

ahhhh, é sobre as tecnicas usadas...

hum... isso faria com q a viola cabocla brasileira, q não tem tecnicas apuradas, fosse jogada fora...

tenho certeza q para minha mãe, um desenho q fiz dela quando tinha 3 anos vale muito mais q La Gioconda, de Da Vinci... (Vide "O Sorriso de Monalisa")

ha ainda muita contradição nisso tudo, e ainda acho muito devaneio isso... mas vale tudo hj, não é?

Led Zeppelin Jr.
Veterano
# nov/06
· votar


Ridiculo, retardado de mais...

Eduardo 336
Veterano
# nov/06
· votar


pacman jp

Mas cara, ninguém falou em composição alí...
A história do rock não quer dizer que ele vá te falar quem criou o rock e etc...
Ele iria falar de todas as mudanças do Rock musicalmente falando e não históricamente falando.

Bog
Veterano
# nov/06
· votar


pacman jp

Tá, eu ainda acho que é válido sim. Existe curso de graduação com foco em música erudita, você acha errado? Acho que a parte de produção é especialmente interessante. QUALQUER curso de graduação te passa conhecimentos que poderiam ser aprendidos de outras formas.

Acho que existe um certo preconceito com relação a cursos com conteúdos muito subjetivos ou controversos. Mas se fosse assim, também não poderiam existir cursos de teatro, belas artes, publicidade, administração ou filosofia.

Quanto à disciplina "história do rock", ninguém estuda história completamente sem viés, seja do rock, da arte ou da civilização (afinal, ainda tem muito viés eurocentrista no que se estuda no Brasil). E criação musical pode ter muito a ver com a técnica, com a parte TEÓRICA do que o nome faz transparecer.

Claro, quando se trata de artes, é sempre capaz da universidade ter um peso bem menor do que outros fatores. Pegue por exemplo os tropicalistas: o Tom Zé, que é formado em música, ficou uns 20 anos no ostracismo, enquanto o Caetano Veloso, que largou a faculdade de filosofia no 2o. ano, virou o superstar.

A minha única crítica com relação ao curso é que é uma coisa meio restritiva por si só. Não sei se o mercado tem capacidade para absorver essas pessoas, ou mesmo valorizar esses diplomas. O que me incomoda é mais a idéia de que vai ter muito guri todo faceiro com a sua faculdade de rock, que depois vai sair e abrir uma loja de CD ou de guitarra, ou ainda fazer concurso público para fiscal da receita. Mas isso acontece com outros cursos, como jornalismo ou publicidade (meu irmão é publicitário), que têm muita concorrência para pouca oportunidade.

pacman jp
Veterano
# nov/06
· votar


Bog
Existe curso de graduação com foco em música erudita, você acha errado?

eu disse q não sou muito a favor...
porem, a musica classica por si só já é toda rotulada: o que foi consagrado é bom! (não estou afirmando q é ruim - ou talvez até seja, mas ja foi criada um dogma sobre ela e não podemos contestar).

do mesmo jeito é com os Monet's q aparecem a cada dia e são "autenticados", sendo q mais de 50% são falsificações (de quadros q nem existem!) utilizando a mesma tecnica q ele usava.

logo, o q classifica como "bom" para este tipo de arte, é a tecnica...
contudo, seria como afirmar q Dream Theater é bom e pode ser vendido caro, Credence não é bom pq num tem super-técnicas aplicadas...

entende o q eu digo?

sendo arte, o q deveria contar não era a expressão do sentimento q o artista passa?
é algo muito controverso...

A minha única crítica com relação ao curso é que é uma coisa meio restritiva por si só. Não sei se o mercado tem capacidade para absorver essas pessoas, ou mesmo valorizar esses diplomas

sem contar q tem isso ainda...
tem uma porrada de advogados aí ao leo, arquitetos mofando, publicitários, então, nem se fala...

finalizando, é um curso que tem como intuito chamar pra si aquela mulecada que não tem um alvo certo, q ta perdida como a maioria antes do vestiba (pq vc acha q eu fui fazer FÍSICA???) e que tem um fator a favor (qur eu não tinha): o dinheiro do pai pra por em qualquer porcaria q dê um diploma!

o lance é outro!
$$$

Bog
Veterano
# nov/06
· votar


pacman jp

Hmmmm... sim, mas... acho que não é bem por aí, não era este o sentido para "técnica". Eu penso que é válido o cara fazer um curso para aprender teoria musical, história, técnicas e ferramentas de produção e coisas do tipo. Isso também faz parte da "técnica".

