math_960 Veterano |
# out/05
14/10/2005 - 11h40m
'Love song' one é o primeiro single do CD dedicado ao Aborto Elétrico pelo Capital Inicial
Jamari França - Globo Online
RIO - " Love song one ", o novo single do Capital Inicial, chegou às rádios nesta quinta-feira, precedendo o CD dedicado à obra do Aborto Elétrico, o pioneiro grupo punk de Brasília formado em 1978 por Renato Russo, pelo guitarrista André Pretorius e por dois integrantes atuais do Capital, os irmãos Fê (bateria) e Flávio (baixo) Lemos. "Love song one" foi feita em 1981, era a única música romântica do repertório do Aborto, mas com uma levada bem agressiva como está neste registro do Capital, que usou os arranjos originais.
- É um disco sem convidados, sem firulas, está muito próximo do som do Aborto. O Rafael conseguiu fazer um excelente trabalho - diz, ao Globo Online, Fê Lemos, que também está lançando seu primeiro CD solo, "Hotel Básico".
- Em 2005 estou completando 30 anos de bateria. O Capital está resgatando o meu baú do punk rock, quando comecei a trabalhar e a ter uma banda. É a minha primeira banda e a mais importante do rock de Brasília porque deu o começo da história e de onde veio o Renato Russo, um ícone da nossa geração e do Brasil inteiro. Ao mesmo tempo lanço meu trabalho solo que aponta para o futuro, se não tivesse feito este disco solo não estaria me sentindo tão bem - acrescenta Fê.
O disco do Capital, que chega às lojas no dia 28 de outubro, tem 18 faixas, nove delas inéditas e as demais já gravadas pelos Paralamas do Sucesso ("Química"), Legião Urbana ("Tédio", "Que país é esse?", "Geração Coca-Cola", "Conexão amazônica") e Capital Inicial ("Fátima", "Veraneio vascaína", "Música urbana", "Ficção científica"). As inéditas são "Love song one", "Helicópteros do céu'', "Submissa'', "Construção civil", ''Anúncio de refrigerante'', "Heroína'', ''Benzina'', "O despertar dos mortos" e "Baader-Meinhoff blues nº 1''.
O Aborto Elétrico foi fundado em 1978 por Renato, André e Fê, mas os ensaios só começaram no ano seguinte, quando Fê descolou uma bateria. Os ensaios aconteciam no apartamento do Fê na Colina, um grupo de quatro prédios onde moravam muitos professores da Universidade de Brasília e que acabou dando o nome de Turma da Colina ao núcleo inicial do que viria a ser a Geração 80 do rock de Brasília.
A primeira música ensaiada foi ''I wanna sniff some glue'', dos Ramones, e músicas próprias surgiram aos poucos, mas só instrumentais, porque Renato ainda não fazia letras. O primeiro show só aconteceu em 11 de janeiro de 1980 numa calçada ao lado do boteco Só Cana, que emprestou uma tomada para ligar os instrumentos.
André Pretorius deixou a banda e entrou Flávio Lemos, que passou a tocar baixo, enquanto Renato ficava com guitarra e vocais. Depois do Aborto vieram outras bandas como Blitz 64, Metralhaz, Caos Construtivo, Os Vigaristas de Istambul. Por volta de 1982, quando nomes como Blitz, Lulu Santos e Gang 90 e Absurdetes já despontavam no Sul, as primeiras bandas já não existiam e nasciam as que vieram a ser conhecidas nacionalmente, Capital Inicial, Plebe Rude, Legião Urbana e Escola de Escândalo.
O disco do Capital Inicial resgata um capítulo muito importante da história do Rock Brasil anos 80, registrado no disco e num Especial da MTV que será lançado no formato DVD em novembro.
A seguir a letra de ''Love song one'', de Renato Russo e Flávio Lemos.
Você me faz
Pensar demais
Sempre quando
Quero tentar
Ser só mais um
Que quer você
Eu não consigo entender
Porque eu quero você
Você me faz
Deixar pra trás
Tudo que faz lembrar
Como é viver sem ter você
Eu não consigo entender
Porque eu quero você
Eu já não seiVoltar atrás
Nunca pensei
Quero parar
De ser mais um que quer você
Eu não consigo entender
Porque eu quero você
Dinho Ouro Preto: vocal
Fê Lemos: bateria
Flávio Lemos - baixo
Yves Passarel - guitarra
Produção: Rafael Ramos
Texto sobre a história do Aborto no single: Paulo Marquetti
http://oglobo.globo.com/online/cultura/188013114.asp
|