Formato dos Timbres - Computação e Sintetizadores

    Autor Mensagem
    Rick_Wakeman
    Veterano
    # jul/05


    Bem, como coloquei no outro tópico, comprei um Juno-D.

    Com seus defeitos e virtudes, é um sintetizador. Aí vem: todo sintetizador moderno produz seus timbres de forma digital. Ou seja, qualquer som que ele reproduza, seja do escapamento de um caminhão ou de um piano-elétrico, na verdade não passa de sequências de 0 e 1, interpretadas por um gerador de som interno.

    As perguntas que tenho são:

    1 - Os timbres que achamos internet afora tipo "vitual synths", seja do que for, são arquivos digitais também, certo? Então, nossos sintetizadores MIDI podem reproduzir qualquer um destes sons se ligados no computador?

    2 - As empresas tem formato de timbres padrão? Quero dizer, um timbre de Fantom X7 seria interpretado pelo gerador de sons do Juno-D corretamente? Ou um timbre do finado PSR-200 poderia ser reproduzido sem problemas por um S-03?

    3 - Existem programas para traduzir um timbre de um formato para outro? Se eu quiser "embutir" um timbre que encontrei na Internet no meu Juno-D, é possível fazer esse serviço? Eu sei que ele tem o tal Juno-Editor, mas acho que é só pra editar o que já existe de forma mais simples.

    Queria que as pessoas que mexem com computação na música dessem uma contribuída nesse tópico, se possível.

    Abraços

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Rick_Wakeman
    vou tentar explicar o que sei.
    1 - Se vc ligar seu teclado no computador via MIDI, vc poderá tocar com os sons desses Virtual Synts. Os samplers como o VSampler, Gigastudio, etc funcionam de maneira diferente. Eles apenas tocam arquivos de audio correspondentes às notas musicais, FX, entre outros.
    2 - O negócio é que poucos teclados exportam timbres. Geralmente eles precisam de programas específicos pra isso. Se não me engano existem alguns programas que convertem timbres entre teclados tmb. Mas isso não é simples.
    3 - Como eu disse, há programas especializados pra criar timbres dos teclados, então vc consegue eles na net, cria timbres (ou pega timbres prontos que alguém disponibilizar) e passa pro teclado via TO HOST que é um cabo diferente do MIDI, ou USB, dependendo do teclado.

    Espero ter ajudado.

    Um grande abraço!

    MetalKey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Rick_Wakeman
    Pelo que entendi você quer adicionar novas amostras no seu teclado.
    Isto é impossível!
    Os sintetizadores de hoje em sua maioria utilizam síntese subtrativa. O seu Juno-D, o Yamaha S-03, o Korg X5D, Alesis QS6.2. e outros.
    O que você pode fazer é controlar um sampler ou sons de outros teclados via midi porque o seu só terá a funçao de enviar sinais para o outro equipamento, seja um V.Synth ou um Fanton, pois o som é gerado pelo outro equipamento. O seu teclado só "avisa" que uma tecla foi presionada com tal intensidade, que você soltou a tecla, esta pisando no pedal etc...
    Os timbres do seu teclado e de todos outro que tem síntese subtrativa não são nada mais que amostra samplers de instrumentos reais e a qualidade desta amostra varia de teclado para teclado devido a tecnologia de cada um, taxa de amostragem etc...
    O que acontece é que estas amostras estão previamente gravadas e não tem como ser deletadas. Em alguns casos pode-se adicionar com placas de expansão por exemplo dos XP's, QCards dos QS's, PCMCard dos X's. Cada marca tem um tipo de expansão diferente.
    Bem, no seu teclado existem estas amostras sampleadas que passam simplesmente por um tratamento em filtros efeitos etc. Por isso que você pode editar os timbres, porém tem a limitação de que as amostras originais são intocáveis, mas não é o que acontece nos Fantons e Tritons que você pode criar suas amostras samplers, você pode colocar a sua voz fazendo Ohh em cada tecla e depois executa-las tocando. Podera ter o timbre de qualquer teclado independente da marca etc... Para isto é que estes Samplers Workstation precisam de muita memória e é uma coisa que pelo menos no meu sem expandir só vem com 8Mb de memória e lá estão gravadas umas 360 amostras (não sei se é este número exatamente) e estas amostra compoe/geram os 128 Timbres GM, 200 no modo Prog e mais 200 Combs. A nomenclatura é diferente porque é Korg, mas no seu leia-se respectivamente GM, Present e Performance.
    Em resumo você pode controlar pelo seu teclado um dispositivo que tenha MIDI, porém tirou o cabo já era!
    Se você adquirir Patches para o seu Juno-D, tenha certeza de que não terá nada de novo em questão das amostras, pois estas não podem ser alteradas, se não eles teriam que colocar mais recursos para manipular estas amostras, teria que ter mais memórias, encareceria o equipamento e trocariam o nome dele de Juno-D para Fanton!
    Se você quiser um determinado timbre de orgao do meu teclado você só conseguira plugando via midi, mas não salva no seu, o que você pode fazer é entrar nos ociladores do teu synth, escolher a amostra, dar um tratamento nos filtros, e passar por um processador de efeito, daí você pode obter algo semelhante.
    O meu por exemplo a amostra sampler de piano dele foi gravado em uma dinâmica um pouco ruim por isto dá trabalho para se fazer um timbre de piano mais bonito, agora se tivesse como colocar o piano do K2600 do Kursweil nele eu nunca mais trocaria de teclado!
    Espero ter colaborado e se eu disse besteira algué do fórum me corrija por favor.

