Sonic Youth se inspirou em Pink Floyd?

Autor Mensagem
hell_boy
Veterano
# mar/06


Tive essa impressão em vários momentos. O que vcs acham.

Minow
Veterano
# mar/06 · Editado por: Minow
· votar


a vida de um músico pode ser dividida em duas partes:

-antes de ouvir pink floyd.
-depois de ouvir pink floyd.

Yonas
Veterano
# mar/06 · Editado por: Yonas
· votar


ahhh nem acho que se inspirou!!
tava lendo uma entrevista da kim gordon e ela disse que eles se inspiraram em new wave. Se inspirando em como NÃO FAZER. daí vem o título NO WAVE do Sonic Youth.

mas eu também concordo com:
a vida de um músico pode ser dividida em duas partes:

-antes de ouvir pink floyd.
-depois de ouvir pink floyd.


floyd_concil
Veterano
# mar/06
· votar


a vida de um músico pode ser dividida em duas partes:

-antes de ouvir pink floyd.
-depois de ouvir pink floyd. (3)


edbene
Veterano
# mar/06
· votar


a vida de um músico pode ser dividida em duas partes:

-antes de ouvir pink floyd.
-depois de ouvir pink floyd. (4)


hell_boy
Veterano
# mar/06
· votar


a vida de um músico pode ser dividida em duas partes:

-antes de ouvir pink floyd.
-depois de ouvir pink floyd. (4)


affcl
Veterano
# mar/06
· votar


e fizeram aquela cagada como?

cadastro1
Veterano
# mar/06
· votar


a vida de um músico pode ser dividida em duas partes:

-antes de ouvir pink floyd.
-depois de ouvir pink floyd. (5)


hell_boy
Veterano
# mar/06
· votar


e fizeram aquela cagada como?

q cagada?

tmangia
Veterano
# mai/08
· votar



a vida de um músico pode ser dividida em duas partes:

-antes de ouvir pink floyd.
-depois de ouvir pink floyd. (5)


entao considerem-me um herege

pink floyd sucks

sonic youth = vanguarda

Dogs2
Veterano
# mai/08
· votar


Sonic Youth são inspirados em John Cage

tmangia
Veterano
# mai/08
· votar


John Cage, Velvet Underground, Can, Glenn Branca... agora nao lembro mais :P

Ch4p0L1N
Veterano
# mai/08
· votar


acho q todo mundo se inspirou um pouco no pink floyd

Dogs2
Veterano
# mai/08 · Editado por: Dogs2
· votar


pra quem não sabe John Cage foi pra mim o maior experimentalista de todos os tempos e um dos artistas (arte?) mais importantes do séc. XX. Incorporou conceitos filosóficos, ruídos, aleatoriedade entre outras coisas na música, além de ter inventado o piano preparado, entre outras coisas. Pesquisem sobre o cara, vale MUITO a pena para um crescimento não só musical como artístico.

tmangia
Veterano
# mai/08
· votar


Complementando o meu post acima, as influencias deles são tb Celtic Frost, MC5, Slayer, Hot Tuna, o movimento punk dos anos 70, The Fall, Alice Cooper, Suicide, PiL, Black Flag, Talking Heads, Joni Mitchell, Captain Beefheart, Birthday Party (mto bom!! banda d Nick Cave), Yoko Ono, Stooges, Slits, Grateful Dead, Patti Smith, Gang Of Four, Beatles, Beach Boys, Miles Davis, John Coltrane, Minor Threat, Jimi Hendrix, Ramones, movimento NO WAVE, etc, etc,etc...
Me disseram que Steve Shelly escuta mto blues

Po, o pessoal daqui soh fica com papo de técnica, dos mil solos por segundo e bandas de arena?? Ninguem aqui curte rock avant-garde / alternativo / etc?

eusebio
Veterano
# mai/08 · Editado por: eusebio
· votar


Não. Eles são bem minimalistas.

Eles foram altamente influenciados pelo Velvet Underground, pelo John Cage, Suicide. Esses eu tenho absoluta certeza de que sim.

Os que o cara acima disse tb.

Ricnach
Veterano
# mai/08
· votar


Não confundir John Cale (aluno de John cage) do Velvet com John Cage, compositor erudito!

Ricnach
Veterano
# mai/08
· votar


Uma coisa são as influências diretas, outras são influências fortuitas.

Realmente a origem da musica do Velvet não vem do Underground Inglês dos anos 60 (pink floyd).

Porém, o disco Day Dream Nation, é um disco muito bem composto, em moldes mais conservadores do que o pensamento no-wave (inspirado na musica atonal, no free jazz e na musica concreta) mas ao mesmo tempo, musicalmente superior do que as produções no-wave de até então... ou seja, sem se escutar o famigerado rock progressivo, e algumas composições eruditas, não se faria tal disco.

