Como "ter" Ouvido Exato.

Autor Mensagem
Party Boy
Veterano
# fev/06
· votar


Esse lance de tirar música sem a guitarra na mão é verdade sim.

Comigo funciona assim: Eu sempre tirei música de ouvido (no começo era dificil acertar uma melodia, mas com o tempo eu fui treinando) e dependendo de alguns fatores dá pra você tirar uma música só ouvindo. Algumas coisas que funcionam pra mim:

- Ter noção da afinação que a música está. Saber se a guitarra ta em drop ou não, essas coisas...

- Conhecer o tipo de melodia que a banda trabalha. Porra, só de ouvir The Wickerman já dá pra saber que eles tão tocando o mizão né?? Duvido que alguém que toque guitarra razoavelmente não perceba isso quando ouve a música pela primeira vez...

Dai você vai desenvolvendo esse senso até começar a sacar coisas cada vez mais complicadas...

Dave Hoppus
Veterano
# fev/06
· votar


Ouvido exato ??

Bem, nao sei se e' a mesma coisa, mas que eu saiba existe o tao invejado ouvido absoloto, que todos nos nascemos com ele

Mas se nao " trabalhado " desde cedo, acaba sendo perdido

Creio que seja dificil vc conseguir recupera-lo, a nao ser que voce treine, e treine, e treine muito .

E claro que voce so conseguira isso daqui a uns 5 anos pra mais

Estude, isso que voce tem a fazer.

Pseudonimum
Veterano
# fev/06
· votar


Eu acho uqe isso é questão de vc trabalhar sobre o intrumento, estudar, levar a sério mesmo. Eu por exemplo, de tanto usar a pentatônica, reconheço um solo nela logo de cara, e sei até as notas tocadas.

Pseudonimum
Veterano
# fev/06
· votar


Porra, só de ouvir The Wickerman já dá pra saber que eles tão tocando o mizão né??

Éeeeee hehe
Mas tmb, é bem lógico. É só tu ver que tem uma nota solta que é sempre tocada, e uns acordes variados, e essa "nota solta" é bem grave. Só pode ser E.

spy2k
Veterano
# fev/06
· votar


Penso que o ouvido absoluto fica mais difícil de se desenvolver porque somos ensinados a fazer comparações sonoras em vez de decorar a "cor" de cada som.

A mão fica mais rápida que o ouvido.

Thio
Veterano
# fev/06
· votar


Todo indíviduo tem capacidade de ter "Ouvido Exato"?Como faço para adiquirir essa técnica?.

Ouvindo. Ouvindo muito, tentando discernir cada som tocado na música. Parte rítmica, harmônica, melodia, solos...
O segredo é ouvir muito, e tirar também.
Acho que já falaram isso, mas é a verdade.
Tem gente que pensa que é muito complicado, que é impossível, complexo demais, mas não é nada disso. O segredo é desenvolver, paciente e objetivamente.
COm o tempo, o ouvido e o cérebro vão acostumando a perceber os intervalos e tudo o mais que acontece na música. O ideal é não pensar em nada, e só ouvir. Depois, ouvir analisando. Depois, ouvir dividindo.
Tirar e transcrever é um puta estudo, pela minha visão.

Quando se diz ouvido "exato", "absoluto", quer dizer que a pessoa vira uma com o som que está ouvindo, e já treinou tanto que consegue perceber tudo sem nem pensar. Mas antes de desenvolver, tem que pensar bastante (Putz... tal coisa é um ré, um sol bemol...).
Para quem tem metas, os obstáculos são como aulas, professores, e cada tentativa é uma tremenda brincadeira.

vneno
Veterano
# fev/06
· votar


Pete Magrelo! obrigado pela sua técnica, vc vai "contribuir" muito. Parabéns. Para os demais colega do fórum agradeço as informações, estou a disposição para eventuais diálogos bem construtivos para a nossa aprendizagem musical.

Dave Hoppus
Veterano
# fev/06
· votar


AbsolOto nao, absolUto !

Mikuin
Veterano
# fev/06
· votar


ouvido exato ou ouvido absoluto são capacidades q algmas pessoas adiquirem dedpois de muito treino... Exemplo: elas podem saber qual tom está um baruho de um tiro, de um ino etc... só com o ouvido, sem nenhum aparelho ou instrumento

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como "ter" Ouvido Exato.