    Rick_Wakeman
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Pôxa, essa resposta do MetalKey foi didática demais.

    Me tirou as dúvidas... entendi agora o que significa "samplear" que nada mais é que amostrar mesmo.

    Então a saída seria, ao invés de usar apenas o sintetizador como controlador dos sons, como o Eder explicou, alterar a amostra sampleada que já encontra-se na memória... ou seja, não dá pra fugir muito do que já existe (eu acho).

    O bom seria pegar exemplos internet à fora de pessoas que já fizeram essas modificações com sucesso e disponibilizam para download.

    Valeu mesmo!!!

    MetalKey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Rick_Wakeman
    Isto aí! Você acha pronto na net ou pode modificar atraves dos filtros, geradores de envoltórias etc...
    Agora você também pode fazer como o Eder Muchiutti sugeriu. Conecta via MIDI em um V.Sampler ou V.Synth ou tranfere dados via Sysex (que é possível só timbres do próprio JUNO-D).
    Na minha opinião teclado + computador só é legal em estúdio ou em casa, pois para apresentações ao vivo não é uma coisa muito prática. Talvéz a coisa mais pratica para se obter sons de outros teclados em uma apresentação ao vivo seria um módulo de um determinado teclado por exemplo JV2080, você transformaria seu juno em um XP80!
    Abraços!

    vinisampler
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    po cara se vc ta afim de usar timbres de outros teclados sem comprar eles sairia mais barato usar um computador nootbook com synths virtuais um giga studio ou sampletank comprar kits de cds com samplers de akai ou roland e mandar ver ou comprar um s3000 akai e é isoo que eu uso tanto em estudio como no pauco tenho timbres do jv 80 xp80 dx7 d50 juno moog e varios synths fora fx e afins eu uso um ds8 korg eu ja sampliei sond do x3 da korg usando uma placa sound blaster live e ficou muito bom tratei as weve no soundforg eimportei pro editor do giga sampler tratei com filtros e fx e coloquei do meu modo com um unico timbre por exemplo a sua voz na nota c3 eu produzo varios timbres mais o ideal é samplear nota por nota do c0 ac8 mas com uma unica nota da pra brincar e inventar muito som

    vinisampler
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    o que o metalkey disse é a pura verdade vc so pode copiar um timbre de um teclado só se for o mesmo teclado via midi

    vinisampler
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    o melhor e usar um nootbbook pois vc tera muita memoria se vc colocar é claro eu tenho um piano kawai de cauda maravilhoso ele tem 500 mg
    um piano de um teclado qualquer deve ter 3 mg isso não quer dizer que eles são piores do que os sampler virtuais o akai s300 tem 32 meg de memoria mais os sampler mais modernos tem 128 meg. um lembrete o seu tweclado é baseado em fm synth nunca ia carregar weve que são amostras de som sampleadas nos teclados atuais

