Retornos como funcionam?

    Autor Mensagem
    Alberto
    # nov/02


    Pessoal gostaria de saber como funciona o retorno tanto aqueles que vão no chão como aqueles de ouvido, o músico ouve ele mesmo ou a banda, e aqueles que tem tanto retorno no chão como no ouvido. E outra pergunta gerlamente nos shows vc ve as caixas dos guitarristas e dos baixistas(das bandas que eu curto silverchair, red hot) mas onde ficam as caixas de som da bateria e da voz, ficam do lado do palco ou atrás do baterista, ou ambas.

    Anônimo
    # nov/02


    Pessoal me ajudem por favor.

    o caminho é a mpb
    # nov/02


    meu bateria muitas vezes não precisa , mas se o show é grande há um sistema de captação na bateria que é ligada à mesa de som e depois é repassada para amps'( a mesme coisa acontece com a voz so que sai do microfone) o retorno existe pq quando as caixas estão muito altas e ficam imediatamente ao seu lado ou umpouco mais à frente a vibração do ar não chega em vc direito portanto é preciso de uma caixa que direcione aquele som para você .

    sem retorno:
    caixa de som I<))))))) -ondas de som
    vc - *
    __________________________________________________
    com retorno:

    caixa de som I<))))))) -ondas de som
    vc - *(((((((((>I-caixa de retorno


    se houver algum erro pro favor me avisem!!!

    Alberto
    # nov/02


    Eu queria saber em que lugar é posicionada as caixas de som da bateria e do vocal.
    E isso do retorno eu sei mas eu queria saber qual som que eu ouço no retorno que está tanto no chão quanto no ouvido, eu ouço a banda ou eu mesmo.

    o caminho é a mpb
    # nov/02


    essa eu vou ficar te devendo
    mas acho que se escuta a banda.

    Ðinhø
    # nov/02


    O retorno de ouvido funciona como o audio (retorno comum), a unica diferença é que ele fica direto no ouvido, ou seja, vc escuta todo o som que passa pela mesa de som direto no ouvido !!!!!!

    ai vc pode aumentar/diminuir a sua voz !!!

    O do Batera funciona do mesmo jeito !!!!!!

    FALOW !!!!!!!

    Digao
    # nov/02


    O retorno que vc escuta nas caixas ou no ouvido pode ser so vc ou a banda inteira com uma enfase pra vc ou so vc e o baixo, vc que elscolhe vc pode escutar o que quiser (isso em shows grandes com equipo bom) mas geralmente é a mesma coisa que sai no PA. O retorno do baterista geralmente fica do lado dele no chao, e o do vocalista la na frente assim como guitarra e baixo, o ruim desse sistema e q se vc sair do teu lugar nao vai mais escutar o retorno (ou o seu retorno), e a vantagem do fone de ouvido e que vc pode passear por onde vc quiser que vc vai ter retorno.

    Funciona mais ou menos asssim: Bateria microfonada, Guitarra e baixo microfonado ou em linha, e os microfones (vocal e back) vao todos para a mesa de som la o sinal e equalizado e mandado pro PA (publico) e para o retorno... pelo menos e assim mas a minha experiencia com retornos nao e muito boa pq nunca me escutava, alias todo mundo sempre reclama que nao se escuta, e o tecnico de som e vc tem que ter as manha pra fazer um bom PA e consequentemente um bom retorno...

    Alberto
    # nov/02


    Obrigado foi muito util, mas eu queria saber tb onde ficam as caixas do baterista e da voz(não os retornos as caixas mesmo), pois sempre que eu vejo os shows do silverchair, do red hot, sempre vejo atrás do guitarrista as caixas dele microfonadas e a do baixista tb, minha duvida é as caixas que saem o som da voz ficam do lado do palco onde não dá pra ver ou ficam atrás da batera.

    Digao
    # nov/02


    A bateria e microfonada assim como o vocal e os dois vao direto pra mesa e entao o PA, dai e so voltar o retorno pra eles se escutarem... Por isso que nao tem uma caixa de som especifica pra cada um ate pq a "caixa" deles e o PA.

    boka
    # nov/02


    mal ai a ''ignorança''... mas eh q nessa area de apresenta ao vivo eu so meio lerdo mesmo...
    mas eu queria sabe o q q eh PA...
    e tipo a minha banda foi convidada pra toca num lugar aki na minha cidade... e tipo meu amp eh pequeno (meteoro thor 30w).. mais pra estuda mesmo.. q q eu façooo??

