Dicas para conservar seu instrumento

Autor Mensagem
    pagode alto astral
    Veterano
    # ago/03

Aí pessoal, criei esse tópico que é para os mais novos que adquiriram um baixo ou guitarra há pouco tempo sacar alguns cuidados e tal.
    Quem quizer aí dar mais idéias , sinta-se a vontade.

1)Quando comprar, leve logo a um bom luthier para regular pois de fábrica vem desajustado .
    Com uma boa regulagem você vai ter mais punch e facilidades para executar suas músicas e exercícios.
    2)Sempre depois de tocar seque as cordas por cima e por baixo para retirar suor , gordura, etc.Isso conserva as cordas mais tempo.
    Pode passar a flanela limpa no corpo e braço do instrumento tb , até mesmo nas partes cromadas se vc tocou nelas.
    3)Nunca deixe seu baixo ou guitarra em incidência solar direta pois pode empenar e isso tb é válido para umidades gerais tb.Evitar calor excessivo e umidades.
    4)Muito cuidado com aqueles suportes de chão que tem apoio para braço .O instrumento deve ser apoiado pelo corpo apenas .Se for usar um que apóia no braço tb , certifique-se de que a pressão no corpo esta sendo maior ou igual a do braço e não o oposto.
    5)Sempre é bom ter muito cuidado com os movimentos que se faz qdo se esta com um instrumento no colo ou de pé.Tocar num quarto ou sala pequena de forma agitada pode acarretar uma batida séria numa parede ou lustre.Movimente-se de forma tranqüila , sem ações bruscas.
    6)Pode-se usar algum produto indicado para polir a madeiragem do seu instrumento.Aqui no fórum o pessoal já deu boas dicas sobre isso.
    7)Muito cuidado com o cinto da calça pois raspando atrás pode danificar seriamente a pintura.Alguns tecidos de roupa podem riscar tb .
    8)Verifique a integridade da sua alça sempre que for tocar pois se houver algum dano nos engates seu instrumento pode ir ao chão.
    9)Se vc for parar por alguns instantes e tiver de sair do local onde está, coloque seu instrumento deitado num sofá ou cama ou então no apoio próprio pois se vc deixar encostado em algo, ele pode escorregar lentamente e cair qdo vc estiver afastado.
    10)É bom qdo não for mais tocar deixá-lo dentro de um estojo ou capa que seja pois evita umidade e variações climáticas além de poeira.
    11)Tenha cautela em colocação de adesivos ou pinturas caseiras pois se não gostar do resultado ou se enjoar , pode ser que saia muito caro deixar como antes.
    Na hora de vender um instrumento com pintura original e sem adereços tem muito mais valor e gera menos desconfianças
    dos compradores.
    12)O mais importante:Seja uma guitarra Tonante ou uma Ibanez JEM, um baixo Jennifer ou um Alembic Stanley Clarke Signature...ame-o!Trate-o com carinho e sinta prazer em acolhê-lo em seus braços.Seu instrumento é um amigo que você tem para horas de alegria , de solidão,de descontração total, de trabalho...um amigo que depende muito do seu zelo e dedicação para corresponder igualmente.
    Respeite o seu instrumento e o dos outros tb.
    Quem aqui nunca ficou parado só admirando por um bom tempo sua guitarra ,baixo, violão como se ele tb estivesse lhe retribuindo o mesmo sentimento?
    Para continuar tendo estes e outros momentos bons com seu amigo, cuide bem dele.

pedrunk
    Veterano
    # ago/03
    · votar

po eu axei bem legal vei,....

bem q pudiam bota isso no cifraclub =D

ace frehley
    Veterano
    # ago/03
    · votar

:-) legal! valeu!

pagode alto astral
    Veterano
    # ago/03
    · votar

Essas dicas que eu dei são coisas que eu na hora de postar o tópico me lembrei.
    Quem quizer colocar mais aí , vai na boa.

maggie
    Veterana
    # set/03
    · votar

Sempre depois de tocar seque as cordas por cima e por baixo para retirar suor , gordura, etc.Isso conserva as cordas mais tempo.
    Pode passar a flanela limpa no corpo e braço do instrumento tb , até mesmo nas partes cromadas se vc tocou nelas.

