Boataria musical: Beatles, Pink Floyd, Led Zepellin

    Autor Mensagem
    maggie
    Veterana
    # abr/06


    The Dark Side of the Rainbow

    Em 1973, a banda inglesa Pink Floyd lançou o álbum The Dark Side of the Moon, que se tornaria um clássico do gênero e um dos discos mais vendidos de todos os tempos. Por alguma razão obscura, alguém resolveu ouvir The Dark Side of the Moon enquanto assistia o filme The Wizard of Oz, dirigido por Victor Fleming em 1939, e se maravilhou com alguns momentos de sincronia entre os acontecimentos da história e as letras das músicas. Nasceu assim o mito de The Dark Side of the Rainbow, a idéia de que o álbum do Pink Floyd teria sido concebido e cronometrado para servir de trilha sonora alternativa para O Mágico de Oz.

    Uma legião de fãs se reuniu na tarefa de sincronizar fitas vhs com discos de vinil, e mais tarde dvds com cds, para buscar qualquer tipo de conexão entre as músicas do Pink Floyd com a história criada por L. Frank Baum. Por exemplo, a quarta faixa do álbum, Time, inicia com ruidos de sinos no momento em que a vizinha Mrs. Gulch aparece em sua bicicleta, dando a impressão que poderia ser o barulho da buzina. Em seguida, Dorothy foge de casa em busca do seu cãozinho enquanto a letra diz "no one told you when to run" ("ninguém lhe disse quando fugir"). E, combinando com o título da música, ela encontra uma placa marcada "passado, presente, futuro".

    Existem realmente várias coincidências, algumas curiosas (como por exemplo a canção Brain Damage surgir no momento em que no filme o Espantalho canta If I Only Had a Brain), outras um bocado forçadas (como por exemplo o trocadilho que seria o trecho "and who knows which is which" da música Us and Them no momento em que as duas bruxas se enfrentam). Mas o que os defensores da teoria do sincronismo, voluntário ou não, entre o álbum e o filme nunca mencionam é a enorme quantidade de passagens de The Wizard of Oz sem qualquer relação com The Dark Side of the Moon, e vice-versa.

    maggie
    Veterana
    # abr/06
    · votar


    Stairway to Hell

    Em 1971, o quarto álbum da banda inglesa Led Zepellin trazia uma canção chamada Stairway to Heaven, enorme sucesso e até hoje uma das músicas mais pedidas em rádios de todo o mundo. Por alguma razão obscura, alguém resolveu ouvir o disco de trás para frente, com o prato girando ao contrário, e alegou ter ouvido mensagens satânicas escondidas na letra, começando com "Here's to my sweet Satan..."

    Vários fanáticos religiosos aproveitaram a ocasião para mais uma investida contra o rock'n'roll (apesar da canção em questão ser uma balada) e passaram a estudar zelosamente as mensagens que estariam ali disponíveis só para quem rodasse o disco ao contrário. Alegaram ter encontrado estrofes inteiras dedicadas a exaltar Satanás, mas pouca gente é capaz de distingüir qualquer palavra inteligível com o vinil rodando de trás para frente. Robert Plant, vocalista do Led Zepellin, sempre foi veemente ao negar a história: "Mensagens secretas em fitas ao contrário não são a minha idéia de como fazer música." A gravadora da banda, Swan Song Records, também divulgou um desmentido oficial: "Nossos toca-discos só rodam numa direção, para frente."

    maggie
    Veterana
    # abr/06
    · votar


    Paul is Dead

    Em 1969, a banda inglesa The Beatles lançou seu penúltimo álbum, Abbey Road (na verdade o último a ser gravado, depois de Let It Be, gravado antes mas só publicado no ano seguinte). Por alguma razão obscura, alguém resolveu espalhar o boato que Paul McCartney, um dos membros da banda, tinha morrido em 1966 e sido substituído por um sósia. Um artigo no jornal Michigan Daily, McCartney Dead; New Evidence Brought to Light, explorou a idéia e listou uma série de pistas escondidas no disco que confirmariam a morte do Beatle. A partir daí, ficou aberta a temporada de caça aos indícios de que a banda abrigava um impostor.

