Dicas para quem esta começanduo com uma banda

Autor Mensagem
gabriel_lecchi
Veterano
# nov/05
· votar


alguém.. por favor...

gabriel_lecchi
Veterano
# nov/05
· votar


MAIS ALGUEM... POR FAVOR

gabriel_lecchi
Veterano
# fev/06
· votar


UP

Cereal Fcker
Veterano
# fev/06
· votar


Toque com felling ou c mate!

Koboi
Veterano
# abr/11
· votar


Boas dicas até agora, mas ainda tenho umas duvidas...
Chamei um pessoal pra montar uma banda essa semana. Vamos nos reunir sábado que vem.
Em primeiro lugar, o que devemos fazer no primeiro encontro? Ainda não é um ensaio, é mais pra ver como a galera toca. Um deles é meu amigo, se ele tocar mal, o que devo dizer pra ele? Depois que a banda estiver completa, o que faremos??

leo_rock_n_roll
Veterano
# abr/11 · Editado por: leo_rock_n_roll
· votar


Bem vou tentar ajudar de uma forma bem facil!!!
Sou guitarrista de uma banda e ja recebi conselhos para fazer as coisas certas, mas, meu conhecimento é voltado para o lado do rock, espero ajudar um pouco pelomenos.

1° é importante que todos tenham noção de ritmo, compasso, afinação, letras (falar corretamente sendo ingles, portugues e etc...) e acordes.

2° Para uma banda de rock aconselho ter um baterista, guitarrista base e guitarrista solo, baixista, tecladista e vocalista, porem, não é necessario tudo isso, afinal temos bandas com poucos integrantes que fizeram muito sucesso como, por exemplo, "NIRVANA". O importante é saber fazer o verdadeiro rock.

3° Escolher integrantes que estajam a altura de todos ter mais ou menos o mesmo nivel de conhecimento em relação a musica.

4º Escolher as musicas certas, não procure musicas mais dificeis so pq elas parecem ser mais legais, pois, temos muitas musicas faceis que podem animar bastante o publico. Com o tempo a banda pode procurar melhorar seu repertorio.

5° Montar um repertorio e ensaiar muito, muito e muito, o ensaio é a sua arma para melhorar a cada apresentação procure fazer o melhor possivel.

6° Faça suas próprias músicas, caso seja nessesario, procure um profissional que possa te ajudar no desenvolvimento de uma musica, afinal, fazer musica não é facil, tem que saber!!!

7° Procure fazer suas proprias modificações nas musicas, mas, tome cuidado para não piorar, caso naum saiba fazer modificações procure tocar na forma original.

8° Desenvolvimento no palco, saber animar o publico, pois, a animação é o ponto chave para agitar a galera, todos os integrantes quando estiverem em cima de um palco teem que estar bem animados, assim causarão a impressão de mais agitação para o povo.

9° É importante que a banda toque no mesmo ton do vocal, pois assim a afinação geral da banda sai em perfeição, e facilita para o vocal cantar com mais desenvolvimento e facilidade.

10° Foque a banda em apenas um estilo, caso não seja uma banda de festas, pois, bandas que tocam mais de um estilo nunca fazem sucesso, pois dão conflito de gostos, se o seu negocio e rock fique apenas no rock, agora se sua banda é uma banda de festas, ou seja que toca de tudo, ensaie bastante muitas musicas.

11° Não errar letra e melodia, afinal, ninguem gosta de uma musica mal tocada ou de qualquer jeito, busque perfeição em tudo aquilo que você faz esse é um grande caminho para o sucesso, não corra atraz de coisas pequenas busque sempre as maiores só assim pra fazer grande sucesso, mas, lembre - se tudo no seu devido tempo não tente ser o que você ainda não consegue, pois este pode ser o seu fracasso.

Isso é um breve resumo do que eu sei, espero ter ajudado!

Abraços!

leo_rock_n_roll
Veterano
# abr/11 · Editado por: leo_rock_n_roll
· votar


Boas dicas até agora, mas ainda tenho umas duvidas...
Chamei um pessoal pra montar uma banda essa semana. Vamos nos reunir sábado que vem.
Em primeiro lugar, o que devemos fazer no primeiro encontro? Ainda não é um ensaio, é mais pra ver como a galera toca. Um deles é meu amigo, se ele tocar mal, o que devo dizer pra ele? Depois que a banda estiver completa, o que faremos??


