Futuro no meio musical

    Autor Mensagem
    celestial_soul
    Veterano
    # jun/05


    Bom..
    eu estou aqui pra tirar algumas duvidas, por favor, me respondam!!!
    eu tenho 14 anos e qeuro mto aprender a tocar teclado e piano, e fazer disso o meu futuro, ja que tenho paixao pela musica e tais instrumentos..
    estou ha procura de um curso em niteroi, ou seria melhor num conservatorio???
    Bom....acho que ao fazer o curso eles dizem qual a melhro marca de teclado pro iniciante ne?? se nao, alguem poderia dizer??
    tambem, quais cursos adicionais nesse meio posso fazer???existe algum curso q eu possa fazer que va ajudar nas tecnicas??
    e depois da 8 serie numa escola comun, exite algum curso tecnico que eu possa fazer em vez de fazer o 1, 2 e 3 ano normal??
    e a faculdade??
    se eu fizer o curso tecnico nao preciso fazer uma faculdade de musica??
    s alguem puder me explicar tudo isso, eu adradeco..
    Grata

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    o melhor na sua idade eh estudar num conservatorio, mas se lembre que o Brasil eh o pai's do futuro, mas ta sempre no futuro e onde o futuro nunca chega, assim nao espere muito do meio profissional.

    André Lima
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Infelizmente no Brasil o músico é pouco valorizado. Músicos brasileiros de talento sempre são reconhecidos e admirados mais no exterior que no próprio Brasil.
    As vezes um músico se empenha a produzir com qualidade um CD dele ou de sua banda, aí aparece um cara cantando "Eguinha pocotó" e vende 100 vezes mais que o CD de qualidade.
    São muitas coisas que desanimam, mas músico que é músico, e ama o que faz vai continuar fazendo seus trabalhos de qualidade e com certeza será reconhecido por pessoas de bom gosto.
    O ideal é estudar para ser um dos melhores, ou pelo menos um dos mais criativos, porque isso tira o músico do lugar comum.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    celestial_soul
    posso estar errado, e se eu estiver os colegas vão me corrigir, mas a coisa funciona mais ou menos assim. No conservatório regular são 8 anos + 2 anos técnicos pra vc receber o diploma (pelo menos pra piano acho q é assim). Claro que dependendo do aluno o conservatório pode acelerar um pouco os primeiros anos.
    Porém, esses 2 anos técnicos não valem como ensino superior. Pra isso existem as faculdades específicas.
    [/i]se eu fizer o curso tecnico nao preciso fazer uma faculdade de musica??[i]
    bom cara, pra ser músico vc não precisa fazer faculdade e muitas vezes nem um conservatório. Mas apaixonados pela música querem sempre mais. Se vc por acaso tornar-se um músico contratado, diplomas podem fazer diferença, especialmente no começo.
    Outra coisa importante. Se vc quer mesmo aprender PIANO, compre um PIANO. Na verdade eu recomendaria um piano digital com boa ação de teclas e um timbre legal, pois o piano acústico é complicado. Dá trabalho e despesa pra caramba, além de ser intransportável. NÃO compre um teclado com teclas leves.
    Bom, acho q é isso.
    Boa sorte na sua caminhada musical!

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    no conservatorio de BH funciona assim (pelo menos funcionava assim),
    existe um teste vocacional que eh marcado no incio do ano (para todas as idades), dai quem passa no teste entra para a iniciacao que sao dois anos ou um ano dependendo do desempenho do aluno. dai fazem mais 4 ano de percepcao, neste meio tempo ja se comeca a ter as aulas do instrumento escolhido, apos estes 5 ou 6 anos o aluno entra direto na faculdade (sem fazer provas universitarias) e entao escolhe o curso especifico tipo so arranjo , so improvisacao, so harmonia etc, sao mais 4 anos e um pouco mais se quizer formar em maestro. eh uma jornada (eu etudei 5 anos terminei apenas toda a percepcao) sai escrevendo musica em todas as claves (ate na clave de do) e de cabeca sem precisar do instrumento, ja faz alguns anos e acho que muita coisa ja deve ter mudado (pra pior), mas vale a pena quando se ainda esta novo de idade (comecei aos 16).

