Entrevista Jornal O globo com O Rappa - Acustico MTV

    Autor Mensagem
    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # dez/05


    Para quem como eu é fan da banda vale a pena dar uma lida

    Matéria O Globo 17/11/2005 08:34
    Segundo Caderno - 17 de Novembro de 2005

    Corretamente políticos

    Bernardo Araujo

    Ohelicóptero desceu a poucos metros do chão, parando no ar. Em seu interior, um oficial da PM de São Paulo deitou-se, apontou seu fuzil e gritou:—- Alvo na mira!Apavorado, revoltado, desesperado, o jovem negro, talvez um pouco bem-vestido demais para ser o meliante em questão, começou a berrar:

    —- Pode me matar! Pode me matar!

    Um amigo e colega de trabalho do alvo , um pouco mais calmo, conseguiu resolver a situação, mostrando documentos e um cartão do banco em cujo estacionamento os três “negões” (segundo o vocabulário dos próprios) haviam parado, inocentemente, meia hora antes.

    —- Alguém nos viu e chamou a polícia — lembra Marcelo Falcão, cantor do Rappa, às gargalhadas, uma semana depois do ocorrido com ele, o baixista Lauro Farias e um amigo, na Avenida Teodoro Sampaio, a mais freqüentada por músicos na capital paulista.

    Apesar dos anos de estrada e da combinação dreadlocks (aquelas tranças dos rastafáris) e cavanhaque, que o fazem facilmente identificável, Falcão está mais do que acostumado a abusos policiais.

    —- Hoje mesmo, resolvi abaixar os vidros do carro para tomar um vento na cara e ouvi logo um apito — conta ele, sempre rindo. — O guarda me mandou parar e me perguntou se me lembrava dele. Já estava tremendo quando ele abriu a farda e mostrou uma camisa do Rappa que eu mesmo tinha dado a ele, depois de outra dura, na Avenida Niemeyer.

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Falcão ressalta o bom momento da banda, que superou tragédias

    Não será isso que vai derrubar O Rappa, garantem eles.

    —- Já tomamos tiros duas vezes, com o Yuka e o Negueba — contabiliza Falcão, lembrando, além da tragédia ocorrida com seu ex-baterista Marcelo Yuka, o caso do percussionista Paulo Negueba, baleado em um tiroteio entre policiais e traficantes, em Vigário Geral, em 2002. — Perdemos um integrante ( Yuka ), de comum acordo, e o público acabou ganhando duas bandas para ouvir, o Rappa e o F.Ur.T.O. E hoje estamos no melhor momento das nossas vidas.

    O estado de graça é causado em grande parte pelo disco “Acústico MTV O Rappa”, que será apresentado aos cariocas amanhã e sábado, às 22h30m, no Claro Hall (prova da popularidade do grupo, já que são raros os artistas a encarar a enorme casa da Barra por mais do que uma noite).

    —- O projeto era uma idéia de Tom Capone — lembra o guitarrista Xandão, referindo-se ao produtor que trabalhou com a banda em diversos projetos e morreu em um acidente de moto nos EUA, há um ano. — Ele dizia que nós renderíamos bem com essa mudança de formato. Depois do sucesso do nosso disco anterior, “O silêncio que precede o esporro”, estávamos amarradões para compor músicas novas, mas aos poucos fomos nos apaixonando pelo projeto.

    A idéia de mudar foi levada a sério pelos rapazes. Talvez um pouco a sério demais.

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    —- Pedimos instrumentos às fábricas nacionais, e elas nos mandaram coisas muito boas — diz Xandão. — Não existe mais isso de o músico ter que usar equipamentos importados. Assim, ainda damos uma força à indústria nacional, que gera empregos, né ?

    Sim, o Rappa é politicamente correto, e os trabalhos sociais são um de seus objetivos principais.

    —- Cerca de R$ 1 mil são doados de cada cachê nosso, além da mesma quantia do contratante, está previsto nos contratos — conta Falcão. — Estamos há cerca de dois anos juntando uma grana violenta para um grande projeto social, que vai reunir 12 entidades diferentes, de várias regiões do Brasil.

    O numeroso fã-clube da banda é um de seus principais instrumentos na hora de ajudar os outros.

    —- Muitas pessoas lá são hoje amigos nossos, já os conhecemos há dez anos ou mais — diz Xandão. — Eles são convocados a pensar e agir conosco. Quem está lá há mais tempo explica como as coisas funcionam aos mais novos.

    A popularidade do Rappa é de fato impressionante: seus cinco discos anteriores ao “Acústico MTV” somam mais de um milhão de unidades vendidas. A ponto de o grupo estar concorrendo ao prêmio de artista do ano no “Domingão do Faustão”, da TV Globo. Nada mau para quem tem letras radicais e até mesmo herméticas, de músicas como “Na frente do reto”, “Lado B, lado A” e “O que sobrou do céu”.

    —- Às vezes alguém vem questionar o significado de uma letra, como “Ilê ayê”, que já classificaram de racista — conta Falcão. — A gente tenta explicar, cada letra tem um contexto, um momento em que foi escrita. Acho que todo mundo capta a mensagem.

    Com a possível exceção da PM de São Paulo.

    www.oglobo.com.br/cultura

    Coldplay
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    O cd é muito bom, baixei, vale a pena, faltam, algumas musicas q seriam indispensaveis, mas ta bom msm assim

    maggie
    Veterana
    # dez/05
    · votar


    bem legal, pena que não aprofundaram nos assuntos
    gostaria de saber sobre esses projetos sociais

    franciscocantao
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    O CD realmente está muito bom. A parte de percussão então, está fenomenal. Apesar de eu não gostar deste "engajamento" social, que soa meio forçado.

    Natibrunet
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    nao li toda..

    so sei q O Rappa eh fodasso!!!!

    o acustico esta muitoooo boM!

    a respeito da banda F.UR.T.O. o som dos caras e legal pra caramba tbm....

    Midgard
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    muito bom rappa

    128556
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    mto bom o CD

    melhor banda nacional hj ?

    Guilherme.
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Uma das.

    Dogs2
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    128556
    melhor banda nacional hj ?

    ih, começa não ahauha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Entrevista Jornal O globo com O Rappa - Acustico MTV