É possível uma banda nacional, cantando em português, fazer sucesso fora do país?

    Autor Mensagem
    Montanha_
    Veterano
    # jul/06


    Tópico a pedidos do Bruttall :)

    É possível uma banda nacional, cantando em português, fazer sucesso fora do país?

    Bruttall
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    ps: o tópico relacionado não explica o que eu quero de verdade :(

    Pseudonimum
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Eu acredito que sim, apesar de ser difícil.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/06
    · votar


    É possível. Por que não seria?

    Bruttall
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Cara, quando eu li seu comentário me veio um insight: "Putz, mas Mutantes são reconhecidos fora do país"

    Acho que o que prejudica a exportação de música boa daqui é que nem aqui música boa é reconhecida :(

    Vamos exportar o que? Kelly Key? Calypso? Latino? Reginaldo Rossi?
    Por isso que essa porra não vai pra frente, foda

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Os Ratos de Porão são reconhecidos...
    (não que sejam bons, mas...)

    PagoderoSatanico
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Bom, vamos lá: quem é que já fez sucesso, pelo menos relativo, lá fora e cantando em português?

    - Povo da Bossa Nova e MPB (Caetano, Tom Jobim, Milton, etc).

    - os Mutantes, que ficaram 30 anos no anonimato e só foram reconhecidos depois que o David Byrne começou a babar ovo deles.

    - Ratos de Porão, Garotos Podres e outras bandas de punk/hardcore, que não fazem sucesso de massa propriamente dito, mas que tocam direto na Europa.

    - Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Carlinhos Brown e Olodum.

    Esqueci de alguém? Acho que não. E a rigor, só os baianos desse último item nunca cantaram em inglês, pq todos os outros tiveram que fazer essa concessão em algum ponto, até os Ratos gravaram cd em inglês. Enfim, que dá pra fazer sucesso lá fora até dá, mas os exemplos anteriores mostram que não é qualquer estilo que dá certo.

    Na verdade, são duas opções: ou vc canta em português e toca um estilo de música que o mundo identifica como brasileiro, tipo samba e derivados (vale até as misturebas tipo Mangue Bit), ou vc faz um estilo mais internacional como rock ou pop, mas aí tem que ser em inglês. E tem que ser BOM. Não precisa ser genial, o Viper se projetou bastante nos anos 90, principalmente na Europa e no Japão, e não era nem de longe uma super banda. Mas tb não era uma mulambada brincando de fazer música, como são tantas bandas hoje em dia.

    A "terceira via" é o hardcore (o de verdade, nada de bichices tipo emo), que pode ser em português, mas tb vc não vai conseguir grande coisa. Vc toca lá fora, sem dúvida, com despesas de transporte e alimentação pagas pelo contratante, mas em geral é sem cachê, e vc vai tocar em pulgueiros e dormir em lugares igualmente baixo nível. Mas pra quem não tem muita perspectiva de viajar pra fora de nenhum outro jeito, até que realmente vale a pena.

    Bruttall
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    PagoderoSatanico
    ótima resposta huahua

    Agora tipo, você não acha que se a mídia daqui desse valor às coisas realmente boas, seria mais fácil de fazer sucesso lá fora também?

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    PagoderoSatanico
    A "terceira via" é o hardcore (o de verdade, nada de bichices tipo emo), que pode ser em português, mas tb vc não vai conseguir grande coisa. Vc toca lá fora, sem dúvida, com despesas de transporte e alimentação pagas pelo contratante, mas em geral é sem cachê, e vc vai tocar em pulgueiros e dormir em lugares igualmente baixo nível. Mas pra quem não tem muita perspectiva de viajar pra fora de nenhum outro jeito, até que realmente vale a pena.

    Essa via não é má de todo... pelo menos viaja bastante!

    LeandroP
    Moderador
    # jul/06
    · votar


    Bruttall

    Talvez porque muitos brasileiros seguem os moldes que eles, lá fora, inventaram. O que mais impressiona os gringos é o nosso suingue, o nosso balanço, e a molecada fissurada em distorção parece que tem vergonha de sequer pronunciar esta palavra.