    Com a capa cheia de detalhes gráficos, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi o álbum mais fértil em possíveis pistas, das roupas dos músicos (Paul é o único a vestir uma cor fria, azul, enquanto os outros estão de amarelo, rosa e vermelho) à guitarra com uma corda a menos (representando o integrante que faltava). Na contra-capa, Paul de costas também era sugestivo. A foto famosa de Abbey Road ganhou sua interpretação simbolista: os quatro atravessando a rua representava uma procissão fúnebre, com John Lennon à frente, de branco, como padre, seguido de Ringo Starr, de terno preto, como carregador de caixão, então o próprio Paul como defunto, descalço e de olhos fechados, e George Harrison fechando a fila com os jeans de coveiro.

    Os caçadores de conspirações também encontraram evidências nas letras das canções, e juntando pedaços de todos os lados montaram uma história elaborada para a morte de McCartney. Ele teria se distraído ao volante do seu carro ("he didn't notice that the lights had changed", em A Day in the Life), batido num poste (há um ruído de acidente em Revolution 9), e morrido numa quarta-feira ("Wednesday morning at 5 o'clock as the day begins", em She's Leaving Home). Ouvindo as faixas de trás para frente, há também quem afirme encontrar mensagens como "Paul is dead, Paul is dead..." (o cântico final em I Am The Walrus) ou ""turn me on, dead man, turn me on, dead man" (em Revolution 9).

    O fato de Paul McCartney ter continuado sua carreira musical por décadas depois da sua alegada morte não parece desestimular os defensores da teoria que se trata na verdade de um sósia do Beatle. E, curiosamente, muitos deles são os mesmos a afirmar que Elvis não morreu.

    Thio
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    maggie
    Muito legal.

    E, pelo que imagino, os Beatles brincaram com a situação, isso se eles mesmos não criaram.

    evair
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    tudo isso é puro marketing creio eu.

    gsprs
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    ja sabia das tres histórias....
    a mais interessante é a dos beatles...

    luis7777
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    eh legal essas historias
    ja li um monte desses textos.
    mas, sei la, eh duvidoso de acreditar.

    Thio
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    o Floyd ainda tem outra: O Enigma de Publius.

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    antes eu quebrava a cabeça tentando entender essas paradas, mas hoje ja nem ligo! procuro ouvir apenas as musicas.

    Robson Mattos Rezende
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    maggie
    A respeito da morte do Paul há outros fatos como: Baixo q tem flores amarelas no album do Strawberry fields forever e no fim da musica aparece um I buried Paul; o fato de no album Magic Mystery Tour, Paul ser o unico a usar um cravo enquanto os outros usavam rosa; e ainda tem o fim de A Day In The life, alguem diz Paul is Dead; ainda tem uma historia de um cara na inglaterra q trabalhava no joquei(ou alguma coisa do tipo) q jurava q o Paul tava morto, eu nao lembro mto bem dessa historia eu tenho q pega a revista q li pra dar mais detalhes. Enfim para mim era td armação, eu acho q na epoca nao queriam admitir o fim dos beatles e por isso inventaram todas essas coisas.
    Eh f***

    teuabreu
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Vamos aos fatos:

    Eu duvido que o Pink Floyd tenha feito propositalmente mas eu ja assisti o filme sincronizado(baixe no Emule) e realmente é impressionante, Money começa exatamente na hora que o filme se torna colorido(foi o filme mais caro da epoca $$$$ Moneyyy) e The great gig in the Sky é foda, me arrepiei é simplesmente inacreditavel Dorothy começa a voar e no trecho em que acelera os gritos nessa musica ocorre uma verdadeira turbulencia.Assim como em outros trechos so assistindo pra sentir e acreditar que não pode ser mera coincidência mas é.

    É impossivel se realizar tal coisa naquela epoca mas que é impressionante é!


    Led Zeppelin

    tambem não acredito mas va no www.whiplash.net tem uma seção sobre isso e os trechos das gravações ao contrario tem uma hora que se escuta 666(six six six) perfeitamente.

    [b/The Beatles[/b]

    No Magical Mistery Tour Paul esta vestido de Morsa o simbolo da morte de alguma cultura por aí, e dizem que como ja estava tinha morrido os Beatles na não poderiam mais excursonar e fazerem mais apresentações ao vivo(isso logico que apos o disco Help na teoria dos malucos aí),Especula-se que foram os proprios Beatles que criaram essa lenda e colocaram as dicas pra descobrirem ja que tanto Lennon como Paul eram ironicos ao extremo e bastante sarcasticos, deviam ter ouvido falar em algum momento dessa maluquice e resolveram entrar na onda!!!!