Olha KOBOI, primeiro encontro devemos sempre dizer a todos "Encontro sem compromisso" para não alimentar a esperança de ninguem.

Procure ser sincero sem medo de dizer a verdade, ou então você terá dor de cabeça mais pra frente. Converse com seu amigo busque saber se ele tem a capacidade de melhorar caso ele não seja tão bom.

Escute bem a todos que estiverem ensaiando com você, veja como eles tocam os instrumentos, normalmente os melhores guitarrista por exemplo usam muitos efeitos tipo o, "bend", "hammer-on" e muitos outros, sabem solar ou tocar acordes com facilidade e buscam perfeição nas musicas que tocam.

Os bateristas que tem mais noção, normalmente sabem encrementar um ritmo para qualquer musica, mesmo q naum seja o original da musica, sabem fazer solos de bateria e tem normalmente a mao mais solta. Pessoas q tocam bateria duros normalmente canção mais rapido e tem pouco desenvolvimento.

Baixista, tem que saber fazer solos tambem não basta aqueles q ficam apenas no "tum tum", tem q soltar os dedos e mandar a ver o baixo é muito importante em uma banda.

Vocal, obviamente, tem que cantar muito bem, procurar não arranhar muito a voz descobrir seu tom e mandar a ver em cima disso!!!

Tecladista, tem q ter desenvolvimento nos dedos e tocar em harmonia saber fazer um otimo som e ter facilidade em tocar o teclado.

Bem isso é o q eu sei caso sua banda tenha outros tipos de instrumentos procure ouvir bem e ver se a galera tem facilidade na quilo que fazem seja rigido e exija perfeição e ensaiem bastante pois isso é importante.

Em relação ao o q vc deve fazer depois da sua banda formada recomendo que veja a minha postagem acima

Abrços espero ter ajudado!!!

Simonhead
Veterano
# abr/11
· votar


Koboi
Chamei um pessoal pra montar uma banda essa semana. Vamos nos reunir sábado que vem.Em primeiro lugar, o que devemos fazer no primeiro encontro? Ainda não é um ensaio, é mais pra ver como a galera toca.

Bom, se não vai ser ensaio, então conversem sobre o que cada um espera ao ingressar numa banda. Tenham o pé no chão. Saibam ser coerentes e procurem progredir como banda - aprender a compor, saber ouvir, sugerir, criticar e até limar algo no momento certo.

Um deles é meu amigo, se ele tocar mal, o que devo dizer pra ele? Depois que a banda estiver completa, o que faremos?

Afinal, o seu amigo toca mesmo mal? Se sim, converse com ele e veja o que ele pretende fazer para evoluir como músico - veja o que você e os demais membros podem fazer nesse sentido. Não é que ele deva se tornar um mestre no instrumento musical do dia para a noite, mas sim que vocês notem, com o passar do tempo, que há dedicação e vontade de evolução do mesmo.

Após o bate papo inicial, você já saberá o que cada um mais ou menos ouve/curte em termos de musica e pode-se selecionar algum repertório inicial (covers) visando entrosamento futuro e conhecimento da capacidade musical de vocês.

Koboi
Veterano
# abr/11 · Editado por: Koboi
· votar


Valeu galera.

rcorts
Veterano
# ago/11
· votar


Já toquei em umas 4 bandas. Uma cover de Raul Seixas (foi muito bom tocar nessa banda, mas não saímos de alguns shows e crescimento musical zero), uma cover de Blues (foi legal também, meu feeling aumentou e também o entrosamento para tocar com banda) uma de pop rock (foi a pior, pois havia conflitos de interesse) e a que estou agora é de rock (tocamos desde alguns classic rock, passando pelo grunge do Alice in Chains e tocamos até hard-rock).

Vi muitas dicas de como e do que fazer, por isso resolvi postar nesse tópico. Mas acho que é importante também falar de experiências negativas e de como isso faz você crescer. Pois os erros existem para aprendermos com eles e não para nos tornarmos mais ignorantes e medíocres.

1) ao montar uma banda, certifique-se de que tem um projeto. Tocar músicas de 30 bandas diferentes e de 10 estilos diferentes não é um projeto, é um trabalho de banda de baile ou de casa noturna; A minha banda de pop era assim e apesar de todos tocarem bem, inclusive o vocalista, que era excelente, a banda foi uma ruína.

