Valorização do Músico Instrumentista

    Autor Mensagem
    vneno
    Veterano
    # jul/06


    Sou músico instumentista a 30 anos, já trabalhei com feras de renome nacional e internacional, mais ainda continuo sem entender o porque da não valorização do músico instrumentista(cozinha), pelos proprietários das bandas, pois em todas as bandas na qual trabalhei tive que travar discurssões sobre o cachê dos músicos, que se diferência de acordo com o instrumento.
    Ex:Tirando o "ESTRELA", o naipe de metais quem mais ganha, seguido dos teclados, depois vem cordas e por último Percussão. Se todos tem uma função para manter a qualidade. Gostaria de saber quem passa por essa mesma angústia minha.

    128556
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    naipe de metais
    se referindo a quem esses ?

    nao da pra entende o porque que tem essa escada de cache variando entre os instrumentos

    pq um tecladista, ganha mais que um guitarrista, baixista ?

    =/

    thor_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    cada um tem sua importancia, logo deveriam ganhar a msm coisa....
    momento Socialista, mas como sabem, socialismo nuca funciona
    uehueueh

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: .:Anonimato:.
    · votar


    É por isso que eu sou contra esses lances de "Astro e banda". É como o Charlie Brown agora. Pra mim, Charlie Brown deixou de existir no momento que o resto da banda saiu, hoje o que ela é não passa de um "Chorão e banda".

    O que eu sempre vou defender é que numa banda todos tem diferentes papéis mas mesma importancia e por isso todos devem ganhar igual e ter o mesmo merecimento. É claro que sempre vai acontecer de um ou outro ter mais destaque popular do que outros mas se isso acontecer que seja exclusivamente por parte do publico.

    Por isso que não curto muito esse estilo Kelly Clarkson, Avril Lavigne, Hillary Duff... não as músicas, vejam bem, eu até curto as músicas dessas artistas (sim, sou bem eclético) o que eu não faria se fosse elas é esse lance de se declarar artista solo quando todo mundo sabe que tem uma banda por detrás. Ainda que eu cantasse tão bem quanto o Mattos Nascimento, não entraria em "carreira solo" a não ser que não encontrasse com quem montar um conjunto (o que cá pra nós é bem díficil). Pra mim uma banda é mais do que um bando de gente tocando em cima do palco, e depois dali é um pra cada lado. Pra mim, uma banda é uma sociedade entre amigos, uma banda é uma família de irmãos e se não for assim, comigo não rola!

    Desabafei...

    anonymous4
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Sacanagem isso. Todo mundo devia ganhar igual.

    ninhaw
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    .:Anonimato:.
    pois é.. dá raiva isso..
    existe uma hierarquia dentro das bandas, isso porque a nossa sociedade obtusa relaciona a banda com o vocal. Pode sair todos os integrantes, mas o vocal continuando a banda é a mesma, saiu o vocal acabou tudo.
    Tanto que pra maioria da sociedade música instrumental é a pior que existe só porque "não dá pra cantar".
    É uma vergonha isso.

    has4
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: has4
    · votar


    Primeiro de tudo... vendo pelo prisma de que uma 'banda' deve incorporar o negócio como uma 'empresa familiar', todavia, há aqueles membros que participam mais e outros menos, então, nada mais sensato e evidente que, quem participa mais da dinâmica do negócio gasta mais e portanto, deve ganhar mais.
    Quem participa da criação de uma obra e principalmente 'investe' divulgando o que se produz, deve ter o reconhecimento.

    Não é desvalorizar o 'fundão' ou qualquer outro instrumentista, afinal, no final, todos somam o que suam e soam, porém, a questão não é apenas musical, pelo ao menos, no ponto a que me refiro aqui.

