Qual é a diferença do X3 para o N264 da Korg?

    Autor Mensagem
    Douglas Cristino Leal
    Veterano
    # jul/05


    Olá Pessoal!

    Dostaria de saber qual é a diferença do X3 para o N264 da Korg em relação a timbres, sequencer, progs, Combis e relação custo benefício. Parece o N264 de cara, porém é bem mais barato.

    Por favor esclareçam esta dúvida minha

    Grato

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    não tenho nenhum dos dois, mas como tenho um 01/W vou por o bico aqui

    o n264 tem mais dois bancos de timbres A B C D contra o A B do X3, o A e B do n264 parece que são os mesmos timbres doAeB do X3 porem são em ROM (não da pra alterar, o CeD já é em RAM, dá pra alterar, no X3 o AeB são RAM
    o mesmo é para as combinações ABCD o n264 e AB no X3
    os dois tem o banco GM

    polifonia: X3 = 32 N264 = 64 - por isso o nome N2"64"
    teclas X3 = 61 N264 = 76 o N364 tem 61
    saidas audiox3 = 2 N264 = 4
    sistema de sintese x3 n264 e 01/w é a mesma = AL2

    N264 = tem rppr (alocar frases sequenciadas para notas individuais (rps))
    N264 = arpegiador

    o X3 quando lançaram era como se fosse um modelo popular do 01/w
    aumentaram o banco GM mas perdeu muita coisa na interface com o usuario, e o poder de fogo tb (capcidade de memoria do sequenciador, algumas amostras de timbre)o que se faz com 3 toques no 01/w tem que apertar muito mais botão no x3 e do n264 devido ao formato de informações do display mais esse negocio de botão o problema é na edição quando vc esta em casa pq no palco o n264 eu considero pratico
    o n264 é um X3 turbinado se vc mexe no N264, vc sabe praticamente tudo do x3 e sente falta de alguma coisa

    quanto a sequencer só sei que a capacidade é de 32.000 eventos nos dois, me disseram que o sequencer é mais pratico que o do x3, mas iso eu não confirmei

    Douglas Cristino Leal
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Valeu fernando!

    Vc esclareceu quase todas as minhas dúvidas!

    Eu tenho o N264, a diferença de teclas eu já sabia, no caso da série X, é equivalente ao X2.

    Agora uma pergunta que é fundamental: Vale apena o custo benefício do X3 pelo o que ele é?

    Tenho vontade em trocar o meu N264 por um X3 para futuramente pegar um Fantom. Pois preciso juntar uma grana e não posso ficar sem teclado.
    O X3 é só por alguns meses.

    Alguém acha que compensa?

    mano_a_mano
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu quase comprei um 01/WFD no início do ano, mas quando fui ver de perto... xiii... todo "guaribado"...

    MetalKey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Douglas Cristino Leal
    Eu tenho um X3 e conheço muito bem ele. Se você quiser saber de coisas que tem no seu e me perguntar se faço isto no meu fique a vontade para perguntar. Assim você tira suas conclusões sobre o X3.

    No seu lugar eu não faria a troca pois o N264 é mais valorizado que X3. Esta Serie N364, N264 e X5D são melhorias das versões X3, X2 e X5 respectivamente.

    É como o fernando tecladista disse: Dobrou a quantidade de combs e prog que pode ser obtida a mesma quantidade no X3 através de um cartão e daí ele fica com o banco A, B, C e D.
    Mudaram a cor do teclado, acrescentaram arpegiator e dobraram a ponifonia que no X3 são 32.
    O sequencer do N364 é maior e os timbres que soam diferente no N364 é porque a Korg adicionou mais PCMs que é possível obter no X3 por um cartão de PCM que eu procuro igual doido e nunca achei!

    O X3 lê timbres do M1, O1/w e I3 pois já fiz. Nunca tentei colocar do N364 porque os timbres que o Tuomas do Nigthwish utiliza no seu N364 eu fiz sem maiores problemas no X3.
    O Aureo Galli uma vez me falou que pode passar timbres do N364 para o X3 pois eles tem a mesma síntese: AI2. Só não pegam dos tritons pois já mudaram a síntese: HI.

    Fique a vontate para me perguntar. Eu também tenho algumas coisas para te perguntar, principalmente sobre timbres de piano acústico.

    Valew.

    Douglas Cristino Leal
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Valeu MetalKey!

    Me esclereceu bastante dúvidas também!

    Já coloquei sequencias do X3 no meu N264 e tocou. Apenas os timbres ficaram um pouco de brinquedos. Não sei se a PCM do X3 influencia nisto, mas parece um pouco sequencia MIDI, porém com PROGS do N264.

    Já Pensei em trocar por um 01W. Mas é um pouco mais caro.

