..:://||>> Dossiê Metaleiro <<||\\::..

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# out/05


Entenda o mundo dos metaleiros com o texto a seguir.
É longo, dá trabalho, mas vale a pena. :)

Metal Gods - O guia prático para o metaleiro que quer vencer na vida

Montando a banda

Os integrantes - A escolha certa dos integrantes é fundamental para o sucesso de uma banda de heavy-metal. Shows de rock e lojas de discos são dois bons pontos de recrutamento. Outra saída é colocar anúncios em revistas especializadas como Rock Brigade e Valhala. Mas atenção: antes de aprovar o candidato certifique-se de suas afinidades ideológicas com a doutrina heavy-metal. Aquele seu primo que "transa" teatro, ouve Paulinho Pedra Azul e toca flauta doce, por exemplo, nem pensar. Já o filho da vizinha que rouba o dinheiro do pão para comprar catuaba Selvagem, passa o dia inteiro ouvindo Judas Priest e acha que Iron Maiden só é bom até o Paul D'Ianno pode ser o parceiro ideal para lhe acompanhar nesta longa jornada rumo à fama.

maggie
Veterana
# out/05
· votar


Os nomes

Assim com na magia negra, no metal os nomes têm poder. E isso vale tanto para os músicos quanto para a banda. Ninguém vai levar a sério uma história sobre vikings e demônios nórdicos saída da boca de um sujeito chamado Hermógenes, por exemplo. Por isso, opte por criar nomes fictícios ou abreviar e americanizar o nome original dos integrantes. Frederico pode virar "Fred", Marcelo vira "Mark" e assim por diante. Caso você opte pelo gênero conhecido como Black Metal (Metal Negro) é obrigatório o uso de nomes compostos agressivos e que sugiram ao mesmo tempo uma ocupação (daí os nomes terminarem sempre com os sufixos "er" ou "or") e violência extrema, como "Terminator Skullcrusher" ou "Penetrator Satanic Bloodsucker". Uma prática típica do heavy-metal brasileiro dos anos 80 - a de usar o sobrenome de artistas famosos entre aspas depois do nome dos integrantes do grupo, como Jefferson "Simmons", Carlos "Harrison" ou Patrick "Dickinson" - deve ser descartada por estar definitivamente fora de moda.

O mesmo cuidado na escolha do nome dos integrantes deve ser estendido também ao nome da banda. Se você optar pelo estilo conhecido como hard-rock (rock pauleira), use nomes alusivos a felinos, insetos ou animais peçonhentos: Scorpions (Escorpiões), White Snake (Cobra Branca), Poison (Veneno) ou WASP (Vespa). Já o estilo tradicional pede nomes alusivos à religião ou de conotações siderúrgicas: Judas Priest (Sacerdote de Judas), Iron Maiden (Donzela de Ferro), Tokio Blade (Lâmina de Tóquio) ou Black Sabbath (Sabá Negro). No gênero metal melódico é de praxe utilizar nomes de origem medieval ou de temáticas fantasiosas e escapistas: Raphsody (Rapsódia), Blind Guardian (Guardião Cego) e Sanctuary (Santuário). E no caso dos estilos mais extremos, como o black metal e o thrash emtal (metal açoite), é de bom tom utilizar nomes que sugiram doenças , satanismo e violência: Canibal Corpse (Cadáver Canibal), Carcass (Carcaça), Destruction (Destruição) e Slayer (Matador). Caso queira, o grupo pode ainda optar pela vertente sobrenatural nórdica/persa/latina de nomes como Tiamat, Behemoth ou Vomitorium.

maggie
Veterana
# out/05
· votar


A moda

Para o headbanger que quer vencer na vida é importante estar sintonizado com a moda de seu tempo. O cabelo deve ser, naturalmente, comprido, pois gera um efeito cênico incomparável em shows e videoclips, e os cuidados com ele variam de estilo para estilo. Gêneros como metal melódico, hard-rock e metal tradicional pedem cabelos bem cuidados com xampus, condicionadores e hidratantes, com tonalidades variando entre o loiro acobreado e o castanho claro. Cabelos negro-azulados são o forte do estilo black metal. Quanto ao thrash-metal, ser pego indo ao Jassa fazer balayagem ou comprando Wellaton no supermercado pode ser um fator de descrédito para os integrantes do grupo.

