Inversão de Acordes

Autor Mensagem
Fermc
Veterano
# mai/06


Bom, dei uma pesquisada pelo fórum e não achei nada sobre o assunto... pelo menos nada tão específico.

Eu queria saber como que funciona a inversão de acordes, tipo que ela se da no 1°, 3°, 5° e 7° ou no 1°, 3°, 5° e 7°b???

Ou isso varia dependendo do acorde, tipo, o acorde C#m7 é com a 7°b e o C#M7 é com o 7° mesmo??

Valew!!!

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/06
· votar


Fermc

inversao eh basicamente a oitava abaixo do acorde...

1º .... 3º ... e 5º .... por exemplo ... C E e G (dó mi e sol)
a inversão seria 3º ... 1º...e 5º ... E C e G (mi dó e sol)
entendeu?
primeiro se toca a mi (corda 6) depois o do (3 casa da coda 5) e sol (5 casa corda 4) tah ae a primeira inversao...

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


Sim, disso eu sei, mas a questão é que tem a inversão com o 7° grau tbm... Agora, o problema é que eu tô na dúvida se é o 7° ou o 7°b, ou se isso varia de acordo com o acorde assim como eu citei lá em cima

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/06
· votar


mas a questão é que tem a inversão com o 7° grau tbm

puts q tosco...ainda naum aprendi isso!!
desculpe atrapalhar!!

músicos q tenham teoria...ajudem PLEASE!!

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


hehehe... que isso!!!! Qualquer comentário que seja pra ajudar, tá valendo!!!

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


acorde C#m7 é com a 7°b e o C#M7 é com o 7° mesmo??


bom é facil de ver C# E G# B o si é a sétima menor a sétima nao precisa por m do lado senao o acorde ia fica C#m7m olha confusão hehehe entao o so bota o M no acorde com setima maior

C# E# G# B# se o si natural é sétima menor de dó sustenido entao pra ser setima maior é só subir meio tom ou seja si sustenido!! era isso tua duvida?

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


mas a questão é que tem a inversão com o 7° grau tbm

Sim.

Ex.: C/Bb, Am/G, D/C, etc...

Ex. em progressões:

C - C/Bb - F/A - Fm/Ab

Am - Am/G - F7M - E7

Richard Guitar
Veterano
# mai/06
· votar


Ou isso varia dependendo do acorde, tipo, o acorde C#m7 é com a 7°b e o C#M7 é com o 7° mesmo??
é o contrario, o primeiro é com 7ª e o segundo é com 7ª maior.
as inversões é o mesmo acorde com o baixo ou na T, 3ª, 5ª, 7ª.
se o acorde for um 7M então a 3ª inversão vai ser na 7ª Maior.

as inversões são de acordo com o acorde.

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


Tá, está quase esclarecendo minha dúvida!!!

Porque é o seguinte, na formação de acordes, quando tem um acorde com o número 7, tipo C7, ele na verdade não representa o 7° de verdade e sim o 7°b... Aí no caso ele só iria pro 7° gau de verdade se tiver um M em seguida, tipo C7M. Bom até aí tudo bem...

Agora, o que eu queria saber é se essa regra se aplica tbm à inversão de acorde, se a inversão padrão ocorre no 1°, 3°, 5° e 7°, ou no 1°, 3°, 5° e 7°b.

Tipo, se tiver um acorde C/7, esse 7 seria 7°b ou 7° mesmo??? Acho que ficou meio confusa a dúvida!!! hehehehe

Eu sei que esse assunto é muuuiiitttoooo polêmico, e mmmuuuuiiiiittttooo extenso, mas é que agora me surgiu essa dúvida e eu quero esclarecê-la... Num outro fórum que eu frequentava (que agora eu saí), isso aí deu um bate boca da peste, porque em cada lugar que você lê está de um jeito diferente um do outro...

LeandroP
Moderador
# mai/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Fermc

Você conta em tons.

Existem 3 tipos de sétimas:

sétima diminuta --> 4,5 tons --> 7b

sétima menor --> 5,0 tons --> 7 (apenas 7)

sétima maior --> 5,5 tons --> 7M ou 7+

O intervalo de 7a diminuta só aparece nos acordes diminutos (T, b3, b5, b7). Nos outros acordes, o intervalo de 4,5 tons é considerado 6a maior (ou 13a maior).

Exemplos:

C7 - dó com sétima menor - C, E, G, Bb

C7M, C7+ ou Cmaj7 - dó com sétima maior - C, E, G, B

Cdim7 - dó diminuto com sétima - C, Eb, G, Bbb*

* Bbb não é big brother brasil. É "si dobrado bemol".

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


Ou pode contar de trás pra frente. Tomando como referência no lugar da Tônica, a oitava.