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    finalmente um topico que não fala sobre psr

    Rick_Wakeman
    sequências de 0 e 1 imagine isso como uma sequencia de DNA, vc não pega o de um macaco e coloca em um humano por mais parecido que sejam

    programas para traduzir um timbre de um formato para outro? Se eu quiser "embutir" um timbre que encontrei na Internet - embora nunca usei synth virtual, eu li que o maximo que da pra fazer é vc passar um timbre do FM7 (virtual do DX7) para o verdadeiro dx7

    nem mesmo em teclados da mesma serie - o meu d-20 não le timbres do d-50, somente em alguns recentes se consegue isso

    uma coisa que eu faço com o meu d-20 e o 01/w que tenho é que quando tem algum timbre de outro teclado diferente que me interessa, pra economizar tempo dou uma olhada dentro do edit e anoto alguns parametros tipo: qual o nome do multisound, ressonancia, desenho o grafico do ADSR, EFX e depois vou no meu teclado, monto e acerto o timbre de acordo com os parametros que tenho, não fica 100% igual e fica meio com a cara do meu teclado, mas em parte resolve

    vinisampler
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    é isso ai rick falou tudo

    vinisampler
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    alis rick tá na hora de a gente colocar topicos inteligentes que agente vai apreder de verdade e trocar esperiencias

    vinisampler
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    por exemplo sobre parametros adsr filtros osciladores etc esse forum e de teclado ou não é

    vinisampler
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    o pesoal fica perguntando se o psr 500 é pior ou melhor do que o casio do não sei das contas asiim fica chato de mais

    ROTTA
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Excelente tópico. Não pude deixar de comentar. Realmente, pelo que foi dito, nada teria a acrescentar. Exceto talvez, reforçar a sugestão do vinisampler quando comenta dos soft synths. Estes programas chegaram à "idade adulta" há um bom tempo, e hoje temos, além dos samplers, diversos outros que emulam muito bem instrumentos clássicos. Destaque, como sempre comento, para o Native Instruments B4, talvez o melhor simulador de Hammond que já ouvi.

    Abraços.

    vinisampler
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    www.nativeinstruments.com para pesquisar

    vinisampler
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    www.synthzone.com muito bom

    Rick_Wakeman
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Estou aprendendo muito com esse Tópico.

    Valeu pela contribuição de todos!

    Vini, estou explorando os sites que vc postou.

    waltinhoarruda
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    olá pessoal!!!!sou novo por aqui, e gostaria de saber como faço pra saber informações sobre meu controlador,pois tenho um e apanho muito dele,principalmente no que diz respeito a programação,tenho um caminhâo de duvidas quem poder me ajudar, meu controller é um A-37!!!se alguém sober algo meu email é: walterarruda@yahoo.com.br obrigado!!

    vinisampler
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    vinisampler@hotmail.com ao vivo pelo msn todos os dias

    Jr Music
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Tenho um ROLAND RD-500, gostaria de saber como poderia adicionar timbres a este meu Piano Digital, e se é possivel pegar alguns timbres na internet e adicioná-los, ou através de um software poderei incluí-los no teclado???

    Jr Music
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Tenho um ROLAND RD-500, gostaria de saber como poderia adicionar timbres a este meu Piano Digital, e se é possivel pegar alguns timbres na internet e adicioná-los, ou através de um software poderei incluí-los no teclado???

    se alguém poder me auxiliar poderá também mandar para meu e-mail: ejr2000@ig.com.br

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Jr Music
    Dificilmente Pianos Digitais são expansíveis. Provavelmente você não possa nem editar os parâmetros dos timbres pelo próprio teclado (não falo de Reverb/chorus, mas sim de attack, decay, brilho, etc). Apenas teclados com conexão PC TO HOST e USB consegue "trocar" timbres com o computador, e mesmo assim só utilizando softwares especializados que geralmente vêm junto com o teclado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Formato dos Timbres - Computação e Sintetizadores