E na hora de representar batidas, levadas e ritmos na pauta?!

    Autor Mensagem
    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: .:Anonimato:.


    O título fala por si! Não faço a mínima idéia de como representar determinada batida, levada ou ritmo, como melhor entenderem, em partitura!

    Para todos que trabalham com a harmonia, sejam violonistas, guitarristas, baixistas, tecladistas, etc!

    128556
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    .:Anonimato:.
    boa pergunta

    axo q tem que pensar no estilo da musica

    .

    Arpeggios From Heaven
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    ué... é claro que tem... alem de representar as notas e a duração... a função da partitura é pra isso

    vide guitar pro :D

    cheers

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: .:Anonimato:.
    · votar


    Um baita dúvida dessa e só 2 posts? Putz, essa galera já foi mais prestativa...

    Let's go, people! Let's help!

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    ???

    PagoderoSatanico
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Cara, pra escrever ritmos, vc tem que usar as fórmulas de compasso e as figuras que representem corretamente aquele ritmo. Fora isso, não sei o que eu poderia te responder.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/06
    · votar


    .:Anonimato:.

    É um trabalho meio complicado. Mesmo usando recursos modernos, como o Guitar Pro, não é fácil "humanizar" a escrita com rítimos, batidas.

    Ouça este som próprio, dançante, e feito da forma mais simples possível:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/139182/

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Imagino que seja complicadaço mesmo... Ninguém soube me responder... Vou perguntar para o meu professor...

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Rodrigo_Iron
    · votar


    [Editado]

    Não tinha entendido sua pergunta, mal...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Não sei se entendi bem sua pergunta também não entendi
    se a duvida é marcar o ritmo de um instrumento ritmico como ex: bateria
    cada linha da pauta representa um instrumento e você grafa parecido como com as figuras de tempo: seminima, colcheia mas geralmente vejo uma letra x| no lugar da bolinha •|

    se a ideia é anotar uma levada de violão é +/- igual marca-se as batidas e as pausas

    PagoderoSatanico
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    .:Anonimato:.
    Imagino que seja complicadaço mesmo... Ninguém soube me responder... Vou perguntar para o meu professor...

    Cara, com todo o respeito, mas vc tb não soube perguntar. Essa sua dúvida é como perguntar "como se escrevem verbos na língua escrita"? Ora, escrevendo! Uma letra de cada vez. Se vc sabe escrever, vc sabe escrever verbos, substantivos, interjeições, qualquer coisa. Em música é a mesma coisa. O conceito de "saber escrever música" inclui e exige a habilidade de escrever ritmos, ou seja: se vc sabe escrever música, vc sabe escrever ritmos sem a mínima sombra de dúvida. Se existe alguma dúvida, é porque vc não sabe escrever, no geral. E se não sabe escrever, nenhuma resposta daqui vai enfiar na sua cabeça esse tipo de conhecimento, que depende mais de prática do que qualquer coisa.

    Ou é isso ou eu entendi horrivelmente mal a sua pergunta. Talvez ajude se vc definir o que quer dizer com "batidas", "levadas" e "ritmos". Ritmo, por exemplo, é uma coisa científica, é colocar a figura certa no lugar certo e acabou. Mas se o que vc tá se referindo é a coisas como o "groove" do jazz, do reagge ou do hip-hop, aí realmente tem uma forma (mais de uma, na verdade) especial de representar isso. Mas "groove" é uma coisa, "ritmo" é outra e "batida" é outra ainda. "Levada", inclusive, é um termo que eu nunca soube exatamente a que se referia. Já vi ser usado como sinônimo de "batida" e de "groove", mas em geral ela não significa nada. Pede pra 10 roqueiros definirem o que é a "levada do rock", e vc vai ter 10 respostas diferentes.

    Enfim, explica aí com mais detalhes o que é exatamente que vc quer representar em partitura, ou posta um áudio.

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Por exemplo, já ouviram falar da batida "canção"?! Nós, aprendizes de violão, geralmente aprendemos essa como a nossa primeira batida.
    Meu professor, assim como outros mais, costumam usar um esquema como esse para representá-la:

    || || . /\ || /\ || . /\ || /\
    \/ \/ . || \/ || \/ . || \/ ||

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Essas setas indicam o sentido em que a mão deve atingir as cordas, e o total de setas, o número de vezes que elas devem ser atingidas, é claro.

    A pergunta é: como transportar esta "célula rítmica" (se é que nome é realmente este) para a pauta?!