    Claro, cada caso é um caso.
    Não sei realmente como funcionam bandas que existem e perduram há muito, como por exemplo, ROUPA NOVA, onde todos são bons músicos e empresariam o negócio que, tampouco eu saberia informar como rolam os dividendos entre os integrantes da citada banda ou de outras que deram certo. Sei apenas o que 'percebo', são unidos (queiram ou não) e compreendem bem esta relação; pelo ao menos, hoje, maduros, imagino que não existam mais tantos altos e baixos como no início da carreira de todos, já que, incorporaram que são 'empresa', acima de tudo, 'família', e mantêm unida a fonte de onde todos comem, no e do mesmo prato, e, juntos mantêm, digamos, 'os pratos cheios', em detrimento do comércio que operam com suas obras musicais.

    AGORA, se a questão é, onde todos os integrantes pagam de fomra UNIFORME do que ganham com a própria banda e do que ganham de outras atividades paralalelas para mantê-la ativa e ascendente, e que a divisão nos lucros não tem sido bem e igualmente distribuída entre os membros, aí, sim, concordo que há uma incompreensão e desproporção na divisão dos resultados, o que reflete uma grande INJUSTIÇA.

    HAS BAND

    dono da verdade
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    putaria isso!!todo mundo deve ganhar igual.

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    vneno

    Mas nao fique triste, cara, um dia ainda vao reconhecer teu trabalho!

    Death
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    vneno
    pior q é foda mesmo... mas é aquilo da lei da oferta e procura... querendo ou não, nós vivemos em um sistema capitalista e é assim q o mercado funciona

    128556
    metais são instrumentos de sopro
    quanto aos guitarristas, lá no Souza Lima mesmo vc vai ver q chove de guitarrista... fazendo uma relação do pratica c/ banda, fica nisso
    13 guitarristas > 5 baixistas > 4 bateristas > 2 tecladistas/pianistas

    vneno
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Eu gostaria que os amigos e companheiros de som mandassem informação, sobre, como tentar resolver este tipo de conduta dos "empresários". Fico angustiado pois os colegas de trabalho que ganham mais ficam caladinhos não falam nada nas reuniões, onde fica o companherismo? Que profissão é essa?Que leva nossos companheiros a serem egoístas.

    Renatinha sp
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Pois é... os instrumentistas realmente não são tão valorizados e reconhecidos como deveriam ser.
    O que é uma grande pena. Estão perdendo mto.
    O pessoal costuma gostar do instrumental q leva MPB, Jazz ou Blues, por serem ritmos mais suaves e mais bonito de se apreciar.
    E nesses estilos oq prevalecem,atualmente, são os instrumentos de corda, deixam de lado um pouco a percussão verdadeiramente.
    Bateria ainda é mais encaixado no Jazz e Blues, na MPB pode aparecer vários instrumentos de percussão, desde calimba até tambor... Mas o "grande momento" é nos solos de cada instrumento, deveria haver mais isso, aliás!
    Sopros, teclados... sem comments, estão esquecendo um pouco da parte boa do negócio. Imaginem uma banda sem um bom tecladista, pra fazer até programações no teclado?
    E um sopro de fundo, que lindo!
    Sem comments....

    victorhugobrasil
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Minha gente, depende à que estão se referindo. Pode ser que a diferença exista na órdem dos músicos ( que aliás, não faz porra nenhuma por nós a não ser tirar a nossa grana) porque na prática essa diferença de cachê não rola. Estou nesse trampo a pelo menos 45 anos, cara, é uma vida, rsrsrs. Lógico que se na banda for eleito um para ser " diretor da banda ", esse ganhará um pouco mais. Digo isso com certeza pq trabalho com músicos de altíssimo nível. Outra coisa!! essa negócio de que banda é família, por favor, esqueça! eu tb tinha esse pensamento romântico, mas com o tempo vc aprende que a classe mais desunida que existe é a nossa. Portanto, o melhor a fazer é ser bem quisto no nosso meio ( sem fazer média, puxar saco de patrão é coisa de quem não se garante no instrumento ) estar atualizado sempre e ser chamado eternamente para os melhores trabalhos. Outro detalhe, quando vc for chamado para algum trabalho, por ex: Tv, cantor e etc, não esqueça que essa banda não é a sua, apenas vc foi chamado pelo produtor ou cantor para integrar a banda " dele" e não a sua, por isso cobre o seu cachê, não se desvalorize pq o seu colega cobrou menos, se ele não se garante o problema é dele. Abraço a todos. Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

    666ordnas
    Veterano
    # set/07
    · votar


    vneno

    Na banda onde eu tocava, quem ganhava mais depois da dupla sertaneja era o tecladista.

