Sintetizador analógico monofônico.

    Autor Mensagem
    Casper
    Veterano
    # ago/09


    Sou guitarrista mas gosto
    de brincar com teclado. Eu queria um Moog mas
    a grana não chega. Mas eu ouvi demos do
    Mopho Desktop Synthesizer Module, do Dave Smith:

    http://www.davesmithinstruments.com/products/mopho/

    e é EXATAMENTE o que procuro: Um synth analógico
    sem firulas. Alguém aqui conhece para dar uma opinião?

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Casper
    Como é que funciona esta merda? A "tecla" é o botãozinho vermelho?

    Tempo atrás andei lendo sobre o Roland SH-201. É um sintetizador analógico de 49 teclas com uma interface bem simples de controlar. Ao invés de menus no display, todos os botões estão disponíveis no painel, tanto para criar "patches" quanto para edições em tempo real. Está na faixa dos R$2000 (barato em relação aos seus concorrentes). O foda é sintetizar os sons, pois o processo de síntese é bastante abrangente.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao
    Como é que funciona esta merda? A "tecla" é o botãozinho vermelho?

    chuto eu, que este botão é algo para um preview do timbre pra não ter que ligar um teclado midi sempre que você resolve editar alguma coisa


    Casper
    vê essa marca:
    http://www.labolida.com.br/

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    fernando tecladista
    Ah, então esse daí é pra usar com controlador... ufa!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Casper
    O Mopho é praticamente 1/8 do Prophet'08. Perfeito para leads agressivos e baixos matadores. :)

    A Labolida, como o fernando tecladista disse, tem o Nano1. É monofônico porém de modelagem analógica (digital emulando analógico), o que torna o instrumento estável e muito mais confiável para se tocar ao vivo. O som é bem próximo do analógico autêntico (melhor até que o do Pico4) e muito mais barato que o Mopho. Acho um forte candidato. ;)

    Casper
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Casper
    · votar


    Eu tenho um controlador MIDI, que eu uso
    com um Módulo Roland (PMA-5).

    Tecladista:

    É isso mesmo. O Botãozinho dispara até 4 sequências
    de notas que vc pode programar, para ouvir enquanto
    ajusta parâmetros.

    http://www.youtube.com/watch?v=6rNvZqt6Uc4

    TecladoProfusão:

    Não conhecia esse equipamento, bem interessante,
    mas eu procuro um realmente analógico. Eu estava
    ouvindo os demos dos bancos, e os Bass Drum's e
    Snares analógicos sintetizados pelo Mopho são
    o que eu estava procurando.

    http://www.youtube.com/watch?v=fHM279iLWp0

    Não sei se o Nano1
    é capaz de gerar esse tipo de som. Vou pesquisar.

    Obrigado a todos que comnentaram

    Tromeu
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    mas eu procuro um realmente analógico.

    Entâo esquece os DCOs heheh..: http://www.mfberlin.de/Produkte/Musikelektronik/MFB-SYNTH_3/mfb-synth_ 3.html

    Mas sério, já sacou o Evolver? Um absurdo de synth...

    Casper
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro Tromeu:

    O Evolver é mais caro ($600 na Amazon) e a parte
    analógica dele é a mesma do Mopho ($360). Realmente ele
    parece bem interessante, mas ainda acho que vou de
    Mopho.

    Esses modulares do site que vc enviou estão
    muito acima do meu orçamento. Infelizmente.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Casper


    Cara, esse Mopho é porrada, excelente para o que você quer. O SH-201 dizem que é fraquinho, tem filtros fracos, etc... O Mopho é "de verdade", é um synth mesmo. Pode ir sem susto, vai ficar bem satisfeito...

    Tromeu
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Tromeu
    · votar


    Casper

    O Kraftzwerg é semi-modular (os módulos já estão conectados, só se usa os cabos para alterar a pré-configuração). Existe uma versão realmente modular e uma sem nenhuma possibilidade de recabeamento (esse também usa DCOs, mas é mais barato que o Mopho). Esse fabricante (MFB) também vende baterias eletronicas analógicas convencionais, modulares e semi-modulares.