    Acho que a gente deve tocar o que é nosso, sem ter que perder a veia metaleira. Os Mutantes devem ter consciência disso pra apavorar lá fora.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Engenheiros!

    Bruttall
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Bruttall
    · votar


    Antigamente eu gostava muito das letras dos engenheiros e mais ainda do som, hoje gosto um pouco do som, e um pouquinho das letras

    Edu Hendrix
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Claro,já ouviu falar que nós estamos exportando música pagodeira?!

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Bruttall
    Cara, isso é tão relativo, mas fazendo rock, eu duvido, infelizmente claro, mas duvido sim. Agora pagode, axé, funk e coisas desse gênero, pode até dar certo, "pode", mas depende tb de uma gravadora competente, q divulgue vc, artistas q fazem sucesso, geralmente não tem dessas de "independente" não!
    abrax

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    opa! depois q fui ler a resposta do pagoderosatanico, é isso ae! mesmo pensamento meu!

    PagoderoSatanico
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Bruttall
    Agora tipo, você não acha que se a mídia daqui desse valor às coisas realmente boas, seria mais fácil de fazer sucesso lá fora também

    É provável que sim, mas o foda é que sempre vão ter esses obstáculos até pra quem tem apoio da mídia. Uma vez, tentaram fazer o Skank estourar na França e não deu em nada. Justamente pq era uma banda que ficava no meio do caminho: nem era aquele estereótipo de brasilidade que os gringos esperam, nem era uma banda internacional o suficiente pra convencer a galera a ouvir o som deles em vez de, sei lá, um Sublime da vida.

    Gabriel Anjos
    Essa via não é má de todo... pelo menos viaja bastante!

    Né? Eu mesmo ainda não descartei completamente a possibilidade de montar uma banda de hardcore do mal, hehe.

    LeandroPanucci
    Talvez porque muitos brasileiros seguem os moldes que eles, lá fora, inventaram. O que mais impressiona os gringos é o nosso suingue, o nosso balanço, e a molecada fissurada em distorção parece que tem vergonha de sequer pronunciar esta palavra. Acho que a gente deve tocar o que é nosso, sem ter que perder a veia metaleira.

    Exatamente. E a prova que dá pra fazer essa mistura sem cair num estereótipo ou caricatura é o Sepultura. Desde bem antes do Roots a gringaiada já falava bem dos caras e identificava neles alguma coisa diferente, uma pegada brasileira que com o tempo foi ficando mais óbvia. Mas sempre teve lá.

    PagoderoSatanico
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    THE BASSMAN

    Great minds think alike, huahuahua.

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    PagoderoSatanico
    Né? Eu mesmo ainda não descartei completamente a possibilidade de montar uma banda de hardcore do mal, hehe.
    Pois é velho. Somos 2... tambem ando pensando nisso...

    Tenchi
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Carmem Miranda fez muito sucesso no exterior nos anos 40 se não me engano...

    Rowashburn
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    provavelmente o 1º país que se pode fazer sucesso é Portugal!! \o/

    girl-jpx
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Sim,
    Mutantes, Ivete Sangalo =P, Caetano Veloso
    são umas das figuras que fazem sucesso lá fora...

    Maths_Gun
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    sim

    ggg
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Moderador
    · votar


    Claro, porque não

    EDIT DO MODERADOR: Não utilize o fórum com fins comerciais.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/06
    · votar


    PagoderoSatanico

    Sepultura é um bom exemplo.

    cocomaluko
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    É possível uma banda nacional, cantando em português, fazer sucesso fora do país?

    pra ser sincero eu axo case impossivel, no maximo tocar pra outros brasileiros...

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Carlos Henrique 2
    · votar


    Uma vez estava eu zapeando nos canais a cabo quando paro na RAI (emissora italiana), estava passando um programa de auditório, estilo game show, e advinha qual era a música de fundo que estava tocando?

    "to nem aí, to nem aí"

    huahuauhauha
    não imaginava que isso fizesse sucesso lá fora

    rato punk
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    ratos de porao faz sucesso na Alemanha e em Portugal

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É possível uma banda nacional, cantando em português, fazer sucesso fora do país?