    A nossa classe eh muito desunida, cara, dá até vergonha. Acho q eh por isso q o músico eh tão desvalorizado no Brasil.

    Se a Ordem dos Músicos fosse mais representativa e atuante, se todos os bares, casas noturnas, bingos, shoppings, comícios e demais eventos públicos fossem obrigados a ter uma banda ao vivo, se a tabela da Ordem fosse respeitada, se a fiscalização fosse mais forte e séria, se naum tivessem deixado o karaokê e os D'Js tomarem conta, a coisa seria bem diferente prá gente. Todo mundo iria querer seguir a carreira, iríamos ter trampo de 2.a a 2.a e iríamos ganhar bem prá c...

    Dublues
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Acho estranho esse lance dentro de uma banda, entre músicos ..artistas pô!
    Desvirtuaram tudo! Estamos na era onde todos nós somos descartáveis, recicláveis e banais... o valor não existe mais, só depois de cifrões...

    É assim que vem tanta bosta nas rádios! é um grande efeito dominó...

    This is a shame!

    kochh
    Veterano
    # set/07
    · votar


    666ordnas
    se todos os bares, casas noturnas, bingos, shoppings, comícios e demais eventos públicos fossem obrigados a ter uma banda ao vivo

    Ai tais sonhando demais, não tem nem como fazer isso.

    se naum tivessem deixado o karaokê e os D'Js tomarem conta

    Na minha opinião um Dj tambem deveria ser considerado como músico.

    666ordnas
    Veterano
    # set/07
    · votar


    kochh

    "Ai tais sonhando demais, não tem nem como fazer isso." - Como naum tem? Até há uns 15 anos, eu acho (posso falar porque vivi isso) q a coisa era muito mais fácil e valorizada, em cada esquina tinha uma banda tocando. Você não ficava parado, as duplas sertanejas e as bandas iam atrás de vc, na sua casa, prá te chamar prá tocar. Hoje, os cantores se apresentam com playback, muitos músicos foram obrigados a abandonar a carreira, muitas casas noturnas só tem karaokê, d'j, ou fecharam e viraram bingo, loja de carros, igreja, etc...

    Dublues

    Concordo com você. Tb acho q hoje tá tudo desvirtuado e q o conhecimento já naum tem mais o peso q tinha antes, infelizmente...

    vneno

    Isso sempre existiu! Na noite, pelo o q sei, o tecladista sempre ganhou mais, pq o cantor acha q um tecladista numa banda eh indispensável e q ele tem mais trabalho prá tirar as músicas do q os outros, o q eu acho q naum eh verdade - todos têm o mesmo trabalho, todos têm q chegar no horário, todos têm q ouvir as músicas, tirá-las originais e ensaiar...

    Além disso, tb acho o q o Death falou, existem 1.000.000 d guitarristas prá cada 2 tecladistas...porém, desses todos, q tiram as músicas direitinho, saum responsáveis, etc., existem 5 guitarristas bons prá 1 tecladista bom ...

    666ordnas
    Veterano
    # set/07
    · votar


    kochh

    "Na minha opinião um DJ também deveria ser considerado como músico." - Aaaffff...o barman tb...

    aindavou
    Veterano
    # set/07
    · votar


    pelo o que eu entendi ele falava de musicos contratados para tocar. musicos de estudio e nesse caso não vejo nada de errado.

    _FrEd_
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Preconceito por instrumentos eh incorreto msm, deve se pagar mais pra qm toka melhor...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Valorização do Músico Instrumentista