Vc já usou samplers na sua banda?

Autor Mensagem
Claudio Natureza
Veterano
# out/05


O que vc acha do uso de samplers, o popular loop, em bandas dos mais variados estilos?

é a favor? já usou?

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


Sou contra, nunca usei, espero nunca usar, e o resto da minha banda é contra também.

Claudio Natureza
Veterano
# out/05
· votar


Fritz_mkvl

porque?

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


Claudio Natureza
Não acho natural, prefiro a interação entre os membros da banda.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Mas eu admito que pode ficar muito bom, vide o disco do Tritone em que todas as baterias são eletrônicas.

Claudio Natureza
Veterano
# out/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Fritz_mkvl

mas isso não deixa de rolar porque vc tá usando um loop.
o loop nem precisa ser de bateria, pode ser de percussão por exemplo, e ai, vc não precisa de um percussionista.

vou usar na minha banda, efeitos de teclado e percussão, em loop, o resto é baixo, duas guitas , uma viola elétrica e voz e bateria.

uma banda que usa muito sampler é o Rappa, e não deixam de usar a interpretação/execução humana, e eu acho que fica legal.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Claudio Natureza
Então, eu preferia ter um percussionista, mas a vezes simplesmente não é possível. Eu acho os triggers mais interessantes do que os loops, mas eles são caros.

Claudio Natureza
Veterano
# out/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Fritz_mkvl

o problema é a grana, banda com mais de 5 cabeças é brabo.

quando eu tiver aprontado os samplers pras músicas da minha banda eu te mostro.

vai levar uns 20 dias, pra fazer umas 12 músicas.

e tem coisa positiva também, vou poder usar sintetizadores, além da percussão.

e o andamento fica marcado, é difícil nego errar.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


Agora o que não da pra admitir é por exemplo o Metallica, que tem o Lars Ulrich, usar loops de bateria, aí já é agressão.

Claudio Natureza
Veterano
# out/05
· votar


Fritz_mkvl

pra certos estilos não fica legal, pro meu, que é um treco mais reto, dá pra usar sem estragar.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


Claudio Natureza
No seu caso eu acho valido cara, mas bandas milionárias podem muito bem contratar músicos de estúdio.

Claudio Natureza
Veterano
# out/05
· votar


Fritz_mkvl

a verdade é que a maioria hoje usa loop, é pra facilitar na marcação e satisfazer um padrão comercial de qualidade.

a música fica mais reta, andamento mais perfeito, não cai a pegada.

e muitas vezes fica imperceptível.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


E outra, alguns loops tem uma qualidade de som exelente, pra conseguir sons desse nível precisa ter um equipamento muito bom. Você pode ter loops de bateria com sons de Pearl, Tama, Oddery. De baixo com sons de Fodera, Warwick. E por aí vai. O custoXbenefício é exelente.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Claudio Natureza
a verdade é que a maioria hoje usa loop, é pra facilitar na marcação e satisfazer um padrão comercial de qualidade.

a música fica mais reta, andamento mais perfeito, não cai a pegada.


Então cara, eu acho isso meio foda, o rock (e creio eu, mesmo o metal e o jazz) não precisa ser tão perfeito, as vezes um erro no lugar certo soa musical, e com o loop se perde parte disso.

Claudio Natureza
Veterano
# out/05
· votar


também acho, quem faz rock clássico, metal, prog, não pode ficar muito prêso, tem que ter um certo grau de "improviso".

na fusão entre o rock e outros estilos mais retos, dá pra usar tranquilo.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


Claudio Natureza
Com "estilo reto" você está falando sobre a estrutura? Do tipo Refrão/solo/Interlúdio/fim?

Claudio Natureza
Veterano
# out/05
· votar


Fritz_mkvl

não, estou gfalando de estilos mais repetitivos, tipo reggae, hip hop, baião, coisas com menos solos, menos variação instrumental.