    Digao
    # nov/02


    PA em ingreis e Public Audience ou alguma coisa parecida com isso, e é simplesmente aquelas caixas enormes q ficam na frente ou em cima do palco, o PA serve pra mandar o som pro publico...

    E no caso do teu thor ele vai te que ser microfonado e colocado no PA se nao ele nao aguenta de jeito nenhum. E caso vc nao tenha retorno vai ter que colocar o volume no 10 e ficar com o ouvido colado no falante pra conseguir escutar o q vc toca ou entao achar um lugar no palco q vc consiga ouvir o PA.

    E tem uma dica, nao fique enchendo o saco do carinha da mesa pra aumentar a tua guitarra que isso queima o filme, nao é so pq vc nao se escuta q ninguem vai escutar a tua guitarra (isso e bem comum de acontecer qdo o retorno e ruim ou inexistente).
    Tem uma comparacao legal, "tocar sem retorno e igual dirigir um carro na serra e com neblina, vc nao ve nada mais vai indo..."

    boka
    # nov/02


    valeu.. soh mais uma duvida
    esses amplificadores gigantes do PA.. nao sao meus neh? sao do lugar q eu to fazendo o show neh?

    boka
    # nov/02


    descupem ehq vai ser meu primeiro show assim.. num lugar pra isso memso..
    os otrsos foram na escola... onde eu microfonei meu amp.. mas nem tava ligado em como eram os esquemas...

    Alberto
    # nov/02


    Aí depende tem uns que lugares que tem o P.A, mas tem lugares que vc tem que levar o seu ou alugar.

    boka
    # nov/02


    vixi..
    ai tb poderia ligar a minha guitarra jah em linha direto na mesa? sem passar pelo amp e ser microfonado? assim cabo na mesa.. direto jah..
    pode sneh?
    ou pegar a saida de linha do meu amp e ligar ela na mesa.. sem microfonar o amp

    Ðinhø
    # dez/02


    Boka é o seguinte: fique tranquilo !

    Se onde vc for tocar ja tiver o som, entao nao se preocupe sobre PA, PA sao as caixas que vc ve geralmente na frente do palco, agora se nao tiver ai comece a se preocupar, pois dependendo do tamanho do lugar que vc for tocar seu cubo nao aguentara, ou é melhor nem tocar !!!!

    Como vc disse que sera sua primeira vez, entao uma coisa vc deve saber: "nem sempre a qualidade do som que vc for tocar é bom" pode ser que sim, se vc(seus pais) tiver(em) condiçao de comprar um equipamento bom.

    A guitarra pode ser ligada diretamente na mesa, ou entao o cubo microfonado ou em linha com a mesa, mas se for direto p/ a mesa entao vc so tera retorno se tiver uma caixa de retorno ou uma outra virada p/ vc !!!!!

    Que estilo vc toca ???

    Vai la garoto !!!!!, boa sorte !!!!!!

    FALOW !!!!!!!!

    boka
    # dez/02


    toko rock antigo t ligado..
    led.. purple.. janis...
    e tb um poko de blues...
    tipo bastante coisa antiga mesmo.. e um poko de guns q a vocalista curte...
    valeu ai dinho...

    Ðinhø
    # dez/02


    Vc deve ser um kra legal !!!!! rssss

    As bandas que vc falou sao algumas das melhores que conheco !!!

    boa sorte nada, Quebra tudo entao !!!!!!

    FALOW !!!!!!!!

    Danyela
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    NÃO MANJO NADA DISSO AINDA MAS ESTA AQUI MEU RECADO::::
    VAI NA FÉ QUE TU ARREBENTA!!!!!!!!!!!!!! MOSTRA O TEU TALENTO.............

    Willian Camacho Lopes
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    gente se liga no misterio, preciso um monitor de ouvido ou um retorno de ouvido como é mais conhecido, pra usar na igreja, então não precisa ser um "shure ou um outro "profissional", pode ser um semi profissional, so pra quer um galho mesmo, quero um 3 B - Bom, Bonito, e Barato, alguem tem alguma dica? e falem o preço tb, se não for pedir de mais.
    se tiverem uma segestão mandem-me um e-mail- willianlopes75@hotmail.com
    deste ja valeu... obrigado.... tchau.....ate +...bay..... fuii.... to indo..... agora eu vou.... então fui.....ate +.... fui......

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Retornos como funcionam?