Se a 7a estiver em 0,5 tom da 8a, é sétima maior (7M). Se estiver a 1,0 tom da 8a, é sétima menor (7). E se estiver a 1,5 tom da 8a, é sétima diminuta (7b). Lembrando que 7a diminuta só se aplica aos acordes diminutos, do contrário é 6a maior.

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


Tá, então deixa eu ver se entendi.

Quando tiver um C/7 então a inversão será na sétima menor, ou seja no Bb. Então o padrão da inversão é na 7°b (pois na verdade, o Bb não deixa de ser a 7°b, pois na verdade a 7° seria o B), ou seja 1°, 3°, 5° e 7°"b", certo??

PagoderoSatanico
Veterano
# mai/06
· votar


Fermc
Quando tiver um C/7 então a inversão será na sétima menor

Cara, essa cifra C/7 não existe. Vc nunca vai ver isso em lugar nenhum, e, se já viu, jogue o livro fora pq estão querendo ferrar com a sua cabeça. O que existe, no caso da sétima no baixo é ou C/B (7a. maior no baixo) ou C/Bb (7a. menor no baixo).

Ou o que pode existir tb é C7, que é um acorde com 7a. menor sem inversão nenhuma.

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


Cara, essa cifra C/7 não existe.

É, na verdade existir até existe mas é algo não muito correto... É possível encontrar em alguns sites esse tipo de nomenclatura.

Mas nesse caso eu coloquei o C/7 exatamente pra deixar em aberto qual nota seria esse 7. Porque se eu colocasse C/Bb eu já estaria entregando que é um setimo grau menor... E por isso eu coloquei o C/7, pra deixar em aberto a nota correspondente à esse 7, pois aí ele poderia ser um B, ou um Bb. ;-)

PagoderoSatanico
Veterano
# mai/06
· votar


Fermc
E por isso eu coloquei o C/7, pra deixar em aberto a nota correspondente à esse 7

Mas cara, pelamordedeus, pra que isso? Pra que complicar o que é (relativamente) simples? Insisto, se vc viu isso em um site, tira esse site do seu bookmark, não volta lá e se possível manda um email desaforado pro dono do site. Imagina se a moda pega e nego começa a escrever C/5, e o intérprete tem que adivinhar se a quinta é justa mesmo, ou se é aumentada ou diminuta? Esse negócio de cifra já não é lá muito padronizado, mas vamos manter padronizado pelo menos o pouco consenso que já existe :)

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


Eu realmente NUNCA uso uma cifra assim. Eu nunca escrevo C/7 e coisas do tipo... Só usei isso dessa vez mesmo, pra poder facilitar a minha pergunta e as explicações tbm... Mas não aconselho ninguém a escrever uma cifra assim!!! :)

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


Tá, então deixa eu ver se entendi.

Quando tiver um C/7 então a inversão será na sétima menor, ou seja no Bb. Então o padrão da inversão é na 7°b (pois na verdade, o Bb não deixa de ser a 7°b, pois na verdade a 7° seria o B), ou seja 1°, 3°, 5° e 7°"b", certo??


Então, é isso mesmo?? Não?? Sim?? Então como??

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


Fermc

C/7 seria o C/Bb

Dó com sétima menor no baixo, ou melhor, Dó com Si bemol.

Muito cuidado na interpretação das sétimas.

Só existem 3 tipos de sétima:

sétima diminuta (somente em acordes diminutos)

sétima menor (aplica-se em acordes menores e dominantes)

sétima maior (aplica-se nos acordes maiores e no menor harmônico e melódico).

NÃO EXISTE SÉTIMA AUMENTADA!!!!

Se aumentar em um semi-tom a sétima maior (7M), você cai na oitava.

Se você escrever 7b, não será lido como "sétima menor", e sim "sétima diminuta". E como a sétima diminuta só aparece em acordes diminutos, você nem poderá ver 7b escrito nos acordes, somente em graus de escala, pois no acorde ficaria Xdim7.

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


Por isso que gosto desse fórum... aqui o pessoal sabe mesmo!!!! ;-)

Agora, o que seria um acorde dominante?? E menor harmônico e melódico??


Valew cara!!!!!!

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


Fermc

Acorde maior é o empilhamento de 3a maior + 3a menor + 3a maior.

O acorde menor é o empilhamento de 3a menor + 3a maior + 3a menor.

(observe que um é o inverso do outro).

O acorde diminuto é o empilhamento de 3a menor + 3a menor + terça menor.

O acorde aumentado é o empilhamento de 3a maior + 3a maior + 3a maior.

(por que será que um se chama diminuto e o outro aumentado, né?!)

Ex.:

C maior = 3M + 3m + 3M = C - E - G - B (t, 3, 5, 7M)

C menor = 3m + 3M + 3m = C - Eb - G - Bb (t, b3, 5, 7)

C diminuto = 3m + 3m + 3m = C - Eb- Gb- Bbb (t, b3, b5, b7)

C aumentado = 3M + 3M + 3M = C, E, G#, C (seria B# pra efeito de análise das 3as, mas não existe 7a aumentada, já que a última 3a maior do empilhamento fez o intervalo cair na 8a).