    V. Augusto
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    celestial_soul
    Eu acho que lhe conheço, mocinha!

    alguem poderia dizer??
    Comece com teclados da Yamaha, linha PSR.

    Eu acho que você deveria começar com um professor particular ou em uma escola/conservatório. Depois de um bom tempo você escolhe se faz a faculdade. É bom sempre ir aprendendo mais, pesquisando, indo atrás da informação.

    celestial_soul
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: celestial_soul
    · votar


    obrigada por tirar algumas duvida minhas...
    agora, eu vou ver um conservatorio aqui na minha cidade...e qual piano digital eu devo comprar???
    mto obrigada ha todos...vcs nem sabem o quanto de peso das minhas costas tiraram!!!^^
    Brigada

    gustavorino
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    celestial_soul
    e qual piano digital eu devo comprar???

    ate quanto vc pode gastar?

    Leslie_Overdrive
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Vinícius Augusto Castello
    Membro

    Enviado: 27/jun/05 16:23
    Quote

    celestial_soul
    Eu acho que lhe conheço, mocinha!


    Esse é o meu garoto!! Vai que é tua, Mini Vini!! Até cresceu pelo no peito depois dessa.

    :)

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    issae

    celestial_soul
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    posso gastar ate 2.500,00 reais no piano..
    e qual um teclado para iniciante, " bom e barato?"..rsrsrs

    Leslie_Overdrive
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Mini Vini, a moça tá falando, não seja mal-educado. Quer que eu agite ela pra vc??

    gustavorino
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    celestial_soul
    acho que com essa grana .. o que mais se parece com um piano de verdade é um Casio Privia.. ou entao um p 60.. mas o p60 eu nunca toquei e nao posso dizer nada. Teria o kurzweil SP76.. mas pra voce acho que nao é o ideal

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Ae, mini vini ta com a moral hein, chega junto!

    celestial_soul
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    okay...mto obrigada..vou procurar saber..
    qualquer duvida, eu lhe pergunto..
    brigada por tudo!!! XD

    celestial_soul
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    seria bom comprar um Piano Elétrico Yamaha P 90...ou Piano Elétrico Kurzweil SP88???
    e o teclado, alguem me da uma opçao, por favor....^^""

    gustavorino
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    o p90 e o sp88 estao bem acima dos 2,500 o o Sp88x se consegue por um poco mais de 3 mil(usado). .. já o p90 deve estar de 4 mil pra cima...

    celestial_soul
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    eh pq seguinte...
    minha mae pode gasta 5.000,00 no teclado+piano entendeu?

    gustavorino
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ah bom .. bom eu comprei um RD300sx.. estou esperando chegar.. paguei 5 mil nele...

    celestial_soul
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    tah...mas eh o seguinte, vc pode me fala algum teclado e algum piano q juntos deem 5 mil (de maximo)?

    gustavorino
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    celestial_soul
    tu tah querendo um piano acustico?
    e pq tu quer um teclado?

    wernegher
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: wernegher
    · votar


    celestial_soul

    Quanto ao piano elétrio, tenta pegar um Kurzweil SP 76. Muito embora suas teclas sejam semi-pesadas, acredito que dá pra estudar bem nele além dos timbres de piano acústico que são bem interessantes.
    Quanto ao teclado, se você quer um com ritmos pré fabricados, a linha PSR até que seria uma boa mas tem a linha QS da Alesis que seria também uma excelente opção, embora não tenha rítmos montados nele (eu acho).