2) se tem um projeto, busque encontrar outro músico que adote esse projeto junto com você. Já toquei com caras que queriam tocar comigo só pra não ficarem sem banda, mas não era bem o projeto do cara e só deu dor de cabeça, até que tivemos que tirá-lo da banda e o cara ainda xingou todos os outros integrantes até a 4ª geração. Foi muito constrangedor e perda de tempo;

3) uma banda boa deve ter músicos em um mesmo nível. Não adianta o vocalista ser muito bom e o baterista não ter noção nenhuma de contratempo e não saber acentuar corretamente as duas peças principais da bateria (bumbo e caixa). Quando digo no mesmo nível me refiro ao mínimo aceitável. É normal que um dos membros tenha conhecimento e técnica superiores, mas os outros tem que estar em um nível mínimo de paridade pra coisa funcionar. Por exemplo, na banda que estou atualmente o baixista não consegue tocar as músicas mais difíceis do Billy Sheehan (MR. BIG), mas toca muito bem todas as outras do repertório então tivemos que ficar sem tocar MR. BIG, mas ainda temos uma banda que tem um bom entrosamento e faz covers em um ótimo nível.

4) ensaiar uma hora apenas é muito improdutivo. A minha banda está ensaiando apenas 1 hora por semana. Tocamos bem, mas estamos muito lentos para ampliar o repertório. Quando eu tocava em outras bandas ensaiávamos pelo menos duas horas por ensaio e era muito mais produtivo;

5) Estúdios ruins atrapalham bastante. estamos buscando um estúdio melhor pra ensaiar, porque no que ensaiamos os equipamentos são meia-boca e o atendimento deixa muito a desejar, sem falar que é meio mofado e o vocalista tá arrebentando a garganta. Eu faço só backin' vocal e tô arruinando a garganta nos dias de ensaio. Tocamos em um outro estúdio onde tudo é melhor: desde a acústica até equipamentos, atendimento e limpeza. O ensaio foi muito mais prazeroso e as músicas tiveram um rendimento 60% maior.

6) começar a ensaiar sem afinar os instrumentos, regular os equipamentos e fazer os aquecimentos detona um ensaio. Muitas vezes passamos o carro na frente dos bois e começamos a ensaiar sem regular direito os pedais de efeito, sem afinar os instrumentos de corda precisamente, sem a bateria estar funfando legal e com o vocal frio e sem relaxar. Nesses dias dá vontade de abandonar a banda. Sempre, mas sempre mesmo, dedique um tempo bom do ensaio para regular tudo, afinar e aquecer. Assim o ensaio rende e fica gostoso.

7) Banda que nunca faz reunião não decola". Já toquei em bandas que nunca tiram um dia pra fazer uma reunião. Banda também é empresa, não no sentido de patrão, mas no sentido de ser uma associação de pessoas com algum objetivo claro e definido. Quando as coisas vão mal, ou quando alguém não está muito certo do que é o projeto realmente, é hora de sentar e conversar em vez de se juntar pra tocar.

8) Músico estrelinha e orgulhoso só atrapalha banda. Numa banda é legal um músico poder falar pro outro: sua guitarra está meio desafinada, ou que a distorção está muito abelhuda, ou que o baixo está meio abafado. Essa sinceridade e intimidade é necessária para que a banda alcançe um entrosamento e uma sonoridade superior. Talvez seja isso o diferencial de certas bandas. Tocar com virtuosismo nem sempre é o mais importante. Já vi bandas virtuosas em shows em que fica claro que o individualismo prevalece. O timbre dos instrumentos em conjunto não está legal e o guitarrista sola no momento errado atrapalhando toda a banda. Você tem que ter intimidade suficiente pra dizer pro vocalista que ele semitonou as notas do refrão ou que o baterista tá tocando muito reto, senão a banda sempre vai ficar com cara de amadora.

9) Cantar com inglês de puta mexicana fode a banda. Se for cantar em inglês pratique e estude muito a pronúncia corretíssima se possível. Ninguém quer escutar Its bin a long taime sinc Ai Rók N' Roll cantado Itis Ben a LOngi time since I Rócki And Rou. Não preciso falar mais nada.

10) banda sem Backin' vocal é uma porcaria. Talvez seja só opinião própria, mas escutar uma banda que não tem um backin' vocal ou que o backin' parece um mímico e não emite som algum é uma porcaria. O backin' está lá para harmonizar com o vocal, seja em terças, oitavas ou uníssonos. Pode até ser outros intervalos, se soar legal. Mas isso completa bastante a banda.

Espero ter ajudado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para quem esta começanduo com uma banda