    Na decada de 70 surgiu um movimento de determinada corrente evangelica que buscavam embasamento para suas teorias e buscaram de todos os meios criar e comprar a quem possa lhe fornecer uma pericia(encomendada) por um profissional duvidoso afim de validar a crença no Rock do Diabo, Rock faz mal e bla bla bla....

    Robson Mattos Rezende
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    teuabreu
    Ae cara se o Paul ou John criaram essa historia eu nao sei, mas eu li numa revista q segundo os dois o estava acontecendo msm era fim da banda, tanto q essa historia de morte soh surgiu de verdade após mto tempo.

    Thio
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    O que eu acho mais incrível é que o DSOTM toca duas vezes. Isso que me intriga.

    has4
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: has4
    · votar


    Pô.. mas como tem gente babaca mesmo, né? Vá inventar estórias assim lá... pô!

    Refiro-me às loucuras dos lombrados ditos confidentes de obscuridades encontradas nas mais obscuras profundezas das obscuras entranhas da vida alheia... e realmente, ainda tem quem acredite nestas bobagens afff E os comentados karas devem se mijar de rir mesmo... que palhaçada! Elvis não morreu! Paul is dead! O culto é satânico... blah blah blah... Parece coisa de quem comia nas beiradas dos pratos dos caras e agora têm q faturar algo pra não passar fome... tipo a casa de Elvis (museum)... e assim vai!
    Olha e essa de gravação 'des costas' aeee, pode até ser que os caras fizeram mesmo, mas pra zoar! Só sei de uma coisa... com toda certeza... os caras venderam pacas e ganharam grana pacas! ah...

    Até hoje tem gente procurando os ETs e discos voadores de Varginha... e tem nego ganhando dinheiro nisso e outros gastando! Atrás de um babaca tem sempre um esperto 'enrabando-lhe' (famoso 171 do CPB) rs

    Pinguim Grosskopf
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    The Dark Side of the Rainbow
    Ja Sincronizei
    realmente é cabuloso

    Stairway to Hell
    não acredito

    Paul is Dead
    realmente não sei.... =/
    mas o Lennon e o Harrison estão

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # abr/06
    · votar


    essa e a pior: "Kiss - Tem um álbum intitulado "Destroyer" (Destruidor) que trata sobre suicídio. Um rapaz quando ouvia esta música deitado no banheiro, sem saber porque quis se matar com uma faca que tinha na mão. (Violence in Rock Music-David Benoite)"

    Pq alguém ia ouvir kiss deitado no banhiro com uma faca na mão?

    Fonte: www.mensagemsubliminar.com.br

    LukeBR
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Esqueceram de falar sobre o Caso Publius do Pink Floyd (estudado ateh hj)

    Flying CCCP
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Flying CCCP
    · votar


    O dos Beatles é legal a história mesmo, tem lá no whiplash.net um texto grandão, acho que são algumas páginas... Fala coisas tipo:

    - A placa do Fusca ( Beetle ) tem escrito "28IF"... Ou seja, Paul McCartney teria 28 se estivesse vivo naquela época ( "if" em inglês significa "se" )...

    - No Sgt. Peppers ha um carro com pintura vermelha dentro seria o sangue do Paulo Macaco no carro em que sofreu o acidente... TAmbém tem uma estátua de uma deusa da morte de alguma cultura aí...

    - Na capa d Magical Mystery Tour se você espelhar o nome Beatles você tem um número de telefone e se você ligasse para aquele número lá na Inglaterra atendia uma mulher que falava algo relacionado com a suposta morte dele ( não lembro o que ela falava )...

    - A capa do Rubber Soul seriam eles sobre uma sepultura e o Macca é o único que olha para outro lugar, sem falar que o seu rosto estaria deformado para não perceberem que se tratava de um sósia...

    BlacK Dog
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Pra quem quiser conferir a da Stairway to Heaven:


    http://www.albinoblacksheep.com/flash/stairway.php



    Eu mesmo inverti aqui, dá pra ouvir mesmo...mas eu acho que é pura coincidencia.