No caso dos dominantes, que diz respeito a sua pergunta, o empilhamento de 3as se dá desta forma: 3M + 3m + 3m (simples)

Exemplo: 3M + 3m + 3m = C - E - G - Bb (t, 3, 5, 7) --> acorde C7

Você encontra esta estrutura de acordes basicamente no Vº grau do campo hamônico maior, no bVIIº grau do campo hamônico menor.

Agora fica ao seu dispor procurar esta estrutura nos graus dos campos menor harmônico e menor melódico, que também tem acordes X7.

É fácil reconhecê-los pelo seu trítono (intervalo de 3 tons inteiros entre a 3a maior e a 7a menor).

mais sobre trítonos...

O acorde Xm7(b5), mesmo sendo um acorde menor, também é considerado dominante. Só que este é um dominante menor, enquanto o X7 é dominante maior. Um pode ser inversão do outro. Ex.: Bm7(b5) = G7(9)/B

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


Nossa... hehehehe

Vou dar uma lida no tópico sobre trítono!!! Qualquer dúvida eu volto a perguntar...

PS: Cara, você saca muito, você fez faculdade de música ou algo assim??

LeandroP
Moderador
# mai/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Fermc

Sei muito pouco. Tô muito longe ainda...

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


Nossa cara... autodidata?? Então você deve tocar há muito tempo, porque não é fácil aprender tudo o que você sabe sem auxílio de professor (num vem bancar o modesto, que estive vendo seus posts, e você sabe muito sim cara!!!! xD )

Eu tbm sou autodidata e toco há 8 anos, porém faz apenas 1 ou 2 anos que começei a usar a internet como auxílio no estudo da música. Se eu tivesse começado a usar a internet desde o começo, hoje provavelmente eu estaria muito melhor do que estou hoje... :(

LeandroP
Moderador
# mai/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Fermc

Comecei a "bater um violão" aos 16 anos de idade, mas a paixão é mais antiga do que eu imagino. Comecei a estudar de fato aos 23 anos de idade. Não tive um professor, tive vários. Como autodidata a gente deve abrir o pensamento pra todas as idéias, gêneros musicais, sem preconceito, afim de tirar o que há melhor deles.

TONY BLANCO
Veterano
# mai/06
· votar


... aqui o pessoal sabe mesmo!!!! ;-)

Porque? Lá ninguém sabia?

Ou era vc que pensava que sabia?

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


1° Pq vc fica falando essas coisas e pq vc num diz qual era o seu nick lá!!!!!

2° Os que sabiam eram muito poucos!!! Os que estavam no nível do Pannuci (por exemplo) lá, eram só o Toco chaves e o Rui Luíz!!!! SÓ!!!!!!!!!!!!! Mais ninguém!!!!!!! O resto era tudo leigo no assunto!!!! Num sabia nem o que era campo harmônico!!!!

3° Ou vc fala quem era vc lá, ou vc para de encher o saco, por que não tenho que dar explicação PRA NINGUÉM das minhas atitudes e dos meus conceitos!!!! Se você era tão feliz assim lá (como vc disse), então volta pra lá e num enche o saco de quem veio pra cá aprender!!!!

4° Se eu te conheço e se eu era teu amigo lá, foi mal eu tá te "ofendendo", mas putz, vc já tá começando a querer me tirar tbm... Isso pq eu nem te dei moral pra isso, pq nem sei quem vc é!!!

TONY BLANCO
Veterano
# mai/06
· votar


Fermc

Eu era feliz e não sabia.

Essa frase é válida pra vc, entendeu agora?

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


TONY BLANCO

Comigo é ao contrário!!!! Eu era triste e não sabia!!! Agora eu sou feliz.

Acredite, hoje estava conversando com o Carlos André, e depois que acabamos de conversar, eu realmente percebi que A MELHOR DECISÃO DA MINHA VIDA foi sair de lá. Lá os Super Moderadores, Moderadores, e o resto da equipe são condicionados a pensar do mesmo modo que o Carlos andré!!! Se vc discordar e não apoia-lo, está fora!!!

Eu era Super Moderador, e posso afirmar isso com toda certeza. Acabei não aguentando isso e saí. O carlos até disse que estava querendo me colocar como administrador, mas só não colocou pq eu não manjo de programação. Mas mesmo que ele me colocasse como administrador, eu ia sair!!! Essa foi a minha melhor decisão!!!

TONY BLANCO
Veterano
# mai/06
· votar


Fermc

Sério mesmo cara, vou parar por aqui, vc colocou nomes: O gago, o a100bléia, eles não tem nada haver com isso.

Fermc
Veterano
# mai/06
· votar


TONY BLANCO

Qual o problema de eu citar nomes?? Você não queria que eu adivinhasse?? Então...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Inversão de Acordes