Que instrumento eh esse? introducao do Strawberry fields forever

    Autor Mensagem
    gustavorino
    Veterano
    # mai/05


    que instrumento eh aquele que aparece na musica Strawberry fields forever dos the beatles? eu tambem jah ouvi ele em varias musicas do Aerosmith!!

    Paul Miander
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    mellotron
    na simulação de flauta!
    mas ele simula strings, brass, choir e alguns tb oboe!

    leia mais sobre instrumento! é mó bizarro!
    antigão... usava fitas tipo k7 com gravação do insrtumento real em cada tecla!
    ao apertar a tecla ele rodava a fita e tocava ela!
    8 segundos cada fita!
    se vc mantesse pressionada mais q 8 segundos o som cortava!
    até hj procuro um teclado q simule bem um mellotron... mas é impossível :(

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mellotron. Cada tecla dele acionava uma fita magnética que reproduzia um timbre de instrumento "existente", por exemplo, arranjo de cordas, sopros, coral, e etc. Diria que foi o primeiro sampler da história, afinal, desde aquela época era difícil levar uma orquestra pro estúdio. Além dos Beatles, o Genesis na fase 70, o Led Zeppelin (especialmente em "Stairway to Heaven") e praticamente todas as bandas de progressivo usaram e abusaram do instrumento na era do "Classic Rock". Apesar de ser um instrumento considerado "Low Fi" (baixa fidelidade sonora), nenhum synth digital moderno conseguiu reproduzir com perfeição as "imperfeições" dele, em especial o som "granulado" (o que chegou mais perto que eu já ouvi foi o Kurzweil K2600 e o PC2, com as placas "Vintage Keyboards").

    Abraço.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Opa, chegaram antes... hehehehe... mas boa explicaçaõ. Abs.

    gustavorino
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    putz.. que instrumento legal!! eu sempre quis saber da onde saia esse som.. imaginei q fosse das telcas.. pelo jeito que tocam ele!

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Ele é um instrumento de teclas cara. Mas cada uma aciona um "sample" da nota musical correspondente e do som escolhido (orquestra, sopros, coral, ertc...), gravado na tal fita magnética. Não precisa nem dizer q era um inferno a manutenção dele. Uma banda bem legal que faz questão de ainda usar um mellotron em palcos e estúdios, aliás, não só o mellotron, mas só instrumentos vintage, é o Big Elf (www.bigelf.com). O vocal é o Damon Fox, que toca no meio do palco, com um Mellotron de um lado, um Hammond C3 do outro e synths analógicos como o Mini Moog em cima deles. Muito do caralho o som, parece uma mistura de Deep Purple, com Black Sabbath com Beatles da fase psicodélica. Puta presença. O maior detalhe é que é uma banda nova, da década de 90. Eu sou fanzaço, dá uma olhada lá no site que tem mp3 e videos pra download.

    Aquele abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que instrumento eh esse? introducao do Strawberry fields forever