Dúvidas sobre caixas de retorno pra shows, me ajudem!!!

    Autor Mensagem
    Joe macintosh
    Veterano
    # mar/06


    tenho um trio de hardrock: guitarra, baixo/vocal, e batera.
    vamos fazer shows pra no maximo 300 pessoas

    qtas caixas de retorno preciso?
    e a mesa d qtos canais?
    preciso de retorno pro publico?
    preciso d qtos microfones pra batera?
    qual a potencia desses retornos?

    obs: vamo usar a saida d linha do baixo e da guitarra
    a batera é simples, surdo,tom,caixa,bumbo,2 pratos e 1 contra-tempo.

    izzystradlin
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    qtas caixas de retorno preciso?
    no mínimo uma pra cada um. Pra esse público tá bom

    e a mesa d qtos canais?
    que dê pra microfonar tudo né =P (16 ou 24)

    preciso de retorno pro publico?
    como assim cara? retorno pro público? o_0

    preciso d qtos microfones pra batera?
    uma coisa bem feita:
    1 pro bumbo
    1 pro chimbal
    1 para o(s) tom(s) (pode ser um no meio dos 2)
    1 caixa
    1 surdo

    * pratos fica pelo batera....


    qual a potencia desses retornos?
    sei lá não presto mt atenção nisso não..

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mar/06
    · votar


    preciso de retorno pro publico?
    ???

    Joe macintosh
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Joe macintosh
    · votar


    Black Fire
    tipo assim a maioria dos lugares q vou tem retorno pro publico, mas tipo tem lugar q nao tem e nao sei ao certo a potencia correta, acho q usei termo errado, é amplificaçao pro publico e nao retorno pro publico

    Joe macintosh
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    pelos meus calculos uma mesa de 12 canais dá, e alguns microfones podem captar melhor a batera nao sendo necessarios outros, e retorno pra banda será q duas caixas é suficiente?

    edbene
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    sua intencão é microfonar tudo???
    se for, vamos la...

    pro retorno o ideal é pelo menos uma caixa por musico. mas como as potencias em geral sao de 4 ohms, é melhor vc ligar duas caixas de 8 ohms em cada canal... assim, vc estara casando as impedancias e usando toda a potencia do amplificador. sendo assim, pode posicionar melhor do q se fosse 3.
    4 retornos de 200 W e uma potencia de 400 W devem resolver!

    pro PA a situação é um pouco diferente. tudo influi na escolha do equipamento (quantidade de pessoas, ambientes...) mas vamos esquecer isso!
    vc pode usar quatro caixas full range de 400 W e uma potencia de 1200 W
    duas para cada lado...
    se quiser incrementar, pode usar um par de caixas de grave, mais ai vc precisa de mais uma potencia e de um crossover...

    a mesa tem q ser de 16 canais no minimo, e tem q ter saida para o PA e saida para o retorno.

    os mics o izzystradlin ja escreveu... a unica coisa é q se vc quiser microfonar os pratos tem q por um overhead acima dos mesmo, no meio deles... um so é o suficiente pra captar os pratos de ataque, e mais um pro prato de condução.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Joe macintosh
    O que vc precisa é de amplificadores para instrumentos (mínimo de 200WRMS p/ o baixo e 50WRMS 1X12 p/ guitarra), e, se a casa não tiver P.A. e sendo o lugar fechado (dependendo do tamanho), não há a necessidade de microfonar a bateria (ela é "esporrenta" por sí só), basta uma mesa pequena e microfones para a voz, power (min. 200WRMS p/ canal em 4 ohms),e 4 caixas, sendo duas de "front" e duas de "retorno".
    Se o lugar for aberto e amplo, haverá a necessidade de microfonar a bateria, então a mesa deverá ter, no mínimo 10 ou 12 canais, para que hajam microfones suficiente para ela e para os vocais (um reverb ou delay seria bem vindo para a voz), bem como um power mais poderoso e caixas idem (mínimo sempre de 4 caixas "full range").
    Abç

    Matheus Mattos
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Concordo com o Bertola... se o lugar for fechado, pra esse tanto de gente, nem precisa usar PA pros instrumentos e batera. Só joga a voz pra frente e boa. Tem um barzinho que a gente toca que é sempre assim. Capacidade pra 400 a 500 pessoas, mas é fechado. A gente faz sem PA na boa.
    Se for usar PA (som de frente) eu aconselho microfonar o ampli da guita ao invés de pegar saída de linha. Eu, particularmente, acho que fica horrível.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Exato, não use saída "line" em guitarra jamais, fica horrível, microfone o amp. Quanto ao baixo, pode até ligar, mas se vc tiver o que é realmente necessário, um bom e potente amp, nem vai precisar.
    Abç

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    1 pro chimbal
    1 caixa

    tem operador de PA que coloca um no meio dos dois, vai da preferencia

    quanto ao baixo se ligar direto, vai ter que ter uma boa caixa de frente senão vai ficar parecendo radio am

    o que eu mais vejo é ter um ampli pro baixo pra esse tamaho de som dá
    talvez jogar um pouco na frente pela mesa pra dar uma encorpada

    só toma cuidado pra todo mundo não se entupir de retorno e ninguem vai começar a entender o que toca já que está tudo alto, ai da vontade de erguer mais ainda e na frente fica uma porcaria

    JG Master
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Pessoal, parece que o tópico não é acessado faz algum tempo, mas gostaria de pedir uma ajuda a vocês. Queria que explicassem, se possível, diferenças, semelhanças, vantagens e desvantagens de retorno de caixa no palco e o ponto no ouvido. Como não sou nada entendido no assunto, inclusive os nomes técnicos de cada tipo de retorno e valores de alguns bons modelos. No meu caso específico, sou tecladista e tem ficado cada vez mais difícil depender dos lugares onde toco com minha banda de pop/rock. Se já é difícil depender das caixas de retorno no palco (quando elas existem), quando entra a distorção nas guitarras então, fica impossível ouvir qualquer coisa! Por isso gostaria de saber mais, principalmente, sobre as vantagens e custos de um retorno "in ear", acho que é assim que chamam. Enfim, se puderem me dar uma força na compreensão desse ponto, o problema é esse aí. Grande abraço e valeu desde já!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    JG Master
    Monitores "in ear" é só para quem tem aparelhagem profissa, um P.A. poderoso de empresa. Para shows pequenos, a caixa de retorno é o mais econômico mesmo.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre caixas de retorno pra shows, me ajudem!!!