As roupas no heavy-metal devem ser levadas a sério. É preciso entender que mesmo o vocalista da sua banda de thrash metal preferida, que anda de tênis remendado com silver tape e tem o cabelo da Elba Ramalho dos tempos de Morte e Vida Severina, deve ter passado horas na frente do espelho construindo milimetricamente o visual. Por isso, nada de achar que o Broz ou a Britney Spears é que são as grandes vítimas da moda do universo pop. O headbanger também é assim. E em alguns casos pode ser tão vaidoso quanto o finado Clóvis Bornay em dia de concurso no Hotel Glória.

Para começo de conversa o heavy-metal como nós o conhecemos hoje não seria o mesmo sem o advento da calça de lycra, um item tão importante para a consolidação do gênero quanto os amplificadores Marshall ou as guitarras Gibson Les Paul. De Iron Maiden a Motley Crüe, de Ozzy Osbourne ao trio Cronos, Mantas e Abadon, todos prestaram suas homenagens a essa singular peça do vestuário feminino que, não se sabe exatamente como, acabou por fincar a sua bandeira dentro do universo metal. Em caso de dúvida, opte pelo pretinho básico ornado por cintos de balas de fuzil ou de espelhos quadrados ou em forma de losango (o modelo preferido de nove entre dez praticantes do som pesado) em conjunto com camisas de mangas compridas, pulseiras de tachinha e jaquetas de couro com ou sem franjas. Estampas de oncinha ou em cores cítricas caem bem apenas em estilos mais festivos como o hard-rock ou o glam-metal (metal glamouroso).

maggie
Veterana
# out/05
· votar


Cuecão de couro

Durante a pesquisa para a realização deste livro muitos músicos manifestaram dúvidas quanto ao uso de calças de couro. Gostaríamos de dizer que este é um item de vestuário adequado somente para países de clima temperado, uma vez que, usado em lugares de clima tropical e sol forte, o couro pode facilitar o aparecimento de fungos e bactérias que geram doenças como pitiríase versicolor ou candidae albicans. Por isso, se a sua banda ainda não decolou na carreira internacional nada de tocar espremido na calça de couro que sua tia lhe trouxe de Blumenau. Pode ser um risco. Estudos mostram, inclusive, o caso de um guitarrista que, durante um show em Teresina, ficou estéril após tocar duas horas seguidas metido numa dessas peças de vestuário. Sendo assim, melhor guardá-la para a primeira turnê européia ou para a gravação do disco ao vivo no Japão.

maggie
Veterana
# out/05
· votar


Os shows

Coreografia e expressão corporal


É importante que você tenha em mente que o fã de heavy-metal é, antes de tudo, um detalhista, que vai reparar se, ao subir no palco, você não estiver 100% integrado com os códigos de postura que o estilo exige. Por isso, aconselhamos que, antes do primeiro show, sejam ensaiados alguns movimentos no intuito de enriquecer ainda mais a performance da banda. Abaixo, seguem algumas coreografias e gestuais básicos que podem ser aprimorados com o passar do tempo.

maggie
Veterana
# out/05
· votar


Caso a banda tenha dificuldade em aprendê-los, recomenda-se a contratação de um coreógrafo:

1 - Chifrinhos

Fórmula antiga, mas de resultados comprovados. O gesto é feito flexionando para trás os dedos médio e anelar para em seguida prendê-los com o polegar, formando uma imagem que lembra os chifres de um demônio. A mão deve ser erguida para cima em um ângulo de 180 ou de 120 graus em relação ao corpo, sendo que esta última opção dá ao músico a possibilidade de flexionar o antebraço para frente e para trás no ritmo da música. Existe ainda o estilo Ozzy Osbourne, que consiste em fazer dois chifrinhos com as mãos para cima formando um "V" com os braços, recurso bastante utilizado no final de shows.

OBS: Ao fazer o estilo Ozzy Osbourne o vocalista deve ter o cuidado de posicionar o microfone num ângulo de 90 graus em relação ao seu pedestal. Assim, ele evita de ficar sem amplificação vocal enquanto faz o gesto.

maggie
Veterana
# out/05
· votar


2 - Mão de fogo

É recurso particularmente apreciado entre os fãs de metal tradicional, melódico e black, popularizado no começo dos anos 80 pelo vocalista Ronnie James Dio tanto à frente do grupo Black Sabbath quanto em sua carreira solo. Consiste em, com o pé apoiado no retorno, contrair os dedos da mão formando uma espécie de concha, que deve ser posicionada para cima . Para que o efeito "mão de fogo" seja obtido com total sucesso devem ser observadas as seguintes precauções: o antebraço precisa estar posicionado em um ângulo de 90 graus em relação ao corpo do músico e nunca, mas nunca, a mão de fogo deve estar do mesmo lado que o pé apoiado no retorno. Para a melhor memorização deste recurso, foi criada a seguinte fórmula: PE+MD = MDF (pé esquerdo + mão direita = mão de fogo). Para obter um melhor resultado plástico é recomendável ainda que o músico incline-se para trás a partir da quinta cervical enquanto solta agudos uma oitava acima do tom original da música, recurso testado com total eficácia em shows e festivais pelo mundo afora.