    Alguém poderia me falar o que significa FD que vem depois do 01W? (01W/FD)

    É alguma expansão ou PCM?

    Grato

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    o FD do o1/w é que ele tem Floppy Disk - "disquete" mas tinha gente que dizia na epoca que o FD era de FuDido

    então temos:
    01/W - somente usando cartão de memoria seq de 8.000 eventos, aqui no brasil teve poucos modelos deste, logo apos que lançaram o FD não fizeram mais este
    01/W FD - igual so que usando disquete sequenciador de 48.000 eventos, existem 2 versões do FD o primeiro que saiu só lia a formatação especifica (não lendo arquivos mid de PC - a segunda versão aumentaram uma tela na opção disk com format, save load sMF para disquete formato DOS (PC) dá pra ler arquivos mid (mas não tem o banco GM ele somente le o arquivo e vc tem q trocar os timbres
    o1/w pro 76 notas com drive e 01/w proX com drive

    mas quando todo mundo fala 01/w (somente) é geralmente o FD - a unica vantagem do brasil em ser atrasado nesse mercado é que tudo que sai lá fora demora pra chegar aqui, só vi uma vez na vida um 01/w sem drive

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Douglas Cristino Leal
    não entendi, voce tem o N264 e pegar um X3 pra conseguir uma grana?

    se for isso então vc perde o arpegiador e o RPPR
    o N264 tem 8 Mbytes de memoria contra 6 Mbytes do X3 - talves isso seja o que vc estranhou nos midis que vc rodou, um pouco deve ser que com mais memoria e sendo mais novo os timbres tenham alguma (re)programação diferente, o que causa essa audição de videoke, talves fazendo o inverso vc tenha a mesma impressão
    o N264 tem 430 muitisamples contra 340 do X3

    quanto cartão para X3 deve ser igual ao 01/w é dificil de encontrar, quando encontra é algum ROM - que não teve muita aceitação por isso sobrou

    Douglas Cristino Leal
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Bom fernando....

    Quero trocar de teclado, porém, não posso vender o meu e ficar sem, pois toco todo o fim de semana e gravo em estúdio. Precido de teclado.
    Por isso, vou pegar um bem simples para não ficar sem e comprar um triton ou um fantom. Assim: Triton ou Fantom + X3 = 2 teclados. Assim vendo o X3 e sobra grana.

    Bom esta é a intenção. Mas quero um teclado bem simples que não comprometa o desempenho nos shows.

    Acho que o X3 deve mandar bem....

    Manda?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    como vc tem o n264 e vai pro x3 acho que não vai estranhar muito
    no meu 01/w eu não gosto muito do piano (é meio estranho pra mpb) mas pro outros estilos da legal - quanto ao x3 não me recordo muito do piano dele
    no n264 pro x3 praticamente vc só perde uns fru-frus que vem a mais, e que eu lembre o banco A e B do seu N264 é igual ao A e B do X3, ai vc tem ideia do que vai ser a troca, eu já vi gente com x3 mandando bala e o teclado não negou fogo
    se é só por algum tempo vc aguenta, essa ideia de descer de teclado e depois subir mais alem já é uma coisa que eu não tenho costume de fazer, eu acabo juntando uma grana por mais tempo até conseguir a troca, mas pelo visto vc já esta seco de vontade de trocar

    MetalKey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    fernando tecladista
    Acredito que você contribuiu bastante para o Douglas Cristino Leal.
    Ví que você entende pra caramba! É sempre bom trocar idéias com pessoas como você!

    Ah! Quanto a soarem mal a sequencia do X3 no N264 é porque o a organização dos progs estavam diferentes nos dois. Por exemplo: Um piano que tava no Prog A73 poderia ser um Trombone no N364 daí ele tem que redirecionar esta trilha para o Prog A01 do N264 que seria um piano por exemplo. Isto não acontece quando as sequencias são criadas só no banco GM e é por isto que tornou-se um padrão!
    Espero ter agregado alguma coisa!
    Abraços.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    MetalKey
    blz, valeu pelo comentario

    Douglas Cristino Leal
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Valeu galera pela ajuda. Foi suficiente para eu ter certeza de pegar o X3.

    Podemos ate fechar o topico, mas se alguem ainda quizer opinar, fiquem a vontade. Caso queiram saber sobre o N264 da Korg, e so mandar um e-mail para douglascleal@bol.com.br que estarei respondendo.

    Abracos

    jontas
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    como para abrir o bancos c e d no x2?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    jontas
    bancos c e d no x2?
    se vc encontrar um cartão de memoria o teclado passa a trabalhar da seguinte forma
    banco A e B - os timbres internos banco C e D os timbres do cartão, vc seleciona no mesmo botão bank do seu teclado,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é a diferença do X3 para o N264 da Korg?