Para divertir...

    Autor Mensagem
    YES
    Veterano
    # out/05


    Composição das escalas musicais

    Como o intervalo de quinta é o mais consonante de todos, a maior parte das civilizações o adotou intuitivamente para selecionar as notas que tomariam parte de suas escalas musicais. Isso inclui além da escala diatônica usada na música ocidental, os modos gregos e diversas escalas pentatônicas usadas na Ásia, África e por alguns povos indígenas das Américas.

    Se tomarmos por exemplo, a série harmônica cuja fundamental é a nota Do, o primeiro harmônico será o Do repetido uma oitava acima. O segundo harmônico, será uma nota Sol, uma quinta acima do primeiro (ver tabela acima). Basta baixar de uma oitava esta nota para que o primeiro Do e o Sol estejam a uma quinta de distância. Se, de forma semelhante, tomarmos agora o Sol como fundamental de uma nova série, obtemos em seu segundo harmônico, uma quinta em relação a esta nota, o Ré. Procedendo sucessivamente desta forma, as quintas vão se suceder na seguinte seqüência: Do, Sol, Ré, Lá, Mi, Si, Fá#, Do#, Sol# Ré#, Lá# e Fá (as doze notas da escala cromática), após o que, o ciclo se repete.

    Se tomarmos qualquer subconjunto deste ciclo e reordenarmos suas notas de forma que pertençam todas à mesma oitava, teremos uma escala musical. Por exemplo, se tomarmos as primeiras cinco notas do ciclo: Do, Sol, Ré, Lá e Mi e a reordenarmos (transpondo o Ré o o Lá uma oitava abaixo e o Mi em duas oitavas abaixo) teremos uma seqüência de notas ascendente: Do, Ré, Mi, Sol e Lá, uma escala pentatônica utilizada na música chinesa.

    Se tomarmos uma seqüência de 7 notas: Fá, Do, Sol, Ré, Lá, Mi e Si e fizermos uma reordenação de oitavas semelhante, teremos a seqüência Do, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, a escala diatônica maior usada na música tonal.

    Uma vez que a série harmônica é obtida naturalmente em qualquer oscilador harmônico os instrumentos musicais com notas determinadas foram inicialmente construídos de forma a utilizar apenas as notas pertencentes à série. No entanto esse tipo de construção gera intervalos ligeiramente desafinados, principalmente nas oitavas mais altas. Podemos notar isso na tabela acima. Muitas das notas que aparecem nas duas séries possuem freqüências diferentes (como por exemplo o Sol4 linhas 6 e 7). Isso significa que um instrumento afinado de acordo com a série de Lá não poderia tocar em conjunto com um outro afinado de acordo com a série de Do. Para corrigir este problema, utilizam-se atualmente escalas temperadas. O sistema de temperamentos, introduzido na época da música barroca, altera as freqüências de algumas notas para permitir que todos os intervalos de quinta e oitava sejam consonantes, mesmo que as notas obtidas fiquem ligeiramente diferentes das notas da série harmônica. Isso permite a afinação em instrumentos polifônicos como o piano ou o órgão ou entre instrumentos diferentes.

    Escalas microtonais, como as Ragas indianas, podem ser obtidas de forma semelhante, a partir da série harmônica, mas não se baseiam no ciclo das quintas, mas sim em intervalos menores obtidos a partir de harmônicos mais altos, que geram ciclos mais longos que o de doze semitons da escala cromática ocidental.

    [Editar]
    Construção de instrumentos musicais
    O conhecimento da série harmônica é importante para a construção de instrumentos musicais, principalmente aqueles baseados na vibração de colunas de ar (instrumentos de sopro ou aerofones). Nestes instrumentos, o ar vibra dentro de tubos. Cada tubo possui uma freqüência fundamental derivada do comprimento do tubo. Somente as notas da série harmônica derivada desta fundamental podem ser executadas em cada tubo. Para permitir a utilização destes instrumentos para executar músicas em qualquer escala, é preciso utilizar algum meio para alterar a freqüência fundamental do tubo e possibilitar a execução das notas que faltam na tessitura original do instrumento, seja através da utilização de orifícios como os da flauta ou alterando o comprimento do tubo através de válvulas ou pistões, como em um trompete. Outra forma de aumentar a tessitura de um aerofone é fazer um instrumento composto de vários tubos, como por exemplo, a flauta de pan.

    Também para os demais instrumentos de altura definida (afináveis), o conhecimento da série harmônica permite conseguir maior controle sobre a execução ou afinação. Em um violão, por exemplo, podemos notar que a distância entre os trastes não é constante. Eles ficam mais próximos na região mais aguda do braço. Esta disposição obedece a distribuição dos nós na série harmônica da corda.


    O heavy metal adotou a escala "power-cord" tonica e quinta... hahahahahahahaha!!! que evolução hein????!!?!!!?

    Brunorocker
    Veterano
    # out/05
    · votar


    metal e hard rock forever!!! NOpunk

    Egregora Digital XIII
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Vou ler isso depois. Vlw

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # out/05
    · votar


    É "chord".

    YES
    Veterano
    # out/05
    · votar


    É "chord".

    blz, pequeno deslize.

    RobertSmith
    Veterano
    # out/05
    · votar


    ha...ha...ha...ha...
    não li

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para divertir...