    Bom, voltando ao Mopho: eu gostei do som dele (testei pessoalmente) mas a forma de edição dos timbres é bastante sacal. Você termina tendo que usar o computador para ter acesso a tudo que o synth oferece, o que pra mim é horrivel, mas se não for problema pra você, vai nessa!
    Já sacaste o video-review do Mopho no Inside synthesis? http://insidesynthesis.blogspot.com/2008/12/dsi-mopho-review.html É bem interessante...

    É bom sempre lembrar que baratear o custo de instrumento tem consequências. No caso dos synths da DSI, isso reflete na resposta dos knobs, cliques e estralos nos DCOs (mais informações).

    Por último, se você quiser usá-lo para sons percussivos, e sequenciar usando o sequencer interno, então vale a pena dar pelo menos uma esperada pra ver qual vai ser o preço final do novo DSI, o TETR4, que é um Mopho com quatro vozes de polifonia: http://www.dv247.com/invt/66469/ OK, não é monofônico, mas é perfeito como bateria eletrônica analógica.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Quanto custa um Mopho aqui? Alguém sabe?


    Tromeu
    o TETR4, que é um Mopho com quatro vozes de polifonia
    Quatro Mophos ou meio Prophet? :)

    Tromeu
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    tecladoprofusao

    Quatro Mophos (ou seja um bolor) :)

    Ele tem dois osc. mais dois sub-osciladores, que é a estrutura do Mopho (o Prophet '08 não tem sub-osciladores). Na verdade ele pode ser um polifônico de quatro vozes ou quatro monofônicos. O Prophet pode ser um polifônico de oito vozes ou um polifônico de quatro e um monofônico de uma (no dual/layer). Mas todos eles (excluindo o Evolver, que tem uma arquitetura de síntese bem mais complexa) podem ser ligados juntos em corrente (poly-chain) para aumentar a polifonia.

    Casper
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Então, O Mopho tem um editor de grátis, pelo que
    eu entendi, basta um cabo USB-to-MIDI, que é
    baratinho.

    Eu acho que dá para encarar programar na unha,
    nada pode ser pior que um Yamaha DX-7 (risos).

    Tromeu
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    basta um cabo USB-to-MIDI, que é
    baratinho.


    E um computador, né? :)
    Mas é isso: se você encarar editar os patches no PC, o resto é só alegria...

    Casper
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    E agora aparece isso:

    http://www.davesmithinstruments.com/products/tetra/

    Mas está, novamente, acima de meu orçamento atual...

    Tromeu
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Um vídeo do TETR4:



    riceira
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: riceira
    · votar


    erico.ascencao
    Tempo atrás andei lendo sobre o Roland SH-201.
    O foda é sintetizar os sons, pois o processo de síntese é bastante abrangente.


    Mauro Lacerda
    O SH-201 dizem que é fraquinho, tem filtros fracos, etc...

    Estou com um SH-201 envolvido na negociação do meu ex JUNO 106. É um entry level e bem leve (pesa apenas 5kg). Possui apenas 32 timbres de fábrica + outros 32 para o usuário. Não há visor e o painel está repleto de controles para todos os gostos me parecendo tudo muito simples e intuitivo.
    Interessante que o site da Roland internacional disponibiliza patchs para download grátis, além de um editor com patchs de músicos como Jean-Michel Jarre, Jordan Rudess, Richard Barbieri e Hisashi Saito. O problema é que você baixa esses pacotes de 32 timbres e preenche toda a memória user tendo que ficar sempre trocando os pacotes toda vez que for carregar...
    No início imaginava que o SH-201 fosse voltado para o trabalho de DJ' s, o que não deixa de ser verdade, mas para quem curte rock progressivo/eletrônico também é uma alternativa mais econômica e não menos interessante.
    Segue o link para quem se interessar em dar uma olhada:

    http://www.rolandus.com/products/productdetails.php?ProductId=769

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Uma pergunta de noob: com estes sintetizadores malucões dá pra sintetizar sons de piano, metais, strings... (enfim, aqueles sons prontos que vêm em teclados-sintetizadores)?