Claudio Natureza
Veterano
# out/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


vc pega o Rappa e analisa que vc vai entender, o Lobato vai retinho ali na batera o tempo todo, o irmão dele no teclado e no samples só enchendo e fazendo a marcação, tipo um click, o guita só fazendo bases na maior parte do tempo, mas com timbres interessantes e fazendo bases bem criativas, além de alguns solos legais, o baixo econômico, mas com um groove muito bom, próximo ao Reggae, o vocal misto de rock e hip hop agitando a galera, letras modernas e com críticas sociais.

essa fórmula é bem tranquila de se fazer e é bem aceita pelo povão.

meu som tá próximo disso.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


Claudio Natureza
Acho que se o seu som tem essas caracterrísticas o loop se encaixará muito bem.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/05
· votar


Fala Claudião, como é que ces tão pensando em disparar esses samples??Vai ser uma coisa o tempo todo ou só em alguns momentos??

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


Acho que a melhor coisa em se usar loops é não ter de lidar com egos.

Claudio Natureza
Veterano
# out/05
· votar


Mr_Mojo_Rising

os loops de bateria, onde nós usaremos mais um pratinho marcando, uma caixa, coisa pouca, vão marcar o tempo todo, como um click na música.

vai ter a parte de percussão, com uma padeirola marcando numa parte, uma queixada na outra, coisas mais pontuais.

já os efeitos de sintetizador, iremos usar variando, tipo uma explosão aqui, um efeito de jato ali, coisas assim, dando um colorido a mais e enchendo alguns lugares, de forma mais variada também.

na verdade pouca gente vai perceber, pois estaremos tocando por cima, e a massa nem nota.

não ter teclado atrapalha, pois de repente o cara ainda enchia de acordes, solinhos, etc, mas, fazer o quê? Falta grana...

no futuro, quem sabe.

Claudio Natureza
Veterano
# out/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Fritz_mkvl
Acho que a melhor coisa em se usar loops é não ter de lidar com egos.

tem razão, eu mesmo não sei como os caras da minha banda me aguentam...

tem dia que eu falo umas merdas que nem eu aturaria.

a última foi passar uma semana ensaiando cover e depois virar pra todo mundo e dizer que odeio aquela porra, que eles parecem uma jukebox, que não vou cantar aquelas merdas, etc...

é foda vc não conseguir separar a ansiedade e os problemas do dia, do relacionamento com banda.

mas, pelo menos eu reconheço meus erros e procuro melhorar...

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


tem razão, eu mesmo não sei como os caras da minha banda me aguentam...
huahahahahahhaha

é foda vc não conseguir separar a ansiedade e os problemas do dia, do relacionamento com banda.
É complicado mesmo.

Claudio Natureza
Veterano
# out/05
· votar


alguém entende desse treco ai?

Claudio Natureza
Veterano
# out/05
· votar


se fosse pra falar de Felipe Dylon todo mundo postava...esse forum tá cada dia pior...

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


alguém entende desse treco ai?
De samplers?

fernando tecladista
Veterano
# out/05
· votar


o maximo que eu usei foi o sequencer do meu teclado mas como eu disse eu um dos topicos de teclado isso só deixou os cara da banda com preguiça de tirar as muisca pq achava que eu iria colocar tudo no sequencer e depois dividir o mizero cache igual

mas vejo um pessoal ai que faz uma bagunça com softwares, sinth virtual, processadores virtuais + arquivos midi, sonar, mega voices, passando pelo não sei o que da placa tal e depois adcionando um simulador de alguma coisa e etc...e etc e no pc mandar pro L/R e ter o mesmo sonoro final de um mp3

já que no fundo é um playback mesmo, poderia finalizar o arquivo eu um formato de audio do que deixar um monte de programas pindurado esperando pra dar pau

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


Eu nunca usei, mas usaria.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# out/05
· votar


Acho maravilhoso samplers
Você pode fazer uma bateria com sons de portas de carro se fechando, violões sendo tacados na parede e etc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vc já usou samplers na sua banda?