Essa a gente acaba nunca fazendo... =[

Legal o tópico!

slackware
    Veterano
    # set/03
    · votar

12)O mais importante:Seja uma guitarra Tonante ou uma Ibanez JEM, um baixo Jennifer ou um Alembic Stanley Clarke Signature...ame-o!Trate-o com carinho e sinta prazer em acolhê-lo em seus braços.Seu instrumento é um amigo que você tem para horas de alegria , de solidão,de descontração total, de trabalho...um amigo que depende muito do seu zelo e dedicação para corresponder igualmente.
    Respeite o seu instrumento e o dos outros tb.
    Quem aqui nunca ficou parado só admirando por um bom tempo sua guitarra ,baixo, violão como se ele tb estivesse lhe retribuindo o mesmo sentimento?
    Para continuar tendo estes e outros momentos bons com seu amigo, cuide bem dele.

hehehe, essa parte é meio foda, pois as vezes a gente tem vontade de fazer o instrumento sai voando pela janela de casa, pois o trastejamento é foda...

flw

pagode alto astral
    Veterano
    # set/03
    · votar

slackware

A não ser que esteja empenado mesmo , qualquer trastejamento tem conserto.Leva num luthier cara.

snd
    Veterano
    # set/03
    · votar

13) cuidado com os parafusos da traseira da guitarra... eles podem acabar (com o tempo) criando umas ranhuras devido a chave de fenda e acabar rangando uma calça sua (como aconteceu comigo)

Rasputin
    Veterano
    # nov/03
    · votar

desculpe a ignorancia, mais oq seria empenar?tem como reverter?

bass_player
    Veterano
    # dez/03
    · votar

up
    (depois de muito tempo)

caiohleal
    Veterano
    # dez/03
    · votar

po, legal o tópico

Rasputin
    seria quando o braço entorta, geralmente tem como reverter sim

yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar

vlw ai pelkas dicas, nao sabia q podia empenar o bra;o por causa dakele suporte

AgSarola
    Veterano
    # dez/03
    · votar

pagode alto astral
    Vc sempre manda uns temas legais no férum!!! Mandou bem brother!!!! Temas assim é que tornam o fórum atraente para os iniciantes e dá orgulho aos mais experiêntes!!!!
    Aí pessoal NUNCA coloquem glicerinha nas tarrachas para lubrificar, pois vai enferrujar tudo... fiz isso no ínicio da minha aprendizagem no violão e foi uma verdadeira CAGADA!!!!

pagode alto astral
    Veterano
    # jan/04
    · votar

A glicerina faz efeito contrário....é nociva mesmo.

Rasputin

As vezes se reverte, outras vezes já era.

The_Blind_Guardian
    Veterano
    # jan/04
    · votar

Seguinte: se as bolinhas do captador estiverem enferrujando existe um dica para passar esmalte ou cola( nao sei de q tipo) nelas, apos uma lixada ou passar uma palha de aço para tirar a ferrugem... bem primeiro tomem cuidado na hora de lixar pra num arranhar muito as bolinhas, talvez possa haver problemas. Segundo, tomem MUITO cuidado na hora de passar o esmalte ou cola, pq eu fiz isso na minha guita e errei... pra consertar a cagada, tentei passar acetona e ai manchou as capinhas dos capitadores... depois pingou um pouco de esmalte no escudo e eu muito inteligente passei acetona lah e agora tenho um escudo todo manchado permanente... Muito Cuidado galera...

The_Blind_Guardian
    Veterano
    # jan/04
    · votar

Ah, NUNCA tentem lixar ou usar palha de aço para retirar a ferrugem dos parafusos do escudo, vc pode arranhar todo seu escudo e ainda parte da pintura... assim como eu fiz...=(

Neobass
    Veterano
    # fev/04
    · votar

up

(após meses é bom relembrar esse topico)

Fencer
    Veterano
    # fev/04 · Editado por: Fencer
    · votar

Aqui vai a minha contribuição para os portadores de FloydRose:

Cuidados especiais com o net lock (aquela trava se prende as cordas na fronteira entre o braço e a mão da guitarra):

1. Sempre se certificar que a chave Allen (aquelas em forma de "L") que está sendo usada para girar o parfuso seja a da bitola certa. Bitolas mais estreitas até podem mover o parafuso, mas com certeza irão arrombar o orifício.

2. A manutenção da afinação da guitarra não é proporcional à força que você utiliza para girar o parafusos. Quando ele oferecer resistência, pare, pois continuar apertando, além de ser um desperdício de energia, pode acabar quebrando as tampinhas da trava. Acreditem, é uma pecinha de nada, mas custa bem caro.

3. Antes de afinar a guitarra normalmente, certifique-se de ter aberto o net lock, pois recentemente aqui no fórum, enquanto eu tentava guiar um garoto na sua primeira afinação com FloydRose, ele acabou arrebentando uma das cordas por esticá-la sem soltar suficientemente a trava.

Boas alavancadas!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dicas para conservar seu instrumento