Em resumo, não acho que o Pink Floyd deva ter aparecido como influência em nenhuma obra (lembrando que não são progressivo e sim "psicodélico")

Porém não me surpreenderia se tiverem King Crimson ou mesmo Yes em seu currículo.

eusebio
Veterano
# mai/08
· votar


Ricnach

Eles foram inspirados tanto pelo Cale quanto pelo Cage.

E quanto ao Pink Floyd dos anos 60, tem uma história interessante. Um empresário queria levar o Velvet para a Inglaterra, mas devido às leis trabalhistas, não conseguiu. Ele chegou lá e vou o Pink Floyd, que também projetava filmes no palco e tinha aquela música diferente, e então empresariou eles.

King Crimson acho até que sim, mas Yes acho que não teve influência nenhuma no Sonic Youth, Yes não é nada cool, que sempre foi uma regra das bandas Novaiorquinas da época.

Ricnach
Veterano
# mai/08
· votar


eusebio

Sim, mas é so pra evitar uma confusão do tipo: John cage é do Velvet?


ahaha é verdade, mas não consigo deixar de relacionar o Relayer do Yes com as aventuras harmônico ruidosa do DayDream!

Atomic
Veterano
# mai/08
· votar


sei la.. n consigo gostar dessas coisas muito arte (nem filme nem musica)

eusebio
Veterano
# mai/08
· votar


Atomic

música sem arte não é nada.

Ricnach
Veterano
# mai/08
· votar


Atomic


bom, dvirta-se então com... engeharia elétrica, o programa do faustão..

Ricnach
Veterano
# mai/08
· votar


Mas voltando a vaca fria


É interessante sim ver como que o no-wave de nova york vem da tradição punk, que por sua vez se caracterizou pela famosa camiseta de Jonnhy Rotten, "eu odeio pink floyd"...

porém o proprio pink floyd é fruto do movimento underground com inicio no EUA, com os Beatniks, tendo seu análogo com o movimento psicodélico na inglaterra.

Ou seja, The Doors, Velvet e Pink Floyd sairam do mesmo bojo, e se reencontraram no no-wave, porem, Doors e Pink, esteticamente falando ficaram de fora, embora posso reconhecer sim que certas tecnicas, certo gosto por um estilo "cool" prevalece sim, Pink floyd era extremamete cool (falo da época de sid barret).

Coisas da vida, tão perto tão longe.

eusebio
Veterano
# mai/08 · Editado por: eusebio
· votar


Ricnach

Mas o Pink Floyd que influenciou o No-Wave é o de Syd Barrett, antes que começem a pensar que Thurston Moore ficou suas tardes inteiras ouvindo um monte de relógios por 5 minutos que representam o tempo.

Velvet e Pink Floyd todos saíram desse mesmo bolo mesmo, as duas bandas tinhal coisas em comum naquela época, mas Lou Reed era mais urbano, mais cool e mais drogado também.

Há outras bandas da No-Wave que se destacaram menos, como o Suicide (pra mim minimalismo levado ao extremo) e James chance & The Contortions.

O Suicide "criou" a New Wave junto do Kraftwerk. Era um duo de um vocalista e um cara que tocava synth e usava uma máquina de bateria. Esses caras influenciaram Bruce Springsteen, Soft Cell e tal...

Phantom Of Death
Veterano
# mai/08
· votar


tmangia

Po, o pessoal daqui soh fica com papo de técnica, dos mil solos por segundo e bandas de arena?? Ninguem aqui curte rock avant-garde / alternativo / etc?

Q banda faz dois mil solos por segundo? Me indica uma ai.

E sobre o lance de técnica... Desde quando Pink Floyd esbanja técnica assim? Sou fã de David Gilmour e pode crer q em técnica o cara n eh grande coisa, ele eh foda em questão de senso melódico e musical como um todo.

Phantom Of Death
Veterano
# mai/08
· votar


Ricnach

bom, dvirta-se então com... engeharia elétrica, o programa do faustão..

Engenharia eh anti-cultural agora?

eusebio
Veterano
# mai/08
· votar


Phantom Of Death

Não sabe o que significa "modo de dizer" não?

Phantom Of Death
Veterano
# mai/08
· votar


eusebio

Na primeira parte do post eu estava sendo sarcástico. =P

eusebio
Veterano
# mai/08
· votar


Phantom Of Death

Toh dizendo na parte que vc falou sobre os dois mil solos, num pareceu sarcastico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sonic Youth se inspirou em Pink Floyd?