Cachê (valores concretos)

    Autor Mensagem
    fã de mp3
    Veterano
    # fev/06


    Sei que já existem outros tópicos sobre esse assunto, mas nenhum me satisfez completamente. Estou com muitas incertezas quanto a formar uma banda para tocar à noite, pois vou precisar investir uma quantia razoável para gravação, músicos, etc. Gostaria então de saber de quem "já chegou lá", ou seja, de saber quanto as casas noturnas pagam (em R$), se eles pagam cachês fixos, por bilheteria ou couvert, e quantos shows se consegue fazer em média por mês (também gostaria de saber de qual cidade é a banda).
    Obs.: Gostaria muito de saber valores concretos (quanto se ganha efetivamente como banda ou como músico), e não suposições ou valores incertos.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    fã de mp3

    Na maioria das vezes é a combinar.

    Depende do porte da casa, do preço das bebidas, preço da entrada, do custo pra você chegar até a casa. Tudo isso influencia.

    Você não vai cobrar mil reais por um show numa casa que cabem 100 pessoas, com entrada a cinco reais e com a cerveja custando dois reais... como o cara vai te pagar???

    Depende...

    Ratman
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    fã de mp3

    Dá uma olhada nessa matéria do GuitarX que é bem legal e vai te ajudar a entnder um pouco como funciona isso!

    Matheus Mattos
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    fã de mp3
    de saber quanto as casas noturnas pagam (em R$), se eles pagam cachês fixos, por bilheteria ou couvert, e quantos shows se consegue fazer em média por mês

    Isso tudo é muito variável. Alguns pagam cachê fixo, outros racham bilheteria, outro pagam por couvert... depende do lugar. Barzinho normalmente não dá muita grana não, a não ser que sejam os bares de maior porte. A quantidade de shows que você vai fazer por mês vai depender do seu trabalho como "vendedor de shows". Tem que saber vender o peixe. Minha dica seria montar a banda, estruturar tudo bem certinho como uma empresa mesmo, definir show, estratégia de marketing, público alvo, fazer um levantamento de regiões que quer atingir, lugares onde vc tem possibilidade de tocar, organizadores de eventos... mapear tudo. Aí vc monta um material bacana e coloca uma pessoa com boa lábia pra vender os shows. Se a banda for legal e a "logística" também, é difícil dar errado.

    Ah, só pra constar, eu não vivo de música. Tenho outro trabalho pois a grana que entra pra banda nós reinvestimos... e o som que a gente faz não é bem o que o povo tá consumindo hj em dia. Hj, infelizmente, pra ganhar dinheiro fácil o esquema é montar aquelas bandas que tocam de tudo, tipo baile... que vai do rockzinho ao que tiver de mais podre, passando por uns pagode e sertanejos. Aí vc vai ter bastante lugar pra tocar. Mas, com todo respeito a quem faz isso, prefiro ter um trabalho paralelo. hehhehe Questão de gosto.

    Obs.: Gostaria muito de saber valores concretos (quanto se ganha efetivamente como banda ou como músico), e não suposições ou valores incertos.

    É muito subjetivo... não dá pra falar que vc vai ganhar "tanto" por mês.
    A média que um músico ganha como acompanhante, aqui na minha região (Ribeirão Preto) em uma banda que toque bastante, acho que é 100 por show. R$ 150 se o cara for bom bagarai. Acho que gira em torno disso.

    Espero ter ajudado em alguma coisa.
    []s

    fã de mp3
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Ratman
    Muito útil a matéria, obrigado!

    Matheus Mattos
    Obrigado pelas dicas. Pretendo montar um repertório de covers (claro!) dos anos 80, pop-rock. Acredito que se eu fosse montar algo com Classic Rock, por exemplo (que tocasse Beatles, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Pink Floyd, etc., etc.), talvez não iria me dar tão bem, mesmo com grande aceitação do público, pois pelo menos aqui em São Paulo o mercado de bandas com esse repertório está "saturado". Então (acho) isso seria um diferencial. Mas nunca se sabe o que pode se passar na cabeça do dono da casa! (na verdade sei: ele só pensa em custo-benefício).

    Matheus Mattos
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    fã de mp3

    Então cara, é o estilo que minha banda toca (além das músicas próprias). O legal de pop/rock é que é mais aceitável e normalmente dá pra ganhar mais porque vc consegue levar mais gente. Classic rock é show de bola, mas como vc disse, tem uma banda em cada esquina. Sabe o que eu acho foda em muitas bandas de classic rock? É um estilo que não dá pra vc colocar sua cara no som pq senão nego torce o nariz. Vc tem que tocar igualzinho... e aí dá mais gente pra ficar vendo se vc vai errar alguma nota do que pra curtir o som. E quando a galera vai pra curtir o som e sair na azaração, bebe mais, consome mais... e como vc mesmo disse, é isso que passa na cabeça do dono da casa. Dono de casa (ou evento) quer saber se a banda vai arrastar público e se esse público vai ficar pulando feito doido pra ficar com bastante sede e consumir bastante ceva, pinga, vodka, whisky, seja o que for. É bem por aí!

    Depois dá uma olhada no site da minha banda: www.arkanoid.com.br

    Abração!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Cachê (valores concretos)