    John Elf
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    .:Anonimato:.
    É pra isso que servem as colcheias, semi-colcheias, semínimas, fusas... Elas demonstram a duração das notas. Você deve combina-las da partitura de modo que cheguem o mais perto possível da música.

    Amok
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    .:Anonimato:.
    Acho que entendi: Vc quer dizer "como é que eu faço pra escrever (ou ler) o que fazer com a mão direita", certo ? Em violão popular, não existe mesmo como se escrever a "batida". Existe uma notação com as setinhas que vc postou, para batidas, mas ela relamente não funciona muito bem. Em caso de dedilhados, já dá pra representar nota a nota em uma partitura. A "batida", a meu ver, faz parte da interpretação da partitura, e interpretação não se escreve.

    [ ]´s

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    John Elf
    Amok

    É um mistério mesmo...

    PagoderoSatanico
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    .:Anonimato:.
    Essas setas indicam o sentido em que a mão deve atingir as cordas, e o total de setas, o número de vezes que elas devem ser atingidas, é claro.

    Cara, tudo isso pode ser representado em partitura. Não estudei violão e não sei o que é uma batida canção, mas fiz uma tentativa de interpretar o seu desenho, dá uma olhada em http://img154.imageshack.us/my.php?image=exemplobb5.png

    É um acorde de G sendo tocado conforme o que eu imaginei que o seu desenho estivesse representando: fórmula 4/4; quase todos os valores semínimas, sendo no primeiro compasso, batidas pra baixo nos tempos 1 e 2, pra cima no 4 e pausa no 3; no segundo compasso, batidas pra baixo nos tempos 1 e 3, pra cima no 2 e pausa no 4; e no terceiro compasso, batida pra cima no 1, pra baixo no 2 e novamente pra cima no 3, desta vez usando uma mínima como valor (englobando os tempos 3 e 4). Os símbolos de "batida pra baixo" e "batida pra cima" são, respectivamente, um quadrado sem a linha de baixo e um "v".

    É bem provável que não seja esse o ritmo que vc tinha em mente, mas o que eu tô querendo dizer é: qualquer ritmo pode ser decomposto e representado em partitura. E inclusive, se o que vc quer é representar SÓ o ritmo, sem fazer menção à altura das notas, é só trocar as cabeças das notas por x.

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    PagoderoSatanico

    Poxa, meu você ganhou o meu dia! Eu acho que é isso mesmo!

    Na verdade, nem é tão complicado quanto eu pensei que fosse!

    Mas, escuta, esses sinais de "batida pra baixo" / "batida pra cima", são e podem ser utilizados em uma partitura formal?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    .:Anonimato:.
    Como assim, "partitura formal"?
    Eu, pessoalmente, não vejo problema nenhum, já que vai facilitar a leitura.

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Rachmaninoff

    Então tá!

    PagoderoSatanico
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    O Rachmaninoff falou tudo. Inclusive, se não me engano, esses sinais foram inventados pra instrumentos tipo violino, viola, etc., e depois foram aproveitados pra violão, guitarra pq o princípio era o mesmo. Todos esses instrumentos usam esses símbolos nas partituras, sejam de música popular ou erudita. Ou seja, pode usar sem susto!

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: .:Anonimato:.
    · votar


    PagoderoSatanico

    Meu querido, sem querer abusar de ti, mas já abusando... queria saber se você topa o seguinte: eu gravo a batida do tipo canção aqui com meu violão e meu miczinho de PC e posto no tópico. Então, você, que é um cara letrado e inteligente que eu sei, passa para a partitura e posta pra gente conforme você fez aí em cima, para que eu e todos nós possamos ver na prática como funciona o sistema! Demorou?!

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    PagoderoSatanico

    Já é?!

    Flying CCCP
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    .:Anonimato:.
    Meu querido, sem querer abusar de ti, mas já abusando... queria saber se você topa o seguinte: eu gravo a batida do tipo canção aqui com meu violão e meu miczinho de PC e posto no tópico. Então, você, que é um cara letrado e inteligente que eu sei, passa para a partitura e posta pra gente conforme você fez aí em cima, para que eu e todos nós possamos ver na prática como funciona o sistema! Demorou?!

    Isso daí se chama ditado: Pode ser rítmico ( fica apenas no "tá-tá-tá" ), melódico ( não depende de ritmo, todas as notas têm a mesma duração, visto que o que importa é apenas a melodia ) ou ambos.

    Quando eu estudei para entrar na faculdade eu trazia todo final de semana uma fita k7 que a professora gravava tocando no piano alguma coisa para eu "tirar"...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a E na hora de representar batidas, levadas e ritmos na pauta?!