Além do mais, conheço um cara que faz teatro, e no fundo é quase a mesma coisa. Todos os seus argumentos se aplicariam à situação dele, mas o nível de conhecimento que ele tem sobre o assunto vai muito além do trivial, do carinha que faz teatro mambeme. Por isso mesmo, talvez o cara que faz um curso desses não vai ser mesmo o mr. Rock Star, mas sim um produtor ou músico-de-estúdio-que-toca-qualquer-coisa-que-botarem-numa-partitura.

Mas realmente, acho que tem uma cara de caça-níqueis.

pacman jp
Veterano
# nov/06
· votar


Bog

é... vc entendeu o sentido em que eu falei...

Mas realmente, acho que tem uma cara de caça-níqueis.

acha???
hehehe

Belloni
Veterano
# nov/06 · Editado por: Belloni
· votar


Pois então, eu mandei um e-mail para lá, e me responderam, basicamente, a respeito de valores. E pediram prá que eu fosse até lá para ver outras dúvidas à respeito do curriculo.

Pros curiosos, é obrigatório que o aluno se matricule em todos os 22 créditos do primeiro módulo, que deixa a mensalidade beirando os 900 reais. Deveras, a Unisinos tem caráter "caça-niquel".

Mas ainda acho o curso no mínimo interessante.

pacman jp

Bom, certamente a arte é algo ambiguo. Mas padrões estéticos de Belo, Feio, Sublime, Grotesco, Trágico e etc. São por convenções classificações pré-estabelecidas que não dizem respeito ao gosto pessoal, mas as características presentes na obra. Sempre há o que aprender, sempre há o que ensinar, até mesmo no gosto músical.

Até mesmo em um dos famosos retratos de Modigliani [não é só um retrato afinal?], ou em um quadro totalmente surreal de Dali estão presentes conceitos que vão além de gosto pessoal.

Mas com certeza, a sensação estética, tanto nos quadros, como na música ou qualquer outro meio artístico é algo consubstancial ao objeto e o receptor da aura artística. Por isso tua mãe acha mais bonito um desenho teu, aos 3 anos de idade, que La Gioconda, de Da Vinci.

Certamente, muitos devaneios. Mas como disseste, hoje tudo vale!

Mas me volto novamente ao assunto, faculdade de música:

Vou lá pessoalmente, ver quem são os professores, aonde serão as aulas, como são estes laboratórios.

Sobre a estrutura da Unisinos em termos tecnológicos, ela possui uma emissora de TV digital, uma rádio não comercial, mas de longo alcance. Estudios e ilhas de edição para a faculdade de Cinema. Entre outras coisas.

Volto com mais informações, espero.

Abraços.

MacCa
Veterano
# nov/06
· votar


Whatahell! O rock é o oposto de qualquer convenção acadêmica! A molecada vai pagar pra ouvir o que eles podem ouvir em casa.

MacCa
Veterano
# nov/06
· votar


Belloni

A Monalisa é feia, esverdeada, pequena. Prefiro qualquer coisa de Reimbrandt.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# nov/06
· votar


Válido se não fosse só sobre "rock"... é meio tapado querer fazer um curso focando apenas um estilo, sendo que se o cara vai trabalhar, ele, acho que antes de qualquer outra coisa quer ganhar dinheiro, porque ninguem é trouxa de se matar de trabalhar para pagar faculdade e ter que aguentar algumas coisas depois só de alegre...

Se o curso for focado somente em rock, é um desperdicio... agora se mesmo sendo focado em rock, ele abrir espaço para debates em outros estilos, e o que fazer com eles, ai acho que é valido para quem quer seguir carreira.

Afinal, um bom produtor, ele tem que saber o que fazer tanto com uma banda gospel, quanto com um grupo de chorinho e com uma banda de rock...