maggie
Veterana
# out/05
· votar


3 - Headbanging

É talvez o gestual mais básico do heavy-metal e consiste em mover para cima e para baixo o pescoço com a face virada para o chão. Criado por um baixista de Birminghan como forma de disfarçar a sua timidez, a prática logo foi adotada por todas as bandas da região terminando por se tornar um dos símbolos mais conhecidos do som pesado. Com o passar do tempo, novos movimentos foram incorporados ao gesto, como o "leste/oeste", no qual se move a cabeça da esquerda para a direita, e o "spin", no qual ao invés de subir e descer o músico gira a cabeça em torno de seu próprio eixo.

O headbanging pode ser usado a qualquer momento do show, mas funciona de maneira mais eficaz durante o início do concerto, principalmente se a banda abrir a sua apresentação com alguma música em compasso 4x4 com riffs de guitarra abafados e palhetadas no estilo "cavalgada". Neste caso, recomenda-se abrir as pernas em "V" e bater a cabeça da maneira tradicional (para cima e para baixo), adicionando o "spin" ao final do quarto compasso de forma a ressaltar o andamento da canção. A coreografia deve ser feita em conjunto por todos os membros da banda seguindo a seguinte marcação:

Esquerda/direita/esquerda/direita/esquerda/direita/esquerda/direita/sp in (para os músicos) Esquerda/direita/esquerda/direita/esquerda/direita/esquerda/direita/mã o de fogo (para o vocalista)

OBS: Por razões de logística estrutural não é recomendável ao baterista seguir esta coreografia. No caso de gêneros mais leves, como o metal melódico e o hard rock, sugerimos o "spin stick", movimento clássico que consiste em girar a baqueta com os dedos indicador e médio com o braço movido para cima em um ângulo de 180 graus em relação ao corpo. Assim, cria-se um efeito de deslumbramento na platéia e uma forma de integrar harmoniosamente o músico aos movimentos da banda.

maggie
Veterana
# out/05
· votar


YES
Posta de novo aí, apaguei pra não cortar o texto.
:)

angus junior 2
Veterano
# out/05
· votar


maggie
ingrata
:(

KuRt asfKN
Veterano
# out/05 · Editado por: KuRt asfKN
· votar


Quero registrar meu protesto:
Nós, Headbangers, pessoas muito amáveis e compreensivas, nunca perdemos nosso tempo para criticar o estilo dos outros. Sabemos q o nosso é superior, mas cada um curte o q quiser, por isso tem-se o livre arbítrio. Geralmente não nos incomodamos quando criticados, porém isso é uma brincadeira de mau gosto e tenho q protestar. Pq essa brincadeira conosco, os mais compreensíveis do fórum. Se isso continuar pretendo não mais postar por aqui. Nós, o pistoleiro, não devíamos ter piedade.

franciscocantao
Veterano
# out/05
· votar


Hehehe

maggie
Veterana
# out/05
· votar


KuRt asfKN
Sabemos q o nosso é superior
Pq essa brincadeira conosco, os mais compreensíveis do fórum
hehehe

Raven_Heart
Veterano
# out/05
· votar


Só esqueceu de descrever aqueles caras que em show de metal melódico, na hora dos solos, juntam as mãos fazendo tipo um pássaro e ficam mexendo os dedos...engraçado demais.

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


Não entendi a mao de fogo

KuRt asfKN
Veterano
# out/05
· votar


heathcliff
Não entendi a mao de fogo

Porra a mão de fogo é foda. É melhor q os chifinhos. É bem do mal. Abra as mãos igual ao Iori Iagami quando segurava a magia na mão.

Carlos Henrique 2
Veterano
# out/05
· votar


heheheh mto bom

BlaCk LaBeL
Veterano
# out/05
· votar


\o/

Lord Tunkan
Veterano
# out/05
· votar


da hora =]

labibo_girl
Veterano
# out/05
· votar


antes do primeiro show, sejam ensaiados alguns movimentos no intuito de enriquecer ainda mais a performance da banda.
Esquerda/direita/esquerda/direita/esquerda/direita/esquerda/direita/s p in (para os músicos) Esquerda/direita/esquerda/direita/esquerda/direita/esquerda/direita/mã o de fogo (para o vocalista)

aheuaheuhauehaheuaheuhauehaua
só a maggie msm...