    Dogs2
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Pink Floyd é cheio de sincronias
    também tem The Wall com Alice No País das Maravilhas, Echoes - The Best Of Pink Floyd e 2001 - Uma Odisséia No Espaço, e assim vai

    Também tem o enigma mais misterioso, o do Empty Spaces

    Dogs2
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    e o Publius

    Thio
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Dogs2
    Tem o do Meddle com o Blade Runner, também.
    E esse enigma do Empty Spaces eu não conhecia.

    evair
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    esse publius seria mensagens secretas colocadas nas letras do pink floyd,e seria premiado quem descobrisse né isso?

    maggie
    Veterana
    # abr/06
    · votar


    teuabreu
    tambem não acredito mas va no www.whiplash.net tem uma seção sobre isso e os trechos das gravações ao contrario tem uma hora que se escuta 666(six six six) perfeitamente.

    Black Fire
    Fonte: www.mensagemsubliminar.com.br[/i]

    Claro que colocando só aquele trecho, invertendo e com uma legenda da frase dita a gente é levado a crer que tem uma frase, mas pra mim é só um monte de palavras ao contrário. Eventualmente vão formar algumas palavras, raramente frases.

    Os únicos (que eu me lembro) que fizeram isso foram Pink Floyd e Engenheiros do Hawaii. E foi proposital, e com uma mensagem ironizando o fato de rodar a música ao contrário.

    Não recomendo a ninguém esse site mensagem subliminar, os "fatos" que ele usa como base na maioria ou nem existem ou já foram desmentidos (o caso do aumento da venda de coca cola por exemplo). Vejam mais sobre isso no www.projetoockham.org . Não propaguem a ignorância. =)

    Ringo
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    maggie

    Boataria, pura boataria... Isso vende muito !
    Apenas isso...
    Mas, alguém sabe me dizer como faço pro meu pick-up rodar no sentido contrário ?

    has4
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: has4
    · votar


    Interessante mesmo, né, gente... eu tava tb fazendo uma pesquisa na NET sobre estas coisas ocultas e aí eu utilizei a busca:

    "Falaram-que-ele-morreu-mas-tá-vivo, só para não esquecerem dele!"

    Então, gente, eu mesmo tô morto no FCC, mas tô vivo (não espalha!) faz aí um favorzinho, visita meus tópicos láh! É de graça! hehehe

    Ah... num espalha naum... é que eu tô concorrendo com o 'JOGO DO TIRA UMA'...

    demuman
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Robson Mattos Rezende

    A respeito da morte do Paul há outros fatos como: Baixo q tem flores amarelas no album do Strawberry fields forever e no fim da musica aparece um I buried Paul; o fato de no album Magic Mystery Tour, Paul ser o unico a usar um cravo enquanto os outros usavam rosa; e ainda tem o fim de A Day In The life, alguem diz Paul is Dead; ainda tem uma historia de um cara na inglaterra q trabalhava no joquei(ou alguma coisa do tipo) q jurava q o Paul tava morto, eu nao lembro mto bem dessa historia eu tenho q pega a revista q li pra dar mais detalhes. Enfim para mim era td armação, eu acho q na epoca nao queriam admitir o fim dos beatles e por isso inventaram todas essas coisas.

    Retificando: O album que contém o baixo com flores amarelas é o Sgt. Peppers. Ningúem no final de A Day In The Life diz "Paul Is Dead", isso acontece no final de I'm So Tired... se você inverter a parte final, perceberá: "Paul is Dead man, Miss Him, Miss Him".

    Não creio que seja armação, esse boato surgiu por volta de 1966, embora as primeiras pistas tenham aparecido no Sgt. Peppers em 1967, momento no qual os Beatles ainda estavam firmes. Acredito que isso não passe de uma brincadeira de Lennon & McCartney.

    Dogs2
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Thio
    O do Empty Spaces é assim
    Você inverte o começo da música e dá pra escutar claramente

    "Congratulações, você descobriu a mensagem secreta. Por favor envie sua resposta para o velho Pink (Old Pink), aos cuidados da engraçada fazenda, Chalfont"

    Aí dá pra escutar alguém chamando

    "Roger, Caroline no telefone!"

    Robson Mattos Rezende
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    demuman
    Cara tenho certeza sobre os dois fatos. Primeiro o fato do baixo com flores amarelas tem no strawberry Fields forever, TALVEZ a capa nao tenha sido lançada no Brasil, mas ela existe. Enquanto a Day In the Life, vc jah escutou ela ate o fim? Apos o termino da musica, passam alguns segundos e aparece, se nao me engano o Paul e o John cantando, mas nao consigo entender, se vc parar pra prestar atenção no fundo vc ira escutar Paul is Dead.
    Flw.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boataria musical: Beatles, Pink Floyd, Led Zepellin