    Tromeu
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao

    NÃO...
    Pra isso existem ROMplers e samplers...

    teclados-sintetizadores

    teclados-ROMplers/sampler-players.
    SINTETIZADORES têm osciladores, e não ROM/RAM. [/chato]

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Tromeu
    Bom, trocando em miúdos, os sintetizadores não possibilitam conseguir "todos" os sons possíveis e imagináveis - pelo menos não com a fidelidade desejada.

    Tromeu
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao

    É por aí. Considero que synths produzem sons sintéticos. Os melhores emuladores sempre foram gravadores, sejam magnéticos (mellotron) ou digitais (sampler)
    Tem que lembrar que SINTETIZADORES são instrumentos eletrônicos, e têm "som de energia", que pode ser modulado de infinitas maneiras, mas que jamais perderá certas características. Enquanto tal, o som de um sintetizador é sempre reconhecível.

    O som da eletricidade, heheh:





    Obviamente, num percisa de amplificador... :)

    Alex Jarrier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    KCT, achei mto foda esse tetr4. Os timbres são mto "vivos" ! !

    Casper
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Caro riceira:

    Concordo que o SH-201 é bem divertido, mas
    é um sintetizador digital. Mopho é o mais que
    se encaixa no que eu posso pagar (Waldorf
    e Moog seriam ótimos, mas...).
    O Tetr4 realmente está me fazendo pensar.

    Tromeu
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Casper

    Sem dúvida é mais jogo esperar o Tetr4: quatro Mophos pelo perço de dois.

    Num esquece do DoepferDark Energy, lançado na última Musikmesse: 100% analógico, semi-modular, com interface MIDI (e USB) e apenas 400 euros.

    Aqui tem um video-review: http://www.sonicstate.com/news/2009/07/17/sonic-lab-doepfer-dark-energ y-analog-synthesizer/

    Casper
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Casper
    · votar


    CAro Tromeu:

    Muito bom esse Dark Energy. O fato de ser semi modular
    é interessante para quem quer expandir o sistema.
    Os sons são impressionantes também.

    Só tem um problema: Não tem bancos programáveis,
    e isso é bastante chato. Para mudar os parâmetros
    só mesmo girando botão.

    Tromeu
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Casper
    O fato de ser semi modular
    é interessante para quem quer expandir o sistema.


    Se for pensando em expandir, e a Doepfer é o fabricante de modulares que oferece a maior variedade de módulos, é melhor pegar a versão "eurorack", pra ir juntando com outros módulos depois.

    Só tem um problema: Não tem bancos programáveis,
    e isso é bastante chato. Para mudar os parâmetros
    só mesmo girando botão.


    Sintetizadores 100% analógicos são assim. (Semi-)Modulares então, nem se fala.
    Quer repetir uma configuração? Depois de um tempo sintetizando, só patches muito complicados vão ser difíceis de refazer rapidamente... em todo caso, é só bater uma foto pra ter um "memory bank". :)

    Sinceramente, eu acho bancos e presets totalmente dispensáveis em sintetizadores (num tô falando de ROMplers e "synths digitais", por favor).
    A graça de tocar synths está justamente em girar o botão hehehe.
    Num synth desse tamanho, tu chega em qualquer configuração em, no máximo, 10 segundos...
    Vai fazer uns três anos que não uso mais (meus) presets e "memory banks"... Estando todas as funções na minha frente ("f****-se os menus" haha) sons do tipo "synth bass/drum/string/pad/lead" estão todos à mão e são extremamente fáceis de fazer (ao contrário de efeitos e "drones", por exemplo). Mas se você tem que navegar por menus (como nos novos synths DSI), aí é outra estória...

    Obviamente, isso é uma opinião bastante pessoal. Mas se você tem interesse em (semi-)modulares, esqueça os presets e "memory banks".

    dtplayer
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Que loucura esses vídeos! Muit legal!

    Campani
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Muitas dicas sobre configuração de sintetizadores, teclados, MIDI: https://sintetizandoemusicando.blogspot.com/

    Casper
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Caro Campani:

    Parabéns pelo seu Blog.

    Eu, depois de quase 10 anos que postei
    esse tópico, estou com vários sintetizadores
    analógicos que uso diariamente, mas o
    Mopho (que foi meu primeiro) continua tendo
    um lugar especial no meu setup...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sintetizador analógico monofônico.