L S D
Veterano
# out/05 · Editado por: Moderador
· votar


Esses tempos estava passando ao lado de uma obra em uma grande avenida. Havia um operário manuseando uma britadeira. Achei estranho ver dois metaleirinhos parados ao lado dele, estáticos, enquanto o rapaz preparava o equipamento para iniciar seus trabalhos. Mas segui caminhando e observando.

O operário colocou seus óculos de proteção, abaixou seu capacete, colocou-se na posição apropriada e começou a atividade com a britadeira, provocando um ensurdecedor barulho. Reparei que ele não havia sequer notado a desprezível presença dos dois infelizes cabeludos vestidos de preto.

E para meu espanto, neste mesmo momento, os dois mongolóides que estavam ao seu lado começaram a balançar a cabeça freneticamente para frente e para tras, curvando as costas para frente e fazendo uma ridícula cena de show com guitarras e contrabaixos virtuais. Seguiam o ritmo da britadeira, se é que isto oferece algum ritmo.

Passaram-se 3 minutos de atividade. O operário terminou por hora o seu trabalho, desligou o equipamento e retirou seu capacete e óculos, limpando com a manga do uniforme o suor da teste. Neste momento, foi abordado pelos dois raquiticos.

"Cara, que sonzeira" - disse um deles.
"Só... metal na veia" - disse o outro imbecil.
"Você me dá um autógrafo?" - Perguntou o primeiro caspento.

O operário, sem entender nada, retirou as luvas e deu um autógrafo em um pedaço de papel para cada um dos ridículos. Neste mesmo momento, os dois pegaram as folhas já devidamente assinadas, gritaram um "Yeah", numa sincronia extremamente homossexual e saíram pulando feito dois Bambis, comentando sobre o último CD do Cannibal Corpse, enquanto o outro dizia o quão era bom ouvir Angra com um headstock enfiado na bunda.
[/b]

A história é triste, mas é a realidade.


editado: menos preconceito, mais humor
:^)

L S D
Veterano
# out/05
· votar


Pô, tava massa =/

labibo_girl
Veterano
# out/05
· votar


hahahahhahhahaha

*quero ler a versão orginal agora*

L S D
Veterano
# out/05
· votar


labibo_girl
Está idêntico, só que foram retiradas os comentarios no fim da história. Eram a mais pura verdade.

Tarara_Leo
Veterano
# out/05
· votar


ja tinha no wiplash um desse bem mais legal !

e tinha o do dração e a princesa,onde a historia varia pra cada estilo !

no melodico, o cara mata o dragao e salva a princesa !

no black, mata o dragção, come a princesa, mata a princesa e come o corpo dela,, era legal eheh

labibo_girl
Veterano
# out/05
· votar


tinha o do dração e a princesa,onde a historia varia pra cada estilo !

no melodico, o cara mata o dragao e salva a princesa !

no black, mata o dragção, come a princesa, mata a princesa e come o corpo dela,, era legal eheh


NÃO, NÃO, NÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Doutor Pecado
Veterano
# out/05
· votar


hauahuahaua eu ainda num entendi mt bem o mão de fogo, mas depois vo dar uma pesquisada melhor... bom tópico, mas vc não falou nada dos calçados dos discípulos do Metaaaal.

YES
Veterano
# out/05
· votar


maggie

Você me censurou?

Você postou um manual para enganar bobos! Foi isso o que eu havia escrito...

VIVA A MUSICA DE VERDADE!

Brunorocker
Veterano
# out/05
· votar


Prefiro Hard Rock.

Hurin V
Veterano
# out/05
· votar


mesmo cuidado na escolha do nome dos integrantes deve ser estendido também ao nome da banda. Se você optar pelo estilo conhecido como hard-rock (rock pauleira), use nomes alusivos a felinos, insetos ou animais peçonhentos: Scorpions (Escorpiões), White Snake (Cobra Branca), Poison (Veneno) ou WASP (Vespa).

É W.A.S.P, e o nome significa We Are Sexual Pervers.

No gênero metal melódico é de praxe utilizar nomes de origem medieval ou de temáticas fantasiosas e escapistas: Raphsody (Rapsódia), Blind Guardian (Guardião Cego) e Sanctuary (Santuário).

Sanctuary é heavy. =(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ..:://||>> Dossiê Metaleiro <<||\\::..