Vide Rick Rubin.

smilerocks
Veterano
# nov/06
· votar


na verdade acho que era mais inteligente e lucrativo para a faculdade, ser voltada o curso para a produção musical em geral, iria abrir as portas para mais pessoas, mas eu acredito que foi uma jogada de marketing, o publico mais cetico em relação a musica é o do rock, eles levantam a bandeira de todas as maneiras possivel, tenho certeza que de 50 alunos que irá ter na primeira aula uns 20 vão está lá só por que é uma faculdade de ROCK !!

MacCa
Veterano
# nov/06
· votar


Só um idiota se dispõe a aprender rock na faculdade. Tem que ser bem incompetente.

Belloni
Veterano
# nov/06
· votar


MacCa

Os curriculos acadêmicos, assim como a evolução tecnológica, e bem como a maioria das coisas na vida, se dispõem da seguinte forma:

Nascimento/Criação -> Massificação -> Segmentação

Durante a segmentação cria-se outro nascimento. Por exemplo o rádio, durante sua criação era direcionado à um publico pagante pela regalia, que tratavam somente de assuntos do seleto grupo de ouvintes, geralmente políticos. Depois durante a sua massificação veio as rádios comerciais, destinadas a atingir a tudo e a todos com a popularização do rádio, e por fim em sua segmentação vemos estações de rádios especializadas somente em um estilo músical, outras rádios com carater extremamente jornalístico, justamente para atingir novamente pequenos grupos.

Eu acho que a segmentação é um mal necessário em um primeiro momento. Mas é um bom "mal" a longo prazo. Imagina só, om a popularização de uma faculdade desta o cenário do rock nacional se expandiria prá caramba! E quantas bandas boas existem deste gênero aqui dentro.

Não se dá só pelo fato de que existe um curso de faculdade de produtor de rock. Mas vão existir pessoas que olharão para isto... "Olha, tem produtor se formando agora em faculdade, então vamos criar mercado de trabalho nesse ramo que está nascendo"... Coisas neste sentido entende?

Então não acho "idiota" quem se dispõe a aprender algo tão segmentado. Exige coragem, e uma decisão ferrenha do caminho a seguir.

Mas entendam como quiser. Gosto e odeio a Unisinos... é um paradoxo complicado.

edegard
Veterano
# nov/06
· votar


faria se estivesse cagando $, mas por hobby...

Bog
Veterano
# nov/06
· votar


Aqui tem uma reportagem sobre a faculdade:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u65940.shtml

Eu gosto do Frank Jorge, mas ainda acho que tem algo de incômodo na forma como o curso é abordado. Talvez se fosse dado um viés de curso de formação de produtores musicais, caberia bem como um curso de nível pós-médio (tecnólogo).

Destaque especial para o "não é reconhecido pelo MEC".

MacCa
Veterano
# nov/06
· votar


Belloni

Produtores...ah, foram-se os tempos em que eles eram maestros! Falando nisso, não vi nenhum comentário aqui sobre a morte do maior produtor brasileiro: Rogério Duprat.

MacCa
Veterano
# nov/06
· votar


Eu ainda acho que quem inventou isso anda assistindo muito "Escola do rock".

Belloni
Veterano
# nov/06
· votar


MacCa

Hahaha, pode ser.... pode ser...

pacman jp
Veterano
# nov/06
· votar


"Já me disseram que rock se aprende na Pompéia..."

seria uma referência classia ao não menos classico "show" Pink Floyd Live at Pompeii ???

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


Conheço o Frank Jorge pessoalmente...frequentava a minha casa.

Vou ligar e perguntar qual é a dele.

Fastturtle
Veterano
# nov/06
· votar


Conheço o Frank Jorge pessoalmente...frequentava a minha casa.

Vou ligar e perguntar qual é a dele.

\o\\o/

Horcruxes
Veterano
# nov/06
· votar


Se eu tivesse algum talento musical, por menor que fosse, eu entraria sem pensar duas vezes, mas como esse não é o meu caso, é melhor estudar para outra coisa...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que vocês acharam da faculdade de Rock?