    A propósito, já que vc mora aqui no RJ, especificamente em Niterói, visite a Disconildo que fica na Rua D. Pedro, em frente as Barcas.
    Quanto ao SP 76, vc consegue um zero por uns R$ 2.500,00
    http://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=26908

    Quanto ao curso, tem vários no Centro da cidade. Tem o CIGAM que fica na rua Santa Luzia, tem o Vila Lobos (mais teórico), Curso Antonio Adolfo... É só pegar a Barca..rs

    Qq., coisa me fale,

    Wernegher

    celestial_soul
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    um piano digital...

    wernegher
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    celestial_soul

    um piano digital...


    esse serve, com certeza. Se vc quiser um com teclas mais pesadas, tem o SP 88 e 88x. Além de Kurzweil, tem a linha RD da Roland e S80 e S90 da Yamaha, mas são muito mais caros.

    celestial_soul
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    obrigada pela paciencia de vcs....

    gustavorino
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    soh qeu o kurzweil eh um piano de palco.. alem de que tem que comprar um amplificador .. acho que pra ela era melhor um piano do tipo P120... com amplificação propia

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    estou ha procura de um curso em niteroi, ou seria melhor num conservatorio???
    Um conservatório ou escola com organização parecida seria o melhor.

    e depois da 8 serie numa escola comun, exite algum curso tecnico que eu possa fazer em vez de fazer o 1, 2 e 3 ano normal??
    Sim, mas você sempre vai precisar de um diploma do segundo grau básico, senão não vai poder entrar em nenhuma faculdade e dificilmente vai ter um emprego fora da carreira técnica.

    Agora, quanto à cursos técnicos, tem na E.M.V.L. (Villa-Lobos) no centro do Rio, Conservatório Brasileiro na tijuca, E.M.U.F.R.J. (UFRJ) no centro do Rio etc.

    e a faculdade?? Nos conservatórios e nas universidades federais. Mas para entrar num curso técnico ou faculdade de música, já tem que ter um ótimo domínio de teoria e prática.


    se eu fizer o curso tecnico nao preciso fazer uma faculdade de musica??
    O técnico é bom, mas não ensina tudo...a faculdade sempre é melhor, principalmente àqueles que desejam seguir carreira no erudito.



    mas eh o seguinte, vc pode me fala algum teclado e algum piano q juntos deem 5 mil (de maximo)?
    Você quer gastar mais com o teclado ou com o piano??

    Piano -
    Até R$2000,00:
    Usados: Pleyel e semelhantes
    Novos: Brazil e semelhantes

    Até R$3000,00:
    Usados: Essenfelder, Fritz Dobbert e semelhantes
    Novos: Pleyel e semelhantes

    Até R$5000,00:
    Novos: Essenfelder, Fritz Dobbert e semelhantes
    Usados: Vários tipos, inclusive Essenfelder e Fritz Dobbert.

    Teclados (Minha opinião, claro....supondo que você só queira sintetizadores) -
    Até R$3000,00:
    Usados: Korg N364, Alesis QS 7.1, Alesis QS 8 etc
    Novos: Não sei bem ao certo, mas acho que o Roland XP 30/60 etc...

    ;)

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    celestial_soul
    pra gastar R$5000, compensa comprar um sintetizador com 88 teclas pesadas, que teria centenas de sons, além do de piano, e teclas como as de um piano. Nessa categoria e preço se enquadram o Alesis QS8.2 e o Yamaha S08. Pesquise especialmente sobre esses dois.
    Se vc tem dúvidas quanto a conceitos básicos como "o que é sintetizador", procure nos tópicos antigos usando a Busca do fórum, q vc vai achar verdadeiras aulas sobre praticamente qualqer assunto/conceito.

    gustavorino
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    com 5 mil dah pra comprar um S80..

    André Lima
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Uma opção para os R$ 5000,00 seria:
    um teclado de 61 teclas com vários e bons timbres inclusive piano, sequenciador, simulador de Hammond, etc. e um controlador midi de 88 teclas.

    teclado: PSR 1100 ou até um PSR 2100 usado. (+/- R$3400,00)
    controlador midi: Keystation 88es 88 teclas (+/- R$1600,00)

    obs: o controlador midi não tem som, mas ligando via midi ao teclado você usa o som de piano dele que é muito bom (live stereo grand piano).

    Isto é o que eu pretendo fazer. Tenho um PSR2100 e quero comprar um Keystation 88es para ter um piano em casa sem abrir mão do teclado. A única desvantagem é que as teclas do Keystation são semi pesadas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Futuro no meio musical